segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Regulamento da 3ª Olimpíadas Nacional em História do Brasil


Regulamento da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
1. Dos participantes
1.1. Os participantes da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil devem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de história. Os estudantes podem ser do ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), sempre das séries permitidas (oitavo e nono anos e ensino médio). Em nenhuma hipótese será permitida a participação de estudantes que já finalizaram o Ensino Médio.
O mesmo professor pode orientar mais de uma equipe, mas um aluno não pode participar de mais de uma equipe. Os alunos devem pertencer à mesma escola. Não serão permitidas equipes com alunos de diferentes escolas, ainda que pertencentes à mesma rede de ensino ou à mesma mantenedora.
O professor deve pertencer ao corpo docente da escola. Não é permitida a participação de orientadores de equipe que não sejam professores de história do corpo docente da escola.
Não há limite para o número de equipes inscritas por escola.
1.2. A composição das equipes é decidida pelos participantes, desde que obedecendo à composição de um professor e três estudantes. Todos os estudantes podem ser da mesma série (por exemplo, todos os 3 estudantes pertencerem ao segundo ano do ensino médio), dois estudantes podem ser da mesma série e um de outra, ou cada estudante pode pertencer à uma série (por exemplo, um estudante do oitavo ano, um estudante do nono ano e um estudante do terceiro ano do ensino médio). Essa decisão cabe à equipe.
1.3. No caso de impedimento grave, no decorrer da Olimpíada, por parte de qualquer um de seus participantes, poderá ocorrer a substituição de membro da equipe, desde que justificada por meio de documentação enviada para a Organização da Olimpíada. No entanto, a alteração no cadastro do nome do participante em questão será realizada pela equipe do Museu somente após a quarta fase da Olimpíada. Por essa razão, a composição das equipes deve ser decidida com responsabilidade e a substituição de membro de equipe deve ser demandada somente se causada por motivos de força maior.
Consideramos motivos de força maior: 1) doença ou incapacitação física ou mental grave 2) abandono, transferência escolar ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o estudante não ser mais aluno da escola 3) demissão, transferência ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o professor não ser mais docente da escola.
Casos diversos dos mencionados serão analisados pela Equipe Organizadora da Olimpíada.
1.4 No ato de inscrição, as equipes visualizarão na tela o aspecto final do seu certificado de participação. É de inteira responsabilidade das equipes conferir os dados fornecidos e garantir que estejam corretos (nome dos participantes, nome da escola etc.). A Equipe Organizadora da 3ª Olimpíada em História do Brasil não realizará alterações em seu sistema para corrigir os certificados, e não corrigirá certificados impressos na fase final, salvo nos casos de força maior mencionados no item 1.3 e que serão realizados apenas após a finalização da quarta fase online. As equipes eliminadas nas fases anteriores e que desejem imprimir os seus certificados, no caso de terem alterado a sua composição, deverão aguardar até o final da quarta fase para realizar esta impressão.
1.5 É proibida a participação nas provas da Olimpíada de diretores e funcionários do Museu Exploratório de Ciências e também de seus parentes de primeiro grau. É proibida a participação nas provas da Olimpíada de docentes, estudantes e funcionários envolvidos em qualquer um dos aspectos da elaboração do conteúdo da Olimpíada, e também de seus parentes de primeiro grau. É proibida a participação nas provas da Olimpíada de escolas cujos docentes, coordenadores, diretores ou funcionários estejam envolvidos em qualquer um dos aspectos da elaboração do conteúdo da Olimpíada.
1.6 As equipes devem criar um “nome” para sua equipe. Esse “nome da equipe” a acompanhará em todo o processo e será utilizado em todas as etapas da competição, do início até a premiação, e por isso deve ser escolhido com critério. São proibidos nomes ofensivos ou que indiquem qualquer forma de preconceito racial, de credo ou de origem. A Equipe Organizadora da Olimpíada pode alterar os nomes de equipes que considerar que integram os casos acima, ou a partir de denúncias de outros participantes. Quando essa situação ocorrer, a organização da equipe comunicará o orientador da equipe e realizará a alteração do nome da equipe no cadastro, a seu critério. A reincidência da escolha de nome ofensivo levará à desclassificação da equipe.
Os nomes das equipes, salvo nos casos acima mencionados, não serão alterados. Por isso, ao inscrever-se, a equipe deve verificar se realmente deseja aquele nome e se o mesmo está escrito de forma correta.
2. Das inscrições
2.1 As inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil serão feitas exclusivamente online. Sob nenhuma hipótese as inscrições serão feitas por e-mail, correspondência ou qualquer outra forma de comunicação.
Cada equipe deve preencher todos os dados da ficha de inscrição fornecida. Na ficha, deverão constar obrigatoriamente o nome de cada participante, os dados da escola e uma forma de contato por e-mail e telefone, do professor responsável pela equipe.
No ato de inscrição, é fornecido o CPF do responsável ou o CNPJ da escola ou instituição jurídica correlata. O boleto será emitido referente a esse CPF ou CNPJ , e será o único recibo de inscrição na Olimpíada. A Equipe Organizadora não emitirá recibos para atestar pagamento de inscrição.
Recomendamos vivamente que a inscrição seja feita pelo professor responsável, ou pelo diretor ou coordenador de ensino da escola, e que os comprovantes de pagamento e os boletos liquidados sejam guardados pelo responsável. Inscrições realizadas por pais ou responsáveis por alunos são fortemente desaconselhadas.
As inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento. Somente o preenchimento e envio da ficha configuram uma inscrição incompleta e, portanto, não válida. A inscrição realizada com sucesso implica assim em duas etapas obrigatórias: 1) preenchimento e envio da ficha e 2) pagamento realizado.
2.2 Cada participante ao se inscrever receberá em seu e-mail um login e uma senha para acessar o site e realizar as provas online das primeiras 5 fases da Olimpíada. O login e a senha enviados deverão ser alterados no primeiro acesso. É de inteira responsabilidade dos participantes lembrar o login e a senha escolhidos, bem como o código de inscrição. É também de inteira responsabilidade dos participantes garantir que seu login e senha não sejam compartilhados por outras pessoas. Apenas os participantes poderão conhecer o login e senha de sua equipe, ficando sujeitos à desclassificação aqueles que compartilharem estas informações com pessoas alheias às suas equipes. A equipe organizadora da Olimpíada não é responsável por usos inadequados do login e senha dos participantes da Olimpíada.
A equipe de apoio do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp não possui acesso aos dados de login e código das equipes e está, assim, impossibilitada de recuperar esses dados caso sejam perdidos ou esquecidos. No caso de perda ou esquecimento, será gerado um novo login e uma nova senha, enviados para o e-mail fornecido no ato da inscrição, e os login e senha anteriores ficarão automaticamente invalidados.
2.3 No ato da inscrição, o site encaminha o interessado automaticamente para o sistema de pagamento. O pagamento pode ser realizado unicamente por meio do Boleto Bancário. O Boleto pode ser pago até a data de vencimento nos principais bancos do país, em agências, caixas eletrônicos ou internet, dependendo das facilidades oferecidas pela conta do usuário do banco.
As taxas de inscrição são:
Escolas públicas:
R$ 20,00 (vinte reais) por equipe
Escolas particulares
R$ 40,00 (quarenta reais) por equipe
Os valores referem-se à inscrição de toda a equipe. Não é cobrada taxa individual por participante. Se o professor orientador ou a escola inscreverem várias equipes, deverão pagar a taxa de inscrição para cada uma delas.
Não se aplicam descontos nem isenções às taxas.
Em hipótese alguma serão devolvidos os valores referentes às taxas de inscrição.
Lembre-se: A inscrição somente será finalizada com sucesso após o pagamento da inscrição nas formas de pagamento acima mencionadas.
3. Das fases da Olimpíada
3.1 As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo participante de seu login e senha.
Todas as respostas e tarefas solicitadas pela Olimpíada devem ser realizadas na página da Olimpíada. Todo o envio de respostas e tarefas deve ser realizado em local indicado na página da Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por e-mail, correio ou outros meios de comunicação. Sob nenhuma hipótese respostas e tarefas enviadas podem ser alteradas posteriormente, ou este envio ser cancelado e/ou substituído por novo envio.
3.2. A 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituída por 5 fases de provas online e uma fase de provas final e presencial, que se realizará no campus da UNICAMP em Campinas, SP.
Cada fase é composta por questões de múltipla escolha e por tarefas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem mais pertinente como resposta.
Cada questão pode ser assinalada como “rascunho”, permitindo às equipes a reflexão antes do envio definitivo. No entanto, sob nenhuma hipótese, as respostas deixadas na forma de “rascunhos” serão utilizadas no cálculo geral dos pontos.
Cada fase que estiver online possuirá uma versão que pode ser impressa, para facilitar o trabalho das equipes.
A fase 1 terá 10 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 2 terá 10 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 3 terá 15 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 4 terá 15 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 5 é uma tarefa.
A fase 6 é presencial, constituída por questões e desafios diversos. Esta fase é seguida de premiação.
3.3. A página da Olimpíada fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.
A cada fase finalizada, a equipe organizadora publicará comentários relativos às questões e tarefas.
O gabarito oficial será publicado somente após o final de todas as fases online da Olimpíada. Ao retornar à sua área, após cada fase, cada equipe terá acesso tão somente à alternativa que selecionou, e não ao resultado oficial.
Cada fase online tem a duração exata de 6 dias. Para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, as fases serão iniciadas às segundas feiras e finalizadas aos sábados , permitindo que as equipes tenham ao menos um encontro com os seus professores de história, conforme os seus horários escolares, ao longo da semana.
Para mais detalhes, veja a linha do tempo no site.
3.4 A experiência de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.
Os organizadores responsabilizam-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada. Os organizadores não se responsabilizam por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.
Em caso de falha grave no sistema da Unicamp ou falha ampla do sistema no país, a organização da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas não serão levadas em consideração.
Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A organização da Olimpíada recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefa para a “última hora”.
Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas.
4. Da classificação dos participantes
4.1 A seleção das equipes classificadas para a etapa seguinte será feita por meio de pontuação baseada no desempenho da equipe até aquele momento (resposta às questões de múltipla escolha e tarefas).
Na primeira fase, serão aprovados no mínimo 90% dos participantes (eliminados 10% dos participantes da fase)
Na segunda fase, serão aprovados no mínimo 70% dos participantes (eliminados 30% dos participantes da fase).
Na terceira fase, serão aprovados no mínimo 60% dos participantes (eliminados 40% dos participantes da fase).
Na quarta fase, serão aprovados no mínimo 40% dos participantes (eliminados 60% dos participantes da fase). A tarefa realizada na quarta fase será corrigida ao longo da quinta fase online, e não antes disso. Equipes que não enviarem a tarefa da quarta fase ficarão, assim, seriamente prejudicadas.
Na quinta fase, as equipes realizarão uma tarefa que consiste na correção das tarefas da fase anterior.
Para todas as fases, a organização da Olimpíada reserva-se o direito de alterar a quantidade de participantes que passará à próxima fase, sempre respeitando os critérios de pontuação e garantindo os percentuais mínimos expressos acima.
Os pontos totais, incluindo o desempenho nas questões e a pontuação das tarefas, serão computados e utilizados para selecionar as equipes classificadas para a fase final presencial.
4.2 Para a fase final presencial serão classificadas no máximo 300 equipes. O número final poderá ser menor, mas não maior que 300 equipes. Em caso de empate de pontos, a organização da Olimpíada aplicará os seguintes critérios de desempate: maior pontuação na fase 5; em seguida, maior pontuação geral nas fases1, 2, 3 e 4 somadas, em seguida; menor número de questões deixadas sem resposta.
A organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil custeará as despesas de viagem e de hospedagem para a fase final presencial da equipe de escola pública com maior pontuação final de cada região do Brasil (sendo as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Essas equipes serão selecionadas pelo critério do mérito, exclusivamente pela pontuação obtida nas cinco fases online.
A organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil custeará também, por meio de patrocínios obtidos, as despesas de viagem e hospedagem para a fase final presencial da equipes com maior pontuação final de seu estado da federação. Essas equipes serão selecionadas pelo critério do mérito, exclusivamente pela pontuação obtida nas cinco fases online.
A organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não custeará, em hipótese alguma, despesas de alimentação na cidade de Campinas ou despesas de deslocamento internas à cidade de Campinas.
As demais equipes, de escola pública e particular, deverão buscar, a seu critério, meios próprios para participar da fase final presencial.
A organização da Olimpíada envidará seus esforços para custear a vinda de quantas equipes for possível, por meio de patrocínios ou outras fontes de recursos, sempre pelo critério do mérito (pontuação obtida), procurando valorizar a participação de todos os estados do país.
4.3 Ficam alertados os participantes da fase final de que deverão providenciar uma série de documentos relativos à viagem para Campinas e à participação na Fase Presencial.
Esses documentos incluem autorização para viagem de menores assinada por pais e/ou responsáveis, permissão essa que será utilizada pelos próprios estudantes para seu deslocamento em território nacional. Incluem também permissão concedida ao Museu Exploratório de Ciências para o uso da imagem de todos os membros da equipe, incluindo o professor, permissão que será entregue à equipe organizadora da Olimpíada no dia da prova final presencial. Outros documentos pertinentes podem vir a ser requisitados pela Organização da Olimpíada no momento da convocação dos selecionados para a Fase Presencial.
5. Da premiação
5.1 A Olimpíada Nacional em História do Brasil premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial.
As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. A pontuação máxima possível em cada fase é distinta, e cada fase vale um pouco mais do que a soma das fases anteriores.
5.2 A divulgação da lista dos premiados é de responsabilidade da organização da Olimpíada Nacional em História do Brasil e se dará, segundo o calendário oficial no site www.mc.unicamp.br
A organização da Olimpíada reserva-se o direito de publicar ou não a classificação geral das equipes. Não estão entre os objetivos da Olimpíada gerar um ranking nacional de escolas ou participantes nem chegar a um suposto “primeiro colocado”. Dentre os objetivos primordiais da Olimpíada estão estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.
5.3 As equipes eliminadas nas fases anteriores receberão certificados online digitalmente assinados, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. A premiação consiste em medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes e professores participantes.
Todos receberão certificado. Os certificados serão emitidos com base nos dados fornecidos no ato de inscrição. Dados incorretos não serão corrigidos e não haverá nova emissão de certificado, salvo nos casos previstos no item 1 desse Regulamento.Durante a grande final presencial, os estudantes participarão de atividades de interação organizadas pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. Os professores de história participarão de uma oficina de trabalho para docentes, durante a realização pelos alunos da Prova Presencial.
A organização do evento se reserva o direito de alterar ou acrescentar prêmios, segundo seu critério e de acordo com a disponibilidade de recursos.
6. Contato com a organização
6.1 Todas as informações relativas às Olimpíadas serão divulgadas única e exclusivamente no site do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp (www.mc.unicamp.br)
A Organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não se responsabiliza por informações divulgadas em seu nome em blogs, páginas de internet ou outros meios de comunicação.
6.2. Todas as dúvidas e sugestões devem ser enviadas, por meio do site selecionando-se o assunto desejado.
Não escreva e-mails para o Museu, seja para seu e-mail institucional, seja para e-mails de funcionários diversos. Os funcionários do Museu não estão autorizados a responder questões relativas a Olimpíada por e-mail e toda e qualquer resposta, se ocorrer, é não-oficial.
Não telefone para o Museu: não haverá respostas a dúvidas ou qualquer outro contato via telefônica entre os participantes e a organização da Olimpíada. Os funcionários do Museu não estão autorizados a responder questões relativas a Olimpíada por telefone.
A comunicação pelo site permite que fiquem registradas, tanto para os participantes quanto para a organização da Olimpíada, todos os contatos e informações dadas e recebidas.
7. Calendário oficial
Inscrições e pagamento dos boletos As inscrições na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil vão até o dia 09/08/2011. Os Boletos bancários podem ser pagos até as 22:00 do dia 09/08/2011. Primeira fase A primeira fase inicia no dia 15/08/2011 e finaliza no dia 20/08/2011. Segunda fase A segunda fase inicia no dia 22/08/2011 e finaliza no dia 27/08/2011 Terceira fase A terceira fase inicia no dia 29/08/2011 e finaliza no dia 03/09/2011. Quarta fase A quarta fase inicia no dia 05/09/2011 e finaliza no dia 10/09/2011 Quinta fase A quinta fase inicia no dia 12/09/2011 e finaliza no dia 17/09/2011 Divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final presencial Divulgação do nome das equipes que terão viagem e hospedagem financiadas pelos organizadores: Dia 19/09/2011 Prazo final para a confirmação online de interesse de todas as equipes convocadas em participarem da grande final presencial: Dia 26/09/2011
No caso da não-confirmação de interesse, as equipes seguintes na pontuação serão convocadas.
Grande Final presencial Prova: Dia 15/10/2011 Cerimônia de Premiação: Dia 16/10/2011 A Organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil se reserva o direito de alterar as datas das provas em caso de imprevistos de força maior, que fujam da alçada de controle do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. Utilizaremos como hora-padrão o horário de Brasília.
Sugestões da Organização
a) Forme sua equipe
A equipe deverá ter 3 participantes, orientados por um professor de história. Dica: cada membro da equipe é único e possui características e qualidades diferentes. Saiba reunir o melhor de cada participante. Descubra talentos!
Não esqueça que o professor faz parte do grupo para auxiliá-lo durante o processo de participação na Olimpíada, questionando, ajudando a equipe a ler, a encontrar materiais subsidiários, a estudar e a conhecer seus pontos fortes e fracos. O professor, assim, não substitui a equipe. Seu papel é o de um orientador.
b) Dê uma identidade à sua equipe
Cada equipe escolhe seu nome e pode associar uma imagem a si, no blog da página da Olimpíada e essa imagem ficará visível para todos os outros participantes. Não utilize imagens ofensivas ou imagens de conteúdo pornográfico ou violento.
Escolha com carinho o nome da equipe: pense em um nome que expressa o grupo e suas idéias e que vocês gostariam que fosse chamado ao microfone na cerimônia final de premiação. Muita atenção: nomes de equipe ofensivos ou que incitem a preconceito de qualquer espécie serão vetados a critério da Equipe Organizadora. A equipe que insistir em utilizar tais conteúdos será desclassificada.
c) Marque encontros regulares com sua equipe
Durante os encontros, sua equipe deve distribuir tarefas, trocar idéias, escolher as alternativas a serem selecionadas em resposta às questões e realizar as tarefas. Já no primeiro encontro, estipule um calendário com todas as próximas reuniões da equipe. Uma boa sugestão é realizar as reuniões num horário que todos tenham livre, como antes ou ao final do horário escolar. Ainda, o professor pode decidir utilizar o próprio horário de sua aula, envolvendo os demais estudantes na resolução dos problemas.
Procure fazer reuniões longas para que cada encontro seja bastante produtivo, pois quando os amigos se encontram, há muito papo para colocar em dia.
d) Selecione um responsável para passar as respostas na página da Olimpíada
Oferecemos a possibilidade de as perguntas serem impressas, caso haja dificuldade em estar o tempo todo em um computador conectado à internet. Isso visa facilitar o trabalho das equipes. Mas, não esqueça! As respostas só podem ser enviadas via internet, e no prazo estabelecido.
Lembre-se também que as respostas podem ser salvas em nosso site antes de serem enviadas. Assim, a equipe pode ter um grande “rascunho”, antes de decidir e enviar as suas respostas finais. Porém, respostas em forma de “rascunho” não serão consideradas para o cálculo dos pontos. As respostas de cada fase, bem como a tarefa de cada fase, devem ser enviadas exclusivamente pela internet. Isso pode ser feito com a presença de todos os participantes, ou por apenas um participante que pode, inclusive, ser o professor. Não importa muito quem envia as respostas, mas que elas tenham sido decididas coletivamente e após bastante reflexão. O importante é que o grupo entre em acordo sobre quem realizará o envio das respostas pois este, uma vez realizado, não pode ser desfeito.
e) Não deixe para a última hora
Não deixe para enviar as suas respostas na última hora do último dia daquela fase. Imprevistos acontecem. Uma falha no sistema ou alguma dificuldade inesperada podem impedi-los de fazer o envio e, assim, prejudicar a sua equipe de forma irrecuperável.
Utilizaremos como hora-padrão o horário de Brasília.
f) Entre em contato com outras equipes
Em nosso site, você vai poder conhecer e se comunicar com as demais equipes de todo o Brasil; estudantes de todo o país podem se conhecer, e professores podem trocar experiências com seus colegas. Aproveite para fazer novos amigos!
g) Participe ativamente
O importante nessa Olimpíada é participar. Estude com atenção as questões, prepare bem as tarefas e explore as sugestões de leitura. Não deixe de enviar suas críticas e sugestões: elas serão lidas e analisadas com interesse!

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem