quarta-feira, 18 de maio de 2011

Imperialismo, Primeira Guerra Mundial, Revolucao Russa, Crise de 1929, Nazi-Fascismo e Segunda Guerra Mundial.


IMPERIALISMO
 (UFPR) “No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias européias, a fundação de uma colônia é uma válvula de escape” (Jules Ferry, colonialista francês). Esse trecho de um discurso da Segunda metade do século XIX refere-se ao Imperialismo europeu sobre o qual é correto afirmar, EXCETO:
A) Uma das preocupações fundamentais dos colonizadores era propiciar o desenvolvimento integrado de suas colônias;
B) A expansão imperialista da Europa traduziu-se não só pela conquista de colônias, mas também pelo investimento de capitais em países independentes;
C) A corrida colonial visava à conquista de matérias-primas para as metrópoles;
D) Entre as justificativas européias para as conquistas coloniais, havia também aquelas de ordem religiosa (converter os pagãos) e de ordem cultural (era dever da Europa levar sua civilização para os povos que considerava atrasados);

 O que é Imperialismo?
A) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
B) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Quais necessidades determinaram o Imperialismo?
A) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes.
B) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.

O sucesso de um país na concorrência capitalista por mercados dependia dos seguintes fatores:
A) Posição geográfica, nível cultural e poderio militar.
B) Nível de industrialização, nível cultural e poderio militar.
C) Nível tecnológico, nível cultural e poderio militar.
D) Nível tecnológico, disponibilidade de capital e poderio militar.
A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

A) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional;
B) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados;
C) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas conquistadas;
D) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa;

(FATEC) Ata Geral da Conferência de Berlim, em 26 de fevereiro de 1885:

"Capítulo I: Declaração referente à liberdade de comércio na Bacia do Congo...
       
Artigo 6° - Todas as Potências que exercem direitos de soberania ou uma influência nos referidosterritórios comprometem-se a velar pela conservação dos aborígines e pela melhoria de suas condições morais e materiais de existência e a cooperar na supressão da escravatura e principalmente  do tráfico de negros; elas protegerão e favorecerão, sem distinção de nacionalidade ou de culto, todas as instituições e empresas religiosas, científicas ou de caridade, criadas e organizadas para esses fins ou que tendam a
instruir os indígenas e a lhes fazer compreender e apreciar as vantagens da Civilização."

Pela leitura do texto acima, podemos deduzir que ele:

A) demonstra que os interesses capitalistas voltados para investimentos financeiros eram a tônica do tratado;

B) caracteriza a atração exercida pela abundância de recursos minerais, notadamente na região subsaariana;

C) explicita as intenções de natureza religiosa do imperialismo, através da proteção à ação dos missionários;

D) revela a própria ideologia do colonialismo europeu ao se referir às "vantagens da Civilização";

 (PUCC) A expansão neocolonialista do século XIX foi acelerada, essencialmente:

A) pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais para novos projetos, além da busca de matérias-primas;

B) pelo crescimento incontrolado da população européia, gerando a necessidade de migração para África e
Ásia;

C) pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura européia pelo mundo;

D) pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas do mercantilismo;




 (ACAFE) Com relação à Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) é CORRETO afirmar que:
A) foi causada pelas rivalidades entre as potências imperialistas em busca de mercados e colônias;
B) houve participação efetiva do Brasil, através do envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a França;
C) tornou vitoriosa a Alemanha, que, aliada à Itália e ao Império Austro-Húngaro, formava a Tríplice Aliança;
D) trouxe, como conseqüência a decadência do poder econômico, político e militar dos Estados Unidos;


(USP) A preocupação em isolar a França e obter o maior número possível de aliados caracterizou a política de um chefe de governo europeu no período de 1871 e 1890. Estamos no referindo a:

A) Lloyd George
B) Bismarck
C) Guilherme II
D) Cavour


 (UFRN) Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à):

A) patrocínio da independência da Albânia pela Áustria, privando a Sérvia de uma saída para o mar;
B) anexação da Bósnia e Herzegovina pela Áustria;
C) tentativa da Áustria de anexar a Sérvia;
D) tentativa da Rússia de anexar a Sérvia;


(OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:

A) os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
B) os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
C) os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
D) a Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;

 
(USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:

A) o Kaiser Guilherme
B) Francisco Fernando
C) Lloyd George
D) Nicolau Romanov

 
(PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:

A) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito;
B) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro- Húngaro e Russo;
C) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia;
D) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados;


 (OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 - 1918:

A) Franklin Roosevelt
B) Churchill
C) Wilson
D) Theodore Roosevelt

 
Qual dos fatores abaixo NÃO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?

A) O Tratado de Frankfurt.
B) A crescente procura de mercados e matérias-primas.
C) A política agressiva de Bismarck.
D) A Crise Balcânica.


 Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?

A) A unificação da Alemanha.       
B) A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
C) O início da industrialização da Rússia.
D) A dissolução da "Liga dos Três Imperadores".


Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído?

A) Áustria
B) Rússia
C) França
D) Itália


Qual dos países abaixo NÃO esta alinhado com as chamadas "Potências Centrais" durante a I Grande Guerra?

A) Turquia
B) Bulgária
C) Sérvia
D) Alemanha
A) O não cumprimento do Tratado de Versalhes pela Alemanha.
B) Assassinato do primeiro-ministro francês General De Gaulle.
C) Assassinato do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando.
D) A Revolução Socialista em 1917 na URSS.

 Quais blocos e países participaram da Iª Guerra Mundial?
A) Inglaterra e Estados Unidos contra Alemanha e Áustria.
B) Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos contra Alemanha e Áustria.
C) Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos contra Alemanha.
D) Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos contra Alemanha, Japão e Áustria.
 Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
A) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
B) Porque o Czar Nicolau II morre.
C) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
D) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
Quem substituiu a Rússia na guerra?
A) Japão.
B) França.
C) Itália.
D) Estados Unidos.

Qual é a função da Liga das Nações?
A) Garantir a independência e a integridade territorial dos pequenos e grandes Estados (paz e segurança).
B) Garantir a independência e a integridade territorial dos países vencedores da Primeira Guerra Mundial(paz e segurança).
C) Garantir a independência e a integridade territorial dos grandes Estados (paz e segurança).
D) Garantir o cumprimento do Tratado Versalhes pela Alemanha.

Quais foram as exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?
A) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
B) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do arsenal atômico e proibição de fabricar mísseis.
C) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, proibição de manter as Forças Armadas e de fabricar aviões e submarinos.
D) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões coloniais (África e Ásia), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.

A Primeira Guerra Mundial durou de:
A) 1910-1919.
B) 1914-1918.
C) 1914-1919.
D) 1910-1915.

REVOLUÇÃO RUSSA
 (UFJF - MG) Sobre a Revolução Russa, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A eclosão revolucionária na Rússia dos czares foi favorecida pelo elevado grau de industrialização do país, cuja população, em sua maioria residente nas cidades, revelava uma acentuada presença de trabalhadores industriais;
B) Dentre as condições que aceleraram o processo revolucionário, destaca-se a participação da , Rússia na guerra contra o Japão e na Primeira Guerra Mundial, que acentuou as insatisfações entre os camponeses, requisitados em massa para o serviço militar, e operários, sujeitos a dificuldades crescentes de abastecimento;
C) A revolução de fevereiro de 1917 levou à derrubada do czarismo e à instalação de um governo provisório que reuniu representantes da burguesia liberal e socialistas moderados;
D) A oposição ao governo provisório foi conduzida pêlos bolcheviques, que condenavam a continuidade da participação russa na guerra, após a derrubada do czarismo, e preconizavam a transferência completa do poder para os conselhos de operários, soldados e camponeses: os sovietes;


CRISE DE 1929
 (Puccamp - SP) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
A) da queda da exportação, desemprego e aumento do consumo interno;
B) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente;
C) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas;
D) do fechamento temporário dos bancos e da requisição de estoques de ouro para sanear as finanças;


"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:

A) John Kennedy
B) George Washington
C) Woodrow Wilson
D) Fraklin Roosevelt




 (UFPR - 1994) O período de entre guerras (1919-1939) foi caracterizado pelo aparecimento de regimes autoritários na Europa. A esse respeito, analise o que e verdadeiro ou falso , depois marque a alternativa correta:
(   ) Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao regime comunista.
(   ) No período em questão, acentuaram-se as dificuldades dos regimes democráticos e acentuou-se o fracionamento político, o que dificultava o estabelecimento de maiorias parlamentares que pudessem garantir a continuidade administrativa.
(   ) A incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão das regimes autoritários.
(  ) A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa.
A) VVVV
B) FFVV
C) VFVV
D) VVFF

(FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:

A) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;

B) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;

C) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;

D) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;


(UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:

A) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;

B) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;

C) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;

D) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;


(FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:

A) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
B) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
C) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
D) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.


(FUVEST) "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:

A) fascista
B) liberal
C) socialista
D) comunista
 

(UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:

A) democrático com tendências capitalistas;
B) democrático com tendências socialistas;
C) populista de esquerda;   
D) totalitário de direita;



(FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:

A) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;

B) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de
Israel;

C) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição  de presidentes socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia;

D) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;


(FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:

A) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
B) através de uma  ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
D) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;



1. "Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado." (Mussolini)

 2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeirolugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas."  (Mussolini)

 3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões." (Hitler)

 4. "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior." (Hitler)

Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:

A) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
B) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
C) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
D) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.



Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
 
A) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
B) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
C) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
D) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;

 
 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

(FEI) Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:
A) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.
B) Os efeitos da crise de 29 na economia européia.
C) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.
d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.


(UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

A) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia;

B) a tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;

C) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada,
declarando guerra ao Terceiro Reich;

D) a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha;



(FUVEST) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."  (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941)

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Entre esses problemas, identificamos:

A) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
B) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
C) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;   
D) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;

(UFPE) Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. Blitzkrieg                             (      ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze                            (      ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança                 (      ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo               (      ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki                             (      ) Japão, Itália e Alemanha.

A) 2, 3, 5, 4 e 1
B) 1, 2, 5, 4 e 3
C) 1, 5, 2, 4 e 3
D) 1, 5, 2, 3 e 4



(UFPE) Em 24 de outubro de 1985, chefes de Estado, reunidos em Nova Yorque, comemoraram o 50° aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa essa organização?
 A) Uma associação dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
B) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
C) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
D) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.


(UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

A) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
B) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
C) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
D) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;



(UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

A) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
B) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e  Nagasaki;
C) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
D) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;

Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):

A) invasão da França por tropas italianas;
B) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
C) afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
D) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;

Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:

A) A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas.
B) A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica.
C) A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã.
D) A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazista.
 Como começou a Iª Guerra Mundial?

ROMA ANTIGA

ROMA ANTIGA
 O último século da República Romana foi marcado pela:
A) pobreza.
B) estagnação econômica da Itália.
C) euforia econômica, com prosperidade.
D) ausência de mão-de-obra servil.

Estudando as classes inferiores de Roma, concluímos que NÃO houve:
A) guerras servis em Roma.
B) concorrência da mão-de-obra servil com a mão-de-obra dos homens livres.
C) tentativa de reforma agrária em Roma.
D) diminuição do proletariado, que se aglomerava em Roma.


A economia romana, na Época Imperial, se caracterizou pelo (a) (s):
A) grandes progressos técnicos na agricultura.
B) concentração de toda produção industrial em Roma.
C) desenvolvimento de uma revolução industrial.
(D) ameaças de fome nas regiões orientais do Império.

 Analise as afirmativas abaixo sobre as baixas classes sociais romanas:
I- A riqueza de alguns não provinha do trabalho de inúmeros deserdados.
II- Os trabalhadores rurais levavam uma vida feliz em todas as regiões.
III- As idéias de filantropia estiveram presentes em Roma.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente uma está correta.
B) somente a I e a II estão corretas.
C) somente a II e a III estão corretas.
 D) todas estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre Tito Lívio, que foi um grande nome da história de Roma na
Antigüidade:
I- A sua “História de Roma” possuiu mais de 140 livros.
II- Ensinamentos de uma sadia moral são encontrados na obra de Tito Lívio.
III- É perfeita a afinação metodológica entre Tito Lívio e Tucidides.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente uma está correta.
B) somente a I e a II estão corretas.
C) somente a II e a III estão corretas.
D) todas estão incorretas.

Roma deve sua própria existência e organização primitiva aos:
A) etruscos.
B) cartagineses.
C) umbros.
D) sardos.

Examinando o processo de expansão romana, constata-se que:
A) Roma e Felipe da Macedônia levaram o mesmo tempo para conquistar a Grécia Balcânia.
B) a derrota do exército macedônico, em 197 A.C., levou Roma a estabelecer, de imediato, uma cidade na Macedônia.
C) a conquista do Egito foi extremamente rápida, tendo o processo ocorrido por volta do ano 30 A.C.
D) as Guerras Púnicas compensaram Roma, de imediato, com aquisições territoriais.

Dentre os magistrados romanos, os que supervisionavam o policiamento, a conservação das ruas e dos edifícios públicos, os abastecimentos dos mercados e a organização dos jogos por ocasião das festas religiosas eram os:
A) tribunos.
B) edis.
C) consules.
D) ditador.

Na luta do Segundo Triunvirato, caso tivesse ocorrido uma vitória de Antônio, a grande conseqüência histórica seria:
A) anulação das influências helenísticas em todo o império.
B) igualdade de forças entre o Ocidente e o Oriente.
C) fortalecimento de Roma como capital do Império.
D) Alexandria se converter na verdadeira capital imperial.

Sobre a vida castrense romana, analise as afirmativas abaixo:
I – O soldado romano era um profissional.
II – As condecorações sensibilizavam os soldados romanos.
III – O soldo era estável e a intendência precária.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
B) As três afirmativas são verdadeiras.
C) As três afirmativas são falsas.
D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.

Sobre a administração financeira do Império, analise as afirmativas abaixo:
I – O principal imposto direto era o fundiário.
II – A malversação tributária nunca existiu.
III – Heranças não sofriam tributação em Roma.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
(B) As três afirmativas são verdadeiras.
(C) As três afirmativas são falsas.
(D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.
(E) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Examinando o declínio do mundo romano, analise as afirmativas abaixo:
I – No fim do século IV, o exército romano era composto, na sua totalidade, de mercenários estrangeiros.
II – As cidades e o comércio entraram em declínio no fim do século IV por escassez do ouro.
III - A construção de muralhas no século III levaram os citadinos no século IV a preferirem a vida nas cidades.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
(B) As três afirmativas são verdadeiras.
(C) As três afirmativas são falsas.
(D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.
(E) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Sobre o direito romano, na Roma Antiga, analise as afirmativas abaixo:
I - Em determinado momento, o “Pater Famílias” possuía o direito de vida ou de morte.
II - Já existiam processos privados e processos públicos.
III - Havia restrições ao exercício do direito de propriedade em relação aos bens privados.
IV - O direito civil foi modificado pelo direito honorário.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.
Sobre a sociedade romana na Antigüidade, analise as afirmativas abaixo:
I - No campo, encontramos a existência de um proletariado rural.
II - A situação de ser escravo em Roma foi mantida por todos os escravizados, durante toda a vida.
III - Aos escravos destinavam-se apenas os papéis sociais de artífices e servos da gleba.
IV - Os militares romanos não possuíam status social durante a República e o Império.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.
Sobre os historiadores romanos antigos, analise as afirmativas abaixo:
I - Na técnica de se escrever História em Roma, pode-se distinguir influências gregas e helenísticas.
II - Houve historiadores em Roma que fizeram a História ao mesmo tempo que a escreveram.
III - Houve, na Antigüidade Romana, historiador com a preocupação em estudar fatos econômicos, sociais, religiosos e
psicológicos.
IV - A história de Tito Lívio reúne, também, lições de civismo, nela há, sobre tudo, a pátria.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

Sobre a formação histórica do Senado Romano, analise as afirmativas abaixo:
I - Durante toda a História Antiga de Roma só os patrícios compuseram o Senado.
II - Os patres e os conscripti compuseram o Senado em Roma.
III - Os conscripti foram ricos patrícios que se transformaram em senadores.
IV - No período republicano romano, o senado representava o poder aristocrático.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

Sobre o exército romano, analise as afirmativas abaixo:
I - A principal recompensa para o soldado desmobilizado era um lote de terra conquistado ao inimigo.
II - Com a época dos Gracos, houve a elitização do exército.
III - Os proletarii de Roma preferiam o perigo da guerra.
IV - A severa disciplina militar romana fez com que esta civilização não conhecesse motins e revoltas.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

(FUVEST) Nápoles, Paestum, Síbaris, Tarento, Siracusa e Agrigento eram:
a) Colônias troianas, a leste da Península Grega, constituindo a Grécia da Ásia.
b) Colônias fenícias no norte da África, que constituíam a Grande Cartago.
c) Colônias romanas, estabelecidas ao longo da Penísula Itálica, formando a Etrúria Latina.
d) Colônias gregas, fundadas a oeste da Penísula Grega, constituindo a Magna Grécia.
e) colônias persas, no Mediterrâneo Ocidental, formando a Grande macedônia.



(UFES) Na Administração de Roma Antiga, o pretor era o encarregado de:
a) Chefiar os exércitos nas campanhas militares.
b) Promover o censo qüinqüenal.
c) Fiscalizar a execução orçamentária
d) Ministrar justiças.
e) Zelar pelo abastecimento.


(SANTA CASA-SP) As guerras de Roma contra Cartago, no período entre 264 e 146 A.C., tiveram amplas repercussões, entre as quais se pode destacar:
a) A perda das terras situadas no Mediterrâneo Oriental, que conquistara à Grécia e ao Egito.
b) O Desenvolvimento de uma política imperialista que levaria à conquista da bacia do Mediterrâneo.
c) A diminuição da escravidão, em virtude das derrotas militares, que o significou a perda de seu sustentáculo econômico.
d) O abandono dos centros urbanos por grande parte de sua aterrorizada população.
e) A decadência da classe dos cavaleiros, com a parte de suas riquezas e porder político.


(MACKENZIE) A concentração de terras em mãos de latifundiários, a ruína dos pequenos êxodo rural no final da República provocaram em Roma:
a) O fim das ditaduras militares e a formação de um governo de bases populares.
b) O aparecimento de leis escritas que defendessem os direitos dos plebeus.
c) A fixação de colonos na bacia oriental do Mediterrâneo.
d) Uma luta de classes, prenúncio das guerras civis que forçaram o estabelecimento do Império.
e) A bem-sucedida reforma agrária dos tribunos da plebe: Tibério e Caio Graco.


(MACKENZIE) A política do pão e circo, as tentativas de reformas dos Gracos e as ditaduras militares são fatos que demonstram, claramente, a crise institucional da República Romana, cuja análise nos permite concluir:
a) Pela incapacidade dos romanos em democratizar suas instituições e sempre optar por soluções que marginalizassem a plebe.
b) Pelo equilíbrio nas soluções políticas, que caracteriza a fase de crise institucional da República.
c) Pela Harmonia com que os novos grupos sociais emergentes eram assimilados pelo poder de Roma.
d) Pelo espírito reformista da aristocracia patrícia no poder.
e) Pela ausência de luta de classes e equilíbrio na distribuição de rendas e propriedades nas sociedades romanas.



(SANTA CASA-SP) As conquistas romanas, com a formação do Império, tiveram profundas repercussões, pois Roma:
a) Vê desaparecer a classe dos eqüestres, atenuadora dos conflitos sociais, que com sua ausência eclodem com grande violência.
b) Atravessou uma fase de austeridade de costumes, a fim de compensar as elevadas despesas bélicas.
c) Perdeu parte considerável da população urbana que emigrou para o campo à procura de melhores níveis de vida.
d) Teve afetada a sua mão-de-obra servil, na sua maioria, durante as lutas armadas.
e) Passou a sofrer a influência de idéias e costumes semi-orientais, em virtude de sua penetração no Oriente Médio.


(UNESP) "Os animais selvagens espalhados pela Itália têm, cada um, seu buraco, seu antro, seu covil; e aqueles que combatem e morrem pela Itália só têm o ar e luz: nada mais. Sem casa , sem moradia fixa, perambula com suas mulheres e filhos. Os generais mentem quando, nas batalhas, contratam os soldados para combater os inimigos pela defesa dos túmulos e dos templos: dentre tantos romanos, não há um só que possua altar paterno, um túmulo de antepassados. Fazem a guerra e morrem unicamente pelo luxo e a opulência de outrem: nós os chamados de senhores do mundo, mas eles não possuem sequer um torrão de terra". Este texto de Plutarco (Vida de Tibério Graco) refere-se à:
a) Organização dos exércitos romanos.
b) Religiosidade do povo romano.
c) Preocupação do Estado romano para com seu povo.
d) Pobreza e miséria do povo romano que ajudou na conquista do grande império.
e) Grande riqueza acumulada por Roma nas suas guerras de conquistas.



(UFPA) Assinale a alternativa correta:
a) Implantada a República romana na Antigüidade, ficou fortalecido o poder dos reis na política de Roma.
b) A expansão territorial de Roma Antiga, durante a fase republicana, fortaleceu sobremaneira a classe dos cavaleiros.
c) Concretizada a expansão territorial de Roma durante o período republicano, a agricultura romana havia atingido expressivo crescimento no mundo antigo.
d) Implantado o regime republicano em Roma Antiga, o poder do cônsules foi substituído pelo poder dos ditadores.
e) Na Organização política da Roma republicana, na Antigüidade, era atribuição da Consilia Pleblis promover a escolha dos cônsules romanos.


(PUC-CAMP) A revolta de Espártaco (73 A.C.) no final da República, em Roma , decorreu, entre outros fatores:
a) Da grave crise social, em que destacava o aumento sensível do número de escravos submetidos a duras condições.
b) Da falta de cumprimento da Lei de Tibério Graco, que limitava a extensão das propriedades rurais a 125 hectares.
c) Da condenação pelo Senado do líder popular Caio Graco, em face de seu envolvimento com os desprotegidos.
d) Do surgimento de ditaduras militares, com Mário e Sila, que aboliram os direitos constitucionais da peble.
e) Do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia, chefiados por Bruto e Cássio.



(FGV) A Paz Romana no século II representou:
a) A consolidação territorial do Império e a prosperidade das províncias.
b) Um sinal de fraqueza frente aos bárbaros e a decadência econômica.
c) A vitória pessoal de Augusto frente ao Senado militarista.
d) O deslocamento do eixo político do Império, de Roma para a Gália.
e) O primeiro grande sucesso do Cristianismo e seu pacifismo.




(FUVEST) Roma expandiu-se consideravelmente pelo Mediterrâneo no período republicano. No século II A.C. foram conseqüências dessa expansão:
a) O aparecimento da classe média de proprietários rurais e o desaparecimento dos latifúndios.
b) O aumento da população rural na Itália e a diminuição da população urbana.
c) O sensível afluxo de riquezas e o crescimento do número de escravos.
d) A formação de grande número de pequenas propriedades e o fortalecimento do sistema assalariado.
e) A proscrição das manifestações culturais estrangeiras e a difusão do cristianismo.



(UFBA) A partir do século III da Era Cristã, o mundo romano submerge lentamente numa grave crise estrutural, cuja feição econômica pode ser reconhecida com o aparecimento:
a) Da Escravidão.
b) Das Corporações.
c) Do Imperialismo.
d) Da Ruralização da produção.
e) Da Concentração urbana.



(CESCEM-SP) Diocleciano (284-305) e Constatino (312-337) destacaram-se na história do Império Romano por terem:
a) Conquistado e promovido a romanização da Lusitânia, incorporando-a ao Império.
b) Introduzindo costumes religiosos e políticos dos etruscos na cultura de Roma.
c) Concedido à plebe defensores especiais - os tribunos da plebe defensores especiais - que protegiam seus direitos.
d) Consolidado o direito romano na chamada Lex Duo decima Tabularum.
e) Estabelecido medidas visando a deter a crise que enfraquecia o Império.



(UFES) A importância do Edito de Milão, reside no fato de:
a) Ter Cristianizado o Império Romano, por decisão do Imperador Constantino.
b) Ter Restaurado o antigo culto no Império Romano.
c) Possibilitar uma reação mais consistente ao movimento iconoclasta.
d) Consolidar o cesaropapismo.
e) Ter se constituído do ponto alto da reação católica ao movimento reformista.


(UFAL) Os deuses de Roma correspondiam aos deuses olímpicos gregos, como mostra a associação entre Júpiter e:
a) Ares.
b) Posêidon.
c) Hermes.
d) Zeus.
e) Apolo.

 (UFPE) Embora tolerantes com as religiões, os romanos impuseram restrições ao Cristianismo, porque seus seguidores:
a) insistiam em que só eles possuíam a verdade e as outras religiões, inclusive as do Estado, eram falsas;
b) recusavam-se a cumprir os rituais ligados à figura do Imperador, numa evidente desobediência política;
c) no Império Romano, conviviam facilmente com as mais distintas religiões e com as diversas manifestações do pensamento;
d) pregavam que a conversão livraria as massas miseráveis do jugo dos grandes senhores;
e) aceitavam as leis romanas, pois as mesmas não conflitavam com sua fé.


(UNICAP) Para explicar a decadência do mundo clássico, é necessário verificar alguns elementos de transição que a caracterizam. Entre esses elementos, encontram-se: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) o declínio do comércio foi gerando unidades de produção cada vez mais auto suficientes: as vilas;
b) novas relações sociais substituíram antigas: o colonato, em lugar do escravismo;
c) a diminuição da população e a decadência da vida urbana tornaram evidente a evolução para uma sociedade mais ativa;
d) o trabalho escravista deixou de render lucros para os proprietários, levando-os a transformar os escravos em sócios;
e) os grandes proprietários, para atraírem aos seus domínios camponeses livres, ofereceram-lhes proteção, em troca de pequenas propriedades.


(UFPE) P. Anderson afirma que "o mundo greco-romano deverá sempre ser entendido a partir da grande importância das cidades. O esplendor da antiga pólis grega e da posterior República Romana (...) representaram um modelo de organização e cultura urbanas, que nunca será igualada". Esse esplendor urbano. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) provinha sobretudo do rendimento do trigo, do azeite e do vinho, obtidos em propriedades localizadas fora dos centros urbanos.
b) era possível porque artesãos livres formavam a maioria da mão-de-obra na indústria mineira e em outras, que exigiam mais força que habilidade.
c) teve apoio na guerra, que não foi apenas um empreendimento político, mas teve também caráter comercial.
d) foi resultante do desenvolvimento artístico-cultural greco-romano.
e) também se manifestava pelas manufaturas de têxteis, pela olaria, pela fabricação do vidro e pelas edificações então existentes.


(FESP) A vida cultural romana da época do imperador Augusto foi marcada pelas influências do estoicismo e o epicurismo na filosofia. O estoicismo mais do que o epicurismo representava muito do momento cultural que vivia a sociedade romana, na busca de retomar certas tradições que consagravam o aprimoramento moral dos indivíduos. Sobre as considerações feitas acima, podemos afirmar que:
a) elas não fazem o destaque merecido ao neoplatonismo tão aceito na época;
b) elas estão corretas;
c) elas estão incorretas, pois o estoicismo apenas destacou-se no século de ouro da Grécia;
d) elas estão parcialmente corretas, pois não mencionam a grande penetração que tiveram os ensinamentos dos sofistas;
e) elas cometeram um grave erro histórico, pois estoicismo e epicurismo em nada contribuíram para a maneira dos romanos compreenderem o mundo.




 (FESP) Assinale a alternativa correta:
a) O clero regular surgiu no século III, tomando forma definitiva quando São Basílio organizou a regra para os cenobitas;
b) A crise do Império Romano do Ocidente criou problemas insuperáveis para a Igreja Católica que se distanciou do poder temporal;
c) Foi no período de Gregório VII que a Igreja proíbiu o casamento dos padres, mas permitiu a intervenção direta do poder temporal na escolha dos bispos;
d) As relações da Igreja com o Império Germânico foram marcadas pela harmonia de interesse e autonomia política;
e) Com a aceitação do cristianismo como religião oficial, houve um retorno às práticas religiosas primitivas que lembravam cultos da Roma antiga.

 (UFPE) A cristianização do Império Romano é decorrente de que fato?
a) Tendência dos romanos às fantasias da imaginação mística.
b) Processo de expansão romana na direção do Oriente Próximo.
c) Deificação do Imperador Augusto.
d) Cultos secretos: os mistérios Elêusis e o Orfismo.
e) Práticas religiosas pagãs da família patriarcal romana.



(UFPE) As origens do sistema feudal remontam às sociedades romana e germânica. Entre os fatores que possibilitaram a formação desse sistema, encontra(m)-se:
1 - O Benefício, o Colonato, o Patronato e a Villa de origem romana.
2 - O Benefício, o Cisma do Oriente e o Islamismo em expansão.
3 - O Comitatus e a noção de realeza dos germânicos.
4 - Os efeitos das várias invasões de povos africanos na Europa Ocidental.
5 - O esvaziamento da autoridade real, favorecendo o poder de condes e de duques.
Estão corretos apenas os itens:
a) 3, 4 e 5;
b) 1, 3 e 5;
c) 2, 4 e 4;
d) 1, 2 e 3;
e) 2, 3 e 4;



(UFPE) A expansão militar no período do Império Romano transformou a paisagem de Roma, tornando-a o maior centro urbano da Antigüidade. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas:
a) o comércio de rua era feito de forma incessante e refletia a desorganização da economia;
b) a resistência às mudanças dos hábitos da sociedade estão presentes nos jogos, lazeres e teatros romanos desse período;
c) a pintura e a escultura romanas foram artes utilizadas tanto na decoração, quanto nas homenagens aos heróis do império;
d) os romanos, dedicados à observação e à especulação, legaram à ciência do mundo ocidental muitas descobertas e inventos, superado os gregos e os povos orientais;
e) o desenvolvimento urbanístico, em Roma, não privilegiou a construção de estradas que facilitassem o desenvolvimento de outras cidades romanas.



(UFPE) Os latinos manifestaram pouco interesse pela matemática pura, mas dedicaram-se ao estudo da natureza; este sentido concreto da Civilização Romana se manifesta e se destaca em algumas áreas do saber.
Assinale a alternativa correta.
a) O direito, a política e a economia, nessa Civilização, são expressões que refletem as relações históricas entre romanos e bárbaros.
b) A política, a religião e a arquitetura foram a base do imperialismo romano.
c) A medicina, a matemática e o direito receberam influências orientais a partir de Bizâncio.
d) A estratégia militar, a economia e a religião foram "ciências" e "artes" cultivadas em Roma dos Césares.
e) Somente a política romana com suas assembléias (comícios) e as Cúrias, Centúrias e Tribos, demonstrou um elevado grau de organização social.



(FESP) A forma como as atividades econômicas se desenvolveram nas civilizações antigas determinou a fisionomia de cada uma delas. Assim, podemos afirmar que:
1. Na Grécia, o desenvolvimento das manufaturas têxteis e da olaria se devem ao caráter urbano de sua civilização.
2. Em Roma, a utilização do trabalho escravo foi menor do que a do homem livre, garantindo uma participação maior dos trabalhadores na sociedade.
3. No Egito, apesar do peso da agricultura na economia, o artesanato e o comércio ocuparam um papel importante, dando uma feição urbana a várias regiões.
4. Na Fenícia, o comércio ocupou um lugar secundário em relação à agricultura, predominando o campo sobre a cidade.
5. Na Assíria, a economia voltada para a guerra provocou uma retração no comércio, impedindo a formação de rotas que ampliassem seu contato com outros povos.
Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 2 e 3
c) 3 e 5
d) 1 e 3
e) 2 e 5



(UNB) Quando se fala em Antigüidade Greco-Romana tem-se como certo que, julgue os itens abaixo.
a) A sociedade, rigidamente separada em cidadãos e não-cidadãos, conferia aos primeiros o direito à ação política e às atividades intelectuais.
b) Antropocentrismo, racionalismo e individualismo foram características marcantes da cultura helênica.
c) Num primeiro momento, o pensamento filosófico grego foi elaborado em torno da preocupação em explicar a origem física do universo.
d) Com os Sofistas ("o homem é a medida de todas as coisas"), a filosofia ganha contornos pragmáticos, voltando-se sobretudo para a educação política dos cidadão.
e) Esparta foi o maior centro cultural da Antigüidade.


(UNB) Sobre a formação e a crise da economia escravista na Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
a) A desagregação da ordem gentílica provocou o aparecimento dos primeiros escravos, que trabalhavam ao lado dos homens livres, auxiliando-os nas tarefas produtivas.
b) O surgimento da propriedade coletiva dos meios de produção e o Estado de classe de Esparta tinham como finalidade dominar os escravos e as classes populares, mantendo-os submissos.
c) O desenvolvimento econômico de Atenas causou um conflito social e político, obrigando os aristocratas a adotarem uma Legislação que proibia a escravidão dos prisioneiros de guerra.
d) Os escravos e as mulheres de todas as classes sociais eram considerados cidadãos da pólis, mas ocupavam uma posição de inferioridade na sociedade grega.
e) Com o desenvolvimento da agricultura de subsistência a partir do século III e o arrendamento de parcelas de terras a agricultores livres, o trabalho escravo entrou em decadência no mundo romano.



(UNB) A República foi um dos mais significativos períodos da história romana, marcado por: julgue os itens abaixo.
a) Intensas lutas sociais envolvendo patrícios e plebeus.
b) Tendência ao expansionismo de Roma, cuja primeira etapa foi a conquista da Itália.
c) Forte presença do Senado que, entre outras funções administrava as províncias, supervisionava as finanças públicas e conduzia a política externa.
d) Vitória sobre Cartago (Guerras Púnicas), que abriu as portas do Mediterrâneo à dominação romana.
e) Equiparação da elite patrícia com a classe plebéia em termos de poder político e de força econômica, como decorrência das suas conquistas.



(UNB) A respeito da Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
a) Ao contrário de Atenas e de outras pólis gregas, Esparta manteve-se sempre oligárquica, não evoluindo para a democracia.
b) Politicamente, Esparta organizava-se sob uma diarquia, ou seja, uma monarquia composta por dois reis, que tinham funções religiosas e guerreiras.
c) A religião grega era fortemente marcada por dogmas: os fiéis tinham de praticar o culto segundo um rígido ritual.
d) Nos primeiros tempos da república, os romanos levaram uma vida simples: trabalhavam no campo todos os dias e alimentavam-se de legumes, vinho, azeite, pão e queijo.
e) Em Roma, as mulheres só podiam ser julgadas pelos tribunais públicos, de acordo com o código do Direito Privado.


 (PUC-CAMP) Considere os fatores abaixo.
I. Declínio da capacidade de conquista, o que comprometia o abastecimento de escravos para o Império.
II. Fracasso da reforma agrária que limitou o uso da terra pelos comandante militares.
III. Oposição dos cristãos à escravidão.
IV. Aumento dos latifúndios na Península Itálica.
V. Concorrência comercial das províncias conquistadas.
A partir do século III inicia-se uma crise econômica, social e política no Império Romano. Os fatores responsáveis por essa crise foram APENAS.
a) I, II, V
b) I, III, IV
c) I, IV, V
d) II, III, IV
e) II, III, V



(UNB) Sobre a antiga civilização latina, julgue os itens abaixo.
a) A luta patrícios e plebeus não constitui apenas o motor histórico da instauração da República, mas foi também fundamental para o estabelecimento do primeiro código escrito romano - a Lei das XII tábuas -, verdadeiro instrumento de combate contra a arbitrariedade dos pontífices patrícios.
b) Quando de sua expansão pelo Mediterrâneo oriental, principalmente durante o século II a.C., Roma fortaleceu o chamado regime senatorial, pois poucas foram as repercussões na capital republicana, seja no plano propriamente político, seja no plano econômico e cultural.
c) O mundo romano assistiu, durante o período do alto Império, a um retrocesso considerável na vida urbana das províncias, o que acarretou uma espécie de renascimento rural em todo o Mediterrâneo.
d) Após ser legalizado pelo imperador Constatino, o cristianismo gerou importantes avanços, principalmente entre os setores urbanos, enquanto o paganismo ainda resistia entre as populações rurais.




(FESP) Leia atentamente, as afirmativas abaixo.
1. Os romanos conseguiram rapidamente dominar os povos da Penísula Itálica, entre eles, os etruscos e os troianos.
2. O século I ficou conhecido como o século de ouro da civilização romana.
3. Júlio César governou com apoio total do senado, anulando a oposição.
4. A vitória de Roma sobre Cartago consolidou o seu domínio sobre a parte ocidental do Mediterrâneo.
5. Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, tiveram preocupações marcantes com as questões sociais romanas.
Assinale a opção correta.
a) 1, 2 e 5
b) 3, 4 e 5
c) 2, 4 e 5
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2 e 3



(UNICAP) Tomando por base a civilização romana, podemos analisar as crises das sociedades clássicas em seus fatores estruturais. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) A causa da crise iniciada no século III, em Roma, foi a diminuição da produção em massa.
b) No século III, os latifúndios começaram a ser divididos em pequenas propriedades para a produção em massa.
c) O arrendamento de terras foi a saída encontrada para a crise latifundiária de Roma.
d) A unidade territorial, o latifúndio, foi-se transformado em unidades auto-suficientes e o centro produtor passou a ser a vila.
e) O processo de ruralização econômica e a descentralização político-administrativa preparou o surgimento do sistema feudal.



(UFPE) Sobre a cidadania e os direitos da República romana pode-se afirmar. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) Ser cidadão romano exigia coragem, lealdade, respeito aos deuses e culto à glória.
b) A vida do cidadão romano era regulada por duas leis: a lei pública e a lei privada. Do direito público faziam parte do Direito Civil (jus civile) e o Direito Estrangeiro (jus gentium) em oposição ao Direito Privado, que regulamentava as relações entre as famílias.
c) O Estado todo poderoso, exercia um grande poder sobre a família, destruindo o pátrio-poder, herança dos gregos.
d) Os cidadãos romanos dividiam-se em cinco classes, conforme sua riqueza, as classes eram subdivididas em centúrias, as quais se constituíam de patrícios e plebeus, separadamente.
e) A partir das lutas empreendidas pelos plebeus para o fortalecimento da cidadania, as leis votadas na Assembléia da Plebe passaram a ter validade em todo o estado. Era a decisão da plebe ou Plebiscito.



(PUC-PR) Em relação ao Direito Romano, é incorreto afirmar:
a) A Lei das Doze Tábuas, surgida no século V a. C., conservava muito do caráter mágico-religioso que orientava as sociedades antigas e é uma das principais fontes do Direito Romano.
b) Os estrangeiros e os escravos tinham acesso aos tribunais romanos da mesma forma que os patrícios.
c) Em Roma, havia nítida distinção entre o Direito Público, que regulava as relações entre o cidadão e o Estado, e o Direito Privado, que tratava das relações dos cidadãos entre si.
d) A diversidade étnica e cultural do Império, as relações comerciais entre Roma e as Províncias e a concessão da cidadania romana a todos os habitantes do Império fizeram aos poucos com que o Direito se universalizasse e perdesse muito do seu excessivo formalismo.
e) O Direito Natural foi uma filosofia reforçada pelo Cristianismo, que afirmava que todos os homens nasciam livres.




(PUC-PR) "... Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém... disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo... E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse. Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."
Mateus, 22, v. 16 a 21.
Afirma-se:      
I - A efígie da citada moeda era de Diocleciano, imperador romano de grande crueldade para com os cristãos.
II - Ocorria o domínio de Roma sobre a Palestina, pequena região sujeita ao Império Romano.
III - Jesus fazia nítida separação entre poder temporal e poder espiritual.
IV - Fiel ao seu tempo, Jesus tratava os homens segundo suas respectivas classes sociais.
É verdadeira ou são:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) apenas IV.
e) apenas II e III.





(PUC-PR) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta.
COLUNA I
(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.
COLUNA II  
(4 ) Civilização Hebraica
(5 ) Civilização Feudal
(3 ) Civilização Árabe
( ) Civilização Egípcia
(1 ) Civilização Romana
( ) Civilização Grega
(2 ) Civilização Fenícia
a) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
b) 5 - 4 - 1 - 3 - 2.
c) 4 - 5 - 2 - 1 - 3.
d) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.
e) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.


 (UFPE) passado, mais ou menos longínquo, mistura-se ao tempo presente. Podemos reconhecer, na atual civilização ocidental, muitos elementos das civilizações antigas.
Assinale nos itens abaixo o que NÃO corresponde a esse enunciado:
a) O culto do sol dos egípcios favoreceu o estudo dos corpos celestes. O calendário egípcio dividia o ano em doze meses e trinta dias, aos quais juntaram-se cinco dias feriados, totalizando o ano em 365 dias.
b) O alfabeto fenício foi uma importante simplificação da escrita. De origem cuneiforme e hieróglifa, difundiu-se por todo o Mediterrâneo, como um elemento facilitador do comércio. Constituía-se de 22 letras consonontais e influenciou o alfabeto grego do qual deriva o latino.
c) Da cultura hebraica o legado mais importante para a civilização ocidental é o judaísmo, cujos traços mais característicos - o monoteísmo e o salvacionismo - estão presentes em várias religiões, inclusive as cristãs.
d) Do ponto de vista da organização política, os gregos desenvolveram a concepção de cidades - estado. A organização política da polis grega, no que diz respeito às eleições dos seus dirigentes, é reconhecida em várias cidades importantes do mundo ocidental contemporâneo.
e) O domínio do mundo pelos romanos propiciou-lhes uma concepção de império: conquista de novos territórios e obtenção de mão-de-obra escrava. Do século XV ao XIX as nações do Atlântico europeu - Portugal, Espanha, Inglaterra e França - realizaram seus projetos dentro de uma concepção imperial semelhante.





(UFPE) Analise as proposições abaixo:
1) Com a desintegração do Império Romano do Ocidente, surgiram, a partir do século V, os reinos romano-germânicos, que desconheciam a noção de Estado.
2) Fruto da aliança burguesia – realeza, surgiram, no século XII, as monarquias feudais na Inglaterra e na França.
3) As monarquias ibéricas do início da Idade Moderna surgem a partir da luta entre a nobreza cristã e os muçulmanos.
4) A formação do Império Romano do Ocidente fortaleceu-se com as migrações dos povos germânicos.
5) Durante os séculos IX e X, os imperadores bizantinos conquistaram as ilhas de Chipre, Creta e Sicilia, reforçando o império Romano do Ocidente.
Estão corretas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 2 e 5
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 4
e) 3, 4 e 5


(UFCE) O texto abaixo faz referências à História de Roma durante a República e o Império:
"O período mais igualitário (em princípio) foi o último século da República em que, por exemplo, os deveres dos libertos foram muito reduzidos. Mas com a instauração do Império produziu-se uma forte reação que pouco a pouco se foi acentuando: a desigualdade volta de novo a ser, de facto, o princípio da organização política e social, estruturada em torno da hierarquia..." (NICOLET, Claude. O Cidadão e o Político in GIARDINA, Andrea. (Direção de). O Homem Romano. Lisboa: Editorial Presença, 1992, p. 24 e 25)
Considerando o ponto de vista da autora, podemos afirmar que:
a) o direito à participação política consolidou o poder dos plebeus a partir da implantação da República Romana;
b) os patrícios eram os pequenos proprietários de terras, que não possuíam escravos;
c) a centralização do poder atingiu seu ápice durante a República;
d) a República Romana tornou-se uma forma de governo mais participativa do que o Regime Imperial;
e) o Regime Imperial estabeleceu a divisão de poderes, garantindo a autonomia do Senado.

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem