quinta-feira, 19 de maio de 2011

Escola Pública japonesa

http://www.youtube.com/watch?v=vXoefczZm90&feature=related

Educacão uma questão de bom senso

http://www.youtube.com/watch?v=S0lA7LimA1Q&feature=related

Quem é manipulado pela sociedade?

http://www.youtube.com/watch?v=niQUU7vTduI&feature=fvst

Mercantilismo, Absolutismo, Revolucoes Inglesas, Iluminismo, Colonizacao e Independencia dos EUA e Revolucao Francesa

MERCANTILISMO

Na época de desenvolvimento do mercantilismo, as fontes principais de acumulação de capital eram:
A)a agricultura mercantil e o trabalho servil;
B)o sobretrabalho camponês e a fabulosa pilhagem das Américas;
C)a acumulação mercantil burguesa planificada por um Estado centralizador absolutista;
D)o predomínio de forte atividade mercantil marítima resultante da concorrência entre as principais potências marítimas e comerciais como Holanda, Espanha e França.

O Mercantilismo europeu fundamentou-se, de maneira geral, em dois princípios:
A) bulismo e livre comercio.
B) colbertismo e capitalismo manufatureiro.
C) liberdade comercial e de produção
D) metalismo e balança comercial favorável.


(FUVEST)“Para o conjunto da economia européia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo grande aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimento foi a alta geral dos preços...”
O efeito  a que o texto se refere foi provocado:
A) pelo grande afluxo de metais preciosos
B) Pela ampliação das áreas de produção agrícola
C) Pala redução do consumo de produtos manufaturados
D) Pela descoberta de novas rotas comercias no Oriente

(UM-SP)“[...] Mercantilsmo significa a transferência do afã de lucros capitalistas à política”. (Max Weber). Disto conclui-se que:

A) O mercantilismo não apoiava a interferencia do estado na economia.
B) Para fortalecer o Estado nacional, os governos passam a interferir na vida econômica com objetivos de lucro.
C) O objetivo fundamental do mercantilismo era a tomada do poder político.
D) Havia uma incompatibilidade entre o lucro capitalista e o poder político


A prática econômica conhecida como Mercantilismo, adotada por diversos Estados modernos, visando à obtenção de recursos e riquezas necessários à manutenção do poder absoluto, teve como uma de suas características o/a:
A) manutenção da balança comercial favorável
B) estímulos às importações de manufaturados
C) valorização exclusiva da agricultura
D) liberdade do comercio colonial.

A política econômica do Estado moderno absolutista, conhecida por mercantilismo, foi adotada por ocasião da expansão marítima e comercial européia, atingindo seu pleno apogeu no século XVII. Assinale a alternativa que destaca uma característica dessa política econômica.
A) Eliminação de qualquer prática monopolista.
B) Busca do lucro através do comércio e da exploração colonial.
C) Incentivo às práticas liberais
D) Ausência de intervencionismo estatal.

(VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:

A) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
B) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
C) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
D) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;

ABSOLUTISMO

Analise as afirmativas abaixo sobre a Monarquia Absolutista Européia:
I- O Absolutismo foi um desejo dos povos que, pela concentração dos poderes nas mãos de um homem, viam a sua salvação.
II- No Absolutismo europeu, nota-se a ausência do Regime do Ministério, que só surgiu após a Gloriosa Revolução Inglesa.
III- A confiança que o Rei da França devotava aos seus ministros transformava-se numa grande dor, quando da morte de algum deles.
IV- A vida burocrática administrativa desapareceu em toda parte onde o Absolutismo se desenvolveu.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente a II e a IV estão corretas.
C) somente a III e a IV estão corretas.
D) somente a I, a II e a III estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a crise dos Estados Modernos:
I- As longas guerras dos déspotas tiveram papel importante para fortalecer e salvar os regimes.
II- O século XVIII nos mostra uma verdadeira insurreição intelectual contra as formas do pensamento absolutista.
III- A luta de classes inexistiu, graças ao estado de suficiência dos bens de consumo.
IV- Locke influenciou, filosoficamente, a Inglaterra, a Holanda e a França.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente a II e a IV estão corretas.
C) somente a III e a IV estão corretas.
D) somente a I, a II e a III estão corretas.


Os fatos mais importantes que representaram o processo pelo qual passou a Inglaterra, para alcançar aquilo que chamamos de Revolução Gloriosa, foram:
I – Guilherme de Orange apoiado pela burguesia britânica
II - 1629-1640- os onze anos de tirania: Carlos I governa sem Parlamento
III - 16 de dezembro de 1653– Oliver Cromwell, proclamado Rei da Inglaterra.
IV - 1707, Lei da União reúne Inglaterra e Escócia sob o Parlamento de Versalhes.
                                                                                                                    
A)Somente a alternativa I está correta
B)Somente as alternativas I e III, estão corretas.
C)Somente as alternativas II e IV estão corretas.
D)Somente a alternativa IV está correta.

A Revolução Inglesa de 1688 – a Revolução Gloriosa – assinala um momento significativo. Entre as medidas adotadas então,  e que confirmam essa afirmação , destacam-se:
A) exclusão da nobreza do parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição da sociedades por ações na organização das empresas industriais.
B) o reconhecimento da “ Declaração de Direitos”, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim `a perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes.
C) a revogação do Atos de navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para trabalhadores urbanos.
D) a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do parlamento

Na Inglaterra, o apogeu do absolutismo ocorreu no reinado da dinastia Tudos (1485-1603). Acerca desse regime absoluto é correto afirmar que:
A)Foi iniciado por Elizabeth I e consolidado por Jaime II.
B) Fortaleceu a aliança com a Igreja Católica.
C) Surgiu em conseqüência da guerra das Duas Rosas, que dizimou a nobreza, facilitando a centralização do poder.
D) o liberalismo econômico foi fundamental para sua consolidação

A Revolução Gloriosa de 1688, na Inglaterra, assinala o/a:
A) predomínio do poder real sobre as conquistas da burguesia agrária.
B) proibição do poder da nobreza sobre o Terceiro Estado.
C) vitoria da política de conciliação entre as classes, propostas por Cromwell.
D) Proibição ao rei de lançar impostos sem a permissão do parlamento 

Durante quase três séculos, a Europa viveu sob o regime absolutista, que possuía uma série de características particulares. A respeito do Absolutismo e seus antecedentes, é correto afirmar que:
A) a Espanha foi pioneira ao realizar a centralização monárquica, sob o reinado de Carlos V,unindo as coroas de Castela e Aragão.
B) Portugal foi pioneiro na expansão colonial com a descoberta da America, em 1492, por Cristóvão Colombo
C) A Guerra dos Cem Anos (1337-1457) favoreceu o fortalecimento da monarquia francesa.
D) A Guerra das Duas Rosas (1455-1458) provocou o enfraquecimento da monarquia inglesa.


Dentre os diversos processos de centralização do poder pelos reis na Europa ocidental, destaca-se o da França. O fato que o consolidou foi:
A) a vitoria francesa na Guerra dos Cem Anos.
B) a execução de Joana Dárc
C) a imposição da Magna Carta
D) a tomada de Flandres pelos franceses


A justificativa do poder ilimitado dos reis propiciou o surgimento de inúmeras obras. Um importante teórico, Thomas Hobbes, escreveu em seu ensaio, Leviatã, que : Antes surgiu o Estado, os indivíduos eram livres e iguais, mas viviam em uma situação de guerra permanente de todos contra todos. Era o Estado da natureza, no qual não havia governo. O homem era como um lobo para o homem”. A obra citada foi justificada para o poder:
A) Liberal
B) Democrático
C) Absolutista
D) Despotismo Esclarecido

Durante o governo de Cromwell, a Inglaterra foi adquirindo os contornos de potencia mundial que a caracterizariam nos séculos seguintes. Decretaram-se leis que protegiam os mercadores ingleses e priorizavam o desenvolvimento da indústria naval. Esses decretos ficaram conhecidos como:
A) Leis do Teste
B) Atos de Exclusão
C) Atos de Supremacia
D) Atos de Navegação.

  Em fins do século XVII, na Inglaterra, teve inicio um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração. Esse movimento alcançou sua expressão na França, durante o século XVIII. Dentre os principais conceitos preconizados pelos iluministas, podemos destacar:
A) uma proposta de ampliação do poder real, tendo como principio o direito divino dos reis.
B) a critica ao Estado Absolutista, propondo a limitação do poder real.
C) uma proposta de poder ilimitado do governante, fruto do consentimento espontâneo dos súditos.
D) a critica à liberdade de pensamento e à participação política dos cidadãos.


“O Príncipe”, uma das mais famosa obras literárias do Renascimento, foi em grande parte, resultado das observações feitas pelo autor, Nicolau Maquiavel, em diversos países da Europa. Em sua obra, Maquiavel defende o Absolutismo como forma de consolidar e fortalecer o Estado. Dentre seus argumentos para a defesa do Absolutismo, destaca-se a/o:
A) reconhecimento de que na política a necessidade sobrepuja a ética, e o bem-estar do Estado justifica qualquer tipo de ação.
B) fato de o sistema não depender necessariamente de um governante muito capaz e inteligente.
C) principio da continua evolução das instituições do Estado, para que elas fossem adaptadas às situações novas sugeridas com o progresso.
D) Idéia de que os poderes do monarca seriam limitados apenas pelos princípios religiosos, pois o bem do Estado deveria preterir todos os outros interesses.

No inicio da Idade Moderna ocorreu um processo geral de transformações humanistas, cultural, artística e política. Surgiu também um tipo de Estado cuja característica era a centralização do poder nas mãos do rei. Na visão de alguns pensadores da época, esse absolutismo se fundamentava no argumento de que:
A) a soberania máxima reside no próprio povo.
B) a fidelidade ao poder absoluto reside na separação dos três poderes.
C) o rei reina por vontade de DEUS, sendo assim considerado o seu representante na terra.
D) a função do Estado é agir de acordo com a vontade da maioria.      

(FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
A) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
B) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
C) Desagregação do feudalismo e centralização política do rei.
D) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.

(PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
A) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
B) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
C) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
D) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.

(UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
A) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
B) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
C) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
D) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;

(CESGRANRIO) A consolidação da Monarquia Francesa:
A) deveu-se à política de Luís XI;
B) foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises
de sucessão dinástica;
C) tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no
século XVI;
D) resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico;

(MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:
A) Monarquia Absolutista
B) República Puritana
C) Restauração Stuart
D) Revolução Gloriosa

(ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:
A) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.
B) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
C) estabeleceu uma república constitucional;
D) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;

 
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:

A) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
B) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
C) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
D) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;


ILUMINISMO

(FEI-SP)  As idéias Iluministas que tinham por base o culto da razão e a cresça nas leis naturais:
A) Favoreciam os princípios mercantilistas
B) propunham uma política econômica liberal.
C) Eram favoráveis a uma organização estamental da sociedade.
D) Eram contrarias à libertação das colônias da America

No século XVIII, os economistas franceses QUESNAY E GOURNAY criaram a escola fisiocrata, que combatia as práticas mercantilistas e defendia a economia baseada no “geverno da natureza”(fisiocracia), na qual a agricultura era o principal produto de riquezas.
Influenciado pelas idéias fisiocratas, o escocês ADAM SMITH elaborou a obra – A riqueza das Nações, na qual assentou as bases do liberalismo econômico como ciência autônoma, com leis e princípios próprios, em que defendia, entre outras, a idéia que:
A) deveria haver total liberação da ordem econômica, idéia que ficou bem definida, na obra em questao pela célebre frase – “Laissez faire, laissez passer, Le monde va de lui-même.” ( Deixe fazer, deixe passar, o mundo caminha por si mesmo).
B) O estado deveria interferir diretamente na economia para alcançar seus objetivos.
C) O trabalho é a fonte da riqueza, baseando-se o valor na lei da oferta e da procura.
D) a industrialização deveria ser incentivada através da concessão de monopólios.
           

Baseados no Iluminismo, soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal, conhecidos também como déspotas esclarecidos, procuraram adequar a economia de seus países:
A) a uma política de caráter liberal, com grande participação popular.
B) ao capitalismo financeiro, com a efetiva participação das colônias.
C) às idéias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com a efetiva participação desses governantes.
D) a uma política autoritária, com efetiva participação das massas.


 O século XVIII, também conhecido como o “século das luzes”marcou o florecimento do iluminismo, em sua oposição ao misticismo e ao absolutismo monárquico, entre outros aspectos, sendo que esse movimento foi caracterizado pelas idéias de vários pensadores europeus. Assim, podemos afirmar que:
A) Adam Smith ajudou a propagar o ideário bulionista, através de sua frase “laissez faire, laissez passer”
B) Voltaire criticava o absolutismo, a igreja e o clero, bem como menosprezava a população mais pobre.
C) Rousseau, como os demais iluministas, era um defensor incondicional do racionalismo e da propriedade privada.
D) Montesquieu, de origem humilde, escreveu “O Espírito das leis”onde consagrou a divisão quadripartite dos poderes( Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário)

“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.” ( Montesquieu, “O Espírito das Leis”, 1748). As Idéias contidas no texto estão relacionadas ao pensamento:
A) do Direito Divino dos Reis
B) Fisiocratismo do Absolutismo
C) Político do Iluminismo
D) Fisiocratismo do Mercantilismo

O Iluminismo foi um movimento cultural, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, que deixou profundas marcas na formação da visão do mundo do homem contemporâneo. Sobre esse tema é correto afirmar que:
A) Rousseau criou a Teoria do Três Poderes, dividindo-os em  Executivo, Legislativo e Judicario, sendo que o Legislativo deveria estar acima do demais, para evitar o Absolutismo.
B) Os iluministas defendiam a república e abominavam a monarquia, vista como origem do poder absolutista do Antigo Regime. Seus pensadores pertenciam a burguesia.
C) O iluminismo pôde servir de suporte teórico para as revoluções liberais, porque valorizou o empirismo em detrimento da razão. Movidos pela experiência seria mais fácil derrubar o Antigo Regime.
D) os iluministas preocuparam-se em conhecer a “mecânica das coisas”, as leis que regem os fenômenos do mundo, dando ênfase ao individualismo burguês.

DESPOTISMO ESCLARECIDO

O clima criado pelos iluministas tornou-se tão forte e difundido, que vários governantes procuraram colocar em pauta suas idéias. Sem abandonar o poder absoluto, procuraram governar conforme a razão e os interesses do povo. Essa aliança de princípios filosóficos e poder monárquico deu origem ao regime de governo, típico do século XVIII, conhecido como:
A) Despotismo Esclarecido
B) Absolutismo Teocrático
C) Fisiocratismo
D) Tiranismo Absolutista

INDEPENDENCIA DOS EUA

(Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."
Essa passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
A) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
B) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
C) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
D) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.

(Cesgranrio-RJ) O processo de independência das treze colônias inglesas da América do Norte, origem dos Estados Unidos da América, na segunda metade do século XVIII, articula-se às demais questões então em curso na Europa Ocidental, com exceção de uma.

Assinale-a.
A) O conflito colonial e comercial entre a França e a Inglaterra, particularmente grave nas respectivas colônias da América do Norte.
B) A difusão das idéias liberais, ligadas ao Iluminismo, hostis à dominação e à exploração exercidas pelas metrópoles sobre suas colônias, especialmente o pacto colonial.
C) O desenvolvimento acelerado do capitalismo na Inglaterra, favorecendo os segmentos políticos e sociais hostis ao protecionismo mercantilista.
D) A ampla divulgação das idéias fisiocráticas, favoráveis às restrições adotadas pelas autoridades inglesas contra as relativas isenções fiscais e a autonomia político-administrativa das colônias norte-americanas.


(Cesgranrio-RJ) "[...] Estas colônias unidas são, e têm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligação política entre elas e a Grã-Bretanha já está e deve estar totalmente dissolvida." (Thomas Jefferson, Declaração de Independência, 1776.)
A afirmação de liberdade e independência contida no trecho acima relaciona-se:
A) ao propósito das colônias do Norte de se separarem do Sul escravista, em função dos entraves que a organização social sulina criava ao desenvolvimento capitalista.
B) ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a França revolucionária, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais.
C) à reação dos colonos, sustentada nas idéias dos filósofos iluministas, contra o reforço das medidas de exploração colonial imposto pela Inglaterra.
D) ao propósito de alcançar a autonomia política, embora preservando o monopólio comercial, que favorecia a economia das colônias do Norte.

 (Unicentro-PR) “Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” As opções abaixo enumeradas referem-se à declaração em destaque, feita por Thomas Jefferson, contida nos documentos sobre a independência dos Estados Unidos da América. A respeito de tal fato, verifique as que estão INCORRETAS e, após, assinale a letra que a elas corresponde:
I. Em 1765, foi aprovada a Lei do Selo. Nela se previa que jornais, cartazes, contratos e outros documentos públicos deveriam receber um selo da metrópole;
II. A Companhia das Índias Orientais, com sede em Londres, obteve do Parlamento Inglês, em 1773, o monopólio do comércio do Chá, prejudicando enormemente os comerciantes das colônias;
III. O Segundo Congresso Continental da Filadelfia aprovou uma “declaração das causas e necessidades de pegar em armas” e nomeou George Washington comandante em chefe das tropas americanas;
IV. A primeira grande batalha ocorreu em 1776, em Saratoga, onde os norte-americanos foram derrotados, obrigando, com isso, a França manifestar-se a favor dos norte-americanos, pois temia pela segurança do seu império colonial na América;
V. Em 1783, na cidade de Versalhes, foi reconhecida a Independência, liberdade e soberania das antigas 13 colônias
A) I, II e III;
B) II, III e IV;
C) II, IV e V;
D) III, IV e V;


( Especex-96) A respeito de o monopólio ter existido nas colônias inglesas desde o inicio da colonização, as relações de dependência deterioraram-se com o passar dos anos, chegando às colônias a gozar de relativa liberdade comercial. Desse modo, quando, no século XVIII, o parlamento Inglês tentou reativar as praticas mercantilistas promulgando a Lei do Açúcar (1764) e a Lei do Selo (1765), entre outras, os colonos reagiram. A razão alegada pelos colonos para se oporem a essas leis foi o:
A) direito natural dos indivíduos à vida, à propriedade e à busca da liberdade.
B) principio inalienável de os súditos ingleses recusarem-se a obedecer a leis injustas.
C) prejuízo financeiro resultante do imperialismo do comercio com as Antilhas.
D) fato de não estarem representados na Assembléia que votou os impostos

(Especex -96) Os países que auxiliaram a independência dos Estados Unidos da América foram:
A) Holanda e México
B) França e Portugal
C) Espanha e França
D) México e Canadá

(Especex -96) O imenso território que se estende a sudoeste dos Estados Unidos da América, abrangendo os estados da Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, Arizona, Colorado e Texas, foi conquistado ao México mediante uma guerra que, em 1848, estava terminada. O principal motivo da eclosão desta guerra foi a/o :
A) descoberta de ouro em varias das regiões acima citadas.
B) anexação do estado do Texas, pelos Estados Unidos.
C) ataque de Santana as cidades de Álamo e San Jacinto
D) invasão do México, por tropas norte-americanas

(Especex -97) Senhora absoluta dos mares, a Inglaterra, finda a Guerra dos Sete Anos ( 1756 – 1763) contra a França, achava-se em situação privilegiada para explorar o lucrativo comercio colonial. NO entanto, foi justamente o desejo dos ingleses de consolidar seu controle sobre os vastos territórios coloniais, apertando os laços de exploração mercantilista, que precipitou a Revolução Americana. Dos fatos que contribuíram para tal Revolução, pode-se destacar a/o(s):
A) Leis Intoleráveis – que interditavam o porto da Califórnia, até o ressarcimento dos prejuízos causados pela destruição do carregamento de chá, naquele porto.
B) Lei do Açúcar ( Sugar Act) – que taxava a importação do açúcar proveniente das Antilhas Britânicas, visando aumentar a receita real e controlar o fluxo de açúcar na colônia.
C) Lei do Cha ( Tea Act) – que obrigava a exportação de chá diretamente para a Inglaterra, impedindo o comercio com os outros países.
D) Lei do Selo ( Stamp Act) – que obrigava o uso de selos em qualquer documento legal, visando a aumentar a receita real.

(Especex -99) As tropas britânicas cantavam a famosa marcha “ The Word Turned Upside Down” ( O mundo de cabeça para baixo) enquanto enfrentavam os soldados patriotas das Treze  Colônias da America do Norte. Os soldados da Metrópole não conseguiam entender porque os colonos norte-americanos estavam revoltados contra a administração da Coroa Britânica. Entretanto, muitos historiadores consideram que o movimento dos colonos norte-americanos, configurado na Declaração de Independência de 1776, não era apenas uma luta de emancipação colonial e sim uma verdadeira Revolução Americana. A noção de Revolução Americana pode ser melhor visualizada na alternativa que afirma seremos colonos norte-americanos defensores:
A) de uma monarquia parlamentarista, mas bastante diferente da estrutura imperial e expansionista dos ingleses.
B) dos princípios liberais, tanto política como economicamente, que nortearam a montagem de uma republica   
C) da política econômica mercantilista, que priorizava o aumento do comercio e da produção maquinofatureira.
D) de uma estrutura latifundiária, agrária, escravista e monocultura, ligada aos interesses dos exportadores

(Especex -2004) O texto abaixo refere-se à colonização inglesa na América.
      “Famílias inteiras se estabeleceram em grande número no norte e no centro da colônia, organizando seu modo de vida em comunidades religiosas baseadas na pequena propriedade, na manufatura, na pecuária e na pequena lavoura policultura. A maioria dos produtos agrícolas coloniais eram semelhantes aos da Europa, por isso não interessava à Metrópole comercializar com as colônias do Centro e do Norte. Isso deu maior independência aos colonos para estabelecerem um comercio interno próprio.
       A  mão-de-obra era essencialmente familiar, mas em algumas propriedades também existiam trabalhadores contratados na Europa. Seus contratos estabeleciam que, para pagar as despesas de viagem da Europa à America, os trabalhadores deveriam permanecer nas propriedades de cinco a sete anos; era uma espécie de servidão temporária. Após obter a liberdade, eles partiam em busca de suas próprias terras, geralmente para o Oeste”. ( Moraes, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações – História Integrada: Geral e Brasil, São Paulo: Atual, 1998. p. 237.)

A esse tipo de processo de colonização autônomo em relação à metrópole damos o nome de:
A) Modo de produção asiático
B) Colônias de exploração
C) Colônias de povoamento
D) Modo de produção feudal

(Especex -2005) “... conclamou todos os americanos a pegarem em armas contra a Inglaterra e aprovou, em 04 de julho de 1776, a Declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.” ( Boulos JR, Alfredo. História Geral: Moderna e Contemporânea. SP, FTD, 1997.)
O texto acima refere-se ao:
A) Segundo Congresso Continental
B) Primeiro Congresso Continental
C) Massacre do Boston
D) Tratado de San Quentin

(Esaex-2001) Uma das conseqüências da Guerra dos Sete Anos foi o (a):
A) Canadá francês ter passado ao controle inglês.
B) França sair fortalecida do conflito.
C) neutralidade prussiana desde o início da guerra.
D) manutenção de todos os portos franceses na Índia.


(Esaex-2001)  O mapa II, dos Estados Unidos, apresenta uma região escura que corresponde à área:
MAPA II

A) das reservas indígenas
B) pioneira da industrialização
C) excluída da Guerra de Secessão
D) de cultivo do algodão

(Esaex) "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes [puritanos] foi o  de se organizar em sociedade."

Essa passagem de A Democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

A) malograda dos puritanos franceses de fundar no Brasil uma nova sociedade, a chamada "França Antártica";
B) malograda dos puritanos franceses de fundar uma nova sociedade no Canadá;
C) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos;
D) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra;

 

(Esaex) Primeiras colônias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos   assumiram no século XIX:

A) uma posição de estímulo aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigentes em grande parte da Europa;
B) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia;
C) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória para todos os cidadãos;
D) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações;


 

(Esaex) Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacados as seguintes:

A) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e promover a recuperação  econômica da Companhia das Índias Orientais.
B) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar as exportações das colônias.
C) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar
terras no Oeste.
D) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos
Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.
 

(Esaex) Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

A) no fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;
B) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
D) nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

 
(Esaex) "Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista  (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista  materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)

A afirmação:

A) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;
B) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;
C) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;
D) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;

 
(Esaex) "A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano."

(Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)

A citação anterior descreve:

A) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;
B) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;
C) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;
D) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.
 

 (Esaex) Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:

A) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
B) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.
C) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
D) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.
 

(CESGRANRIO) Em 1778, França e Espanha entraram em guerra contra a Inglaterra. Seu verdadeiro objetivo era:

A) eliminar o contrabando inglês na Colônia do Sacramento;
B) recuperar algumas colônias que lhes haviam sido arrebatadas pelos ingleses;
C) ajudar os colonos norte-americanos em sua Guerra de Independência;
D) minar as posições do comércio inglês no continente americano.

REVOLUCAO FRANCESA

 O governo de Luís XIII na França foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo conflito entre a autoridade real e os protestantes franceses. Na essência esse conflito representou:
                             
A) o resultado da política de Richelieu, voltada para a consolidação do poder do rei, retirando dos protestantes a autonomia político militar de que dispunham.
B) um dos últimos episódios das Guerras de Religião deflagradas pela Reforma da Europa, já que a França seguia as determinações de Roma.
C) a resposta do rei, pelo combate dos protestantes, às perseguições sofridas pelos católicos na Alemanha.
D) o ponto de partida para a formação do chamado Estado Nacional Francês, posto que os protestantes, dominando Estados independentes na França, dificultavam a unificação do país.


 A consolidação do absolutismo na França pode ser considerada tardia, se comparada com outras nações, e isso se deveu:

A) À política militarista desenvolvida pelo cardeal Richelieu, envolvendo a França na Guerra dos 30 anos.
B) À oposição dos huguenotes ao absolutismo real, fazendo com que o país mergulhasse nas guerras de religião.
C) Ao fato de o primeiro rei da Dinastia Bourbon ser protestante, não aceito pelos franceses.
D) À política econômica do ministro Colbert, que, ao desenvolver as manufaturas, não acompanhou a tendência mercantil.

(UFV) Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:

A) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800.
B) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
C) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico".
D) Criação do franco como novo padrão monetário.


(UFMG) Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente". Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à afirmação acima, exceto:

A) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
B) As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão.
C) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.
D) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.


(UNAERP) Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses. Estas foram medidas tomadas pelo:

A) adepto da escola econômica fisiocrática, o francês Turgot;
B) jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte;
C) líder jacobino, Robespierre, conhecido como "o Incorruptível";
D) "Rei-Sol", Luís XIV, juntamente com seu ministro Colbert.


(MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:

A) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;
B) ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;
C) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;
D) a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.


(UNIRIO) "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 - 1815), podemos afirmar que:

A) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;
B) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa;
C) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;
D) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;


A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime.

Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

A) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
B) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
C) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
D) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;



Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do absolutismo monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:

A) o sufrágio universal e as escolas públicas foram instituídos como algumas das reformas radicais da   
Convenção Revolucionária; 
B) os representantes do Terceiro Estado exigiram que seu número dobrasse e que a votação fosse por deputado;
C) os Estados Gerais se reuniram no Palácio de Versalhes, por convocação do monarca Luís XVI;
D) o Terceiro Estado separou-se dos outros dois, formando logo depois a Assembléia Nacional Constituinte;


 A Revolução Francesa teve início quando os Estados Gerais (Assembléia Geral do Reino), reunidos em maio de 1789, foram ameaçados de dissolução por parte de Luís XVI. O Terceiro Estado, formado pelos representantes da burguesia, dos camponeses e dos "sans-culottes" (artesãos e aprendizes), reuniu-se em separado e auto- proclamou-se, em julho de 1789, Assembléia Nacional Constituinte. Entre as medidas tomadas por essa Assembléia, não se inclui a:

A) abolição dos deveres dos camponeses para com o clero;
B) reforma tributária inspirada por Turgot e Calonne;
C) instituição do direito à igualdade perante a lei;
D) instituição do direito à inviolabilidade da propriedade privada;


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Imperialismo, Primeira Guerra Mundial, Revolucao Russa, Crise de 1929, Nazi-Fascismo e Segunda Guerra Mundial.


IMPERIALISMO
 (UFPR) “No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias européias, a fundação de uma colônia é uma válvula de escape” (Jules Ferry, colonialista francês). Esse trecho de um discurso da Segunda metade do século XIX refere-se ao Imperialismo europeu sobre o qual é correto afirmar, EXCETO:
A) Uma das preocupações fundamentais dos colonizadores era propiciar o desenvolvimento integrado de suas colônias;
B) A expansão imperialista da Europa traduziu-se não só pela conquista de colônias, mas também pelo investimento de capitais em países independentes;
C) A corrida colonial visava à conquista de matérias-primas para as metrópoles;
D) Entre as justificativas européias para as conquistas coloniais, havia também aquelas de ordem religiosa (converter os pagãos) e de ordem cultural (era dever da Europa levar sua civilização para os povos que considerava atrasados);

 O que é Imperialismo?
A) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
B) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Quais necessidades determinaram o Imperialismo?
A) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes.
B) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.

O sucesso de um país na concorrência capitalista por mercados dependia dos seguintes fatores:
A) Posição geográfica, nível cultural e poderio militar.
B) Nível de industrialização, nível cultural e poderio militar.
C) Nível tecnológico, nível cultural e poderio militar.
D) Nível tecnológico, disponibilidade de capital e poderio militar.
A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

A) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional;
B) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados;
C) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas conquistadas;
D) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa;

(FATEC) Ata Geral da Conferência de Berlim, em 26 de fevereiro de 1885:

"Capítulo I: Declaração referente à liberdade de comércio na Bacia do Congo...
       
Artigo 6° - Todas as Potências que exercem direitos de soberania ou uma influência nos referidosterritórios comprometem-se a velar pela conservação dos aborígines e pela melhoria de suas condições morais e materiais de existência e a cooperar na supressão da escravatura e principalmente  do tráfico de negros; elas protegerão e favorecerão, sem distinção de nacionalidade ou de culto, todas as instituições e empresas religiosas, científicas ou de caridade, criadas e organizadas para esses fins ou que tendam a
instruir os indígenas e a lhes fazer compreender e apreciar as vantagens da Civilização."

Pela leitura do texto acima, podemos deduzir que ele:

A) demonstra que os interesses capitalistas voltados para investimentos financeiros eram a tônica do tratado;

B) caracteriza a atração exercida pela abundância de recursos minerais, notadamente na região subsaariana;

C) explicita as intenções de natureza religiosa do imperialismo, através da proteção à ação dos missionários;

D) revela a própria ideologia do colonialismo europeu ao se referir às "vantagens da Civilização";

 (PUCC) A expansão neocolonialista do século XIX foi acelerada, essencialmente:

A) pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais para novos projetos, além da busca de matérias-primas;

B) pelo crescimento incontrolado da população européia, gerando a necessidade de migração para África e
Ásia;

C) pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura européia pelo mundo;

D) pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas do mercantilismo;




 (ACAFE) Com relação à Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) é CORRETO afirmar que:
A) foi causada pelas rivalidades entre as potências imperialistas em busca de mercados e colônias;
B) houve participação efetiva do Brasil, através do envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a França;
C) tornou vitoriosa a Alemanha, que, aliada à Itália e ao Império Austro-Húngaro, formava a Tríplice Aliança;
D) trouxe, como conseqüência a decadência do poder econômico, político e militar dos Estados Unidos;


(USP) A preocupação em isolar a França e obter o maior número possível de aliados caracterizou a política de um chefe de governo europeu no período de 1871 e 1890. Estamos no referindo a:

A) Lloyd George
B) Bismarck
C) Guilherme II
D) Cavour


 (UFRN) Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à):

A) patrocínio da independência da Albânia pela Áustria, privando a Sérvia de uma saída para o mar;
B) anexação da Bósnia e Herzegovina pela Áustria;
C) tentativa da Áustria de anexar a Sérvia;
D) tentativa da Rússia de anexar a Sérvia;


(OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:

A) os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
B) os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
C) os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
D) a Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;

 
(USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:

A) o Kaiser Guilherme
B) Francisco Fernando
C) Lloyd George
D) Nicolau Romanov

 
(PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:

A) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito;
B) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro- Húngaro e Russo;
C) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia;
D) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados;


 (OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 - 1918:

A) Franklin Roosevelt
B) Churchill
C) Wilson
D) Theodore Roosevelt

 
Qual dos fatores abaixo NÃO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?

A) O Tratado de Frankfurt.
B) A crescente procura de mercados e matérias-primas.
C) A política agressiva de Bismarck.
D) A Crise Balcânica.


 Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?

A) A unificação da Alemanha.       
B) A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
C) O início da industrialização da Rússia.
D) A dissolução da "Liga dos Três Imperadores".


Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído?

A) Áustria
B) Rússia
C) França
D) Itália


Qual dos países abaixo NÃO esta alinhado com as chamadas "Potências Centrais" durante a I Grande Guerra?

A) Turquia
B) Bulgária
C) Sérvia
D) Alemanha
A) O não cumprimento do Tratado de Versalhes pela Alemanha.
B) Assassinato do primeiro-ministro francês General De Gaulle.
C) Assassinato do príncipe herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando.
D) A Revolução Socialista em 1917 na URSS.

 Quais blocos e países participaram da Iª Guerra Mundial?
A) Inglaterra e Estados Unidos contra Alemanha e Áustria.
B) Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos contra Alemanha e Áustria.
C) Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos contra Alemanha.
D) Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos contra Alemanha, Japão e Áustria.
 Por que a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
A) Porque a Rússia passava por uma revolução socialista.
B) Porque o Czar Nicolau II morre.
C) Porque a Rússia foi derrotada pelos alemães.
D) Porque a Rússia rompe com os aliados Inglaterra e Áustria.
Quem substituiu a Rússia na guerra?
A) Japão.
B) França.
C) Itália.
D) Estados Unidos.

Qual é a função da Liga das Nações?
A) Garantir a independência e a integridade territorial dos pequenos e grandes Estados (paz e segurança).
B) Garantir a independência e a integridade territorial dos países vencedores da Primeira Guerra Mundial(paz e segurança).
C) Garantir a independência e a integridade territorial dos grandes Estados (paz e segurança).
D) Garantir o cumprimento do Tratado Versalhes pela Alemanha.

Quais foram as exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?
A) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.
B) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões na Polônia (Sudetos), redução do arsenal atômico e proibição de fabricar mísseis.
C) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, proibição de manter as Forças Armadas e de fabricar aviões e submarinos.
D) Culpabilidade pela guerra, reparação dos danos da guerra, perda das possessões coloniais (África e Ásia), redução do exército - 100 mil voluntários, e proibição de fabricar aviões e submarinos.

A Primeira Guerra Mundial durou de:
A) 1910-1919.
B) 1914-1918.
C) 1914-1919.
D) 1910-1915.

REVOLUÇÃO RUSSA
 (UFJF - MG) Sobre a Revolução Russa, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A eclosão revolucionária na Rússia dos czares foi favorecida pelo elevado grau de industrialização do país, cuja população, em sua maioria residente nas cidades, revelava uma acentuada presença de trabalhadores industriais;
B) Dentre as condições que aceleraram o processo revolucionário, destaca-se a participação da , Rússia na guerra contra o Japão e na Primeira Guerra Mundial, que acentuou as insatisfações entre os camponeses, requisitados em massa para o serviço militar, e operários, sujeitos a dificuldades crescentes de abastecimento;
C) A revolução de fevereiro de 1917 levou à derrubada do czarismo e à instalação de um governo provisório que reuniu representantes da burguesia liberal e socialistas moderados;
D) A oposição ao governo provisório foi conduzida pêlos bolcheviques, que condenavam a continuidade da participação russa na guerra, após a derrubada do czarismo, e preconizavam a transferência completa do poder para os conselhos de operários, soldados e camponeses: os sovietes;


CRISE DE 1929
 (Puccamp - SP) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
A) da queda da exportação, desemprego e aumento do consumo interno;
B) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente;
C) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas;
D) do fechamento temporário dos bancos e da requisição de estoques de ouro para sanear as finanças;


"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:

A) John Kennedy
B) George Washington
C) Woodrow Wilson
D) Fraklin Roosevelt




 (UFPR - 1994) O período de entre guerras (1919-1939) foi caracterizado pelo aparecimento de regimes autoritários na Europa. A esse respeito, analise o que e verdadeiro ou falso , depois marque a alternativa correta:
(   ) Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao regime comunista.
(   ) No período em questão, acentuaram-se as dificuldades dos regimes democráticos e acentuou-se o fracionamento político, o que dificultava o estabelecimento de maiorias parlamentares que pudessem garantir a continuidade administrativa.
(   ) A incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão das regimes autoritários.
(  ) A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa.
A) VVVV
B) FFVV
C) VFVV
D) VVFF

(FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:

A) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;

B) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;

C) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;

D) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;


(UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:

A) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;

B) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;

C) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;

D) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;


(FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:

A) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
B) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
C) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
D) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.


(FUVEST) "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:

A) fascista
B) liberal
C) socialista
D) comunista
 

(UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:

A) democrático com tendências capitalistas;
B) democrático com tendências socialistas;
C) populista de esquerda;   
D) totalitário de direita;



(FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:

A) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;

B) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de
Israel;

C) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição  de presidentes socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia;

D) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;


(FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:

A) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
B) através de uma  ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
D) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;



1. "Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado." (Mussolini)

 2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeirolugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas."  (Mussolini)

 3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões." (Hitler)

 4. "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior." (Hitler)

Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:

A) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
B) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
C) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
D) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.



Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
 
A) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
B) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
C) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
D) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;

 
 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

(FEI) Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:
A) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.
B) Os efeitos da crise de 29 na economia européia.
C) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.
d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.


(UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

A) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia;

B) a tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;

C) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada,
declarando guerra ao Terceiro Reich;

D) a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha;



(FUVEST) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."  (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941)

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Entre esses problemas, identificamos:

A) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
B) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
C) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;   
D) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;

(UFPE) Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:

1. Blitzkrieg                             (      ) Guerra relâmpago.
2. Kamikaze                            (      ) Cidade arrasada pela bomba atômica.
3. A Grande Aliança                 (      ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.
4. As nações do Eixo               (      ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.
5. Nagasaki                             (      ) Japão, Itália e Alemanha.

A) 2, 3, 5, 4 e 1
B) 1, 2, 5, 4 e 3
C) 1, 5, 2, 4 e 3
D) 1, 5, 2, 3 e 4



(UFPE) Em 24 de outubro de 1985, chefes de Estado, reunidos em Nova Yorque, comemoraram o 50° aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa essa organização?
 A) Uma associação dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
B) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
C) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
D) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.


(UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

A) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
B) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
C) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
D) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;



(UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

A) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
B) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e  Nagasaki;
C) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
D) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;

Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):

A) invasão da França por tropas italianas;
B) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país;
C) afundamento, no Oceano Pacífico, de navios de países aliados, como o Brasil;
D) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor;

Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:

A) A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas.
B) A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica.
C) A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã.
D) A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazista.
 Como começou a Iª Guerra Mundial?

O tempo

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O tempo marca a experiência do homem