sexta-feira, 8 de abril de 2011

PII 2 ano E.M 1 Bimestre

MERCANTILISMO

Na época de desenvolvimento do mercantilismo, as fontes principais de acumulação de capital eram:
A)a agricultura mercantil e o trabalho servil;
B)o sobretrabalho camponês e a fabulosa pilhagem das Américas;
C)a acumulação mercantil burguesa planificada por um Estado centralizador absolutista;
D)o predomínio de forte atividade mercantil marítima resultante da concorrência entre as principais potências marítimas e comerciais como Holanda, Espanha e França.

O Mercantilismo europeu fundamentou-se, de maneira geral, em dois princípios:
A) bulismo e livre comercio.
B) colbertismo e capitalismo manufatureiro.
C) liberdade comercial e de produção
D) metalismo e balança comercial favorável.


(FUVEST)“Para o conjunto da economia européia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo grande aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimento foi a alta geral dos preços...”
O efeito  a que o texto se refere foi provocado:
A) pelo grande afluxo de metais preciosos
B) Pela ampliação das áreas de produção agrícola
C) Pala redução do consumo de produtos manufaturados
D) Pela descoberta de novas rotas comercias no Oriente

(UM-SP)“[...] Mercantilsmo significa a transferência do afã de lucros capitalistas à política”. (Max Weber). Disto conclui-se que:

A) O mercantilismo não apoiava a interferencia do estado na economia.
B) Para fortalecer o Estado nacional, os governos passam a interferir na vida econômica com objetivos de lucro.
C) O objetivo fundamental do mercantilismo era a tomada do poder político.
D) Havia uma incompatibilidade entre o lucro capitalista e o poder político


A prática econômica conhecida como Mercantilismo, adotada por diversos Estados modernos, visando à obtenção de recursos e riquezas necessários à manutenção do poder absoluto, teve como uma de suas características o/a:
A) manutenção da balança comercial favorável
B) estímulos às importações de manufaturados
C) valorização exclusiva da agricultura
D) liberdade do comercio colonial.

A política econômica do Estado moderno absolutista, conhecida por mercantilismo, foi adotada por ocasião da expansão marítima e comercial européia, atingindo seu pleno apogeu no século XVII. Assinale a alternativa que destaca uma característica dessa política econômica.
A) Eliminação de qualquer prática monopolista.
B) Busca do lucro através do comércio e da exploração colonial.
C) Incentivo às práticas liberais
D) Ausência de intervencionismo estatal.

(VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:

A) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
B) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
C) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
D) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;

ABSOLUTISMO
Analise as afirmativas abaixo sobre a Monarquia Absolutista Européia:
I- O Absolutismo foi um desejo dos povos que, pela concentração dos poderes nas mãos de um homem, viam a sua salvação.
II- No Absolutismo europeu, nota-se a ausência do Regime do Ministério, que só surgiu após a Gloriosa Revolução Inglesa.
III- A confiança que o Rei da França devotava aos seus ministros transformava-se numa grande dor, quando da morte de algum deles.
IV- A vida burocrática administrativa desapareceu em toda parte onde o Absolutismo se desenvolveu.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente a II e a IV estão corretas.
C) somente a III e a IV estão corretas.
D) somente a I, a II e a III estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a crise dos Estados Modernos:
I- As longas guerras dos déspotas tiveram papel importante para fortalecer e salvar os regimes.
II- O século XVIII nos mostra uma verdadeira insurreição intelectual contra as formas do pensamento absolutista.
III- A luta de classes inexistiu, graças ao estado de suficiência dos bens de consumo.
IV- Locke influenciou, filosoficamente, a Inglaterra, a Holanda e a França.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente a II e a IV estão corretas.
C) somente a III e a IV estão corretas.
D) somente a I, a II e a III estão corretas.


Os fatos mais importantes que representaram o processo pelo qual passou a Inglaterra, para alcançar aquilo que chamamos de Revolução Gloriosa, foram:
I – Guilherme de Orange apoiado pela burguesia britânica
II - 1629-1640- os onze anos de tirania: Carlos I governa sem Parlamento
III - 16 de dezembro de 1653– Oliver Cromwell, proclamado Rei da Inglaterra.
IV - 1707, Lei da União reúne Inglaterra e Escócia sob o Parlamento de Versalhes.
                                                                                                                    
A)Somente a alternativa I está correta
B)Somente as alternativas I e III, estão corretas.
C)Somente as alternativas II e IV estão corretas.
D)Somente a alternativa IV está correta.

A Revolução Inglesa de 1688 – a Revolução Gloriosa – assinala um momento significativo. Entre as medidas adotadas então,  e que confirmam essa afirmação , destacam-se:
A) exclusão da nobreza do parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição da sociedades por ações na organização das empresas industriais.
B) o reconhecimento da “ Declaração de Direitos”, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim `a perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes.
C) a revogação do Atos de navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para trabalhadores urbanos.
D) a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do parlamento

Na Inglaterra, o apogeu do absolutismo ocorreu no reinado da dinastia Tudos (1485-1603). Acerca desse regime absoluto é correto afirmar que:
A)Foi iniciado por Elizabeth I e consolidado por Jaime II.
B) Fortaleceu a aliança com a Igreja Católica.
C) Surgiu em conseqüência da guerra das Duas Rosas, que dizimou a nobreza, facilitando a centralização do poder.
D) o liberalismo econômico foi fundamental para sua consolidação

A Revolução Gloriosa de 1688, na Inglaterra, assinala o/a:
A) predomínio do poder real sobre as conquistas da burguesia agrária.
B) proibição do poder da nobreza sobre o Terceiro Estado.
C) vitoria da política de conciliação entre as classes, propostas por Cromwell.
D) Proibição ao rei de lançar impostos sem a permissão do parlamento 

Durante quase três séculos, a Europa viveu sob o regime absolutista, que possuía uma série de características particulares. A respeito do Absolutismo e seus antecedentes, é correto afirmar que:
A) a Espanha foi pioneira ao realizar a centralização monárquica, sob o reinado de Carlos V,unindo as coroas de Castela e Aragão.
B) Portugal foi pioneiro na expansão colonial com a descoberta da America, em 1492, por Cristóvão Colombo
C) A Guerra dos Cem Anos (1337-1457) favoreceu o fortalecimento da monarquia francesa.
D) A Guerra das Duas Rosas (1455-1458) provocou o enfraquecimento da monarquia inglesa.


Dentre os diversos processos de centralização do poder pelos reis na Europa ocidental, destaca-se o da França. O fato que o consolidou foi:
A) a vitoria francesa na Guerra dos Cem Anos.
B) a execução de Joana Dárc
C) a imposição da Magna Carta
D) a tomada de Flandres pelos franceses


A justificativa do poder ilimitado dos reis propiciou o surgimento de inúmeras obras. Um importante teórico, Thomas Hobbes, escreveu em seu ensaio, Leviatã, que : Antes surgiu o Estado, os indivíduos eram livres e iguais, mas viviam em uma situação de guerra permanente de todos contra todos. Era o Estado da natureza, no qual não havia governo. O homem era como um lobo para o homem”. A obra citada foi justificada para o poder:
A) Liberal
B) Democrático
C) Absolutista
D) Despotismo Esclarecido

Durante o governo de Cromwell, a Inglaterra foi adquirindo os contornos de potencia mundial que a caracterizariam nos séculos seguintes. Decretaram-se leis que protegiam os mercadores ingleses e priorizavam o desenvolvimento da indústria naval. Esses decretos ficaram conhecidos como:
A) Leis do Teste
B) Atos de Exclusão
C) Atos de Supremacia
D) Atos de Navegação.

  Em fins do século XVII, na Inglaterra, teve inicio um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração. Esse movimento alcançou sua expressão na França, durante o século XVIII. Dentre os principais conceitos preconizados pelos iluministas, podemos destacar:
A) uma proposta de ampliação do poder real, tendo como principio o direito divino dos reis.
B) a critica ao Estado Absolutista, propondo a limitação do poder real.
C) uma proposta de poder ilimitado do governante, fruto do consentimento espontâneo dos súditos.
D) a critica à liberdade de pensamento e à participação política dos cidadãos.


“O Príncipe”, uma das mais famosa obras literárias do Renascimento, foi em grande parte, resultado das observações feitas pelo autor, Nicolau Maquiavel, em diversos países da Europa. Em sua obra, Maquiavel defende o Absolutismo como forma de consolidar e fortalecer o Estado. Dentre seus argumentos para a defesa do Absolutismo, destaca-se a/o:
A) reconhecimento de que na política a necessidade sobrepuja a ética, e o bem-estar do Estado justifica qualquer tipo de ação.
B) fato de o sistema não depender necessariamente de um governante muito capaz e inteligente.
C) principio da continua evolução das instituições do Estado, para que elas fossem adaptadas às situações novas sugeridas com o progresso.
D) Idéia de que os poderes do monarca seriam limitados apenas pelos princípios religiosos, pois o bem do Estado deveria preterir todos os outros interesses.

No inicio da Idade Moderna ocorreu um processo geral de transformações humanistas, cultural, artística e política. Surgiu também um tipo de Estado cuja característica era a centralização do poder nas mãos do rei. Na visão de alguns pensadores da época, esse absolutismo se fundamentava no argumento de que:
A) a soberania máxima reside no próprio povo.
B) a fidelidade ao poder absoluto reside na separação dos três poderes.
C) o rei reina por vontade de DEUS, sendo assim considerado o seu representante na terra.
D) a função do Estado é agir de acordo com a vontade da maioria. 

(FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
A) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
B) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
C) Desagregação do feudalismo e centralização política do rei.
D) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.

(PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
A) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
B) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
C) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
D) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.

(UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
A) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
B) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
C) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
D) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;

(CESGRANRIO) A consolidação da Monarquia Francesa:
A) deveu-se à política de Luís XI;
B) foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises
de sucessão dinástica;
C) tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no
século XVI;
D) resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico;

(MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:
A) Monarquia Absolutista
B) República Puritana
C) Restauração Stuart
D) Revolução Gloriosa

(ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:
A) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.
B) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
C) estabeleceu uma república constitucional;
D) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
 
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:

A) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
B) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
C) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
D) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;

ILUMINISMO

(FEI-SP)  As idéias Iluministas que tinham por base o culto da razão e a cresça nas leis naturais:
A) Favoreciam os princípios mercantilistas
B) propunham uma política econômica liberal.
C) Eram favoráveis a uma organização estamental da sociedade.
D) Eram contrarias à libertação das colônias da America

No século XVIII, os economistas franceses QUESNAY E GOURNAY criaram a escola fisiocrata, que combatia as práticas mercantilistas e defendia a economia baseada no “geverno da natureza”(fisiocracia), na qual a agricultura era o principal produto de riquezas.
Influenciado pelas idéias fisiocratas, o escocês ADAM SMITH elaborou a obra – A riqueza das Nações, na qual assentou as bases do liberalismo econômico como ciência autônoma, com leis e princípios próprios, em que defendia, entre outras, a idéia que:
A) deveria haver total liberação da ordem econômica, idéia que ficou bem definida, na obra em questao pela célebre frase – “Laissez faire, laissez passer, Le monde va de lui-même.” ( Deixe fazer, deixe passar, o mundo caminha por si mesmo).
B) O estado deveria interferir diretamente na economia para alcançar seus objetivos.
C) O trabalho é a fonte da riqueza, baseando-se o valor na lei da oferta e da procura.
D) a industrialização deveria ser incentivada através da concessão de monopólios.
                                                                                                                                   

Baseados no Iluminismo, soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal, conhecidos também como déspotas esclarecidos, procuraram adequar a economia de seus países:
A) a uma política de caráter liberal, com grande participação popular.
B) ao capitalismo financeiro, com a efetiva participação das colônias.
C) às idéias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com a efetiva participação desses governantes.
D) a uma política autoritária, com efetiva participação das massas.


 O século XVIII, também conhecido como o “século das luzes”marcou o florecimento do iluminismo, em sua oposição ao misticismo e ao absolutismo monárquico, entre outros aspectos, sendo que esse movimento foi caracterizado pelas idéias de vários pensadores europeus. Assim, podemos afirmar que:
A) Adam Smith ajudou a propagar o ideário bulionista, através de sua frase “laissez faire, laissez passer”
B) Voltaire criticava o absolutismo, a igreja e o clero, bem como menosprezava a população mais pobre.
C) Rousseau, como os demais iluministas, era um defensor incondicional do racionalismo e da propriedade privada.
D) Montesquieu, de origem humilde, escreveu “O Espírito das leis”onde consagrou a divisão quadripartite dos poderes( Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário)

“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.” ( Montesquieu, “O Espírito das Leis”, 1748). As Idéias contidas no texto estão relacionadas ao pensamento:
A) do Direito Divino dos Reis
B) Fisiocratismo do Absolutismo
C) Político do Iluminismo
D) Fisiocratismo do Mercantilismo

O Iluminismo foi um movimento cultural, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, que deixou profundas marcas na formação da visão do mundo do homem contemporâneo. Sobre esse tema é correto afirmar que:
A) Rousseau criou a Teoria do Três Poderes, dividindo-os em  Executivo, Legislativo e Judicario, sendo que o Legislativo deveria estar acima do demais, para evitar o Absolutismo.
B) Os iluministas defendiam a república e abominavam a monarquia, vista como origem do poder absolutista do Antigo Regime. Seus pensadores pertenciam a burguesia.
C) O iluminismo pôde servir de suporte teórico para as revoluções liberais, porque valorizou o empirismo em detrimento da razão. Movidos pela experiência seria mais fácil derrubar o Antigo Regime.
D) os iluministas preocuparam-se em conhecer a “mecânica das coisas”, as leis que regem os fenômenos do mundo, dando ênfase ao individualismo burguês.


DESPOTISMO ESCLARECIDO

O clima criado pelos iluministas tornou-se tão forte e difundido, que vários governantes procuraram colocar em pauta suas idéias. Sem abandonar o poder absoluto, procuraram governar conforme a razão e os interesses do povo. Essa aliança de princípios filosóficos e poder monárquico deu origem ao regime de governo, típico do século XVIII, conhecido como:
A) Despotismo Esclarecido
B) Absolutismo Teocrático
C) Fisiocratismo
D) Tiranismo Absolutista








PII 1 ANO E.M 1 BIMESTRE

1 O hábito de remunerar as lições dos professores foi introduzido pelos:
(A) Gregos.
(B) Romanos.
(C) Hebreus.
(D) Persas.
(E) Cretenses.

2. Com a Helenização do Oriente, o Centro de Arte, com tendências mais variadas, foi:
(A) Redes.
(B) Pérgamo.
(C) Alexandria.
(D) Delos.
(E) Tróia.

3. A idéia do “Homem Superior” dentre os seus contemporâneos foi primeiramente aceita pelos:
(A) sumerianos.
(B) gregos.
(C) persas.
(D) hebreus.
(E) romanos.

4. Embora os gregos se organizassem através das polis ou cidades, surgiu na Grécia o Estado:
(A) ateniense.
(B) tessálico.
(C) beócio.
(D) espartano.
(E) ático.


Questão 5
(UNESP) A ocupação da Grécia pelos indoeuropeus ocorreu no contexto das grandes migrações. E a expansão colonizadora subsequente decorreu da conjugação de vários fatores:
1) Mudança no regime de propriedade, crescimento demográfico e lutas políticas.
2) Solo árido e pouco irrigado.
3) Espírito de empreendimentos desenvolvido pelo influxo da cultura romana.
4) Crescimento do comércio e procura de alimentos fora do continente.
Assinale:
a) se todas as afirmativas estão incorretas.
b) se todas as afirmativas estão corretas.
c) se as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
d) se apenas a afirmativa 3 está correta.
e) se apenas a afirmativa 2 está correta.
Questão 6
(SANTA CASA-SP) A vida econômica da Grécia no período homérico (século XII a VIII A.C.) tinha como um dos seus traços marcantes o fato de:
a) Basear-se fundamentalmente na criação de animais, especialmente o cavalo, por sua importância militar.
b) Explorar o trabalho escravo, por ser o trabalho considerado uma atividade indigna pelos proprietários(hipei).
c) Dedicar-se ao comércio marítimo, estabelecendo ligações entre vários pontos do continente europeu.
d) Apresentar uma característica doméstica, concentrando-se quase que exclusivamente no pastoreio e na agricultura.
e) Explorar numerosas colônias, sobretudo na Magna Grécia, tendo em vista a pobreza do solo continental.




                                       

Questão 7
(UNESP) Com referência à Grécia e sua civilização, assinale a alternativa incorreta.
a) Um fator físico - relevo montanhoso - dificultou a unificação e a integração das tribos gregas numa só nação.
b) Os invasores aqueus e dórios dominaram as populações gregas sem, contudo, assimilar sua cultura.
c) A base de toda organização política do povo grego era representada pela cidade-Estado.
d) Em Atenas, todos os direitos políticos eram assegurados aos seus cidadãos livres e não estrangeiros.
e) Em Esparta, a educação destinava-se, exclusivamente, ao preparo de excelentes soldados e cidadãos fiéis.







Questão 8
(FUVEST) Qual o papel social dos hilotas em Esparta?
a) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados principalmente às tarefas militares.
b) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem participação política.
c) Servos, em geral trabalhadores braçais, sem direitos políticos reconhecidos.
d) Governantes de Esparta nos períodos de guerra e líderes nas assembléias gerais dos cidadãos.
e) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da assembléia de anciãos.







Questão 9
(UNESP) A história política da Grécia, na Antigüidade Clássica caracterizou-se:
a) Por uma organização teocrática.
b) Por uma organização imperial.
c) Pela existência das cidades-estados que atuavam, politicamente, como unidades autônomas.
d) Pela alternativa de dinastia hegemônica.
e) Por uma federação estável, regida de forma ditatorial.







Questão 10
(FUVEST) Dentre os legisladores atenienses, Clístenes destacou-se por instituir:
a) Leis que aboliram a escravidão por dívidas.
b) O Estado monárquico-militarista.
c) Um governo oligárquico e conservador.
d) A restauração dos privilégios dos metecos.
e) Reformas que implantaram a democracia em Atenas.







Questão 11
(FGV) Uma parte da força de Esparta consistiu na sua rede de alianças com:
a) Os persas e os macedônios.
b) Atenas e Cartago.
c) Salônica e Montenegro
d) As cidades do Peloponeso, salvo Argos.
e) Os caldeus e os americanos.







Questão 12
(VUNESP) Os eupátridas integravam a sociedade ateniense na condição de:
a) Membros da camada dirigente, aristocrática, possuidora das melhores terras.
b) Descendentes de pais estrangeiros e mães atenienses.
c) Membros da plebe, sem direitos políticos ou posses.
d) Servos dedicados ao trabalho doméstico.
e) Escravos na mais completa sujeição econômica e política.







Questão 13
(SANTA CASA-SP) A conferência de Delos (476 A.C.), organizada por Aristides, teve como uma de suas consequências:
a) O aumento do poderio militar e econômico de Atenas, que passou a exercer uma hegemonia sobre os Estados gregos.
b) A participação dos Estados gregos, acabando com a rivalidade entre Esparta, Mégara, Corinto e Tebas.
c) A decadência do imperialismo de Atenas, que se viu obrigada a agir em concordância com os demais aliados.
d) O desprestígio político de Péricles, tendo em vista a liderança que Esparta exerce dentro da nova aliança.
e) A participação dos vários Estados gregos ameaçados em sua estrutura interna pelos persas que dominavam o Egeu.







Questão 14
(FUVEST) "Democracia e imperialismo foram duas faces da mesma moeda na Atenas do século V A.C.".
Tal afirmativa é:
a) Correta, já que a prosperidade proporcionada pelos recursos provenientes das regiões submetidas liberava, aos cidadãos atenienses, o tempo necessário a uma maior participação na vida política.
b) Falsa, pois aquelas práticas políticas eram consideradas contraditórias. Tanto que fora em nome da democracia que Atenas enfrentara o poderoso Império Persa nas Guerras do Peloponeso.
c) Correta, pois foi o desejo de manter a Grécia unificada e de estender a democracia a todas suas cidades que levou os atenienses a se oporem ao imperialismo espartano.
d) Falsa, já que o orgulho por seu sistema político sempre fez com que Atenas ficasse fechada sobre si mesma, desprezando os contatos com outras cidades-estados.
e) Correta, se aplicada exclusivamente ao período das Guerras Médicas contra Esparta e sua liga aristocrática.







Questão 15
(PUC-SP) A organização social das várias cidades gregas apresenta traços comuns tais como:
a) Os trabalhadores livres eram todos assalariados do Estado e destinados aos serviços públicos.
b) Os cidadãos, que praticavam o comércio e o artesanato adquiriam, em conseqüência, poderes políticos.
c) As distinções sociais estavam baseadas na capacidade intelectual e econômica de cada indivíduo.
d) A discriminação social reservada aos servos e escravos destinados ao trabalho rural.
e) Os cidadãos possuíam sempre maior soma de privilégios políticos, econômicos e sociais.







Questão 16
(FUVEST) Na antigüidade, o processo de helenização decorrente da conquista macedônica sob Alexandre, o Grande, baseou-se acentuadamente na:
a) Redistribuição forçada das populações.
b) Fundação de cidades de cultura grega.
c) Adoção do modelo democrático.
d) Repressão das práticas religiosas.
e) Mobilização econômica da população rural.







Questão 17
(PUC-SP) "Eu creio, ó atenienses que muito mais que as grandes riquezas, preferis conhecer claramente o partido mais útil à República, em meio aos acontecimentos que chamem a vossa atenção..." O movimento presente parece elevar a voz para gritar: "atenienses, se estimais vossa segurança, dispondevos a conservá-la vós mesmos".
O trecho acima, extraído de uma "Felípica" pronunciada por Demóstenes, traduz:
a) Uma tentativa de despertar os gregos para os perigos da invasões dóricas.
b) Uma exaltação aos atenienses após a vitória de Milcíades em Maratona (490 A.C.).
c) Uma advertência contra as ameaças do imperialismo macedônico.
d) Um conselho para ocupar a África e pôr fim à Guerra dos Dez Anos.
e) Um esforço para formar a Confederação de Delos (477 A.C.) e resistir à invasão persa.







Questão 18
(UFAL) O período clássico, na história da Grécia Antiga (séc. V e IV A.C.), caracterizou-se, entre outros aspectos, pela:
a) Hegemonia de algumas cidades-estados: Atenas, Esparta e Tebas, respectivamente.
b) Ocorrência de tiranias, destacando-se as de Pisístrato, Hípias e Hiparco.
c) Preocupação de Drácon e Sólon de darem aos grupos uma legislação codificada.
d) Concretização de numerosas reformas sociais, iniciadas por Clístenes.
e) Consolidação das idéias de democracia expostas pelo legislador Licurgo.







Questão 19
(UFES) A Sócrates, grande pensador da Antigüidade Clássica, pode associar-se:
a) A Afirmativa de que "O homem é um animal político".
b) A Introdução da maiêutica.
c) A Criação da dialética.
d) A Prática do empirismo.
e) O Desenvolvimento da filosofia peripatética.







Questão 20
(UFBA) Em relação aos estudos das instituições fundamentais da sociedade, pode-se afirmar:
a) A estratificação em castas baseava-se no fator econômico que privilegiava os ricos e oprimia os despossuídos.
b) A composição da família romana incluía, além de pais e filhos, uma numerosa clientela, possibilitando sua identificação como família nuclear.
c) O surgimento do Estado na Antigüidade Oriental funcionou como mantenedor da sociedade igualitária então vigente.
d) A classe sacerdotal no Antigo Oriente era relegada a uma posição secundária, já que os monarcas absolutos temiam sua interferência na vida política.
e) A agricultura de irrigação, dependente da construção de obras hidráulicas, esteve associada, no Antigo Oriente, ao regime de servidão coletiva.






Questão 21
(UFPE) A cultura grega antiga utilizou o mito e a razão como forma de abordagem da natureza. A razão suplanta gradativamente o mito e cria uma atitude mental diferente que se manifesta em vários setores da vida daquela sociedade.
Esta questão refere-se a esta nova mentalidade.
a) O aparecimento de várias escolas filosóficas tenta explicar a natureza e descobrir o elemento que garante unicidade ao universo.
b) O desenvolvimento das ciências - principalmente a Astronomia, que deriva para a Astrologia - cria a preocupação de descobrir o destino e o futuro dos homens.
c) Os fundamentos da concepção dialética do mundo dão origem às idéias de movimento e transformação constante.
d) A idéia de unidade política e territorial das cidades gregas, como forma de garantir a vitória contra as freqüentes invasões, concretiza-se.
e) Nas Artes Plásticas, representa-se o homem em sua plenitude de beleza e de vigor.
Questão 22
(UFPE) Aristóteles, ao afirmar que "o privilégio do homem livre não é a liberdade, mas a ociosidade", revelava o sentido do trabalho e o papel do escravo nas Cidades Estados gregas. Quanto ao escravo na Grécia Antiga. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) Era o principal responsável pela produção exportada, permitindo o desenvolvimento do comércio.
b) Trabalhava exclusivamente na agricultura, produzindo alimentos para a sociedade.
c) Era obrigado a pagar as banalidades e os impostos "in natura", para garantir o sustento do seu senhor.
d) Dirigia e orientava trabalhadores na indústria, ocupando lugares de administradores.
e) Possuía direitos civis e políticos, devido à intensa participação na vida econômica.


Questão 23
(FESP) Uma expressão notável da antiga arquitetura grega é o templo de Atena Nike, mas a sua obra conhecida e admirada é o Partenon construído na época de Péricles. Sobre a pintura na Grécia antiga, podemos afirmar que:
a) teve o mesmo destaque da arquitetura;
b) foi essencialmente baseada em temas religiosos;
c) as pinturas feitas em vaso são valiosas como fonte de informação sobre os gregos;
d) foi um manifestação artística praticamente desconhecida;
e) teve destaque apenas nos primeiros tempos da cultura grega.
Questão 24
(UFPE) A expressão "gregos e troianos", que significa hoje coisas diferentes que não se devem unir, tem uma correspondência na história da Grécia.
Assinale a alternativa correta.
a) Homero, um dos mais famosos "aedos" gregos, contou no seu poema "A llíada" a guerra entre a cidade de Tróia e a cidade de Esparta, resgatando um período da história grega confirmado por modernas escravações arqueológicas.
b) A história da Grécia é uma história de lutas entre cidades-estado. A guerra entre Tróia e Esparta está contada na "Odisséia".
c) Ulisses, herói grego, é o autor do rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta.
d) A expressão "gregos e troianos" significa os que habitavam a Polis - a cidade na Grécia.
e) Os gregos representavam os dórios e os troianos os aqueus. A guerra Tróia e Esparta teria destruído a civilização creto-miceniana.


Questão 25
(UNB) Numa visão mais ampla do Mundo Grego, julgue os itens abaixo.
a) O mundo Grego caracterizava-se pela desarticulação lingüística e cultural.
b) As Cidades-Estado da Grécia eram politicamente autônomas.
c) Com uma política imperialista, Atenas conseguiu recursos econômicos para seu desenvolvimento cultural, na época de Péricles.
d) O sistema educativo ateniense visava à formação de soldados fortes e disciplinados para a defesa da Pátria.
e) Em todas as manifestações artísticas e intelectuais dos gregos, nota-se a preocupação em valorizar a figura, a paixão e o pensamento humano.
Questão 26
(UNB) Julgue os itens abaixo, relativos ao Período Helenístico.
a) Felipe II da Macedônia e seu filho Alexandre obtiveram êxito na Grécia, graças à sua política de emancipação dos hilotas, alargando assim o sistema democrático do pólis.
b) Alexandre incorporou princípios e funcionários orientais à sua administração, fundou cidades com instituições gregas, promoveu casamentos interétnicos, visando a um império de caráter universal.
c) Em conseqüência das conquistas de Alexandre, o Oriente Médio helenizado firmou-se como o centro econômico do mundo antigo.
d) Expressão mais sofisticada do padrão cultural do mundo helenístico, em Alexandria os filósofos debatiam as doutrinas do Epicurismo e do Estoicismo.
e) A conquista romana da Macedônia, Grécia e Oriente helenizado levou à guerra entre Roma e Cartago pela hegemonia no Mediterrâneo.

Questão 27
(UNB) As reformas iniciadas por legisladores buscavam solucionar pacificamente os conflitos sociais e políticos que o desenvolvimento econômico havia trazido para Atenas, julgue os itens abaixo.
a) Drácon codificou uma legislação, até então apenas oral, marcada pela severidade e pela transferência da administração da justiça para o Estado.
b) As reformas de Sólon proibiram a escravidão por dívida e instituíram um critério econômico para a participação política.
c) A implantação da democracia em Atenas foi decorrência das reformas realizadas por Clístenes.
d) Entre outros aspectos, a democracia ateniense significava a extensão dos direitos políticos a todos os habitante da cidade e o caráter indireto da participação dos cidadãos no governo.
e) Instituído por Licurgo, o ostracismo consistia na escolha compulsória de um cidadão para dirigir, por dez anos, a Assembléia (Eclésia).

Questão 28
(FUVEST) Ajudaram os espartanos a vencer os atenienses na Guerra do Peloponeso, mas não foram eles que acabaram por conquistar toda a Grécia. Pelo contrário, posteriormente, eles foram também conquistados e integrados a um novo império. Trata-se dos.
a) Egípcios e do Império Romano.
b) Fenícios e do Império Cartaginês.
c) Persas e do Império Helenístico.
d) Siracusanos e do Império Siciliota.
e) Macedônios e do Império Babilônico.



Questão 29
(UNB) Com relação à democracia ateniense, julgue os itens abaixo.
a) O direito de cidadania estendia-se a toda a população livre, inclusive mulheres e estrangeiros.
b) O escravo cujo trabalho era a base da vida econômica da sociedade não tinha qualquer direito civil ou político.
c) O sistema eleitoral, monopolizado pela nobreza territorial, excluía a participação dos setores médios das camadas sociais.
d) O cidadão que fosse considerado perigoso à democracia era banido da sociedade e tinha seus direitos políticos cassados por dez anos.
Questão 30
(UNB) TEXTO
"Desde seu advento que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., [a cidade-Estado] marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos."
J.P. Vernant. As origens do pensamento grego
A respeito do mundo grego antigo, julgue os itens abaixo.
a) O mundo grego antigo tomou as civilizações do antigo Oriente próximo como modelo político, fato observável no tipo de sociedade que começou a se desenvolver, a partir dos séculos VIII e VII a.C., na Hélade.
b) A passagem do tipo de soberania da basiléia para a do arcontado contribuiu para essa "forma nova" de "vida social e de relações entre os homens", que acompanhou a instituição da polis ateniense.
c) Na Atenas arcaica, o papel de um Drácon (consolidação da legislação escrita) e de um Sólon (estabelecimento do ideal da eunomia) foi de resistência aos avanços da acima citada "verdadeira invenção" grega.
d) A tragédia grega pode ser entendida como um campo de forças no centro da cidade-Estado clássica, onde de um lado combateu as potências divinas e místicas (direito de fundo religioso, noção de destino), e de outro um novo ideal de homem (razão deliberativa, direito laico).


Questão 31
(FESP) A cultura do Egito antigo influenciou muitos povos, inclusive os gregos. Foi realização notável dos egípcios:
a) a invenção da escrita cunciforme muito usada nas transações comerciais.
b) o conhecimento sobre as técnicas de mumificação controladas pelos sacerdotes.
c) a invenção da álgebra utilizada para cálculos fundamentais na construção de monumentos.
d) a construção de tempos luxuosos, conhecidos como zigurates, onde faziam cerimônias de oferendas aos deuses.
e) a criação de religião dualista que via, na luta entre o bem e o mal, a base da existência moral dos homens.
Questão 32
(FESP) A cultura clássica não surgiu num vazio histórico. Ela tem suas vinculações com as invenções, pensamentos e ações dos outros povos da Antigüidade. A filosofia grega é um exemplo do que afirmamos anteriormente. Neste sentido, seria correto afirmar que:
a) os gregos e os romanos foram os únicos povos que realmente contribuíram para a construção da cultura ocidental.
b) os romanos conseguiram uma originalidade destacada na maneira de pensar os problemas gerais do ser humano.
c) apenas a arquitetura grega se destaca pela sua originalidade.
d) a mitologia grega é apenas uma síntese das crenças do antigo oriente.
e) a própria filosofia teve, no início, seus principais representantes na Escola Jônica de origem asiática.

Questão 33
(UFPE) Sobre a sociedade oligárquica e militar espartana. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) Em Esparta a propriedade da terra era coletiva e o regime era feudal.
b) A constituição espartana estabelecia que o governo da cidade deveria ser regido por dois reis, um conselho e uma assembléia.
c) Somente os espartanos e os periecos eram considerados cidadãos em Esparta.
d) A sociedade espartana estava constituída por três camadas: os espartanos, os hilotas, e os periecos.
e) Entre as reformas econômicas realizadas em Esparta, destaca-se a que aboliu a propriedade familiar e em seu lugar instituiu a propriedade estatal - a terra cívica - dividida em lotes.


Questão 34
(VUNESP) "A conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma técnica de administração, e todas as criações artísticas..." (Pierre Lévêque. A aventura grega.)
O texto refere-se às invasões.
a) persas.
b) germânicas.
c) macedônicas.
d) dórias.
e) cretenses.


Questão 35
(FMU) Com o objetivo de instaurar a paz social, o legislador ateniense Sólon decretou a lei Seisachtéia que determinava
a) a remuneração dos cidadãos eleitos para cargos públicos
b) a pena de morte para a mioria dos crimes
c) a abolição da escravidão por dívidas
d) a posse coletiva dos campos de cultivo
e) o direito de cidadania aos estrangeiros

Questão 35
(PUC-PR) Considere a estrutura da Cidade-Estado ou Pólis Ateniense, em sua fase democrática, nos séculos V e IV a. C.
Preencha as lacunas que identificam as suas instituições principais:
1 - _______________, assembléia de cidadãos que se reuniam em praça pública, aprovando as leis.
2 - _______________, equivalente ao poder judiciário, cuja pena de morte era a ingestão de cicuta.
3 - _______________, os estrategos, que exer-ciam papel equivalente ao de ministros.
4 - _______________, que preparava os projetos de leis.
5 - _______________, estrangeiros, que eram, como modernamente, excluídos da vida pública.
Assinale a seqüência que preencha corretamente as lacunas:
a) Ápela - Areópago - Dez Generais - Gerúsia - Metecos.
b) Bulé - Areópago - Dez Generais - Gerúsia - Periecos.
c) Eclésia - Heliastas - Dez Generais - Conselho dos Quinhentos - Metecos.
d) Eclésia - Bulé - Conselho de Estado - Conselho dos Quinhentos - Periecos.
e) Ápela - Gerúsia - Dez Tribunos - Tribunato - Ilotas.


Questão 36
(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão associando os expoentes individuais da cultura grega (coluna A) com seus respectivos campos de produção (coluna B).

Coluna A
Coluna B
1. Aristófanes
( ) Poesia
2. Píndaro
( ) Teatro
3. Tucídides
( ) Escultura
4. Miron

5. Protágoras


A numeração correta para a coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 5
b) 2 - 1 - 4
c) 4 - 5 - 3
d) 1 - 5 - 4
e) 3 - 2 - 5
Questão 37
(UFPE) Sobre a primeira e a segunda diáspora (dispersão) grega é incorreto afirmar que:
a) A chegada dos Dórios à Grécia reforçou a expansão da civilização micênica em direção à Ásia.
b) Os Aqueus, Jônios e Eólios realizaram a primeira experiência grega de colonizar outras terras.
c) A expansão territorial grega muito se deve ao conhecimento das técnicas de navegação adquirido dos cretenses.
d) A tomada de Tróia, cidade da Ásia Menor, permitiu o domínio grego no comércio marítimo entre o mar Egeu e o mar Negro.
e) A segunda expansão grega durou mais de dois séculos e levou a civilização creto-micênica à África e à China.


Questão 38
(UFPB) Segundo Marilena Chauí, "a Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas."
(Convite à Filosofia. 4 ed., São Paulo: Ática, 1995, p. 23).
É legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu:
a) A aspiração ao conhecimento verdadeiro, à felicidade e à justiça, indicando que a humanidade não age caoticamente.
b) A preocupação com a continuidade entre a vida e a morte, através da prática de embalsamamento e outros cuidados funerários.
c) A criação da dialética, fundamentada na luta de classes, como forma de explicação sociológica da realidade humana.
d) O nascimento das ciências humanas, implicando em conhecimentos autônomos e compartimentados.
e) A produção de uma concepção de história linear, que tratava dos fins últimos do homem e da realização de um projeto divino.

Questão 39

(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão abaixo sobre a história cultural grega relacionando a coluna da esquerda (autores) com a coluna da direita (obras).

  1. Platão
( )
"Prometeu Acorrentado"
  1. Miron
( )
"Antígona"
  1. Tucídides
( )
"Discóbulo"
  1. Ésquilo
( )
"República"
  1. Sófocles
( )
"História da Guerra do Peloponeso"

A numeração correta na coluna da direita de cima para baixo é
a) 2 - 3 - 1 - 5 - 4
b) 3 - 5 - 1 - 2 - 4
c) 4 - 5 - 2 - 1 - 3
d) 5 - 4 - 2 - 1 - 3
e) 1 - 2 - 4 - 3 - 5
Questão 40
(PUC-PR) Em relação ao pensamento científico e filosófico grego, é correto afirmar:
a) Na Grécia não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência.
b) Heráclito lançou as bases da concepção dialética do mundo ao afirmar que tudo está em movimento e transformação.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Os sofistas percorriam as cidades ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
e) A Escola Pitagórica acreditava que o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.

Questão 41
(PUC-RS) No século VI a.C., Clístenes instituiu o Ostracismo, que resultava do poder de que dispunha a Assembléia Popular, em Atenas, para:
a) convocar homens válidos na defesa da pólis, em caso de guerra.
b) realizar a reforma agrária, conforme a posição social do cidadão.
c) perdoar os criminosos condenados à pena capital.
d) afastar os cidadãos considerados nocivos à ordem pública.
e) permitir que os templos servissem de refúgio aos perseguidos políticos.


Questão 42
(PUC-RS) As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar
a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso.
b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.
c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.
d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.
e) a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.


Questão 43
(UFPB) Leia o trecho abaixo:
"A nossa constituição não tem nada a invejar às leis dos outros: ela é um modelo, e não imita. Chama-se democracia porque funciona para o maior número, e não para uma minoria. Todos participam igualmente nas leis respeitando aos assuntos privados, é apenas o valor que introduz distinções, e as honras vão mais para os méritos do que para a fortuna. Nem a pobreza nem a obscuridade impedem de servir a um cidadão capaz de servir a cidade".
(Discurso de Péricles. In: MOSSÉ, Claude. As Instituições Gregas, Lisboa: Ed 70, 1985, p. 157.)
Apesar da citação apresentar uma visão bastante positiva da democracia ateniense, sabe-se, contudo, que nem todos os setores sociais participavam daquele processo político. Dentre os setores da sociedade da época, apenas tinham uma participação efetiva os(as)
a) escravos estrangeiros que conseguiam a liberdade.
b) mulheres nascidas em Atenas.
c) atletas estrangeiros que venciam os Jogos Olímpicos.
d) pequenos proprietários de terra.
e) estrangeiras casadas com cidadãos atenienses.


Questão 44
(UFRN) Leia o fragmento a seguir. 
 A civilização da Grécia, em especial na sua forma ateniense, fundava-se em ideais de liberdade, otimismo, secularismo, racionalismo, glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito pela dignidade e mérito do indivíduo. A religião era terrena e prática, servindo aos interesses dos homens. A religião era um meio de enobrecimento do homem.
[adaptação] BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Globo, 1986. v.1. p.123.
 O fragmento trata principalmente do(a)
a) hegemonia cultural da Grécia na cultura antiga.
b) politeísmo na religião grega.
c) antropocentrismo na cultura grega.
d) influência dos gregos sobre o Ocidente.

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem