sábado, 28 de setembro de 2013

O “American way of Life” e as Consequências mundiais da Crise, O Brasil sob o impacto da crise, A Ameaça Totalitarista, Ascensão do Totalitarismo e o nascimento do Fascismo, Hitler, Mussolini e Franco na Europa.

Avaliação do 9º ano História

OBJETIVO(S): Apresentar e discutir a situação da Crise do capitalismo no período entre as duas guerras, Refletir sobre o “New Deal” na reorganização mundial econômica, Discutir com os alunos o avanço dos regimes totalitaristas na Europa, Caracterizar o Nazi-fascismo, Caracterizar o fascismo na Espanha

1. NÃO pode ser considerado(a) consequência da crise econômica de 1929:
a) a retração do comércio internacional e da produção industrial, bem como a queda do preço das matérias-primas.
b) o crescimento do desemprego na Alemanha, país cuja economia era baseada na exportação de produtos industrializados.
c) o crescimento econômico da União Soviética baseado na Nova Política Econômica (NEP).
d) o crescimento eleitoral do Partido Nazista na Alemanha.

2. Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:
a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.

3. A crise econômica iniciada em 1929, nos Estados Unidos, e que se propagou por vários outros países, desarticulando a economia internacional no seu conjunto, representou a negação dos princípios do liberalismo econômico que se encontravam fortemente enraizados na sociedade norte-americana. Sobre a depressão econômica de 1929 existe uma alternativa que não está correta. Assinale esta alternativa:
a) Crise de super-produção que resultou em oferta de produtos acima da demanda do mercado consumidor.
b) Redução drástica do volume do comércio externo, provocando a queda da exportações  e desordem no mercado internacional.
c) Foi de caráter globalizado , atingindo diretamente ou não vários países e atuando sobre os mais diversos setores da economia.
d) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se através da elevação acentuada dos preços, gerando um violento surto inflacionário.  

4. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;

5. Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reação nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazi-fascista tinha em comum,  as seguintes características:
a) totalitarismo, nacionalismo,militarismo e unipartidarismo.   
b) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. 
c) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo.     
d) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.  

6. Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de idéias reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo.  Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:
a) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.
b) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
c) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
d) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver um único partido político.

7. (Puccamp - SP) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
a) da queda da exportação, desemprego e aumento do consumo interno;
b) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente; 
c) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas; 
d) do fechamento temporário dos bancos e da requisição de estoques de ouro para sanear as finanças; 

8. Sobre as semelhanças da crise do capitalismo em1929 e a crise de outubro de 2008 pode-se afirmar que:
a) a primeira reforçou a concepção de que não se poderia deixar a economia ao sabor do mercado e a segunda que uma economia não funciona sem mercado imobiliário.
b) assim com a primeira, também a segunda provocou desemprego e frustração, fez aparecer agitações fascistas e terroristas contando com amplo respaldo da população.
c) a segunda levou o temor da repetição da catástrofe econômica de 1929 por acontecer no centro do sistema financeiro mundial.
d) ambas foram crises periféricas sem grandes repercussões na economia mundial que rapidamente foram controladas.

9. Uma das determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder do Estado”. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo:
a) militarismo                    
b) totalitarismo                   
c) unipartidarismo               
d) nacionalismo      

10. A política do "New Deal" (1933-39), implementada nos Estados Unidos pelo presidente Franklin
Roosevelt, significou um (a):
a) combate ao liberalismo através da contenção dos níveis de consumo interno.
b) estímulo à política de criação de empregos com grandes investimentos em infra-estrutura.
c) proibição da emissão monetária, o que impediu o crescimento da inflação.
d) retração da produção industrial, o que provocou o recrudescimento da economia.

11. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.

12. O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;


13. O nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) do coletivismo pregado pelos marxistas.
 
14.
Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.

15.
"Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:
a) fascista                                     
b) liberal                         
c) socialista                   
d) comunista

16.
A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:
a) democrático com tendências capitalistas                          
b) democrático com tendências socialistas;
c) populista de esquerda;                                                       
d) totalitário de direita;

17.
Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:
a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;
b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de Israel;
c) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;
d) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela União Soviética.
 

18. A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma  ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;

19.
Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.


20. "Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma
atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos
passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os
republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo
candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:

a) John Kennedy                    
b) George Washington             
c) Woodrow Wilson         
d) Fraklin Roosevelt

21. Os regimes totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo:
a) Ocorreu na Itália e seu líder foi Benito Mussoline.
b) Ocorreu na Alemanha e adotava o anti-semitismo.
c) Racismo e cooperativismo.
d) Militarismo e liberalismo econômico.

22. As relações internacionais no entre-guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de  criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitar um novo conflito mundial.  Essa organização ficou conhecida como:
a) Organização dos Estados Americanos (OEA).
b) Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c) Organização das Nações Unidas (ONU).
d) Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

23. As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países, lutando ao lado dos republicanos juntamente com anarcosindicalistas e liberais de esquerda contra o clero e oficiais fascistas apoiados pela Itália e Alemanha, confrontaram-se:
a) na Guerra Civil Russa.
b) na Revolução Cubana.
c) na Guerra Franco-Prussiana.
d) na Guerra Civil Espanhola.

24. É considerada a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos ataques nazistas à sua cidade natal, durante a Guerra Civil Espanhola:
a) Guernica.
b) Senhoritas de Avignon.
c) Impressão: nascer do Sol.
d) Persistência da Memória.


25. O Período Entre-Guerras, como é conhecido o intervalo entre os dois conflitos mundiais, caracterizou-se pela chamada
a) crise das democracias liberais, quando muitos países se encaminharam para regimes políticos de extrema-direita.
b) expansão colonial, marcada pela soberania européia em toda a África e América.
c) democratização dos Estados, conseqüência das reformas eleitorais que consolidaram o sufrágio universal.
d) paz de compromisso, com o estabelecimento de vários tratados para sustentar a democracia liberal.

A consolidação do território colonial português, A duas regiões pecuaristas, As missões, os aldeamentos e a ocupação da Amazônia, missão dos Sete Povos, Tratado de Madri, A Igreja na América Portuguesa,A chegada dos Jesuítas e a Pratica Missionária, A catequese nos engenhos, O Ensino Formal e a Expulsão dos Jesuítas das Colônias Portuguesas.

Avaliação de História 8º ano
Período Colonial Brasileiro

OBJETIVO(S): Apresentar os aspectos da ocupação na América Portuguesa, Analisar a relação entre pecuária e ocupação territorial, Analisar as relações entre missões e alargamento da colônia, Discutir os fatores da ocupação da Amazônia, Debater as formas de transportes utilizados no processo de Ocupação da América Portuguesa, Discutir com os alunos os Tratados e Limites do Território da América Portuguesa, Analisar os aspectos da criação da Companhia de Jesus no século XVI, Discutir com os alunos a resistência indígena à catequização, ao ensino.  Comentar sobre a expulsão dos jesuítas pelo Ministro Marques de Pombal.

1. A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central.
d) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.

2. A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites.
a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta de minas de ouro, foi consolidada no tratado de Utrecht.
b) A região missioneira do sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal, o controle da região das missões e do rio da Prata.

3. (PUC-MG) No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo. Sobre eles é correto afirmar, exceto:
a)Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
b) Detinham o monopólio da educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente.
c) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
d) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.

4. (UPE) Assinale a alternativa correta:
a) As colonizações portuguesa e espanhola tiveram êxito na conversão pacífica dos nativos da América, construindo uma cultura híbrida e diversificada.
b) As administrações coloniais seguiram, inicialmente, princípios do mercantilismo substituídos, já no século XVII, pelas teorias do liberalismo econômico.
c) A presença da Igreja Católica foi fundamental nas colônias portuguesas, ajudando na montagem da dominação e garantindo um suporte religioso importante.
d) O ouro foi a grande riqueza da América portuguesa, livrando a metrópole de dívidas e garantindo o ressurgimento do Império Português.

5. O texto abaixo refere-se à atividade pecuarista no Brasil Colônia: O gado podia penetrar o Sertão. Não tinha o problema seríssimo do transporte, porque transportava a si mesmo. A mão de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do sertão o caminho de sua expansão, acompanhando os rios rumo ao interior.
Assinale a única alternativa não contida no texto.
a) A criação do gado era pouco exigente com respeito à mão de obra.
b) A agricultura açucareira era  atividade mais complexa do que a criação de gado.
c) A penetração do gado no Sertão não envolvia custos no transporte.
d) A pecuária não tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas.

6. Houve inúmeras missões católicas no Brasil Colônia, ao qual vieram para o país varias outras ordens religiosas. Qual dessas ordens religiosas tiveram papel fundamental na catequização dos indígenas
a) Carmelitas                          
b) Jesuítas                        
c) Beneditinos                         
d) Franciscanos

7. "Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá como tropeiro. O custo do transporte será fornecido pelo Estado, a instalação dos colonos é cercada de toda a sorte de providências destinadas a facilitar e garantir a subsistência dos povoadores; as terras a serem ocupadas são previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou a longo prazo auxílios vários (instrumentos de trabalho, sementes, animais, etc)".
(Prado Júnior, C. História econômica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6)
Com base no texto, é possível afirmar que o autor se refere:
a) à colonização do sertão nordestino através da pecuária.
b) à ocupação da Amazônia através das drogas do sertão.
c) à expansão para o interior paulista pelas entradas e bandeiras.
d) à colonização do Sul através da pecuária.

8. No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) expansão para o interior.                                                        
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.                              
d) fixação do escravo na agricultura.

9. Os fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão dos holandeses, em 1654, foram:
a) a criação de um mercado interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia.
b) a inversão significativa da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo.
c) estagnação econômica do Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do século XVII.
d) o acompanhamento destas atividades, primeiro como complemento da atividade açucareira e, posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus desdobramentos.

10. Os Sete povos das Missões, na região ____________ , ficaram para Portugal. Acontece que os Sete Povos eram aldeamentos indígenas organizados e controlados por missionários espanhóis.  Em qual região brasileira ficava Os Sete Povos das Missões?
a) Região Sul                          
b) Região Sudeste                
c) Região Centro Oeste       
d) Região Nordeste

11. (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios. 
12. Os itens abaixo indicam os principais tratados territoriais assinados entre o governo de Portugal e o da Espanha, assinale aquele que anulou o Tratado de Tordesilhas
a) Tratado de Utrecht              
b) Tratado de Santo Ildefonso      
c) Tratado de Madri  
d) Tratado de Badajós

13. (Cesgranrio-RJ) A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
d) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol. 

14. A respeito da atuação dos jesuítas no Brasil colonial, é correto afirmar que tinham por objetivo:
a) criar missões e reduções para preservar a cultura dos povos indígenas.
b) catequizar os povos indígenas e fazê-los adotar os hábitos, os costumes e a religião do colonizador.
c) preparar a mão de obra indígena para o trabalho escravo nos latifúndios açucareiros.
d) fazer oposição tanto à escravidão dos indígenas quanto à escravidão dos negros africanos.

15. Que primeiro ministro português expulsou os padres jesuítas do Brasil em 1759? 
a) Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal
b) Carlos da Costa e Silva, o marquês de Sapucaí
c) Dionísio Bernardes Alves, Visconde do Paraná
d) Irineu Evangelista da Silva, Barão de Mauá

16. Este documento do Padre Antônio Vieira revela: 
a) que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português. 
b) um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro. 
c) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes. 
d) um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos. 

17. (Cesgranrio) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado: 
a) na Catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a sua emancipação. 
b) na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.  
c) na defesa das Fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil. 
d) na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instrução. 

18. (Uel) Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais porque os 
a) colonos eram ateus belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos. 
b) colonos desejavam escravizar o negro e os jesuítas se opunham. 
c) religiosos preocupavam-se com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado e os colonos queriam escravizá-los. 
d) colonos pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam aldeá-los em missões. 

19. (Mackenzie) "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de ferro." 
(José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do Reino") 

O fragmento de texto anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se: 
a) à evangelização do negro e o apresamento de escravos pelos bandeirantes. 
b) à expansão da cana-de-açúcar para o interior de Mato Grosso e a utilização de mão-de-obra indígena. 
c) à catequização do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão-de-obra nas propriedades da Companhia de Jesus. 
d) à inadaptação do índio para o trabalho e a escravização do negro pelos jesuítas em suas reduções de ouro. 

20. (Ibmecsp 2009) A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que: 
a) Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão. 
b) Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena. 
c) A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo. 
d) Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões. 

21. No Brasil, a Companhia de Jesus participou desde o século XVI da colonização. Sobre a participação dos jesuítas, neste período, é correto afirmar que: 
a) Os jesuítas substituíram os capitães donatários depois da expulsão dos holandeses; 
b) A Igreja e a Realeza portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto a Realeza obliterou a ação dos jesuítas; 
c) Os jesuítas atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os índios e a educação com a fundação dos colégios; 
d) As atividades jesuítas foram incrementadas após as reformas pombalinas. 

22. (Ifsp 2011) No Brasil Colonial, os jesuítas 
a) foram os responsáveis pela introdução da Contra Reforma no Brasil, instalando os Tribunais de Inquisição no Rio de Janeiro e na Bahia, perseguindo os cristãos novos e os muçulmanos. 
b) foram os responsáveis pela descoberta do ouro no interior do Brasil, pois, buscando a catequização dos indígenas, fundaram as missões em áreas em que os nativos já usavam o rico minério. 
c) auxiliaram na tarefa da colonização introduzindo o gado bovino e equino nas reduções e a lavoura cafeeira no sudeste. Fizeram,ainda, a exploração do mate no sul do Brasil. 
d) catequizaram os indígenas e os colonos, construindo colégios e igrejas. Muitas vezes, intervieram em conflitos existentes entre os brancos e os povos indígenas, buscando auxiliar a colonização portuguesa. 

23. (Espcex) O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou conhecido como Guerras Guaraníticas, 
a) foi uma reação dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação de suas terras e à possível escravização. 
b) ocorreu entre paulistas com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da extração do ouro das Minas Gerais. 
c) definiu a conquista da Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras. 
d) abriu caminho para a conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões – Amazonas. 

24. (Fuvest 2010) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que 
a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro. 
b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos. 
c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”. 
d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas. 

25. Das alternativas abaixo, qual NÃO está relacionada com a expansão territorial do Brasil colônia?
a) a expansão da cana-de-açúcar no litoral
b) a pecuária extensiva
c) o bandeirantismo

d) as missões jesuítas

Império Carolíngio, Reino dos Francos, Carlos Magno, Mundo Feudal e a Igreja Católica, A arte Medieval

Avaliação de História 7º ano
História Medieval

OBJETIVO(S): Apresentar as características do Reino Franco, caracterizar o Império Carolíngio, ressaltar os aspectos culturais da época de Carlos Magno, Mostrar aos alunos a importância da Igreja Católica na Idade Media européia, Explicar e relacionar os termos “poder espiritual” e “poder material”, apresentar as características e funções dos mosteiros e catedrais na Idade Média européia

1. (PUC) A conversão e batismo de Clóvis, após a Batalha de Tolbiac,  explicam-se principalmente:
a) pela insistência do papa Gregório Magno
b) pela insistência de sua mulher Clotilde
c) pelo fato de que a maior parte da população da Gália era cristã
d) pela insistência dos bispos da Gália

2. (PUCC) O declínio da Dinastia dos Merovíngios no Reino Franco permitiu o aparecimento de um novo chefe político de fato, a saber:
a)o tesoureiro                     
b) o missi dominici                       
c) o condestável               
d) o major domus

3. (UEL Dez07) Sobre a religiosidade medieval, é correto afirmar:
a) Com o fim do Império Romano, o Cristianismo, até então perseguido, difundiu-se pela Europa, sendo seus adeptos liberados dos impostos pagos pelos idólatras.
b) A prática da bruxaria, então disseminada nos meios clericais, provocou a reação dos crentes e a Revolução Protestante, levando à renovação da experiência cristã.
c) O ateísmo foi combatido duramente pela inquisição, tendo como conseqüência o desaparecimento dos descrentes
até o século XVIII.
d) A experiência da reclusão foi bastante característica na vida religiosa do período medieval, sobressaindo-se a ordem beneditina, fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao trabalho.
 
4. (MED. SANTOS) Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido. Com sua morte, começou a crise política, caracterizada de um lado pelas invasões normandas e de outro:
a) pela divisão do Império em três reinos, através do Tratado de Verdun
b) pela manutenção da unidade do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis
c) pela disputa entre seus sucessores, que acabaram mantendo a unidade do Império através do Tratado de Verdun
d) pela divisão do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis

5. (UNIP) A importância da Batalha de Poitiers, em 732, no contexto da história da Europa, justifica-se em
função de que:
a) os cristãos foram derrotados pelos árabes, consolidando-se o feudalismo europeu;
b) a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente;
c) a partir daí teve início a Guerra de Reconquista na Península Ibérica;
d) com essa vitória, Carlos Martel tornou-se imperador dos francos;
                                            
6. Carlos Martel é considerado o defensor da Cristandade contra os muçulmanos porque:
a) venceu os mouros na Batalha de Poitiers;
b) perdeu a Batalha de Poitiers para os mouros;
c) derrotou os visigodos na Batalha de Poitiers;
d) perdeu a Batalha de Poitiers para os visigodos.

7. (Puc-rj) Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:
a) Saxões.                                            
b) Godos.                                   
c) Ostrogodos.                                 
d) Francos.

8. (Puc-pr) Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante, porque
a) os Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) nesse período a Sociedade Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.

9. (Unesp) "Quando Pepino, o Breve arriscou a usurpação que tantos outros tinham executado nos reinos vizinhos, quis purificá-la pela mais inatacável consagração. Primeiro, levou o papa a declarar que o título real devia caber a quem detivesse o verdadeiro poder. Depois, eleito rei pela assembléia dos grandes, fez-se ungir por S. Bonifácio, o mais ilustre dos missionários, na presença dos bispos franceses."
(Robert Lopez - O NACIONAL DA EUROPA)
Pepino, o Breve tornou-se, assim, o primeiro rei da dinastia
a) Merovíngia.                        
b) Carolíngia.                              
c) Capetíngia.                                    
d) Valois.

10. (Ufrn) No ano de 786, Carlos Magno afirmou: A nossa função é, segundo o auxílio da divina piedade, (...) defender com as armas e em todas as partes a Santa Igreja de Cristo dos ataques dos pagãos e da devastação dos infiéis. PINSKY, Jaime (Org.). "O modo de produção feudal". 2. ed. São Paulo: Global, 1982. p. 101. 

O fragmento acima expressa a orientação política do Império Carolíngio no governo de Carlos Magno. O objetivo dessa política pode ser definido como um(a)
a) esforço para estabelecer uma aliança entre os carolíngios e a Igreja bizantina para fazer frente ao crescente poderio papal.
b) intenção de anexar a Península Ibérica aos domínios do papado, com a finalidade de impedir o avanço árabe.
c) desejo de subordinar os domínios bizantinos à dinastia carolíngia, no intuito de implantar uma teocracia centralizada no Imperador.
d) tentativa de restaurar o Império Romano, com vistas a promover a união da cristandade da Europa Ocidental.

11. (Vunesp) A partir do século XII, em algumas regiões européias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma "poética da luz", abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado
a) renascentista                        
b) bizantino                       
c) românico                          
d) gótico


12.Composto por sacerdotes que moravam fora dos mosqueiros, hierarquizados em padres, bispos, arcebispos etc. Estamos nos referindo ao:
a) Clero regular                      
b) Clero secular                     
c) Clero Hierárquico                
d) Clero Medieval

13. O poder temporal da igreja católica desencadeou inúmeros conflitos políticos com a monarquia medieval, dentre esses conflitos temos:
a) Questões religiosas e políticas                                                             
b) Questões do clero frente às doações
c) Questões das investiduras                                                                    
d) Questões das inquisições

14. Para dá um fim as heresias, o papa Gregório IX, criou em 1231:
a) A unificação religiosa                                                                 
b) Os tribunais da inquisição
c) As cruzadas                                                                                  
d) As questões das investiduras

15. A época medieval traz mudanças na sociedade. Ocorre o declínio do Império Romano e conseqüentemente a ascensão de uma instituição religiosa que passa a intervir na política economia dominou a educação, qual foi esta instituição.
a) Igreja Anglicana                       
b) Islamismo                        
c) Catolicismo                     
d) Protestantismo

16. Qual das alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?
a) Várias igrejas cristãs e protestantes atuavam na Europa Medieval.
b) A Igreja Católica dominava na Europa Medieval, controlando a produção cultural e tendo grande influência sobre a vida espiritual das pessoas.
c) As pessoas não davam importância à religião na Idade Média, sendo que grande parte da população era composta por ateus.
d) Embora monopolizasse a vida religiosa na Idade Média, a Igreja Católica era muito aberta aos avanços científicos e manifestações culturais diversas.

17. Sobre a arte na Idade Média é correto afirmar que:
a) Na pintura, os temas religiosos predominaram, fruto da influência da Igreja Católica. Na arquitetura, prevaleceram dois estilos: românico e gótico.
b) Busca da perfeição estética e enfoque nos temas mitológicos foram duas importantes características da arte medieval.
c) A arte medieval recebeu grande influência da arte egípcia, sendo que o principal pintor medieval foi Leonardo da Vinci.
d) A pintura rupestre foi a principal característica da arte na Idade Média.

18. (UNESP Jul08) Observe a foto da Catedral de Notre Dame de Paris, construída entre 1163 e 1250.

Sobre o contexto histórico que levou ao surgimento das catedrais, pode-se afirmar:
a) o papel dos monarcas foi decisivo, financiando a sua construção para glorificar o poder real.
b) sua construção está associada ao reflorescimento e à prosperidade do mundo urbano.
c) financiadas com os recursos do clero romano, ampliaram a influência do Papa no Oriente.
d) surgiram como resposta do papado ao Cisma do Oriente, glorificando a Igreja Romana.

19. (UNIFESP Dez07) Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao:
a) renascentista.                    

b) românico.
c) clássico.
d) gótico.

Primeira Guerra Mundial; Tratado de Versalhes; Revolução Russa; Revolução de Fevereiro; Revolução de Outubro; Exercito Vermelho; União Soviética.

Avaliação de História 9ºano
História Contemporânea

OBJETIVO(S): Apresentar aos alunos os principais fatores que deram origem à Primeira Guerra Mundial; Apresentar aos alunos as primeiras medidas do governo revolucionário, postas em pratica em 1917.

1. Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações européias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
B - A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
C - O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações européias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
D - O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

2. Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?
A - A invasão da Polônia pelo exército alemão.
B - A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.
C - O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
D - A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.

3. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:
A - Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B - Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C - Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D - Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)

4. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
A - O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. 
B - O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.
C - O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.
D - O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.

5. Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
B - Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C - Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D - Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.

6. (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:
A – a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito.
B – o aparecimento de novos países, em virtude da desintegração dos Impérios Otomanos, Austro- Húngaro e Russo.
C – a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia.
D – a dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.


7. Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914-1918 foi:
A – Franklin Roosevelt                                                                                      
B – Churchill
C – Wilson                                                                                                          
D – Theodore Roosevelt

8. Qual dos fatores abaixo NÂO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?
A – O Tratado de frankfurt                                                              
B – A crescente procura de mercados e matérias-primas
C – A política agressiva de Bismarck.                                            
D – A Crise Balcânica.   

9. Leia o fragmento de texto seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente omitida.
“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos.” [adaptação]
As idéias contidas nesse fragmento são representativas do(a)

A) Tratado de Versalhes, que criou uma série de determinações, visando enfraquecer o poder da burguesia na Europa.
B) Declaração dos Direitos do Homem que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilégios exclusivos da burguesia.
C) Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a união dos povos americanos.
D) Manifesto Comunista, que esboçou as proposições que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional.

10. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?
A) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
B) Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

11. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
D) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 

12. Até o ano de 1917, o império da Rússia foi governado por:
A) república
B) república parlamentarista.
C) monarquias parlamentaristas.
D) monarquias absolutistas. 

13. "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:
A) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.                                         
B) descolonização Afro-Asiática em 1945.
C) rebelião Boxer na China em 1900.                                                      
D) Revolução Russa em 1917.

14. A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
A) Stálin, em agosto de 1929.                                                                    
B) Lênin, em outubro de 1917.
C) Trotsky, em abril de 1924.                                                                   
D) Kerensky, em fevereiro de 1917.


15. No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques
A) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
B) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
C) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
D) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.


A União Ibérica; Espanhóis X Holandeses; O nordeste sob ocupação holandesa; Insurreição Pernambucana; Bandeirantes; Ampliação do território dos portugueses; O ouro em Minas Gerais; Sociedade mineira; Aleijadinho

Avaliação de História 8º Ano
Período Colonial

OBJETIVO(S): Apresentar as conseqüências da União Ibérica na organização administrativa da Americana Portuguesa; Apresentar os principais aspectos da atividade mineradora na América portuguesa. Apresentar aspectos da cultura produzida na região das minas

1. Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se:
A) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.
B) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.
C) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.
D) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.

2. O interesse dos holandeses em ocupar áreas no Brasil está relacionado com:
A) a conquista territorial de pontos estratégicos visando quebrar o monopólio da rota da prata.
B) As barreiras impostas pela Espanha à participação flamenga no comercio açucareiro.
C) os contratos comerciais preferenciais firmados entre Portugal e Inglaterra.
D) A instalação de técnicas mais avançadas, visando à elevação da produtividade.

3. O Brasil estava sobre o domínio ibérico de 1580 a 1640. Neste período os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginaria do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro;
A) Minas Gerais, Amazonas e Pará.                                                     B) Ceará, Piauí e Alagoas.
C) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.                                               D) Maranhão, Pernambuco e Bahia.

4. Analise as informações fornecidas pelo mapa abaixo reproduzido. As áreas destacadas indicam:

A) os focos de tensão da Guerra dos Mascates no século XVIII;
B) a extensão máxima do cultivo da cana no século XVI;
C) a ocupação holandesa, no Brasil, durante o século XVII;
D) as regiões integrantes da Confederação do Equador no século XIX.

5. Os moradores da colônia, no ano de 1645, começaram uma luta pela expulsão dos holandeses, denominada como:
A) Tratado de guerrilha holandesa                                               
B) Insurreição Pernambucana 
C) Expulsão dos Guararapes      
D) Guerrilha da Taborda



6. As invasões sofridas pelo Brasil no século XVII, primeiro na Bahia (1624 - 1625) e depois no Nordeste (1630 -1654), devem ser entendidas como:
A) um reflexo direto da crise européia motivada pela ocorrência de conflitos religiosos gerados pela reforma;
B) uma tentativa de manutenção dos interesses açucareiros pela Holanda depois da união das Coroas Ibéricas;
C) uma disputa entre imperialismo inglês e batavo - a fim de controlar o transporte marítimo no Atlântico;
D) um reflexo da guerra civil das colônias americanas, o que determinou um grande afluxo de imigrantes estrangeiros;

7. A “derrama”, operação fiscal da Coroa portuguesa, realizada nas Minas Gerais, no final do século XVIII, correspondia:
A) às exigências para completar o valor da quota mínima de 100 arrobas de ouro.
B) ao pagamento da taxa correspondente ao número de escravos empregados na lavra.
C) ao recolhimento às Casas de Fundição da 5ª parte de todo o ouro extraído.
D) à tentativa da Metrópole de organizar e racionalizar a exploração do ouro.

8. A economia mineira, eixo central da economia colonial do século XVIII, distinguiu-se da economia açucareira nos seguintes aspectos:
A) desenvolveu o mercado interno e a sociedade urbana, convertendo-se num centro de distribuição de renda.
B) criou uma sociedade mais estratificada e dependente do mercado externo.
C) sua exploração exigia vultosos capitais, sendo impraticável para as classes menos favorecidas.
D) estabeleceu a superioridade do trabalho escravo sobre o trabalho livre ao contrário da região açucareira.

9. O ciclo da mineração trouxe várias modificações na vida da colônia, EXCETO:
A) o Regime de Monopólio da metrópole foi mais rigoroso.  
B) a mão de obra utilizada na atividade mineradora era exclusivamente assalariada.
C) surgimento do barroco nas artes.
D) a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.

10. No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
A) ocupação das áreas litorâneas                                                      B) expulsão do assalariado do campo
C) formação e exploração dos minifúndios                                      D) expansão para o interior
.
11. A expansão das fronteiras do Brasil iniciou-se com o rompimento do meridiano de Tordesilhas por grupos de homens que ficaram conhecidos por bandeirantes. Eles organizavam expedições para apresamento de índios e busca de metais preciosos. A ocupação dos territórios além de Tordesilhas por colonos luso-brasileiros gerou uma série de conflitos com nossos vizinhos espanhóis. Esses conflitos fizeram com que Portugal e Espanha assinassem vários tratados de limites, em que Alexandre de Gusmão defendeu o princípio do "Uti possidetis, uta possideatis": O mais importante desses tratados, deu ao Brasil, praticamente, sua conformação geográfica atual, foi o Tratado de
A) Santo Ildefonso;                     B) Utrecht;                        C) Tordesilhas;                        D) Madri;

12. Sobre a descoberta do ouro nas Minas Gerais, podemos afirmar EXCETO:
A) ainda no século XVII, foram feitas as primeiras descobertas de ouro no Brasil;
B) foi estabelecido o Regimento das Minas para controlar a exploração do ouro;
C) o comércio não se desenvolveu com a mineração;
D) entre os impostos sobre o ouro, o Quinto era a entrega de 20% do ouro encontrado à Coroa;

13. As alternativas abaixo apresentam fatos relacionados ao Barroco Mineiro, desenvolvido no decorrer do século XVIII. Assinale a afirmativa INCORRETA:
A) As peculiaridades do culto católico encontraram sua expressão maior nas artes plásticas, na música e na arquitetura de inspiração barroca.
B) O Barroco renovou a arquitetura das igrejas mineiras, buscando maior originalidade e preocupando-se com a ornamentação interior.
C) A riqueza aurífera das áreas mineradoras dificultou a expansão da arte barroca, principalmente a construção de igrejas.
D) A arte religiosa mineira expressava o fervor da população que, com donativos, contribuiu para a construção de igrejas.

14. No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:
A) o desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar e a cultura de algodão
B) o apresamento indígena e a procura de metais preciosos
C) a necessidade de defesa e o combate aos franceses
D) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa.


15. Com a ascensão de Felipe II ao trono português deu o início ao período:
A) politico-militares             B) do domínio espanhol               C) do pau-brasil         D) da mão-de-obra escrava.

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem