Memorial Reflexivo

CURSO DE EXTENSÃO “GDE – GÊNERO E DIVERCIDADE NA ESCOLA”

TAREFA DE ENCERRAMENTO: MEMORIAL REFLEXIVO

O PRIMEIRO CONTATO COM A PLATAFORMA MOODLE

Wagner Feitosa Avelino
Julho/2011

Neste primeiro momento irei abordar o conceito sobre o Memorial Reflexivo, respaldado pela leitura sugerida: Formação de Educadores à distância e integração de mídias e com meus conhecimentos prévios.  Acredito que o memorial reflexivo é um instrumento importantíssimo para a auto-avaliação, tanto para o aluno quanto para o professor, ao qual é um espaço para registros, desvendar conceitos, ampliar sua argumentação e principalmente para apontar as dificuldades encontradas. Lembrando que as dificuldades encontradas no curso e depois expostas no memorial, pode ser subsídios para o professor (tutor) rever seus conceitos como didática e aperfeiçoar as defasagens para os próximos alunos de Educação a Distancia. Portanto, “é um processo que permite resgatar o passado, compreender melhor o presente e planejar o futuro” segundo (Valente; Bianconcini, 2007, p. 86).
            Ao fazer uma reflexão do Curso de Extensão “GDE- Gênero e Diversidade na Escola” posso descrever naturalmente um grande elogio pela estrutura e organização do mesmo. Inicialmente confesso uma insegurança, por não conhecer a Plataforma Moodle e conseqüentemente suas ferramentas. Mas, o primeiro contato com as ferramentas e já sendo a primeira atividade “conhecer o Ambiente Moodle” foi muito bom, pois ao conhecer o ambiente do curso as atividades foram desvendadas facilmente.
            Quero destacar outro ponto positivo do curso, que de na minha óptica, fez grande diferença. A apresentação pessoal, que marca uma segunda tarefa sem aquela obrigatoriedade tensa que leitura e interpretação pessoal. Ao ler o perfil de cada participante e conhecer os colegas de curso, pode perceber que o grupo tem uma homogeneidade e ao mesmo tempo estão ligados pela aprendizagem do curso de Educação a Distância. Entretanto, ao observar os interesses de conhecimentos, todos os participantes buscam conhecer as ferramentas necessárias para dar continuidade dos estudos, conseguirem uma oportunidade de trabalho e principalmente fazerem parte da revolução tecnológica que passa a educação contemporânea.
            Ao navegar pelo Ambiente Moodle, encontrei um texto que me chamou a atenção: A Modalidade - "Educação a Distância" de autoria da Tutora Profa. Esp. Fabiana Marques Costa. E ao fazer esta leitura, me fez lembrar o curso em que minha esposa fez na Modalidade a Distância. Ao qual o texto é muito real, com atividades cotidianas, pois a dedicação aos estudos e a organização ao tempo tem que ser bem administrado. Portanto, quem não o fizer terá dificuldades em concluí-lo.

"Para que o aluno obtenha sucesso nesta modalidade de ensino, deve-se estar atento a dois fatores de fundamental importância, um deles é o comprometimento do aluno em interagir e colaborar, compartilhando conhecimento com os colegas e professores por meio de ferramentas de comunicação como fóruns de debates, correio ou listas de discussão, bate papos (chat); o segundo fator é a organização do tempo para estudar, isto é, a seriedade em administrar seu tempo de estudos" (RAMOS; COSTA, 2006).


Ao conhecer e aprofundar no Ambiente Moodle, o mérito desta descoberta pode ser dado justamente à indicação da leitura do livro, Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso, organizado por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada. E o capítulo que prevaleceu foi: Moodle: Moda, mania ou Inovação na Formação. Que a meu ver posso destacar que o Moodle não é moda nem mania e sim uma inovação na formação com estratégias pedagógicas importantíssima. Pois, esta plataforma tem um intuito de colaborar saberes com seus usuários e também vem criando novas faces para uma comunidade aberta. Lembrando que a intenção é socializar leituras e experiências, possibilitando a abertura de novos caminhos de interação pedagógica com o ambiente. Além do mais, a Moodle apresenta-se como um projeto de apoio ao construtivismo social na educação em que o aluno participe na resolução de problemas, utilizando o pensamento critico sobre as atividades de aprendizagem significando a construção do seu próprio conhecimento, já para o educador o papel fica por conta de facilitador, orientador, aprendiz ou tutor.
Acredito que ferramentas como essa, podem revolucionar a educação, pois os jovens da atualidade, estão acompanhando o crescimento das tecnologias e conseqüentemente encontrarão facilidades com a prática desta plataforma.
Após fazer a leitura minuciosa deste texto me chamou a atenção pela fala e conceito de e-moderador de Salmon (2000, p.39) que diz que:

“o principal papel do e-moderador consiste em promover o envolvimento dos participantes de forma que o conhecimento por eles construído seja utilizável em novas e diferentes situações, ou seja, experiências colaborativas de aprendizagens”.
            É de suma importância relatar a discussão de outro capitulo do livro Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso, organizado por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada, que abordou sobre: A interface glossário do Moodle e construção interativa de conteúdos abertos em curso online. Após a leitura minuciosa deste capitulo, pude perceber que, o professor pode controlar as informações disponíveis no ambiente, selecionando e disponibilizando material para os alunos, e  que as discussões permitem que o professor saiba que tipo de informações os alunos estão buscando fora dos cursos, para crescimento intelectual dos mesmos. De acordo com os autores deste capitulo, é importante ter uma ferramenta glossário de verbetes, com sentidos reais e subjetivos das palavras, e no contexto da Educação a Distância. Mas, é necessário que esta ferramenta seja bem definida para ampliar as discussões e debates.
A Plataforma Moodle, apresenta grandes variedades de ferramentas e isso ajuda no olhar pedagógico, tanto para o aluno quanto para o professor (tutor). E para confirmar essa tese, a construção do saber pode ser discutida amplamente por todos os participantes, o que não diferencia dos métodos tradicionais educacionais. Buscar "soluções" pedagógicas dependerá das ferramentas da plataforma e principalmente dos participantes que interagem nas atividades, aprendendo e ensinando com as leituras propostas juntamente com seus argumentos pessoais. Portanto, o olhar pedagógico do curso está inteiramente ligado na dinâmica do curso e de suas ferramentas, encontrados na Plataforma Moodle.
Sobre a Interface do Glossário, acredito que acaba sendo mais uma das muitas ferramentas de apoio do curso de Educação a Distância, para ampliar a interação dos demais participantes. Sobre a construção interativa, a ferramenta EASY, foi projetada com o objetivo de maximizar a interação e acessibilidade aos cursos realizados no Moodle, marcando o diferencial para aqueles que lêem e interagem com os integrantes participantes e tutores do curso EAD. Com isso, gostaria de abordar a importância do curso a distância nos padrões da Plataforma Moodle, dentro do contexto educacional atual. Pois, na correria do dia a dia, o aluno e o professor (mediador) necessitam administrar suas tarefas e conseqüentemente ter  amplos conhecimentos, no sentido de leituras com os depoimentos dos colegas de curso e principalmente dos textos propostos para a leitura, marcando positivamente a chamada: Era da Educação a Distância” dentro do capitalismo exagerado.
Outro texto sugerido que merece destaque no curso, foi o que abordou os Conceitos de Educação a Distância e o Material Complementar: Conhecer perfil do aluno, Netiqueta e Direitos Autorais. Como historiador, gostei muito sobre o breve relato da historicidade da Educação a Distância. Os meus conhecimentos estavam limitados a partir da década de 70 e no Brasil, com o curso de correspondências do Instituto Universal Brasileiro. Mas, ao ler este texto, consegui fazer uma grande viagem no tempo histórico iniciando no século I com as Cartas Paulinas. O interessante é que ao analisar o livro de Atos dos Apóstolos na Bíblia, havia interpretações diferentes dos cristãos em varias regiões que as cartas chegavam e o apostolo Paulo e Barnabé e depois com Timóteo, tinham que fazer visitas para esclarecer as dúvidas dos novos convertidos. Fico imaginando se tivesse um curso como este totalmente on-line, o quanto o apostolo Paulo teria economizado de tempo em suas viagens e expandido ainda mais suas pregações. Durante a Idade Média a escrita ficou restrita a Igreja Católica, Reis, Rainhas e algumas poucas pessoas que conheciam os manuscritos, algo muito raro. Por isso, os estudos nesta época podem ser considerados os mais difíceis, lembrando que as estradas eram saqueadas por ladrões ou mesmo por grupos religiosos (Império Turco Otomano). Hoje pode relacionar com problemas na conexão da rede (internet), enviar um e-mail e este não chegar a seu destino. Tudo começa a ter outro viés com as fases da Revolução Industrial (primeira, segunda e a terceira), com a necessidade de ampliar a produção e a especialização da mão-de-obra obra qualificada e os cursos começam a se multiplicar pelo mundo, ou seja, a educação técnica com objetivos únicos (aumentar a produção no sistema capitalista)
            A modalidade de Educação a Distância me chama muita a atenção, a distância que se encontram professores e alunos, pelos fóruns, chats e atividades correspondidas pelos alunos, tendo uma reciprocidade entre mestre e alunos. Segundo Freeman (2003), há vantagens que também concordo que é:
 “A acessibilidade - possibilidade de chegar a lugares geograficamente distantes; Atividades assíncronas - não há horário marcado, o aluno pode estudar dentro de seu cronograma de estudos; Interatividade na comunicação – conhecer novas pessoas, aumentando sua rede de relacionamentos profissionais; Integração ativa da educação com a vida profissional”.
             
Portanto, a Educação a Distância conquista cada vez mais espaço em escolas e universidades devido suas vantagens indo de encontro às necessidades de pessoas que não encontram tempo para saírem de casa para fazer um curso, mas acredito que a dedicação e tempo um aluno da Educação a Distância deve administrar. 
O texto sugerido para leitura no livro Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso, organizado por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada, buscou abordar o sentido de aprofundar no conhecimento dos estilos de aprendizagens para o ambiente de aprendizagem Moodle. Ao analisar inicialmente os conceitos de Alonso e Gallego, ao qual se destacam no texto, pode-se perceber os vários estilos de aprendizagem: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático que está ligado a preferências e tendências altamente individualizadas de uma pessoa que faz um curso a distância, e que influenciam em sua maneira de apreender um conteúdo. É de suma importância salientar que os próprios autores abordam o não objetivo medir os estilos de cada indivíduo e posteriormente rotulá-los de forma estagnada. Mas a importância de identificar o estilo de maior predominância na forma que cada um deve aprender e, com isso, elaborar o que é necessário desenvolver nesses indivíduos, em relação aos outros estilos não predominantes, ou seja, analise como educador no cognitivo.  
Para provar na prática a minha satisfação com o curso, ao ler o Material Complementar do Módulo 2 – Conceitos de Educação a Distância. Deparei-me com o Significado dos “emoticons” e sua utilização. Sempre questionei: onde os jovens conseguiam estes símbolos para se comunicarem nos sites de relacionamentos? E quem inventou estes símbolos? Com isso, percebi que, para estar se comunicando com a mesma fala tem que estar sintonizado com os mesmos “emoticons”.
Portanto, para concluir, não posso deixar de parabenizar todos os participantes do curso, ao qual de uma forma ou de outra leu, respondeu, argumentou e defendeu suas opiniões e isso enriqueceu e muito a interação de todos. Mas, se falando de mim mesmo, posso dizer que ampliou e muito meus conhecimentos sobre o Curso de Educação a Distância e sobre as ferramentas da Plataforma Moodle.

REFERENCIAL TEÓRICO

ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 2002.

FREEMAN, R.. Planejamento de sistemas de educação à distância: Um manual para decisores. Trad. Walter Ambrósio. Canadá: Commonwealth of Learning, 2003.

José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcici de Almeida(org.). Formação de Educadores à distância e integração de mídias Aglaé Cecília Toledo Porto Alves... [ET al.] – São Paulo: Avercamp, 2007.

RAMOS, E. M. de F., COSTA, F. M.. EaD - Aspectos Pedagógicos da Avaliação –
Inserção de tarefas no Ambiente de seu curso – Aula 13. Publicação Avulsa. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Extensão Universitária, 2006.

SALMON, Gilly. E-moderating. The Key to Teaching and Learning Online. London: Kogan Page, 2000.
               
           

O tempo

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O tempo marca a experiência do homem