sexta-feira, 8 de abril de 2011

PII 1 ANO E.M 1 BIMESTRE

1 O hábito de remunerar as lições dos professores foi introduzido pelos:
(A) Gregos.
(B) Romanos.
(C) Hebreus.
(D) Persas.
(E) Cretenses.

2. Com a Helenização do Oriente, o Centro de Arte, com tendências mais variadas, foi:
(A) Redes.
(B) Pérgamo.
(C) Alexandria.
(D) Delos.
(E) Tróia.

3. A idéia do “Homem Superior” dentre os seus contemporâneos foi primeiramente aceita pelos:
(A) sumerianos.
(B) gregos.
(C) persas.
(D) hebreus.
(E) romanos.

4. Embora os gregos se organizassem através das polis ou cidades, surgiu na Grécia o Estado:
(A) ateniense.
(B) tessálico.
(C) beócio.
(D) espartano.
(E) ático.


Questão 5
(UNESP) A ocupação da Grécia pelos indoeuropeus ocorreu no contexto das grandes migrações. E a expansão colonizadora subsequente decorreu da conjugação de vários fatores:
1) Mudança no regime de propriedade, crescimento demográfico e lutas políticas.
2) Solo árido e pouco irrigado.
3) Espírito de empreendimentos desenvolvido pelo influxo da cultura romana.
4) Crescimento do comércio e procura de alimentos fora do continente.
Assinale:
a) se todas as afirmativas estão incorretas.
b) se todas as afirmativas estão corretas.
c) se as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
d) se apenas a afirmativa 3 está correta.
e) se apenas a afirmativa 2 está correta.
Questão 6
(SANTA CASA-SP) A vida econômica da Grécia no período homérico (século XII a VIII A.C.) tinha como um dos seus traços marcantes o fato de:
a) Basear-se fundamentalmente na criação de animais, especialmente o cavalo, por sua importância militar.
b) Explorar o trabalho escravo, por ser o trabalho considerado uma atividade indigna pelos proprietários(hipei).
c) Dedicar-se ao comércio marítimo, estabelecendo ligações entre vários pontos do continente europeu.
d) Apresentar uma característica doméstica, concentrando-se quase que exclusivamente no pastoreio e na agricultura.
e) Explorar numerosas colônias, sobretudo na Magna Grécia, tendo em vista a pobreza do solo continental.




                                       

Questão 7
(UNESP) Com referência à Grécia e sua civilização, assinale a alternativa incorreta.
a) Um fator físico - relevo montanhoso - dificultou a unificação e a integração das tribos gregas numa só nação.
b) Os invasores aqueus e dórios dominaram as populações gregas sem, contudo, assimilar sua cultura.
c) A base de toda organização política do povo grego era representada pela cidade-Estado.
d) Em Atenas, todos os direitos políticos eram assegurados aos seus cidadãos livres e não estrangeiros.
e) Em Esparta, a educação destinava-se, exclusivamente, ao preparo de excelentes soldados e cidadãos fiéis.







Questão 8
(FUVEST) Qual o papel social dos hilotas em Esparta?
a) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados principalmente às tarefas militares.
b) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem participação política.
c) Servos, em geral trabalhadores braçais, sem direitos políticos reconhecidos.
d) Governantes de Esparta nos períodos de guerra e líderes nas assembléias gerais dos cidadãos.
e) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da assembléia de anciãos.







Questão 9
(UNESP) A história política da Grécia, na Antigüidade Clássica caracterizou-se:
a) Por uma organização teocrática.
b) Por uma organização imperial.
c) Pela existência das cidades-estados que atuavam, politicamente, como unidades autônomas.
d) Pela alternativa de dinastia hegemônica.
e) Por uma federação estável, regida de forma ditatorial.







Questão 10
(FUVEST) Dentre os legisladores atenienses, Clístenes destacou-se por instituir:
a) Leis que aboliram a escravidão por dívidas.
b) O Estado monárquico-militarista.
c) Um governo oligárquico e conservador.
d) A restauração dos privilégios dos metecos.
e) Reformas que implantaram a democracia em Atenas.







Questão 11
(FGV) Uma parte da força de Esparta consistiu na sua rede de alianças com:
a) Os persas e os macedônios.
b) Atenas e Cartago.
c) Salônica e Montenegro
d) As cidades do Peloponeso, salvo Argos.
e) Os caldeus e os americanos.







Questão 12
(VUNESP) Os eupátridas integravam a sociedade ateniense na condição de:
a) Membros da camada dirigente, aristocrática, possuidora das melhores terras.
b) Descendentes de pais estrangeiros e mães atenienses.
c) Membros da plebe, sem direitos políticos ou posses.
d) Servos dedicados ao trabalho doméstico.
e) Escravos na mais completa sujeição econômica e política.







Questão 13
(SANTA CASA-SP) A conferência de Delos (476 A.C.), organizada por Aristides, teve como uma de suas consequências:
a) O aumento do poderio militar e econômico de Atenas, que passou a exercer uma hegemonia sobre os Estados gregos.
b) A participação dos Estados gregos, acabando com a rivalidade entre Esparta, Mégara, Corinto e Tebas.
c) A decadência do imperialismo de Atenas, que se viu obrigada a agir em concordância com os demais aliados.
d) O desprestígio político de Péricles, tendo em vista a liderança que Esparta exerce dentro da nova aliança.
e) A participação dos vários Estados gregos ameaçados em sua estrutura interna pelos persas que dominavam o Egeu.







Questão 14
(FUVEST) "Democracia e imperialismo foram duas faces da mesma moeda na Atenas do século V A.C.".
Tal afirmativa é:
a) Correta, já que a prosperidade proporcionada pelos recursos provenientes das regiões submetidas liberava, aos cidadãos atenienses, o tempo necessário a uma maior participação na vida política.
b) Falsa, pois aquelas práticas políticas eram consideradas contraditórias. Tanto que fora em nome da democracia que Atenas enfrentara o poderoso Império Persa nas Guerras do Peloponeso.
c) Correta, pois foi o desejo de manter a Grécia unificada e de estender a democracia a todas suas cidades que levou os atenienses a se oporem ao imperialismo espartano.
d) Falsa, já que o orgulho por seu sistema político sempre fez com que Atenas ficasse fechada sobre si mesma, desprezando os contatos com outras cidades-estados.
e) Correta, se aplicada exclusivamente ao período das Guerras Médicas contra Esparta e sua liga aristocrática.







Questão 15
(PUC-SP) A organização social das várias cidades gregas apresenta traços comuns tais como:
a) Os trabalhadores livres eram todos assalariados do Estado e destinados aos serviços públicos.
b) Os cidadãos, que praticavam o comércio e o artesanato adquiriam, em conseqüência, poderes políticos.
c) As distinções sociais estavam baseadas na capacidade intelectual e econômica de cada indivíduo.
d) A discriminação social reservada aos servos e escravos destinados ao trabalho rural.
e) Os cidadãos possuíam sempre maior soma de privilégios políticos, econômicos e sociais.







Questão 16
(FUVEST) Na antigüidade, o processo de helenização decorrente da conquista macedônica sob Alexandre, o Grande, baseou-se acentuadamente na:
a) Redistribuição forçada das populações.
b) Fundação de cidades de cultura grega.
c) Adoção do modelo democrático.
d) Repressão das práticas religiosas.
e) Mobilização econômica da população rural.







Questão 17
(PUC-SP) "Eu creio, ó atenienses que muito mais que as grandes riquezas, preferis conhecer claramente o partido mais útil à República, em meio aos acontecimentos que chamem a vossa atenção..." O movimento presente parece elevar a voz para gritar: "atenienses, se estimais vossa segurança, dispondevos a conservá-la vós mesmos".
O trecho acima, extraído de uma "Felípica" pronunciada por Demóstenes, traduz:
a) Uma tentativa de despertar os gregos para os perigos da invasões dóricas.
b) Uma exaltação aos atenienses após a vitória de Milcíades em Maratona (490 A.C.).
c) Uma advertência contra as ameaças do imperialismo macedônico.
d) Um conselho para ocupar a África e pôr fim à Guerra dos Dez Anos.
e) Um esforço para formar a Confederação de Delos (477 A.C.) e resistir à invasão persa.







Questão 18
(UFAL) O período clássico, na história da Grécia Antiga (séc. V e IV A.C.), caracterizou-se, entre outros aspectos, pela:
a) Hegemonia de algumas cidades-estados: Atenas, Esparta e Tebas, respectivamente.
b) Ocorrência de tiranias, destacando-se as de Pisístrato, Hípias e Hiparco.
c) Preocupação de Drácon e Sólon de darem aos grupos uma legislação codificada.
d) Concretização de numerosas reformas sociais, iniciadas por Clístenes.
e) Consolidação das idéias de democracia expostas pelo legislador Licurgo.







Questão 19
(UFES) A Sócrates, grande pensador da Antigüidade Clássica, pode associar-se:
a) A Afirmativa de que "O homem é um animal político".
b) A Introdução da maiêutica.
c) A Criação da dialética.
d) A Prática do empirismo.
e) O Desenvolvimento da filosofia peripatética.







Questão 20
(UFBA) Em relação aos estudos das instituições fundamentais da sociedade, pode-se afirmar:
a) A estratificação em castas baseava-se no fator econômico que privilegiava os ricos e oprimia os despossuídos.
b) A composição da família romana incluía, além de pais e filhos, uma numerosa clientela, possibilitando sua identificação como família nuclear.
c) O surgimento do Estado na Antigüidade Oriental funcionou como mantenedor da sociedade igualitária então vigente.
d) A classe sacerdotal no Antigo Oriente era relegada a uma posição secundária, já que os monarcas absolutos temiam sua interferência na vida política.
e) A agricultura de irrigação, dependente da construção de obras hidráulicas, esteve associada, no Antigo Oriente, ao regime de servidão coletiva.






Questão 21
(UFPE) A cultura grega antiga utilizou o mito e a razão como forma de abordagem da natureza. A razão suplanta gradativamente o mito e cria uma atitude mental diferente que se manifesta em vários setores da vida daquela sociedade.
Esta questão refere-se a esta nova mentalidade.
a) O aparecimento de várias escolas filosóficas tenta explicar a natureza e descobrir o elemento que garante unicidade ao universo.
b) O desenvolvimento das ciências - principalmente a Astronomia, que deriva para a Astrologia - cria a preocupação de descobrir o destino e o futuro dos homens.
c) Os fundamentos da concepção dialética do mundo dão origem às idéias de movimento e transformação constante.
d) A idéia de unidade política e territorial das cidades gregas, como forma de garantir a vitória contra as freqüentes invasões, concretiza-se.
e) Nas Artes Plásticas, representa-se o homem em sua plenitude de beleza e de vigor.
Questão 22
(UFPE) Aristóteles, ao afirmar que "o privilégio do homem livre não é a liberdade, mas a ociosidade", revelava o sentido do trabalho e o papel do escravo nas Cidades Estados gregas. Quanto ao escravo na Grécia Antiga. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) Era o principal responsável pela produção exportada, permitindo o desenvolvimento do comércio.
b) Trabalhava exclusivamente na agricultura, produzindo alimentos para a sociedade.
c) Era obrigado a pagar as banalidades e os impostos "in natura", para garantir o sustento do seu senhor.
d) Dirigia e orientava trabalhadores na indústria, ocupando lugares de administradores.
e) Possuía direitos civis e políticos, devido à intensa participação na vida econômica.


Questão 23
(FESP) Uma expressão notável da antiga arquitetura grega é o templo de Atena Nike, mas a sua obra conhecida e admirada é o Partenon construído na época de Péricles. Sobre a pintura na Grécia antiga, podemos afirmar que:
a) teve o mesmo destaque da arquitetura;
b) foi essencialmente baseada em temas religiosos;
c) as pinturas feitas em vaso são valiosas como fonte de informação sobre os gregos;
d) foi um manifestação artística praticamente desconhecida;
e) teve destaque apenas nos primeiros tempos da cultura grega.
Questão 24
(UFPE) A expressão "gregos e troianos", que significa hoje coisas diferentes que não se devem unir, tem uma correspondência na história da Grécia.
Assinale a alternativa correta.
a) Homero, um dos mais famosos "aedos" gregos, contou no seu poema "A llíada" a guerra entre a cidade de Tróia e a cidade de Esparta, resgatando um período da história grega confirmado por modernas escravações arqueológicas.
b) A história da Grécia é uma história de lutas entre cidades-estado. A guerra entre Tróia e Esparta está contada na "Odisséia".
c) Ulisses, herói grego, é o autor do rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta.
d) A expressão "gregos e troianos" significa os que habitavam a Polis - a cidade na Grécia.
e) Os gregos representavam os dórios e os troianos os aqueus. A guerra Tróia e Esparta teria destruído a civilização creto-miceniana.


Questão 25
(UNB) Numa visão mais ampla do Mundo Grego, julgue os itens abaixo.
a) O mundo Grego caracterizava-se pela desarticulação lingüística e cultural.
b) As Cidades-Estado da Grécia eram politicamente autônomas.
c) Com uma política imperialista, Atenas conseguiu recursos econômicos para seu desenvolvimento cultural, na época de Péricles.
d) O sistema educativo ateniense visava à formação de soldados fortes e disciplinados para a defesa da Pátria.
e) Em todas as manifestações artísticas e intelectuais dos gregos, nota-se a preocupação em valorizar a figura, a paixão e o pensamento humano.
Questão 26
(UNB) Julgue os itens abaixo, relativos ao Período Helenístico.
a) Felipe II da Macedônia e seu filho Alexandre obtiveram êxito na Grécia, graças à sua política de emancipação dos hilotas, alargando assim o sistema democrático do pólis.
b) Alexandre incorporou princípios e funcionários orientais à sua administração, fundou cidades com instituições gregas, promoveu casamentos interétnicos, visando a um império de caráter universal.
c) Em conseqüência das conquistas de Alexandre, o Oriente Médio helenizado firmou-se como o centro econômico do mundo antigo.
d) Expressão mais sofisticada do padrão cultural do mundo helenístico, em Alexandria os filósofos debatiam as doutrinas do Epicurismo e do Estoicismo.
e) A conquista romana da Macedônia, Grécia e Oriente helenizado levou à guerra entre Roma e Cartago pela hegemonia no Mediterrâneo.

Questão 27
(UNB) As reformas iniciadas por legisladores buscavam solucionar pacificamente os conflitos sociais e políticos que o desenvolvimento econômico havia trazido para Atenas, julgue os itens abaixo.
a) Drácon codificou uma legislação, até então apenas oral, marcada pela severidade e pela transferência da administração da justiça para o Estado.
b) As reformas de Sólon proibiram a escravidão por dívida e instituíram um critério econômico para a participação política.
c) A implantação da democracia em Atenas foi decorrência das reformas realizadas por Clístenes.
d) Entre outros aspectos, a democracia ateniense significava a extensão dos direitos políticos a todos os habitante da cidade e o caráter indireto da participação dos cidadãos no governo.
e) Instituído por Licurgo, o ostracismo consistia na escolha compulsória de um cidadão para dirigir, por dez anos, a Assembléia (Eclésia).

Questão 28
(FUVEST) Ajudaram os espartanos a vencer os atenienses na Guerra do Peloponeso, mas não foram eles que acabaram por conquistar toda a Grécia. Pelo contrário, posteriormente, eles foram também conquistados e integrados a um novo império. Trata-se dos.
a) Egípcios e do Império Romano.
b) Fenícios e do Império Cartaginês.
c) Persas e do Império Helenístico.
d) Siracusanos e do Império Siciliota.
e) Macedônios e do Império Babilônico.



Questão 29
(UNB) Com relação à democracia ateniense, julgue os itens abaixo.
a) O direito de cidadania estendia-se a toda a população livre, inclusive mulheres e estrangeiros.
b) O escravo cujo trabalho era a base da vida econômica da sociedade não tinha qualquer direito civil ou político.
c) O sistema eleitoral, monopolizado pela nobreza territorial, excluía a participação dos setores médios das camadas sociais.
d) O cidadão que fosse considerado perigoso à democracia era banido da sociedade e tinha seus direitos políticos cassados por dez anos.
Questão 30
(UNB) TEXTO
"Desde seu advento que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., [a cidade-Estado] marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos."
J.P. Vernant. As origens do pensamento grego
A respeito do mundo grego antigo, julgue os itens abaixo.
a) O mundo grego antigo tomou as civilizações do antigo Oriente próximo como modelo político, fato observável no tipo de sociedade que começou a se desenvolver, a partir dos séculos VIII e VII a.C., na Hélade.
b) A passagem do tipo de soberania da basiléia para a do arcontado contribuiu para essa "forma nova" de "vida social e de relações entre os homens", que acompanhou a instituição da polis ateniense.
c) Na Atenas arcaica, o papel de um Drácon (consolidação da legislação escrita) e de um Sólon (estabelecimento do ideal da eunomia) foi de resistência aos avanços da acima citada "verdadeira invenção" grega.
d) A tragédia grega pode ser entendida como um campo de forças no centro da cidade-Estado clássica, onde de um lado combateu as potências divinas e místicas (direito de fundo religioso, noção de destino), e de outro um novo ideal de homem (razão deliberativa, direito laico).


Questão 31
(FESP) A cultura do Egito antigo influenciou muitos povos, inclusive os gregos. Foi realização notável dos egípcios:
a) a invenção da escrita cunciforme muito usada nas transações comerciais.
b) o conhecimento sobre as técnicas de mumificação controladas pelos sacerdotes.
c) a invenção da álgebra utilizada para cálculos fundamentais na construção de monumentos.
d) a construção de tempos luxuosos, conhecidos como zigurates, onde faziam cerimônias de oferendas aos deuses.
e) a criação de religião dualista que via, na luta entre o bem e o mal, a base da existência moral dos homens.
Questão 32
(FESP) A cultura clássica não surgiu num vazio histórico. Ela tem suas vinculações com as invenções, pensamentos e ações dos outros povos da Antigüidade. A filosofia grega é um exemplo do que afirmamos anteriormente. Neste sentido, seria correto afirmar que:
a) os gregos e os romanos foram os únicos povos que realmente contribuíram para a construção da cultura ocidental.
b) os romanos conseguiram uma originalidade destacada na maneira de pensar os problemas gerais do ser humano.
c) apenas a arquitetura grega se destaca pela sua originalidade.
d) a mitologia grega é apenas uma síntese das crenças do antigo oriente.
e) a própria filosofia teve, no início, seus principais representantes na Escola Jônica de origem asiática.

Questão 33
(UFPE) Sobre a sociedade oligárquica e militar espartana. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) Em Esparta a propriedade da terra era coletiva e o regime era feudal.
b) A constituição espartana estabelecia que o governo da cidade deveria ser regido por dois reis, um conselho e uma assembléia.
c) Somente os espartanos e os periecos eram considerados cidadãos em Esparta.
d) A sociedade espartana estava constituída por três camadas: os espartanos, os hilotas, e os periecos.
e) Entre as reformas econômicas realizadas em Esparta, destaca-se a que aboliu a propriedade familiar e em seu lugar instituiu a propriedade estatal - a terra cívica - dividida em lotes.


Questão 34
(VUNESP) "A conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma técnica de administração, e todas as criações artísticas..." (Pierre Lévêque. A aventura grega.)
O texto refere-se às invasões.
a) persas.
b) germânicas.
c) macedônicas.
d) dórias.
e) cretenses.


Questão 35
(FMU) Com o objetivo de instaurar a paz social, o legislador ateniense Sólon decretou a lei Seisachtéia que determinava
a) a remuneração dos cidadãos eleitos para cargos públicos
b) a pena de morte para a mioria dos crimes
c) a abolição da escravidão por dívidas
d) a posse coletiva dos campos de cultivo
e) o direito de cidadania aos estrangeiros

Questão 35
(PUC-PR) Considere a estrutura da Cidade-Estado ou Pólis Ateniense, em sua fase democrática, nos séculos V e IV a. C.
Preencha as lacunas que identificam as suas instituições principais:
1 - _______________, assembléia de cidadãos que se reuniam em praça pública, aprovando as leis.
2 - _______________, equivalente ao poder judiciário, cuja pena de morte era a ingestão de cicuta.
3 - _______________, os estrategos, que exer-ciam papel equivalente ao de ministros.
4 - _______________, que preparava os projetos de leis.
5 - _______________, estrangeiros, que eram, como modernamente, excluídos da vida pública.
Assinale a seqüência que preencha corretamente as lacunas:
a) Ápela - Areópago - Dez Generais - Gerúsia - Metecos.
b) Bulé - Areópago - Dez Generais - Gerúsia - Periecos.
c) Eclésia - Heliastas - Dez Generais - Conselho dos Quinhentos - Metecos.
d) Eclésia - Bulé - Conselho de Estado - Conselho dos Quinhentos - Periecos.
e) Ápela - Gerúsia - Dez Tribunos - Tribunato - Ilotas.


Questão 36
(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão associando os expoentes individuais da cultura grega (coluna A) com seus respectivos campos de produção (coluna B).

Coluna A
Coluna B
1. Aristófanes
( ) Poesia
2. Píndaro
( ) Teatro
3. Tucídides
( ) Escultura
4. Miron

5. Protágoras


A numeração correta para a coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 5
b) 2 - 1 - 4
c) 4 - 5 - 3
d) 1 - 5 - 4
e) 3 - 2 - 5
Questão 37
(UFPE) Sobre a primeira e a segunda diáspora (dispersão) grega é incorreto afirmar que:
a) A chegada dos Dórios à Grécia reforçou a expansão da civilização micênica em direção à Ásia.
b) Os Aqueus, Jônios e Eólios realizaram a primeira experiência grega de colonizar outras terras.
c) A expansão territorial grega muito se deve ao conhecimento das técnicas de navegação adquirido dos cretenses.
d) A tomada de Tróia, cidade da Ásia Menor, permitiu o domínio grego no comércio marítimo entre o mar Egeu e o mar Negro.
e) A segunda expansão grega durou mais de dois séculos e levou a civilização creto-micênica à África e à China.


Questão 38
(UFPB) Segundo Marilena Chauí, "a Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas."
(Convite à Filosofia. 4 ed., São Paulo: Ática, 1995, p. 23).
É legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu:
a) A aspiração ao conhecimento verdadeiro, à felicidade e à justiça, indicando que a humanidade não age caoticamente.
b) A preocupação com a continuidade entre a vida e a morte, através da prática de embalsamamento e outros cuidados funerários.
c) A criação da dialética, fundamentada na luta de classes, como forma de explicação sociológica da realidade humana.
d) O nascimento das ciências humanas, implicando em conhecimentos autônomos e compartimentados.
e) A produção de uma concepção de história linear, que tratava dos fins últimos do homem e da realização de um projeto divino.

Questão 39

(PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão abaixo sobre a história cultural grega relacionando a coluna da esquerda (autores) com a coluna da direita (obras).

  1. Platão
( )
"Prometeu Acorrentado"
  1. Miron
( )
"Antígona"
  1. Tucídides
( )
"Discóbulo"
  1. Ésquilo
( )
"República"
  1. Sófocles
( )
"História da Guerra do Peloponeso"

A numeração correta na coluna da direita de cima para baixo é
a) 2 - 3 - 1 - 5 - 4
b) 3 - 5 - 1 - 2 - 4
c) 4 - 5 - 2 - 1 - 3
d) 5 - 4 - 2 - 1 - 3
e) 1 - 2 - 4 - 3 - 5
Questão 40
(PUC-PR) Em relação ao pensamento científico e filosófico grego, é correto afirmar:
a) Na Grécia não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência.
b) Heráclito lançou as bases da concepção dialética do mundo ao afirmar que tudo está em movimento e transformação.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Os sofistas percorriam as cidades ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
e) A Escola Pitagórica acreditava que o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.

Questão 41
(PUC-RS) No século VI a.C., Clístenes instituiu o Ostracismo, que resultava do poder de que dispunha a Assembléia Popular, em Atenas, para:
a) convocar homens válidos na defesa da pólis, em caso de guerra.
b) realizar a reforma agrária, conforme a posição social do cidadão.
c) perdoar os criminosos condenados à pena capital.
d) afastar os cidadãos considerados nocivos à ordem pública.
e) permitir que os templos servissem de refúgio aos perseguidos políticos.


Questão 42
(PUC-RS) As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar
a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso.
b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.
c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.
d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.
e) a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.


Questão 43
(UFPB) Leia o trecho abaixo:
"A nossa constituição não tem nada a invejar às leis dos outros: ela é um modelo, e não imita. Chama-se democracia porque funciona para o maior número, e não para uma minoria. Todos participam igualmente nas leis respeitando aos assuntos privados, é apenas o valor que introduz distinções, e as honras vão mais para os méritos do que para a fortuna. Nem a pobreza nem a obscuridade impedem de servir a um cidadão capaz de servir a cidade".
(Discurso de Péricles. In: MOSSÉ, Claude. As Instituições Gregas, Lisboa: Ed 70, 1985, p. 157.)
Apesar da citação apresentar uma visão bastante positiva da democracia ateniense, sabe-se, contudo, que nem todos os setores sociais participavam daquele processo político. Dentre os setores da sociedade da época, apenas tinham uma participação efetiva os(as)
a) escravos estrangeiros que conseguiam a liberdade.
b) mulheres nascidas em Atenas.
c) atletas estrangeiros que venciam os Jogos Olímpicos.
d) pequenos proprietários de terra.
e) estrangeiras casadas com cidadãos atenienses.


Questão 44
(UFRN) Leia o fragmento a seguir. 
 A civilização da Grécia, em especial na sua forma ateniense, fundava-se em ideais de liberdade, otimismo, secularismo, racionalismo, glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito pela dignidade e mérito do indivíduo. A religião era terrena e prática, servindo aos interesses dos homens. A religião era um meio de enobrecimento do homem.
[adaptação] BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Globo, 1986. v.1. p.123.
 O fragmento trata principalmente do(a)
a) hegemonia cultural da Grécia na cultura antiga.
b) politeísmo na religião grega.
c) antropocentrismo na cultura grega.
d) influência dos gregos sobre o Ocidente.

PII 8 série 1 bimestre 2011

PARTIDOS POLITICOS NO SEGUNDO REINADO

A vida político-partidária do Segundo Reinado estava marcada pela disputa entre o Partido Conservador e o Partido Liberal. Os dois partidos se caracterizavam por, exceto:
A) defender a monarquia e a preservação do "status quo";
B) representar os interesses da mesma elite agrária;
C) possuir profundas diferenças ideológicas e de natureza social;
D) ter origem social semelhante;
 
Examinando o período monárquico brasileiro, analise as afirmativas abaixo.

I –    Nossa política era monopolizada pelas classes urbanas abolicionistas.
II –  Alguns dos mais importantes movimentos liberais foram empreendidos por representantes da aristocracia  rural.
III – O Parlamento e o Ministério Brasileiro eram dominados pela burguesia industrial brasileira.
IV – Foram os próprios representantes da classe rural que promoveram os progressos materiais que os levariam à ruina.

 Com base na análise, assinale alternativa correta.
A) Somente I está correta.
B) Somente II e IV estão corretas.
C) Somente III e IV estão corretas
D) Somente I, II e III estão corretas

(UNIFENAS) A Questão Christie refere-se a:
A) Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai.
B) Atritos entre a Inglaterra e diversos países  da América Latina.
C) Aliança da Inglaterra com a Argentina contra o Brasil.
D) Atritos diplomáticos entre Inglaterra e Brasil.

(FGV) "Será o suplício da Constituição, uma falta de consciência com o escravo que está com mais de 60 anos e continua trabalhando, um verdadeiro roubo, a naturalização do comunismo, a bancarrota do Estado, o suicídio da Nação escrava no Brasil."
No texto acima, o deputado brasileiro Gaspar de Silveira Martins está criticando:
A) a proposta de Getúlio Vargas de reduzir a remessa de lucros;
B) o projeto da Lei dos Sexagenários, do gabinete imperial da Dantas;

C) o projeto de legalizar o casamento dos homossexuais, de Marta Suplicy;
D) a proposta de dobrar o salário mínimo, de Roberto de Campos;
Sobre a sociedade brasileira imperial, pré-republicana, analise as afirmativas abaixo.

I – O anel de grau e a carta de bacharel podiam equivaler a autênticos brasões de nobreza.
II – Os militares do império foram desprestigiados pela classe política.
III – D. Pedro II foi um grande protetor da cultura, um mecena.
IV – Havia uma unidade de pensamento entre os militares, todos favoráveis à Proclamação da República.

Com base na análise, assinale alternativa correta.
A) Somente I está correta.
B) Somente II e IV estão corretas.
C) Somente III e IV estão corretas.
D) Todas estão corretas.

Período de 1840 a 1848. O intervalo de oito anos que separa as duas datas pode ser caracterizado como uma prolongada crise de sucessão. São normais as crises desse tipo em todo o regime pessoal em que as classes governantes se relacionam com o chefe do governo   através de uma organização palaciana onde quase, inevitavelmente, tendem as relações institucionais a ser suplantadas pelas relações domésticas. No caso preciso trata-se de uma crise duplamente grave porque complicada com a menoridade e o interregno. De que trata o texto?:                                        
A)Guerra dos Farrapos.
B)Término antecipado da Regência e da Maioridade de D.Pedro II.
C)A Revolta Sabina.
D)A política pessoal do imperador.

O governo pessoal de D. Pedro II, o Segundo Reinado, é marcado pelo sistema parlamentarista que procurou seguir o modelo:
A) norte americano
B) francês
C) português
D) inglês

Sobre a política externa brasileira desenvolvida durante o Segundo Reinado, assinale a alternativa correta.
A) A Inglaterra sempre foi nossa tradicional aliada e com ela jamais tivemos pendências nesse período.
B) Na Guerra do Paraguai, perdemos a Dezembrada mas ganhamos a Campanha das Cordilheiras.
C) Após a Independência da Cisplatina não tivemos mais problemas na Região do Prata.
D) A Guerra da Tríplice Aliança foi a mais longa e intensa campanha militar do Brasil.
E) A Missão Saraiva foi coroada de êxito no exterior.

MOVIMENTOS SOCIAIS NO SEGUNDO REINADO

Um dos mais importantes movimentos messiânicos a eclodir no Brasil foi o de Antonio Conselheiro, mobilizando milhares de pessoas em Canudos, Bahia. Para essas pessoas, Canudos representava a esperança de:
A) escapar do mandonismo dos coronéis, da servidão das fazendas, da miséria sem amparo e do menosprezo da
Igreja.
B) produzir a subsistência da família, ganhar um salário justo, reduzir a pobreza e as horas de trabalho extenuante na terra.
C) receber lotes de terras para trabalhar na condição de pequenos proprietários livres e autônomos em sistema
de parceria.
D) suprimir o Estado e a propriedade privada, transformar a sociedade por meio de reformas pacíficas e implantar o socialismo.

(PUC) A Rebelião de Canudos foi fruto:
A) Do fanatismo religioso de populares sem condições econômicas de subsistência;B) Do desejo de restaurar a monarquia portuguesa no Brasil;
C) Da conspiração de grupos conservadores;
D) Da organização de grupos de jagunços no sertão;








Relacione a coluna da direita com a da esquerda, identificando as situações e fatos que se referem às revoltas provinciais do período regencial e, a seguir, assinale a alternativa que contém a seqüência correta.


REVOLTAS
SITUAÇÕES E FATOS

1 .Sabinada

2 . Cabanagem

3 . Balaiada

4 . Farroupilha
(   )Ocorreu no Pará, onde os rebeldes atacavam estrangeiros e maçons, defendendo a religião católica e D. Pedro II.
(   )Os revoltosos queixavam-se das taxações e da falta de autonomia em relação ao governo central, chegando a proclamar uma república na cidade de Piratini em 1838.
(   )Reuniu ampla base de apoio, até mesmo de comerciantes e pessoas da classe média, em torno das idéias federalistas e republicanas, inclusive propondo liberdade aos escravos nascidos no Brasil.



A) 3 – 2 – 4
B) 2 – 3 – 1
C) 3 – 4 – 1
D) 2 – 4 – 1

 
 GUERRA DO PARAGUAI

Em 1865, o acordo da Tríplice Aliança uniu quais países para a guerra contra o Paraguai?
A) Brasil, Argentina e Inglaterra
B) Brasil, Argentina e Uruguai
C) Brasil, Uruguai e Bolívia
D) Argentina, Uruguai e Bolívia
A participação do Império Britânico no conflito é dimensionada de formas distintas pelos historiadores. Qual o nome do viajante e observador inglês que, de 1868 a 1869, escreveu as "Cartas do Campo de Batalha do Paraguai"?
A) Francis Bacon
B) David Livingstone
C) Robert Burton
D) Richard Francis Burton


Analise as afirmativas abaixo que se referem à Guerra do Paraguai, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  )A proibição da navegação brasileira em águas paraguaias e a invasão do território do Mato Grosso pelas tropas de Solano López foram o estopim deflagrador do conflito.
(   )A assinatura do Tratado da Tríplice Aliança, em 1865, representou uma derrota diplomática para o Paraguai, que contava com a neutralidade do governo argentino e com o apoio da população de Corrientes, província invadida naquele mesmo ano.
(   )O recrutamento de combatentes para a guerra contava, entre outros meios, com a arregimentação de escravos que buscavam a alforria prometida pelo governo do Brasil, como recompensa pela luta nos campos de batalha.
(   )A derrota paraguaia no conflito deveu-se, principalmente, ao despreparo do exército paraguaio e à deficiência da economia daquele país, altamente dependente do capital estrangeiro, sobretudo, da Inglaterra.
(   )No que se refere ao Brasil, a vitória da Tríplice Aliança fortaleceu o Exército e o sentimento de identidade nacional e, consequentemente, a figura do imperador D. Pedro II e da política imperial.
A) V – V – F – F – V
B) F – V – V – F – V
C) F – F – V – V – F
D) V – V – V – F – F
                          
“A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande". Assinale a alternativa incorreta:
A) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida
B) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai
C) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai
D) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recuros estrangeiros

Foram dezenas de batalhas, com milhares de vítimas entre soldados e civis. Em qual batalha foi morto Francisco Solano López, em 1870?
A) A de Cerro CoráB) A de Riachuelo
C) A de Curupaytí
D) A de Tuiuti
O militar que comandou as forças dos três países contra o Paraguai recebeu, décadas depois, o título de “patrono do Exército brasileiro”. Quem foi ele?
A) General Osório
B) Almirante Barroso
C) Duque de Caxias
D) Bartolomeu Mitre

03 - Durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), após a ocupação da capital paraguaia, o
comando das forças brasileiras passou a ser exercido por:
A) Conde D'Eu;
B) Osório;
C) Caxias;
D) Tamandaré;

As causas e interpretações da Guerra do Paraguai ainda hoje são debatidas entre os historiadores. Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I - As origens do conflito estão ligadas à consolidação dos Estados Nacionais na Região do Prata.
II - A preocupação do Império Brasileiro em evitar a formação de uma grande nação platina se revelava desde 1816, quando o Exército Imperial ocupou a Banda Ocidental (atual Uruguai).
III - O Tratado da Tríplice Aliança, assinado em 1865 por representantes do Brasil, da Argentina e do Uruguai, representava um acordo político econômico e militar contra o Paraguai.
IV - O conflito fortaleceu o Exército Brasileiro e contribuiu para afirmar o sentimento de identidade nacional, além de fortalecer a economia do Império e a figura do Imperador.
           
A)Somente I e II estão corretas.
B)Somente I e III estão corretas.
C)Somente II e IV estão corretas.
D)Somente III e IV estão corretas.


(UBC) Na Guerra do Paraguai (1865 - 1870), o Brasil teve como aliados:
A) Bolívia e Peru
B) Uruguai e Argentina
C) Chile e Uruguai
D) Bolívia e Argentina
Considerando-se os fatos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870), é CORRETO afirmar que
A) a Tríplice Aliança agiu sob a ingerência dos Estados Unidos, que pretendiam, após o término da Guerra Civil, ampliar o comércio de seus produtos nos países da Região Platina.
B) o Brasil e a Argentina romperam a aliança durante essa guerra, o que possibilitou não só o fortalecimento militar e político paraguaio mas também o retardamento do final do conflito.
C) o Brasil entrou nessa guerra motivado por interesses relacionados à definição das fronteiras e à garantia de livre navegação pelo Rio Paraguai, principal via de acesso ao Mato Grosso.
D) o Exército Brasileiro, apesar da vitória, se enfraqueceu após essa guerra, em razão do elevado número de baixas e das dificuldades políticas e militares em colocar um ponto final no conflito.

A CRISE NA MONARQUIA

Sobre a Questão Militar, analise as afirmativas abaixo:
I - A oficialidade do Exército Brasileiro era a mais representativa da classe média.
II - A única motivação deste movimento foi a reforma do Montepio militar.
III - O Exército Brasileiro estava ligado às classes conservadoras.
IV - Os militares jamais pleitearam  a anulação das punições decorrentes desta questão.

Com base na análise, assinale a alternativa correta.

A)Somente  I está correta.
B)Somente  II e IV estão corretas.
C)Somente III e IV estão corretas.
D)Somente I, II e III estão corretas.

Sobre a evolução do ideário republicano no Brasil, analise as afirmativas abaixo:

I - Só se pensou em República no Brasil após a guerra da Tríplice Aliança.
II - A adoção do presidencialismo como sistema de governo foi inspirada nos argentinos.
III - As idéias republicanas no Brasil eram antigas e foram reflexos da Revolução Francesa.
IV - A Convenção de Itu, marco de organização pró-república, precedeu a Proclamação da República no Brasil. 

Com base na análise, assinale a alternativa correta.

A)Somente I está correta.
B)Somente II e IV estão corretas.
C)Somente III e IV estão corretas.
D)Somente I, II e III estão corretas.

Observação: O item  refere-se ao texto

TEXTO
“... seus jovens oficiais apresentavam-se mais cultos nas doutrinas filosóficas de Comte do que na estratégia e balística, por isto apaixonavam-se cada vez mais, freqüentando clubes e discutindo política. Isto nada mais  era do que reflexo da política governamental, que amava o soldado na guerra, mas o desprezava na paz. Por isso, ... o exército ficara reduzido a uma tropa mal organizada e mal paga, ... “O erro dos nossos estadistas era de pensar que, quanto mais se tira a um Exército a sua eficiência militar, mais inofensivo se torna ele para a ordem interna. Ora, o contrário é que se dá. Um Exército poderoso e bem disciplinado, voltado, diariamente, para as ocupações da caserna ou do acampamento, bem armado, bem nutrido, bem equipado; um Exército em tais condições torna-se, mui dificilmente, um instrumento para a guerra civil e muito menos uma arma de exploração nas mãos malandras dos políticos profissionais”.”

(In: Therezinha de Castro – História da Civilização Brasileira – Vol. II – República – págs. 327 e 328 – Ed. Record – Rio de Janeiro/São Paulo.)

A situação descrita no texto IX retrata o tratamento recebido pelos militares quando do período imediatamente anterior a:

A)Revolução de 31 de março de 1964, após o Ato Adicional de 1961.
B)Crise de 1954 que levou Vargas ao suicídio, após o governo de Dutra.
C)Redemocratização do Brasil em 1946, após a Segunda Guerra Mundial.
D)Proclamação da República, após a Guerra do Paraguai.

A carta pastoral coletiva do episcopado brasileiro, de março de 1890, deixou claro que os bispos:

A) aprovaram a nomeação do sucessor dos bispos pela autoridades civis, que se perenizou.  
B) apoiavam os Ministros de Estado, que ordenavam aos bispos.
C) acatavam a aprovação por leigos dos compêndios de teologia, que era a prática.
D) aprovaram o fim do padroado, que “era uma proteção que nos abafava”.


Na contramão do mito que se construiu em torno de um consenso nacional após a Proclamação da República está a verdade histórica do desenvolvimento de uma agitação política que se criou no entorno do novo regime, movida por variados grupos políticos. Entre esses grupos está aquele conhecido como Jacobinistas. Identifique a liderança e a(s) proposta(s) deste grupo.

A)Liderados por Deodoro da Fonseca, defendiam a liberalização política do país.
B)Liderados por Floriano Peixoto, eram a favor do retorno a uma ordem monárquica.
C)Liderados por Rui Barbosa, acreditavam que uma constituinte livre e popular salvaria a economia brasileira.
D)Liderados por Floriano Peixoto, defendiam a militarização da República e um acelerado crescimento econômico.

Olá alunos de 2011! Fique antenado nas dicas de história do prof Wagner

Todas as informações contidas neste blog tem a finalidade de apoiar alunos e estudantes de históra.

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem