quarta-feira, 18 de maio de 2011

ROMA ANTIGA

ROMA ANTIGA
 O último século da República Romana foi marcado pela:
A) pobreza.
B) estagnação econômica da Itália.
C) euforia econômica, com prosperidade.
D) ausência de mão-de-obra servil.

Estudando as classes inferiores de Roma, concluímos que NÃO houve:
A) guerras servis em Roma.
B) concorrência da mão-de-obra servil com a mão-de-obra dos homens livres.
C) tentativa de reforma agrária em Roma.
D) diminuição do proletariado, que se aglomerava em Roma.


A economia romana, na Época Imperial, se caracterizou pelo (a) (s):
A) grandes progressos técnicos na agricultura.
B) concentração de toda produção industrial em Roma.
C) desenvolvimento de uma revolução industrial.
(D) ameaças de fome nas regiões orientais do Império.

 Analise as afirmativas abaixo sobre as baixas classes sociais romanas:
I- A riqueza de alguns não provinha do trabalho de inúmeros deserdados.
II- Os trabalhadores rurais levavam uma vida feliz em todas as regiões.
III- As idéias de filantropia estiveram presentes em Roma.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente uma está correta.
B) somente a I e a II estão corretas.
C) somente a II e a III estão corretas.
 D) todas estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre Tito Lívio, que foi um grande nome da história de Roma na
Antigüidade:
I- A sua “História de Roma” possuiu mais de 140 livros.
II- Ensinamentos de uma sadia moral são encontrados na obra de Tito Lívio.
III- É perfeita a afinação metodológica entre Tito Lívio e Tucidides.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente uma está correta.
B) somente a I e a II estão corretas.
C) somente a II e a III estão corretas.
D) todas estão incorretas.

Roma deve sua própria existência e organização primitiva aos:
A) etruscos.
B) cartagineses.
C) umbros.
D) sardos.

Examinando o processo de expansão romana, constata-se que:
A) Roma e Felipe da Macedônia levaram o mesmo tempo para conquistar a Grécia Balcânia.
B) a derrota do exército macedônico, em 197 A.C., levou Roma a estabelecer, de imediato, uma cidade na Macedônia.
C) a conquista do Egito foi extremamente rápida, tendo o processo ocorrido por volta do ano 30 A.C.
D) as Guerras Púnicas compensaram Roma, de imediato, com aquisições territoriais.

Dentre os magistrados romanos, os que supervisionavam o policiamento, a conservação das ruas e dos edifícios públicos, os abastecimentos dos mercados e a organização dos jogos por ocasião das festas religiosas eram os:
A) tribunos.
B) edis.
C) consules.
D) ditador.

Na luta do Segundo Triunvirato, caso tivesse ocorrido uma vitória de Antônio, a grande conseqüência histórica seria:
A) anulação das influências helenísticas em todo o império.
B) igualdade de forças entre o Ocidente e o Oriente.
C) fortalecimento de Roma como capital do Império.
D) Alexandria se converter na verdadeira capital imperial.

Sobre a vida castrense romana, analise as afirmativas abaixo:
I – O soldado romano era um profissional.
II – As condecorações sensibilizavam os soldados romanos.
III – O soldo era estável e a intendência precária.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
B) As três afirmativas são verdadeiras.
C) As três afirmativas são falsas.
D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.

Sobre a administração financeira do Império, analise as afirmativas abaixo:
I – O principal imposto direto era o fundiário.
II – A malversação tributária nunca existiu.
III – Heranças não sofriam tributação em Roma.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
(B) As três afirmativas são verdadeiras.
(C) As três afirmativas são falsas.
(D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.
(E) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Examinando o declínio do mundo romano, analise as afirmativas abaixo:
I – No fim do século IV, o exército romano era composto, na sua totalidade, de mercenários estrangeiros.
II – As cidades e o comércio entraram em declínio no fim do século IV por escassez do ouro.
III - A construção de muralhas no século III levaram os citadinos no século IV a preferirem a vida nas cidades.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
(B) As três afirmativas são verdadeiras.
(C) As três afirmativas são falsas.
(D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.
(E) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Sobre o direito romano, na Roma Antiga, analise as afirmativas abaixo:
I - Em determinado momento, o “Pater Famílias” possuía o direito de vida ou de morte.
II - Já existiam processos privados e processos públicos.
III - Havia restrições ao exercício do direito de propriedade em relação aos bens privados.
IV - O direito civil foi modificado pelo direito honorário.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.
Sobre a sociedade romana na Antigüidade, analise as afirmativas abaixo:
I - No campo, encontramos a existência de um proletariado rural.
II - A situação de ser escravo em Roma foi mantida por todos os escravizados, durante toda a vida.
III - Aos escravos destinavam-se apenas os papéis sociais de artífices e servos da gleba.
IV - Os militares romanos não possuíam status social durante a República e o Império.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.
Sobre os historiadores romanos antigos, analise as afirmativas abaixo:
I - Na técnica de se escrever História em Roma, pode-se distinguir influências gregas e helenísticas.
II - Houve historiadores em Roma que fizeram a História ao mesmo tempo que a escreveram.
III - Houve, na Antigüidade Romana, historiador com a preocupação em estudar fatos econômicos, sociais, religiosos e
psicológicos.
IV - A história de Tito Lívio reúne, também, lições de civismo, nela há, sobre tudo, a pátria.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

Sobre a formação histórica do Senado Romano, analise as afirmativas abaixo:
I - Durante toda a História Antiga de Roma só os patrícios compuseram o Senado.
II - Os patres e os conscripti compuseram o Senado em Roma.
III - Os conscripti foram ricos patrícios que se transformaram em senadores.
IV - No período republicano romano, o senado representava o poder aristocrático.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

Sobre o exército romano, analise as afirmativas abaixo:
I - A principal recompensa para o soldado desmobilizado era um lote de terra conquistado ao inimigo.
II - Com a época dos Gracos, houve a elitização do exército.
III - Os proletarii de Roma preferiam o perigo da guerra.
IV - A severa disciplina militar romana fez com que esta civilização não conhecesse motins e revoltas.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

(FUVEST) Nápoles, Paestum, Síbaris, Tarento, Siracusa e Agrigento eram:
a) Colônias troianas, a leste da Península Grega, constituindo a Grécia da Ásia.
b) Colônias fenícias no norte da África, que constituíam a Grande Cartago.
c) Colônias romanas, estabelecidas ao longo da Penísula Itálica, formando a Etrúria Latina.
d) Colônias gregas, fundadas a oeste da Penísula Grega, constituindo a Magna Grécia.
e) colônias persas, no Mediterrâneo Ocidental, formando a Grande macedônia.



(UFES) Na Administração de Roma Antiga, o pretor era o encarregado de:
a) Chefiar os exércitos nas campanhas militares.
b) Promover o censo qüinqüenal.
c) Fiscalizar a execução orçamentária
d) Ministrar justiças.
e) Zelar pelo abastecimento.


(SANTA CASA-SP) As guerras de Roma contra Cartago, no período entre 264 e 146 A.C., tiveram amplas repercussões, entre as quais se pode destacar:
a) A perda das terras situadas no Mediterrâneo Oriental, que conquistara à Grécia e ao Egito.
b) O Desenvolvimento de uma política imperialista que levaria à conquista da bacia do Mediterrâneo.
c) A diminuição da escravidão, em virtude das derrotas militares, que o significou a perda de seu sustentáculo econômico.
d) O abandono dos centros urbanos por grande parte de sua aterrorizada população.
e) A decadência da classe dos cavaleiros, com a parte de suas riquezas e porder político.


(MACKENZIE) A concentração de terras em mãos de latifundiários, a ruína dos pequenos êxodo rural no final da República provocaram em Roma:
a) O fim das ditaduras militares e a formação de um governo de bases populares.
b) O aparecimento de leis escritas que defendessem os direitos dos plebeus.
c) A fixação de colonos na bacia oriental do Mediterrâneo.
d) Uma luta de classes, prenúncio das guerras civis que forçaram o estabelecimento do Império.
e) A bem-sucedida reforma agrária dos tribunos da plebe: Tibério e Caio Graco.


(MACKENZIE) A política do pão e circo, as tentativas de reformas dos Gracos e as ditaduras militares são fatos que demonstram, claramente, a crise institucional da República Romana, cuja análise nos permite concluir:
a) Pela incapacidade dos romanos em democratizar suas instituições e sempre optar por soluções que marginalizassem a plebe.
b) Pelo equilíbrio nas soluções políticas, que caracteriza a fase de crise institucional da República.
c) Pela Harmonia com que os novos grupos sociais emergentes eram assimilados pelo poder de Roma.
d) Pelo espírito reformista da aristocracia patrícia no poder.
e) Pela ausência de luta de classes e equilíbrio na distribuição de rendas e propriedades nas sociedades romanas.



(SANTA CASA-SP) As conquistas romanas, com a formação do Império, tiveram profundas repercussões, pois Roma:
a) Vê desaparecer a classe dos eqüestres, atenuadora dos conflitos sociais, que com sua ausência eclodem com grande violência.
b) Atravessou uma fase de austeridade de costumes, a fim de compensar as elevadas despesas bélicas.
c) Perdeu parte considerável da população urbana que emigrou para o campo à procura de melhores níveis de vida.
d) Teve afetada a sua mão-de-obra servil, na sua maioria, durante as lutas armadas.
e) Passou a sofrer a influência de idéias e costumes semi-orientais, em virtude de sua penetração no Oriente Médio.


(UNESP) "Os animais selvagens espalhados pela Itália têm, cada um, seu buraco, seu antro, seu covil; e aqueles que combatem e morrem pela Itália só têm o ar e luz: nada mais. Sem casa , sem moradia fixa, perambula com suas mulheres e filhos. Os generais mentem quando, nas batalhas, contratam os soldados para combater os inimigos pela defesa dos túmulos e dos templos: dentre tantos romanos, não há um só que possua altar paterno, um túmulo de antepassados. Fazem a guerra e morrem unicamente pelo luxo e a opulência de outrem: nós os chamados de senhores do mundo, mas eles não possuem sequer um torrão de terra". Este texto de Plutarco (Vida de Tibério Graco) refere-se à:
a) Organização dos exércitos romanos.
b) Religiosidade do povo romano.
c) Preocupação do Estado romano para com seu povo.
d) Pobreza e miséria do povo romano que ajudou na conquista do grande império.
e) Grande riqueza acumulada por Roma nas suas guerras de conquistas.



(UFPA) Assinale a alternativa correta:
a) Implantada a República romana na Antigüidade, ficou fortalecido o poder dos reis na política de Roma.
b) A expansão territorial de Roma Antiga, durante a fase republicana, fortaleceu sobremaneira a classe dos cavaleiros.
c) Concretizada a expansão territorial de Roma durante o período republicano, a agricultura romana havia atingido expressivo crescimento no mundo antigo.
d) Implantado o regime republicano em Roma Antiga, o poder do cônsules foi substituído pelo poder dos ditadores.
e) Na Organização política da Roma republicana, na Antigüidade, era atribuição da Consilia Pleblis promover a escolha dos cônsules romanos.


(PUC-CAMP) A revolta de Espártaco (73 A.C.) no final da República, em Roma , decorreu, entre outros fatores:
a) Da grave crise social, em que destacava o aumento sensível do número de escravos submetidos a duras condições.
b) Da falta de cumprimento da Lei de Tibério Graco, que limitava a extensão das propriedades rurais a 125 hectares.
c) Da condenação pelo Senado do líder popular Caio Graco, em face de seu envolvimento com os desprotegidos.
d) Do surgimento de ditaduras militares, com Mário e Sila, que aboliram os direitos constitucionais da peble.
e) Do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia, chefiados por Bruto e Cássio.



(FGV) A Paz Romana no século II representou:
a) A consolidação territorial do Império e a prosperidade das províncias.
b) Um sinal de fraqueza frente aos bárbaros e a decadência econômica.
c) A vitória pessoal de Augusto frente ao Senado militarista.
d) O deslocamento do eixo político do Império, de Roma para a Gália.
e) O primeiro grande sucesso do Cristianismo e seu pacifismo.




(FUVEST) Roma expandiu-se consideravelmente pelo Mediterrâneo no período republicano. No século II A.C. foram conseqüências dessa expansão:
a) O aparecimento da classe média de proprietários rurais e o desaparecimento dos latifúndios.
b) O aumento da população rural na Itália e a diminuição da população urbana.
c) O sensível afluxo de riquezas e o crescimento do número de escravos.
d) A formação de grande número de pequenas propriedades e o fortalecimento do sistema assalariado.
e) A proscrição das manifestações culturais estrangeiras e a difusão do cristianismo.



(UFBA) A partir do século III da Era Cristã, o mundo romano submerge lentamente numa grave crise estrutural, cuja feição econômica pode ser reconhecida com o aparecimento:
a) Da Escravidão.
b) Das Corporações.
c) Do Imperialismo.
d) Da Ruralização da produção.
e) Da Concentração urbana.



(CESCEM-SP) Diocleciano (284-305) e Constatino (312-337) destacaram-se na história do Império Romano por terem:
a) Conquistado e promovido a romanização da Lusitânia, incorporando-a ao Império.
b) Introduzindo costumes religiosos e políticos dos etruscos na cultura de Roma.
c) Concedido à plebe defensores especiais - os tribunos da plebe defensores especiais - que protegiam seus direitos.
d) Consolidado o direito romano na chamada Lex Duo decima Tabularum.
e) Estabelecido medidas visando a deter a crise que enfraquecia o Império.



(UFES) A importância do Edito de Milão, reside no fato de:
a) Ter Cristianizado o Império Romano, por decisão do Imperador Constantino.
b) Ter Restaurado o antigo culto no Império Romano.
c) Possibilitar uma reação mais consistente ao movimento iconoclasta.
d) Consolidar o cesaropapismo.
e) Ter se constituído do ponto alto da reação católica ao movimento reformista.


(UFAL) Os deuses de Roma correspondiam aos deuses olímpicos gregos, como mostra a associação entre Júpiter e:
a) Ares.
b) Posêidon.
c) Hermes.
d) Zeus.
e) Apolo.

 (UFPE) Embora tolerantes com as religiões, os romanos impuseram restrições ao Cristianismo, porque seus seguidores:
a) insistiam em que só eles possuíam a verdade e as outras religiões, inclusive as do Estado, eram falsas;
b) recusavam-se a cumprir os rituais ligados à figura do Imperador, numa evidente desobediência política;
c) no Império Romano, conviviam facilmente com as mais distintas religiões e com as diversas manifestações do pensamento;
d) pregavam que a conversão livraria as massas miseráveis do jugo dos grandes senhores;
e) aceitavam as leis romanas, pois as mesmas não conflitavam com sua fé.


(UNICAP) Para explicar a decadência do mundo clássico, é necessário verificar alguns elementos de transição que a caracterizam. Entre esses elementos, encontram-se: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) o declínio do comércio foi gerando unidades de produção cada vez mais auto suficientes: as vilas;
b) novas relações sociais substituíram antigas: o colonato, em lugar do escravismo;
c) a diminuição da população e a decadência da vida urbana tornaram evidente a evolução para uma sociedade mais ativa;
d) o trabalho escravista deixou de render lucros para os proprietários, levando-os a transformar os escravos em sócios;
e) os grandes proprietários, para atraírem aos seus domínios camponeses livres, ofereceram-lhes proteção, em troca de pequenas propriedades.


(UFPE) P. Anderson afirma que "o mundo greco-romano deverá sempre ser entendido a partir da grande importância das cidades. O esplendor da antiga pólis grega e da posterior República Romana (...) representaram um modelo de organização e cultura urbanas, que nunca será igualada". Esse esplendor urbano. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) provinha sobretudo do rendimento do trigo, do azeite e do vinho, obtidos em propriedades localizadas fora dos centros urbanos.
b) era possível porque artesãos livres formavam a maioria da mão-de-obra na indústria mineira e em outras, que exigiam mais força que habilidade.
c) teve apoio na guerra, que não foi apenas um empreendimento político, mas teve também caráter comercial.
d) foi resultante do desenvolvimento artístico-cultural greco-romano.
e) também se manifestava pelas manufaturas de têxteis, pela olaria, pela fabricação do vidro e pelas edificações então existentes.


(FESP) A vida cultural romana da época do imperador Augusto foi marcada pelas influências do estoicismo e o epicurismo na filosofia. O estoicismo mais do que o epicurismo representava muito do momento cultural que vivia a sociedade romana, na busca de retomar certas tradições que consagravam o aprimoramento moral dos indivíduos. Sobre as considerações feitas acima, podemos afirmar que:
a) elas não fazem o destaque merecido ao neoplatonismo tão aceito na época;
b) elas estão corretas;
c) elas estão incorretas, pois o estoicismo apenas destacou-se no século de ouro da Grécia;
d) elas estão parcialmente corretas, pois não mencionam a grande penetração que tiveram os ensinamentos dos sofistas;
e) elas cometeram um grave erro histórico, pois estoicismo e epicurismo em nada contribuíram para a maneira dos romanos compreenderem o mundo.




 (FESP) Assinale a alternativa correta:
a) O clero regular surgiu no século III, tomando forma definitiva quando São Basílio organizou a regra para os cenobitas;
b) A crise do Império Romano do Ocidente criou problemas insuperáveis para a Igreja Católica que se distanciou do poder temporal;
c) Foi no período de Gregório VII que a Igreja proíbiu o casamento dos padres, mas permitiu a intervenção direta do poder temporal na escolha dos bispos;
d) As relações da Igreja com o Império Germânico foram marcadas pela harmonia de interesse e autonomia política;
e) Com a aceitação do cristianismo como religião oficial, houve um retorno às práticas religiosas primitivas que lembravam cultos da Roma antiga.

 (UFPE) A cristianização do Império Romano é decorrente de que fato?
a) Tendência dos romanos às fantasias da imaginação mística.
b) Processo de expansão romana na direção do Oriente Próximo.
c) Deificação do Imperador Augusto.
d) Cultos secretos: os mistérios Elêusis e o Orfismo.
e) Práticas religiosas pagãs da família patriarcal romana.



(UFPE) As origens do sistema feudal remontam às sociedades romana e germânica. Entre os fatores que possibilitaram a formação desse sistema, encontra(m)-se:
1 - O Benefício, o Colonato, o Patronato e a Villa de origem romana.
2 - O Benefício, o Cisma do Oriente e o Islamismo em expansão.
3 - O Comitatus e a noção de realeza dos germânicos.
4 - Os efeitos das várias invasões de povos africanos na Europa Ocidental.
5 - O esvaziamento da autoridade real, favorecendo o poder de condes e de duques.
Estão corretos apenas os itens:
a) 3, 4 e 5;
b) 1, 3 e 5;
c) 2, 4 e 4;
d) 1, 2 e 3;
e) 2, 3 e 4;



(UFPE) A expansão militar no período do Império Romano transformou a paisagem de Roma, tornando-a o maior centro urbano da Antigüidade. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas:
a) o comércio de rua era feito de forma incessante e refletia a desorganização da economia;
b) a resistência às mudanças dos hábitos da sociedade estão presentes nos jogos, lazeres e teatros romanos desse período;
c) a pintura e a escultura romanas foram artes utilizadas tanto na decoração, quanto nas homenagens aos heróis do império;
d) os romanos, dedicados à observação e à especulação, legaram à ciência do mundo ocidental muitas descobertas e inventos, superado os gregos e os povos orientais;
e) o desenvolvimento urbanístico, em Roma, não privilegiou a construção de estradas que facilitassem o desenvolvimento de outras cidades romanas.



(UFPE) Os latinos manifestaram pouco interesse pela matemática pura, mas dedicaram-se ao estudo da natureza; este sentido concreto da Civilização Romana se manifesta e se destaca em algumas áreas do saber.
Assinale a alternativa correta.
a) O direito, a política e a economia, nessa Civilização, são expressões que refletem as relações históricas entre romanos e bárbaros.
b) A política, a religião e a arquitetura foram a base do imperialismo romano.
c) A medicina, a matemática e o direito receberam influências orientais a partir de Bizâncio.
d) A estratégia militar, a economia e a religião foram "ciências" e "artes" cultivadas em Roma dos Césares.
e) Somente a política romana com suas assembléias (comícios) e as Cúrias, Centúrias e Tribos, demonstrou um elevado grau de organização social.



(FESP) A forma como as atividades econômicas se desenvolveram nas civilizações antigas determinou a fisionomia de cada uma delas. Assim, podemos afirmar que:
1. Na Grécia, o desenvolvimento das manufaturas têxteis e da olaria se devem ao caráter urbano de sua civilização.
2. Em Roma, a utilização do trabalho escravo foi menor do que a do homem livre, garantindo uma participação maior dos trabalhadores na sociedade.
3. No Egito, apesar do peso da agricultura na economia, o artesanato e o comércio ocuparam um papel importante, dando uma feição urbana a várias regiões.
4. Na Fenícia, o comércio ocupou um lugar secundário em relação à agricultura, predominando o campo sobre a cidade.
5. Na Assíria, a economia voltada para a guerra provocou uma retração no comércio, impedindo a formação de rotas que ampliassem seu contato com outros povos.
Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 2 e 3
c) 3 e 5
d) 1 e 3
e) 2 e 5



(UNB) Quando se fala em Antigüidade Greco-Romana tem-se como certo que, julgue os itens abaixo.
a) A sociedade, rigidamente separada em cidadãos e não-cidadãos, conferia aos primeiros o direito à ação política e às atividades intelectuais.
b) Antropocentrismo, racionalismo e individualismo foram características marcantes da cultura helênica.
c) Num primeiro momento, o pensamento filosófico grego foi elaborado em torno da preocupação em explicar a origem física do universo.
d) Com os Sofistas ("o homem é a medida de todas as coisas"), a filosofia ganha contornos pragmáticos, voltando-se sobretudo para a educação política dos cidadão.
e) Esparta foi o maior centro cultural da Antigüidade.


(UNB) Sobre a formação e a crise da economia escravista na Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
a) A desagregação da ordem gentílica provocou o aparecimento dos primeiros escravos, que trabalhavam ao lado dos homens livres, auxiliando-os nas tarefas produtivas.
b) O surgimento da propriedade coletiva dos meios de produção e o Estado de classe de Esparta tinham como finalidade dominar os escravos e as classes populares, mantendo-os submissos.
c) O desenvolvimento econômico de Atenas causou um conflito social e político, obrigando os aristocratas a adotarem uma Legislação que proibia a escravidão dos prisioneiros de guerra.
d) Os escravos e as mulheres de todas as classes sociais eram considerados cidadãos da pólis, mas ocupavam uma posição de inferioridade na sociedade grega.
e) Com o desenvolvimento da agricultura de subsistência a partir do século III e o arrendamento de parcelas de terras a agricultores livres, o trabalho escravo entrou em decadência no mundo romano.



(UNB) A República foi um dos mais significativos períodos da história romana, marcado por: julgue os itens abaixo.
a) Intensas lutas sociais envolvendo patrícios e plebeus.
b) Tendência ao expansionismo de Roma, cuja primeira etapa foi a conquista da Itália.
c) Forte presença do Senado que, entre outras funções administrava as províncias, supervisionava as finanças públicas e conduzia a política externa.
d) Vitória sobre Cartago (Guerras Púnicas), que abriu as portas do Mediterrâneo à dominação romana.
e) Equiparação da elite patrícia com a classe plebéia em termos de poder político e de força econômica, como decorrência das suas conquistas.



(UNB) A respeito da Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
a) Ao contrário de Atenas e de outras pólis gregas, Esparta manteve-se sempre oligárquica, não evoluindo para a democracia.
b) Politicamente, Esparta organizava-se sob uma diarquia, ou seja, uma monarquia composta por dois reis, que tinham funções religiosas e guerreiras.
c) A religião grega era fortemente marcada por dogmas: os fiéis tinham de praticar o culto segundo um rígido ritual.
d) Nos primeiros tempos da república, os romanos levaram uma vida simples: trabalhavam no campo todos os dias e alimentavam-se de legumes, vinho, azeite, pão e queijo.
e) Em Roma, as mulheres só podiam ser julgadas pelos tribunais públicos, de acordo com o código do Direito Privado.


 (PUC-CAMP) Considere os fatores abaixo.
I. Declínio da capacidade de conquista, o que comprometia o abastecimento de escravos para o Império.
II. Fracasso da reforma agrária que limitou o uso da terra pelos comandante militares.
III. Oposição dos cristãos à escravidão.
IV. Aumento dos latifúndios na Península Itálica.
V. Concorrência comercial das províncias conquistadas.
A partir do século III inicia-se uma crise econômica, social e política no Império Romano. Os fatores responsáveis por essa crise foram APENAS.
a) I, II, V
b) I, III, IV
c) I, IV, V
d) II, III, IV
e) II, III, V



(UNB) Sobre a antiga civilização latina, julgue os itens abaixo.
a) A luta patrícios e plebeus não constitui apenas o motor histórico da instauração da República, mas foi também fundamental para o estabelecimento do primeiro código escrito romano - a Lei das XII tábuas -, verdadeiro instrumento de combate contra a arbitrariedade dos pontífices patrícios.
b) Quando de sua expansão pelo Mediterrâneo oriental, principalmente durante o século II a.C., Roma fortaleceu o chamado regime senatorial, pois poucas foram as repercussões na capital republicana, seja no plano propriamente político, seja no plano econômico e cultural.
c) O mundo romano assistiu, durante o período do alto Império, a um retrocesso considerável na vida urbana das províncias, o que acarretou uma espécie de renascimento rural em todo o Mediterrâneo.
d) Após ser legalizado pelo imperador Constatino, o cristianismo gerou importantes avanços, principalmente entre os setores urbanos, enquanto o paganismo ainda resistia entre as populações rurais.




(FESP) Leia atentamente, as afirmativas abaixo.
1. Os romanos conseguiram rapidamente dominar os povos da Penísula Itálica, entre eles, os etruscos e os troianos.
2. O século I ficou conhecido como o século de ouro da civilização romana.
3. Júlio César governou com apoio total do senado, anulando a oposição.
4. A vitória de Roma sobre Cartago consolidou o seu domínio sobre a parte ocidental do Mediterrâneo.
5. Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, tiveram preocupações marcantes com as questões sociais romanas.
Assinale a opção correta.
a) 1, 2 e 5
b) 3, 4 e 5
c) 2, 4 e 5
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2 e 3



(UNICAP) Tomando por base a civilização romana, podemos analisar as crises das sociedades clássicas em seus fatores estruturais. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) A causa da crise iniciada no século III, em Roma, foi a diminuição da produção em massa.
b) No século III, os latifúndios começaram a ser divididos em pequenas propriedades para a produção em massa.
c) O arrendamento de terras foi a saída encontrada para a crise latifundiária de Roma.
d) A unidade territorial, o latifúndio, foi-se transformado em unidades auto-suficientes e o centro produtor passou a ser a vila.
e) O processo de ruralização econômica e a descentralização político-administrativa preparou o surgimento do sistema feudal.



(UFPE) Sobre a cidadania e os direitos da República romana pode-se afirmar. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) Ser cidadão romano exigia coragem, lealdade, respeito aos deuses e culto à glória.
b) A vida do cidadão romano era regulada por duas leis: a lei pública e a lei privada. Do direito público faziam parte do Direito Civil (jus civile) e o Direito Estrangeiro (jus gentium) em oposição ao Direito Privado, que regulamentava as relações entre as famílias.
c) O Estado todo poderoso, exercia um grande poder sobre a família, destruindo o pátrio-poder, herança dos gregos.
d) Os cidadãos romanos dividiam-se em cinco classes, conforme sua riqueza, as classes eram subdivididas em centúrias, as quais se constituíam de patrícios e plebeus, separadamente.
e) A partir das lutas empreendidas pelos plebeus para o fortalecimento da cidadania, as leis votadas na Assembléia da Plebe passaram a ter validade em todo o estado. Era a decisão da plebe ou Plebiscito.



(PUC-PR) Em relação ao Direito Romano, é incorreto afirmar:
a) A Lei das Doze Tábuas, surgida no século V a. C., conservava muito do caráter mágico-religioso que orientava as sociedades antigas e é uma das principais fontes do Direito Romano.
b) Os estrangeiros e os escravos tinham acesso aos tribunais romanos da mesma forma que os patrícios.
c) Em Roma, havia nítida distinção entre o Direito Público, que regulava as relações entre o cidadão e o Estado, e o Direito Privado, que tratava das relações dos cidadãos entre si.
d) A diversidade étnica e cultural do Império, as relações comerciais entre Roma e as Províncias e a concessão da cidadania romana a todos os habitantes do Império fizeram aos poucos com que o Direito se universalizasse e perdesse muito do seu excessivo formalismo.
e) O Direito Natural foi uma filosofia reforçada pelo Cristianismo, que afirmava que todos os homens nasciam livres.




(PUC-PR) "... Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém... disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo... E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse. Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."
Mateus, 22, v. 16 a 21.
Afirma-se:      
I - A efígie da citada moeda era de Diocleciano, imperador romano de grande crueldade para com os cristãos.
II - Ocorria o domínio de Roma sobre a Palestina, pequena região sujeita ao Império Romano.
III - Jesus fazia nítida separação entre poder temporal e poder espiritual.
IV - Fiel ao seu tempo, Jesus tratava os homens segundo suas respectivas classes sociais.
É verdadeira ou são:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) apenas IV.
e) apenas II e III.





(PUC-PR) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta.
COLUNA I
(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.
COLUNA II  
(4 ) Civilização Hebraica
(5 ) Civilização Feudal
(3 ) Civilização Árabe
( ) Civilização Egípcia
(1 ) Civilização Romana
( ) Civilização Grega
(2 ) Civilização Fenícia
a) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
b) 5 - 4 - 1 - 3 - 2.
c) 4 - 5 - 2 - 1 - 3.
d) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.
e) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.


 (UFPE) passado, mais ou menos longínquo, mistura-se ao tempo presente. Podemos reconhecer, na atual civilização ocidental, muitos elementos das civilizações antigas.
Assinale nos itens abaixo o que NÃO corresponde a esse enunciado:
a) O culto do sol dos egípcios favoreceu o estudo dos corpos celestes. O calendário egípcio dividia o ano em doze meses e trinta dias, aos quais juntaram-se cinco dias feriados, totalizando o ano em 365 dias.
b) O alfabeto fenício foi uma importante simplificação da escrita. De origem cuneiforme e hieróglifa, difundiu-se por todo o Mediterrâneo, como um elemento facilitador do comércio. Constituía-se de 22 letras consonontais e influenciou o alfabeto grego do qual deriva o latino.
c) Da cultura hebraica o legado mais importante para a civilização ocidental é o judaísmo, cujos traços mais característicos - o monoteísmo e o salvacionismo - estão presentes em várias religiões, inclusive as cristãs.
d) Do ponto de vista da organização política, os gregos desenvolveram a concepção de cidades - estado. A organização política da polis grega, no que diz respeito às eleições dos seus dirigentes, é reconhecida em várias cidades importantes do mundo ocidental contemporâneo.
e) O domínio do mundo pelos romanos propiciou-lhes uma concepção de império: conquista de novos territórios e obtenção de mão-de-obra escrava. Do século XV ao XIX as nações do Atlântico europeu - Portugal, Espanha, Inglaterra e França - realizaram seus projetos dentro de uma concepção imperial semelhante.





(UFPE) Analise as proposições abaixo:
1) Com a desintegração do Império Romano do Ocidente, surgiram, a partir do século V, os reinos romano-germânicos, que desconheciam a noção de Estado.
2) Fruto da aliança burguesia – realeza, surgiram, no século XII, as monarquias feudais na Inglaterra e na França.
3) As monarquias ibéricas do início da Idade Moderna surgem a partir da luta entre a nobreza cristã e os muçulmanos.
4) A formação do Império Romano do Ocidente fortaleceu-se com as migrações dos povos germânicos.
5) Durante os séculos IX e X, os imperadores bizantinos conquistaram as ilhas de Chipre, Creta e Sicilia, reforçando o império Romano do Ocidente.
Estão corretas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 2 e 5
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 4
e) 3, 4 e 5


(UFCE) O texto abaixo faz referências à História de Roma durante a República e o Império:
"O período mais igualitário (em princípio) foi o último século da República em que, por exemplo, os deveres dos libertos foram muito reduzidos. Mas com a instauração do Império produziu-se uma forte reação que pouco a pouco se foi acentuando: a desigualdade volta de novo a ser, de facto, o princípio da organização política e social, estruturada em torno da hierarquia..." (NICOLET, Claude. O Cidadão e o Político in GIARDINA, Andrea. (Direção de). O Homem Romano. Lisboa: Editorial Presença, 1992, p. 24 e 25)
Considerando o ponto de vista da autora, podemos afirmar que:
a) o direito à participação política consolidou o poder dos plebeus a partir da implantação da República Romana;
b) os patrícios eram os pequenos proprietários de terras, que não possuíam escravos;
c) a centralização do poder atingiu seu ápice durante a República;
d) a República Romana tornou-se uma forma de governo mais participativa do que o Regime Imperial;
e) o Regime Imperial estabeleceu a divisão de poderes, garantindo a autonomia do Senado.

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