quarta-feira, 18 de maio de 2011

ROMA ANTIGA

ROMA ANTIGA
 O último século da República Romana foi marcado pela:
A) pobreza.
B) estagnação econômica da Itália.
C) euforia econômica, com prosperidade.
D) ausência de mão-de-obra servil.

Estudando as classes inferiores de Roma, concluímos que NÃO houve:
A) guerras servis em Roma.
B) concorrência da mão-de-obra servil com a mão-de-obra dos homens livres.
C) tentativa de reforma agrária em Roma.
D) diminuição do proletariado, que se aglomerava em Roma.


A economia romana, na Época Imperial, se caracterizou pelo (a) (s):
A) grandes progressos técnicos na agricultura.
B) concentração de toda produção industrial em Roma.
C) desenvolvimento de uma revolução industrial.
(D) ameaças de fome nas regiões orientais do Império.

 Analise as afirmativas abaixo sobre as baixas classes sociais romanas:
I- A riqueza de alguns não provinha do trabalho de inúmeros deserdados.
II- Os trabalhadores rurais levavam uma vida feliz em todas as regiões.
III- As idéias de filantropia estiveram presentes em Roma.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente uma está correta.
B) somente a I e a II estão corretas.
C) somente a II e a III estão corretas.
 D) todas estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre Tito Lívio, que foi um grande nome da história de Roma na
Antigüidade:
I- A sua “História de Roma” possuiu mais de 140 livros.
II- Ensinamentos de uma sadia moral são encontrados na obra de Tito Lívio.
III- É perfeita a afinação metodológica entre Tito Lívio e Tucidides.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente uma está correta.
B) somente a I e a II estão corretas.
C) somente a II e a III estão corretas.
D) todas estão incorretas.

Roma deve sua própria existência e organização primitiva aos:
A) etruscos.
B) cartagineses.
C) umbros.
D) sardos.

Examinando o processo de expansão romana, constata-se que:
A) Roma e Felipe da Macedônia levaram o mesmo tempo para conquistar a Grécia Balcânia.
B) a derrota do exército macedônico, em 197 A.C., levou Roma a estabelecer, de imediato, uma cidade na Macedônia.
C) a conquista do Egito foi extremamente rápida, tendo o processo ocorrido por volta do ano 30 A.C.
D) as Guerras Púnicas compensaram Roma, de imediato, com aquisições territoriais.

Dentre os magistrados romanos, os que supervisionavam o policiamento, a conservação das ruas e dos edifícios públicos, os abastecimentos dos mercados e a organização dos jogos por ocasião das festas religiosas eram os:
A) tribunos.
B) edis.
C) consules.
D) ditador.

Na luta do Segundo Triunvirato, caso tivesse ocorrido uma vitória de Antônio, a grande conseqüência histórica seria:
A) anulação das influências helenísticas em todo o império.
B) igualdade de forças entre o Ocidente e o Oriente.
C) fortalecimento de Roma como capital do Império.
D) Alexandria se converter na verdadeira capital imperial.

Sobre a vida castrense romana, analise as afirmativas abaixo:
I – O soldado romano era um profissional.
II – As condecorações sensibilizavam os soldados romanos.
III – O soldo era estável e a intendência precária.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
B) As três afirmativas são verdadeiras.
C) As três afirmativas são falsas.
D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.

Sobre a administração financeira do Império, analise as afirmativas abaixo:
I – O principal imposto direto era o fundiário.
II – A malversação tributária nunca existiu.
III – Heranças não sofriam tributação em Roma.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
(B) As três afirmativas são verdadeiras.
(C) As três afirmativas são falsas.
(D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.
(E) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Examinando o declínio do mundo romano, analise as afirmativas abaixo:
I – No fim do século IV, o exército romano era composto, na sua totalidade, de mercenários estrangeiros.
II – As cidades e o comércio entraram em declínio no fim do século IV por escassez do ouro.
III - A construção de muralhas no século III levaram os citadinos no século IV a preferirem a vida nas cidades.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
(B) As três afirmativas são verdadeiras.
(C) As três afirmativas são falsas.
(D) A primeira e a segunda afirmativas são verdadeiras.
(E) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Sobre o direito romano, na Roma Antiga, analise as afirmativas abaixo:
I - Em determinado momento, o “Pater Famílias” possuía o direito de vida ou de morte.
II - Já existiam processos privados e processos públicos.
III - Havia restrições ao exercício do direito de propriedade em relação aos bens privados.
IV - O direito civil foi modificado pelo direito honorário.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.
Sobre a sociedade romana na Antigüidade, analise as afirmativas abaixo:
I - No campo, encontramos a existência de um proletariado rural.
II - A situação de ser escravo em Roma foi mantida por todos os escravizados, durante toda a vida.
III - Aos escravos destinavam-se apenas os papéis sociais de artífices e servos da gleba.
IV - Os militares romanos não possuíam status social durante a República e o Império.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.
Sobre os historiadores romanos antigos, analise as afirmativas abaixo:
I - Na técnica de se escrever História em Roma, pode-se distinguir influências gregas e helenísticas.
II - Houve historiadores em Roma que fizeram a História ao mesmo tempo que a escreveram.
III - Houve, na Antigüidade Romana, historiador com a preocupação em estudar fatos econômicos, sociais, religiosos e
psicológicos.
IV - A história de Tito Lívio reúne, também, lições de civismo, nela há, sobre tudo, a pátria.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

Sobre a formação histórica do Senado Romano, analise as afirmativas abaixo:
I - Durante toda a História Antiga de Roma só os patrícios compuseram o Senado.
II - Os patres e os conscripti compuseram o Senado em Roma.
III - Os conscripti foram ricos patrícios que se transformaram em senadores.
IV - No período republicano romano, o senado representava o poder aristocrático.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

Sobre o exército romano, analise as afirmativas abaixo:
I - A principal recompensa para o soldado desmobilizado era um lote de terra conquistado ao inimigo.
II - Com a época dos Gracos, houve a elitização do exército.
III - Os proletarii de Roma preferiam o perigo da guerra.
IV - A severa disciplina militar romana fez com que esta civilização não conhecesse motins e revoltas.
Com base na análise, assinale a alternativa correta.
(A) Somente I está correta.
(B) Somente II e IV estão corretas.
(C) Somente III e IV estão corretas.
(D) Somente I, II e III estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

(FUVEST) Nápoles, Paestum, Síbaris, Tarento, Siracusa e Agrigento eram:
a) Colônias troianas, a leste da Península Grega, constituindo a Grécia da Ásia.
b) Colônias fenícias no norte da África, que constituíam a Grande Cartago.
c) Colônias romanas, estabelecidas ao longo da Penísula Itálica, formando a Etrúria Latina.
d) Colônias gregas, fundadas a oeste da Penísula Grega, constituindo a Magna Grécia.
e) colônias persas, no Mediterrâneo Ocidental, formando a Grande macedônia.



(UFES) Na Administração de Roma Antiga, o pretor era o encarregado de:
a) Chefiar os exércitos nas campanhas militares.
b) Promover o censo qüinqüenal.
c) Fiscalizar a execução orçamentária
d) Ministrar justiças.
e) Zelar pelo abastecimento.


(SANTA CASA-SP) As guerras de Roma contra Cartago, no período entre 264 e 146 A.C., tiveram amplas repercussões, entre as quais se pode destacar:
a) A perda das terras situadas no Mediterrâneo Oriental, que conquistara à Grécia e ao Egito.
b) O Desenvolvimento de uma política imperialista que levaria à conquista da bacia do Mediterrâneo.
c) A diminuição da escravidão, em virtude das derrotas militares, que o significou a perda de seu sustentáculo econômico.
d) O abandono dos centros urbanos por grande parte de sua aterrorizada população.
e) A decadência da classe dos cavaleiros, com a parte de suas riquezas e porder político.


(MACKENZIE) A concentração de terras em mãos de latifundiários, a ruína dos pequenos êxodo rural no final da República provocaram em Roma:
a) O fim das ditaduras militares e a formação de um governo de bases populares.
b) O aparecimento de leis escritas que defendessem os direitos dos plebeus.
c) A fixação de colonos na bacia oriental do Mediterrâneo.
d) Uma luta de classes, prenúncio das guerras civis que forçaram o estabelecimento do Império.
e) A bem-sucedida reforma agrária dos tribunos da plebe: Tibério e Caio Graco.


(MACKENZIE) A política do pão e circo, as tentativas de reformas dos Gracos e as ditaduras militares são fatos que demonstram, claramente, a crise institucional da República Romana, cuja análise nos permite concluir:
a) Pela incapacidade dos romanos em democratizar suas instituições e sempre optar por soluções que marginalizassem a plebe.
b) Pelo equilíbrio nas soluções políticas, que caracteriza a fase de crise institucional da República.
c) Pela Harmonia com que os novos grupos sociais emergentes eram assimilados pelo poder de Roma.
d) Pelo espírito reformista da aristocracia patrícia no poder.
e) Pela ausência de luta de classes e equilíbrio na distribuição de rendas e propriedades nas sociedades romanas.



(SANTA CASA-SP) As conquistas romanas, com a formação do Império, tiveram profundas repercussões, pois Roma:
a) Vê desaparecer a classe dos eqüestres, atenuadora dos conflitos sociais, que com sua ausência eclodem com grande violência.
b) Atravessou uma fase de austeridade de costumes, a fim de compensar as elevadas despesas bélicas.
c) Perdeu parte considerável da população urbana que emigrou para o campo à procura de melhores níveis de vida.
d) Teve afetada a sua mão-de-obra servil, na sua maioria, durante as lutas armadas.
e) Passou a sofrer a influência de idéias e costumes semi-orientais, em virtude de sua penetração no Oriente Médio.


(UNESP) "Os animais selvagens espalhados pela Itália têm, cada um, seu buraco, seu antro, seu covil; e aqueles que combatem e morrem pela Itália só têm o ar e luz: nada mais. Sem casa , sem moradia fixa, perambula com suas mulheres e filhos. Os generais mentem quando, nas batalhas, contratam os soldados para combater os inimigos pela defesa dos túmulos e dos templos: dentre tantos romanos, não há um só que possua altar paterno, um túmulo de antepassados. Fazem a guerra e morrem unicamente pelo luxo e a opulência de outrem: nós os chamados de senhores do mundo, mas eles não possuem sequer um torrão de terra". Este texto de Plutarco (Vida de Tibério Graco) refere-se à:
a) Organização dos exércitos romanos.
b) Religiosidade do povo romano.
c) Preocupação do Estado romano para com seu povo.
d) Pobreza e miséria do povo romano que ajudou na conquista do grande império.
e) Grande riqueza acumulada por Roma nas suas guerras de conquistas.



(UFPA) Assinale a alternativa correta:
a) Implantada a República romana na Antigüidade, ficou fortalecido o poder dos reis na política de Roma.
b) A expansão territorial de Roma Antiga, durante a fase republicana, fortaleceu sobremaneira a classe dos cavaleiros.
c) Concretizada a expansão territorial de Roma durante o período republicano, a agricultura romana havia atingido expressivo crescimento no mundo antigo.
d) Implantado o regime republicano em Roma Antiga, o poder do cônsules foi substituído pelo poder dos ditadores.
e) Na Organização política da Roma republicana, na Antigüidade, era atribuição da Consilia Pleblis promover a escolha dos cônsules romanos.


(PUC-CAMP) A revolta de Espártaco (73 A.C.) no final da República, em Roma , decorreu, entre outros fatores:
a) Da grave crise social, em que destacava o aumento sensível do número de escravos submetidos a duras condições.
b) Da falta de cumprimento da Lei de Tibério Graco, que limitava a extensão das propriedades rurais a 125 hectares.
c) Da condenação pelo Senado do líder popular Caio Graco, em face de seu envolvimento com os desprotegidos.
d) Do surgimento de ditaduras militares, com Mário e Sila, que aboliram os direitos constitucionais da peble.
e) Do assassinato de Júlio César, por inspiração de elementos da aristocracia, chefiados por Bruto e Cássio.



(FGV) A Paz Romana no século II representou:
a) A consolidação territorial do Império e a prosperidade das províncias.
b) Um sinal de fraqueza frente aos bárbaros e a decadência econômica.
c) A vitória pessoal de Augusto frente ao Senado militarista.
d) O deslocamento do eixo político do Império, de Roma para a Gália.
e) O primeiro grande sucesso do Cristianismo e seu pacifismo.




(FUVEST) Roma expandiu-se consideravelmente pelo Mediterrâneo no período republicano. No século II A.C. foram conseqüências dessa expansão:
a) O aparecimento da classe média de proprietários rurais e o desaparecimento dos latifúndios.
b) O aumento da população rural na Itália e a diminuição da população urbana.
c) O sensível afluxo de riquezas e o crescimento do número de escravos.
d) A formação de grande número de pequenas propriedades e o fortalecimento do sistema assalariado.
e) A proscrição das manifestações culturais estrangeiras e a difusão do cristianismo.



(UFBA) A partir do século III da Era Cristã, o mundo romano submerge lentamente numa grave crise estrutural, cuja feição econômica pode ser reconhecida com o aparecimento:
a) Da Escravidão.
b) Das Corporações.
c) Do Imperialismo.
d) Da Ruralização da produção.
e) Da Concentração urbana.



(CESCEM-SP) Diocleciano (284-305) e Constatino (312-337) destacaram-se na história do Império Romano por terem:
a) Conquistado e promovido a romanização da Lusitânia, incorporando-a ao Império.
b) Introduzindo costumes religiosos e políticos dos etruscos na cultura de Roma.
c) Concedido à plebe defensores especiais - os tribunos da plebe defensores especiais - que protegiam seus direitos.
d) Consolidado o direito romano na chamada Lex Duo decima Tabularum.
e) Estabelecido medidas visando a deter a crise que enfraquecia o Império.



(UFES) A importância do Edito de Milão, reside no fato de:
a) Ter Cristianizado o Império Romano, por decisão do Imperador Constantino.
b) Ter Restaurado o antigo culto no Império Romano.
c) Possibilitar uma reação mais consistente ao movimento iconoclasta.
d) Consolidar o cesaropapismo.
e) Ter se constituído do ponto alto da reação católica ao movimento reformista.


(UFAL) Os deuses de Roma correspondiam aos deuses olímpicos gregos, como mostra a associação entre Júpiter e:
a) Ares.
b) Posêidon.
c) Hermes.
d) Zeus.
e) Apolo.

 (UFPE) Embora tolerantes com as religiões, os romanos impuseram restrições ao Cristianismo, porque seus seguidores:
a) insistiam em que só eles possuíam a verdade e as outras religiões, inclusive as do Estado, eram falsas;
b) recusavam-se a cumprir os rituais ligados à figura do Imperador, numa evidente desobediência política;
c) no Império Romano, conviviam facilmente com as mais distintas religiões e com as diversas manifestações do pensamento;
d) pregavam que a conversão livraria as massas miseráveis do jugo dos grandes senhores;
e) aceitavam as leis romanas, pois as mesmas não conflitavam com sua fé.


(UNICAP) Para explicar a decadência do mundo clássico, é necessário verificar alguns elementos de transição que a caracterizam. Entre esses elementos, encontram-se: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) o declínio do comércio foi gerando unidades de produção cada vez mais auto suficientes: as vilas;
b) novas relações sociais substituíram antigas: o colonato, em lugar do escravismo;
c) a diminuição da população e a decadência da vida urbana tornaram evidente a evolução para uma sociedade mais ativa;
d) o trabalho escravista deixou de render lucros para os proprietários, levando-os a transformar os escravos em sócios;
e) os grandes proprietários, para atraírem aos seus domínios camponeses livres, ofereceram-lhes proteção, em troca de pequenas propriedades.


(UFPE) P. Anderson afirma que "o mundo greco-romano deverá sempre ser entendido a partir da grande importância das cidades. O esplendor da antiga pólis grega e da posterior República Romana (...) representaram um modelo de organização e cultura urbanas, que nunca será igualada". Esse esplendor urbano. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
a) provinha sobretudo do rendimento do trigo, do azeite e do vinho, obtidos em propriedades localizadas fora dos centros urbanos.
b) era possível porque artesãos livres formavam a maioria da mão-de-obra na indústria mineira e em outras, que exigiam mais força que habilidade.
c) teve apoio na guerra, que não foi apenas um empreendimento político, mas teve também caráter comercial.
d) foi resultante do desenvolvimento artístico-cultural greco-romano.
e) também se manifestava pelas manufaturas de têxteis, pela olaria, pela fabricação do vidro e pelas edificações então existentes.


(FESP) A vida cultural romana da época do imperador Augusto foi marcada pelas influências do estoicismo e o epicurismo na filosofia. O estoicismo mais do que o epicurismo representava muito do momento cultural que vivia a sociedade romana, na busca de retomar certas tradições que consagravam o aprimoramento moral dos indivíduos. Sobre as considerações feitas acima, podemos afirmar que:
a) elas não fazem o destaque merecido ao neoplatonismo tão aceito na época;
b) elas estão corretas;
c) elas estão incorretas, pois o estoicismo apenas destacou-se no século de ouro da Grécia;
d) elas estão parcialmente corretas, pois não mencionam a grande penetração que tiveram os ensinamentos dos sofistas;
e) elas cometeram um grave erro histórico, pois estoicismo e epicurismo em nada contribuíram para a maneira dos romanos compreenderem o mundo.




 (FESP) Assinale a alternativa correta:
a) O clero regular surgiu no século III, tomando forma definitiva quando São Basílio organizou a regra para os cenobitas;
b) A crise do Império Romano do Ocidente criou problemas insuperáveis para a Igreja Católica que se distanciou do poder temporal;
c) Foi no período de Gregório VII que a Igreja proíbiu o casamento dos padres, mas permitiu a intervenção direta do poder temporal na escolha dos bispos;
d) As relações da Igreja com o Império Germânico foram marcadas pela harmonia de interesse e autonomia política;
e) Com a aceitação do cristianismo como religião oficial, houve um retorno às práticas religiosas primitivas que lembravam cultos da Roma antiga.

 (UFPE) A cristianização do Império Romano é decorrente de que fato?
a) Tendência dos romanos às fantasias da imaginação mística.
b) Processo de expansão romana na direção do Oriente Próximo.
c) Deificação do Imperador Augusto.
d) Cultos secretos: os mistérios Elêusis e o Orfismo.
e) Práticas religiosas pagãs da família patriarcal romana.



(UFPE) As origens do sistema feudal remontam às sociedades romana e germânica. Entre os fatores que possibilitaram a formação desse sistema, encontra(m)-se:
1 - O Benefício, o Colonato, o Patronato e a Villa de origem romana.
2 - O Benefício, o Cisma do Oriente e o Islamismo em expansão.
3 - O Comitatus e a noção de realeza dos germânicos.
4 - Os efeitos das várias invasões de povos africanos na Europa Ocidental.
5 - O esvaziamento da autoridade real, favorecendo o poder de condes e de duques.
Estão corretos apenas os itens:
a) 3, 4 e 5;
b) 1, 3 e 5;
c) 2, 4 e 4;
d) 1, 2 e 3;
e) 2, 3 e 4;



(UFPE) A expansão militar no período do Império Romano transformou a paisagem de Roma, tornando-a o maior centro urbano da Antigüidade. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas:
a) o comércio de rua era feito de forma incessante e refletia a desorganização da economia;
b) a resistência às mudanças dos hábitos da sociedade estão presentes nos jogos, lazeres e teatros romanos desse período;
c) a pintura e a escultura romanas foram artes utilizadas tanto na decoração, quanto nas homenagens aos heróis do império;
d) os romanos, dedicados à observação e à especulação, legaram à ciência do mundo ocidental muitas descobertas e inventos, superado os gregos e os povos orientais;
e) o desenvolvimento urbanístico, em Roma, não privilegiou a construção de estradas que facilitassem o desenvolvimento de outras cidades romanas.



(UFPE) Os latinos manifestaram pouco interesse pela matemática pura, mas dedicaram-se ao estudo da natureza; este sentido concreto da Civilização Romana se manifesta e se destaca em algumas áreas do saber.
Assinale a alternativa correta.
a) O direito, a política e a economia, nessa Civilização, são expressões que refletem as relações históricas entre romanos e bárbaros.
b) A política, a religião e a arquitetura foram a base do imperialismo romano.
c) A medicina, a matemática e o direito receberam influências orientais a partir de Bizâncio.
d) A estratégia militar, a economia e a religião foram "ciências" e "artes" cultivadas em Roma dos Césares.
e) Somente a política romana com suas assembléias (comícios) e as Cúrias, Centúrias e Tribos, demonstrou um elevado grau de organização social.



(FESP) A forma como as atividades econômicas se desenvolveram nas civilizações antigas determinou a fisionomia de cada uma delas. Assim, podemos afirmar que:
1. Na Grécia, o desenvolvimento das manufaturas têxteis e da olaria se devem ao caráter urbano de sua civilização.
2. Em Roma, a utilização do trabalho escravo foi menor do que a do homem livre, garantindo uma participação maior dos trabalhadores na sociedade.
3. No Egito, apesar do peso da agricultura na economia, o artesanato e o comércio ocuparam um papel importante, dando uma feição urbana a várias regiões.
4. Na Fenícia, o comércio ocupou um lugar secundário em relação à agricultura, predominando o campo sobre a cidade.
5. Na Assíria, a economia voltada para a guerra provocou uma retração no comércio, impedindo a formação de rotas que ampliassem seu contato com outros povos.
Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 2 e 3
c) 3 e 5
d) 1 e 3
e) 2 e 5



(UNB) Quando se fala em Antigüidade Greco-Romana tem-se como certo que, julgue os itens abaixo.
a) A sociedade, rigidamente separada em cidadãos e não-cidadãos, conferia aos primeiros o direito à ação política e às atividades intelectuais.
b) Antropocentrismo, racionalismo e individualismo foram características marcantes da cultura helênica.
c) Num primeiro momento, o pensamento filosófico grego foi elaborado em torno da preocupação em explicar a origem física do universo.
d) Com os Sofistas ("o homem é a medida de todas as coisas"), a filosofia ganha contornos pragmáticos, voltando-se sobretudo para a educação política dos cidadão.
e) Esparta foi o maior centro cultural da Antigüidade.


(UNB) Sobre a formação e a crise da economia escravista na Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
a) A desagregação da ordem gentílica provocou o aparecimento dos primeiros escravos, que trabalhavam ao lado dos homens livres, auxiliando-os nas tarefas produtivas.
b) O surgimento da propriedade coletiva dos meios de produção e o Estado de classe de Esparta tinham como finalidade dominar os escravos e as classes populares, mantendo-os submissos.
c) O desenvolvimento econômico de Atenas causou um conflito social e político, obrigando os aristocratas a adotarem uma Legislação que proibia a escravidão dos prisioneiros de guerra.
d) Os escravos e as mulheres de todas as classes sociais eram considerados cidadãos da pólis, mas ocupavam uma posição de inferioridade na sociedade grega.
e) Com o desenvolvimento da agricultura de subsistência a partir do século III e o arrendamento de parcelas de terras a agricultores livres, o trabalho escravo entrou em decadência no mundo romano.



(UNB) A República foi um dos mais significativos períodos da história romana, marcado por: julgue os itens abaixo.
a) Intensas lutas sociais envolvendo patrícios e plebeus.
b) Tendência ao expansionismo de Roma, cuja primeira etapa foi a conquista da Itália.
c) Forte presença do Senado que, entre outras funções administrava as províncias, supervisionava as finanças públicas e conduzia a política externa.
d) Vitória sobre Cartago (Guerras Púnicas), que abriu as portas do Mediterrâneo à dominação romana.
e) Equiparação da elite patrícia com a classe plebéia em termos de poder político e de força econômica, como decorrência das suas conquistas.



(UNB) A respeito da Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
a) Ao contrário de Atenas e de outras pólis gregas, Esparta manteve-se sempre oligárquica, não evoluindo para a democracia.
b) Politicamente, Esparta organizava-se sob uma diarquia, ou seja, uma monarquia composta por dois reis, que tinham funções religiosas e guerreiras.
c) A religião grega era fortemente marcada por dogmas: os fiéis tinham de praticar o culto segundo um rígido ritual.
d) Nos primeiros tempos da república, os romanos levaram uma vida simples: trabalhavam no campo todos os dias e alimentavam-se de legumes, vinho, azeite, pão e queijo.
e) Em Roma, as mulheres só podiam ser julgadas pelos tribunais públicos, de acordo com o código do Direito Privado.


 (PUC-CAMP) Considere os fatores abaixo.
I. Declínio da capacidade de conquista, o que comprometia o abastecimento de escravos para o Império.
II. Fracasso da reforma agrária que limitou o uso da terra pelos comandante militares.
III. Oposição dos cristãos à escravidão.
IV. Aumento dos latifúndios na Península Itálica.
V. Concorrência comercial das províncias conquistadas.
A partir do século III inicia-se uma crise econômica, social e política no Império Romano. Os fatores responsáveis por essa crise foram APENAS.
a) I, II, V
b) I, III, IV
c) I, IV, V
d) II, III, IV
e) II, III, V



(UNB) Sobre a antiga civilização latina, julgue os itens abaixo.
a) A luta patrícios e plebeus não constitui apenas o motor histórico da instauração da República, mas foi também fundamental para o estabelecimento do primeiro código escrito romano - a Lei das XII tábuas -, verdadeiro instrumento de combate contra a arbitrariedade dos pontífices patrícios.
b) Quando de sua expansão pelo Mediterrâneo oriental, principalmente durante o século II a.C., Roma fortaleceu o chamado regime senatorial, pois poucas foram as repercussões na capital republicana, seja no plano propriamente político, seja no plano econômico e cultural.
c) O mundo romano assistiu, durante o período do alto Império, a um retrocesso considerável na vida urbana das províncias, o que acarretou uma espécie de renascimento rural em todo o Mediterrâneo.
d) Após ser legalizado pelo imperador Constatino, o cristianismo gerou importantes avanços, principalmente entre os setores urbanos, enquanto o paganismo ainda resistia entre as populações rurais.




(FESP) Leia atentamente, as afirmativas abaixo.
1. Os romanos conseguiram rapidamente dominar os povos da Penísula Itálica, entre eles, os etruscos e os troianos.
2. O século I ficou conhecido como o século de ouro da civilização romana.
3. Júlio César governou com apoio total do senado, anulando a oposição.
4. A vitória de Roma sobre Cartago consolidou o seu domínio sobre a parte ocidental do Mediterrâneo.
5. Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, tiveram preocupações marcantes com as questões sociais romanas.
Assinale a opção correta.
a) 1, 2 e 5
b) 3, 4 e 5
c) 2, 4 e 5
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2 e 3



(UNICAP) Tomando por base a civilização romana, podemos analisar as crises das sociedades clássicas em seus fatores estruturais. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) A causa da crise iniciada no século III, em Roma, foi a diminuição da produção em massa.
b) No século III, os latifúndios começaram a ser divididos em pequenas propriedades para a produção em massa.
c) O arrendamento de terras foi a saída encontrada para a crise latifundiária de Roma.
d) A unidade territorial, o latifúndio, foi-se transformado em unidades auto-suficientes e o centro produtor passou a ser a vila.
e) O processo de ruralização econômica e a descentralização político-administrativa preparou o surgimento do sistema feudal.



(UFPE) Sobre a cidadania e os direitos da República romana pode-se afirmar. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) Ser cidadão romano exigia coragem, lealdade, respeito aos deuses e culto à glória.
b) A vida do cidadão romano era regulada por duas leis: a lei pública e a lei privada. Do direito público faziam parte do Direito Civil (jus civile) e o Direito Estrangeiro (jus gentium) em oposição ao Direito Privado, que regulamentava as relações entre as famílias.
c) O Estado todo poderoso, exercia um grande poder sobre a família, destruindo o pátrio-poder, herança dos gregos.
d) Os cidadãos romanos dividiam-se em cinco classes, conforme sua riqueza, as classes eram subdivididas em centúrias, as quais se constituíam de patrícios e plebeus, separadamente.
e) A partir das lutas empreendidas pelos plebeus para o fortalecimento da cidadania, as leis votadas na Assembléia da Plebe passaram a ter validade em todo o estado. Era a decisão da plebe ou Plebiscito.



(PUC-PR) Em relação ao Direito Romano, é incorreto afirmar:
a) A Lei das Doze Tábuas, surgida no século V a. C., conservava muito do caráter mágico-religioso que orientava as sociedades antigas e é uma das principais fontes do Direito Romano.
b) Os estrangeiros e os escravos tinham acesso aos tribunais romanos da mesma forma que os patrícios.
c) Em Roma, havia nítida distinção entre o Direito Público, que regulava as relações entre o cidadão e o Estado, e o Direito Privado, que tratava das relações dos cidadãos entre si.
d) A diversidade étnica e cultural do Império, as relações comerciais entre Roma e as Províncias e a concessão da cidadania romana a todos os habitantes do Império fizeram aos poucos com que o Direito se universalizasse e perdesse muito do seu excessivo formalismo.
e) O Direito Natural foi uma filosofia reforçada pelo Cristianismo, que afirmava que todos os homens nasciam livres.




(PUC-PR) "... Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém... disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo... E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse. Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."
Mateus, 22, v. 16 a 21.
Afirma-se:      
I - A efígie da citada moeda era de Diocleciano, imperador romano de grande crueldade para com os cristãos.
II - Ocorria o domínio de Roma sobre a Palestina, pequena região sujeita ao Império Romano.
III - Jesus fazia nítida separação entre poder temporal e poder espiritual.
IV - Fiel ao seu tempo, Jesus tratava os homens segundo suas respectivas classes sociais.
É verdadeira ou são:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) apenas IV.
e) apenas II e III.





(PUC-PR) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta.
COLUNA I
(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.
COLUNA II  
(4 ) Civilização Hebraica
(5 ) Civilização Feudal
(3 ) Civilização Árabe
( ) Civilização Egípcia
(1 ) Civilização Romana
( ) Civilização Grega
(2 ) Civilização Fenícia
a) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
b) 5 - 4 - 1 - 3 - 2.
c) 4 - 5 - 2 - 1 - 3.
d) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.
e) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.


 (UFPE) passado, mais ou menos longínquo, mistura-se ao tempo presente. Podemos reconhecer, na atual civilização ocidental, muitos elementos das civilizações antigas.
Assinale nos itens abaixo o que NÃO corresponde a esse enunciado:
a) O culto do sol dos egípcios favoreceu o estudo dos corpos celestes. O calendário egípcio dividia o ano em doze meses e trinta dias, aos quais juntaram-se cinco dias feriados, totalizando o ano em 365 dias.
b) O alfabeto fenício foi uma importante simplificação da escrita. De origem cuneiforme e hieróglifa, difundiu-se por todo o Mediterrâneo, como um elemento facilitador do comércio. Constituía-se de 22 letras consonontais e influenciou o alfabeto grego do qual deriva o latino.
c) Da cultura hebraica o legado mais importante para a civilização ocidental é o judaísmo, cujos traços mais característicos - o monoteísmo e o salvacionismo - estão presentes em várias religiões, inclusive as cristãs.
d) Do ponto de vista da organização política, os gregos desenvolveram a concepção de cidades - estado. A organização política da polis grega, no que diz respeito às eleições dos seus dirigentes, é reconhecida em várias cidades importantes do mundo ocidental contemporâneo.
e) O domínio do mundo pelos romanos propiciou-lhes uma concepção de império: conquista de novos territórios e obtenção de mão-de-obra escrava. Do século XV ao XIX as nações do Atlântico europeu - Portugal, Espanha, Inglaterra e França - realizaram seus projetos dentro de uma concepção imperial semelhante.





(UFPE) Analise as proposições abaixo:
1) Com a desintegração do Império Romano do Ocidente, surgiram, a partir do século V, os reinos romano-germânicos, que desconheciam a noção de Estado.
2) Fruto da aliança burguesia – realeza, surgiram, no século XII, as monarquias feudais na Inglaterra e na França.
3) As monarquias ibéricas do início da Idade Moderna surgem a partir da luta entre a nobreza cristã e os muçulmanos.
4) A formação do Império Romano do Ocidente fortaleceu-se com as migrações dos povos germânicos.
5) Durante os séculos IX e X, os imperadores bizantinos conquistaram as ilhas de Chipre, Creta e Sicilia, reforçando o império Romano do Ocidente.
Estão corretas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 2 e 5
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 4
e) 3, 4 e 5


(UFCE) O texto abaixo faz referências à História de Roma durante a República e o Império:
"O período mais igualitário (em princípio) foi o último século da República em que, por exemplo, os deveres dos libertos foram muito reduzidos. Mas com a instauração do Império produziu-se uma forte reação que pouco a pouco se foi acentuando: a desigualdade volta de novo a ser, de facto, o princípio da organização política e social, estruturada em torno da hierarquia..." (NICOLET, Claude. O Cidadão e o Político in GIARDINA, Andrea. (Direção de). O Homem Romano. Lisboa: Editorial Presença, 1992, p. 24 e 25)
Considerando o ponto de vista da autora, podemos afirmar que:
a) o direito à participação política consolidou o poder dos plebeus a partir da implantação da República Romana;
b) os patrícios eram os pequenos proprietários de terras, que não possuíam escravos;
c) a centralização do poder atingiu seu ápice durante a República;
d) a República Romana tornou-se uma forma de governo mais participativa do que o Regime Imperial;
e) o Regime Imperial estabeleceu a divisão de poderes, garantindo a autonomia do Senado.

Colonizacao, Independencia dos EUA e Revolucao Francesa

INDEPENDÊNCIA DOS EUA

(Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."
Essa passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
A) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
B) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
C) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
D) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.

(Cesgranrio-RJ) O processo de independência das treze colônias inglesas da América do Norte, origem dos Estados Unidos da América, na segunda metade do século XVIII, articula-se às demais questões então em curso na Europa Ocidental, com exceção de uma.

Assinale-a.
A) O conflito colonial e comercial entre a França e a Inglaterra, particularmente grave nas respectivas colônias da América do Norte.
B) A difusão das idéias liberais, ligadas ao Iluminismo, hostis à dominação e à exploração exercidas pelas metrópoles sobre suas colônias, especialmente o pacto colonial.
C) O desenvolvimento acelerado do capitalismo na Inglaterra, favorecendo os segmentos políticos e sociais hostis ao protecionismo mercantilista.
D) A ampla divulgação das idéias fisiocráticas, favoráveis às restrições adotadas pelas autoridades inglesas contra as relativas isenções fiscais e a autonomia político-administrativa das colônias norte-americanas.


(Cesgranrio-RJ) "[...] Estas colônias unidas são, e têm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligação política entre elas e a Grã-Bretanha já está e deve estar totalmente dissolvida." (Thomas Jefferson, Declaração de Independência, 1776.)
A afirmação de liberdade e independência contida no trecho acima relaciona-se:
A) ao propósito das colônias do Norte de se separarem do Sul escravista, em função dos entraves que a organização social sulina criava ao desenvolvimento capitalista.
B) ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a França revolucionária, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais.
C) à reação dos colonos, sustentada nas idéias dos filósofos iluministas, contra o reforço das medidas de exploração colonial imposto pela Inglaterra.
D) ao propósito de alcançar a autonomia política, embora preservando o monopólio comercial, que favorecia a economia das colônias do Norte.

 (Unicentro-PR) “Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” As opções abaixo enumeradas referem-se à declaração em destaque, feita por Thomas Jefferson, contida nos documentos sobre a independência dos Estados Unidos da América. A respeito de tal fato, verifique as que estão INCORRETAS e, após, assinale a letra que a elas corresponde:
I. Em 1765, foi aprovada a Lei do Selo. Nela se previa que jornais, cartazes, contratos e outros documentos públicos deveriam receber um selo da metrópole;
II. A Companhia das Índias Orientais, com sede em Londres, obteve do Parlamento Inglês, em 1773, o monopólio do comércio do Chá, prejudicando enormemente os comerciantes das colônias;
III. O Segundo Congresso Continental da Filadelfia aprovou uma “declaração das causas e necessidades de pegar em armas” e nomeou George Washington comandante em chefe das tropas americanas;
IV. A primeira grande batalha ocorreu em 1776, em Saratoga, onde os norte-americanos foram derrotados, obrigando, com isso, a França manifestar-se a favor dos norte-americanos, pois temia pela segurança do seu império colonial na América;
V. Em 1783, na cidade de Versalhes, foi reconhecida a Independência, liberdade e soberania das antigas 13 colônias
A) I, II e III;
B) II, III e IV;
C) II, IV e V;
D) III, IV e V;




( Especex-96) A respeito de o monopólio ter existido nas colônias inglesas desde o inicio da colonização, as relações de dependência deterioraram-se com o passar dos anos, chegando às colônias a gozar de relativa liberdade comercial. Desse modo, quando, no século XVIII, o parlamento Inglês tentou reativar as praticas mercantilistas promulgando a Lei do Açúcar (1764) e a Lei do Selo (1765), entre outras, os colonos reagiram. A razão alegada pelos colonos para se oporem a essas leis foi o:
A) direito natural dos indivíduos à vida, à propriedade e à busca da liberdade.
B) principio inalienável de os súditos ingleses recusarem-se a obedecer a leis injustas.
C) prejuízo financeiro resultante do imperialismo do comercio com as Antilhas.
D) fato de não estarem representados na Assembléia que votou os impostos

(Especex -96) Os países que auxiliaram a independência dos Estados Unidos da América foram:
A) Holanda e México
B) França e Portugal
C) Espanha e França
D) México e Canadá

(Especex -96) O imenso território que se estende a sudoeste dos Estados Unidos da América, abrangendo os estados da Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, Arizona, Colorado e Texas, foi conquistado ao México mediante uma guerra que, em 1848, estava terminada. O principal motivo da eclosão desta guerra foi a/o :
A) descoberta de ouro em varias das regiões acima citadas.
B) anexação do estado do Texas, pelos Estados Unidos.
C) ataque de Santana as cidades de Álamo e San Jacinto
D) invasão do México, por tropas norte-americanas

(Especex -97) Senhora absoluta dos mares, a Inglaterra, finda a Guerra dos Sete Anos ( 1756 – 1763) contra a França, achava-se em situação privilegiada para explorar o lucrativo comercio colonial. NO entanto, foi justamente o desejo dos ingleses de consolidar seu controle sobre os vastos territórios coloniais, apertando os laços de exploração mercantilista, que precipitou a Revolução Americana. Dos fatos que contribuíram para tal Revolução, pode-se destacar a/o(s):
A) Leis Intoleráveis – que interditavam o porto da Califórnia, até o ressarcimento dos prejuízos causados pela destruição do carregamento de chá, naquele porto.
B) Lei do Açúcar ( Sugar Act) – que taxava a importação do açúcar proveniente das Antilhas Britânicas, visando aumentar a receita real e controlar o fluxo de açúcar na colônia.
C) Lei do Cha ( Tea Act) – que obrigava a exportação de chá diretamente para a Inglaterra, impedindo o comercio com os outros países.
D) Lei do Selo ( Stamp Act) – que obrigava o uso de selos em qualquer documento legal, visando a aumentar a receita real.

(Especex -99) As tropas britânicas cantavam a famosa marcha “ The Word Turned Upside Down” ( O mundo de cabeça para baixo) enquanto enfrentavam os soldados patriotas das Treze  Colônias da America do Norte. Os soldados da Metrópole não conseguiam entender porque os colonos norte-americanos estavam revoltados contra a administração da Coroa Britânica. Entretanto, muitos historiadores consideram que o movimento dos colonos norte-americanos, configurado na Declaração de Independência de 1776, não era apenas uma luta de emancipação colonial e sim uma verdadeira Revolução Americana. A noção de Revolução Americana pode ser melhor visualizada na alternativa que afirma seremos colonos norte-americanos defensores:
A) de uma monarquia parlamentarista, mas bastante diferente da estrutura imperial e expansionista dos ingleses.
B) dos princípios liberais, tanto política como economicamente, que nortearam a montagem de uma republica    
C) da política econômica mercantilista, que priorizava o aumento do comercio e da produção maquinofatureira.
D) de uma estrutura latifundiária, agrária, escravista e monocultura, ligada aos interesses dos exportadores

(Especex -2004) O texto abaixo refere-se à colonização inglesa na América.
      “Famílias inteiras se estabeleceram em grande número no norte e no centro da colônia, organizando seu modo de vida em comunidades religiosas baseadas na pequena propriedade, na manufatura, na pecuária e na pequena lavoura policultura. A maioria dos produtos agrícolas coloniais eram semelhantes aos da Europa, por isso não interessava à Metrópole comercializar com as colônias do Centro e do Norte. Isso deu maior independência aos colonos para estabelecerem um comercio interno próprio.
       A  mão-de-obra era essencialmente familiar, mas em algumas propriedades também existiam trabalhadores contratados na Europa. Seus contratos estabeleciam que, para pagar as despesas de viagem da Europa à America, os trabalhadores deveriam permanecer nas propriedades de cinco a sete anos; era uma espécie de servidão temporária. Após obter a liberdade, eles partiam em busca de suas próprias terras, geralmente para o Oeste”. ( Moraes, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações – História Integrada: Geral e Brasil, São Paulo: Atual, 1998. p. 237.)

A esse tipo de processo de colonização autônomo em relação à metrópole damos o nome de:
A) Modo de produção asiático
B) Colônias de exploração
C) Colônias de povoamento
D) Modo de produção feudal

(Especex -2005) “... conclamou todos os americanos a pegarem em armas contra a Inglaterra e aprovou, em 04 de julho de 1776, a Declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.” ( Boulos JR, Alfredo. História Geral: Moderna e Contemporânea. SP, FTD, 1997.)
O texto acima refere-se ao:
A) Segundo Congresso Continental
B) Primeiro Congresso Continental
C) Massacre do Boston
D) Tratado de San Quentin

(Esaex-2001) Uma das conseqüências da Guerra dos Sete Anos foi o (a):
A) Canadá francês ter passado ao controle inglês.
B) França sair fortalecida do conflito.
C) neutralidade prussiana desde o início da guerra.
D) manutenção de todos os portos franceses na Índia.


(Esaex-2001)  O mapa II, dos Estados Unidos, apresenta uma região escura que corresponde à área:
MAPA II

A) das reservas indígenas
B) pioneira da industrialização
C) excluída da Guerra de Secessão
D) de cultivo do algodão

(Esaex) "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes [puritanos] foi o  de se organizar em sociedade."

Essa passagem de A Democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

A) malograda dos puritanos franceses de fundar no Brasil uma nova sociedade, a chamada "França Antártica";
B) malograda dos puritanos franceses de fundar uma nova sociedade no Canadá;
C) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos;
D) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra;

 

(Esaex) Primeiras colônias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos   assumiram no século XIX:

A) uma posição de estímulo aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigentes em grande parte da Europa;
B) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia;
C) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória para todos os cidadãos;
D) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações;


 

(Esaex) Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacados as seguintes:

A) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e promover a recuperação  econômica da Companhia das Índias Orientais.
B) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar as exportações das colônias.
C) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar
terras no Oeste.
D) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos
Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.
 

(Esaex) Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

A) no fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;
B) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
D) nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

 
(Esaex) "Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista  (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista  materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)

A afirmação:

A) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;
B) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;
C) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;
D) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;

 
(Esaex) "A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano."

(Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)

A citação anterior descreve:

A) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;
B) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;
C) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;
D) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.
 

 (Esaex) Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:

A) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
B) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.
C) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
D) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.
 

(CESGRANRIO) Em 1778, França e Espanha entraram em guerra contra a Inglaterra. Seu verdadeiro objetivo era:

A) eliminar o contrabando inglês na Colônia do Sacramento;
B) recuperar algumas colônias que lhes haviam sido arrebatadas pelos ingleses;
C) ajudar os colonos norte-americanos em sua Guerra de Independência;
D) minar as posições do comércio inglês no continente americano.


REVOLUCAO FRANCESA

 O governo de Luís XIII na França foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo conflito entre a autoridade real e os protestantes franceses. Na essência esse conflito representou:
                             
A) o resultado da política de Richelieu, voltada para a consolidação do poder do rei, retirando dos protestantes a autonomia político militar de que dispunham.
B) um dos últimos episódios das Guerras de Religião deflagradas pela Reforma da Europa, já que a França seguia as determinações de Roma.
C) a resposta do rei, pelo combate dos protestantes, às perseguições sofridas pelos católicos na Alemanha.
D) o ponto de partida para a formação do chamado Estado Nacional Francês, posto que os protestantes, dominando Estados independentes na França, dificultavam a unificação do país.


 A consolidação do absolutismo na França pode ser considerada tardia, se comparada com outras nações, e isso se deveu:

A) À política militarista desenvolvida pelo cardeal Richelieu, envolvendo a França na Guerra dos 30 anos.
B) À oposição dos huguenotes ao absolutismo real, fazendo com que o país mergulhasse nas guerras de religião.
C) Ao fato de o primeiro rei da Dinastia Bourbon ser protestante, não aceito pelos franceses.
D) À política econômica do ministro Colbert, que, ao desenvolver as manufaturas, não acompanhou a tendência mercantil.

(UFV) Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:

A) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800.
B) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
C) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico".
D) Criação do franco como novo padrão monetário.


(UFMG) Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente". Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à afirmação acima, exceto:

A) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
B) As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão.
C) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.
D) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.


(UNAERP) Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses. Estas foram medidas tomadas pelo:

A) adepto da escola econômica fisiocrática, o francês Turgot;
B) jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte;
C) líder jacobino, Robespierre, conhecido como "o Incorruptível";
D) "Rei-Sol", Luís XIV, juntamente com seu ministro Colbert.


(MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:

A) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;
B) ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;
C) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;
D) a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.


(UNIRIO) "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 - 1815), podemos afirmar que:

A) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;
B) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa;
C) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;
D) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;


A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime.

Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

A) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
B) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
C) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
D) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;



Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do absolutismo monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:

A) o sufrágio universal e as escolas públicas foram instituídos como algumas das reformas radicais da   
Convenção Revolucionária; 
B) os representantes do Terceiro Estado exigiram que seu número dobrasse e que a votação fosse por deputado;
C) os Estados Gerais se reuniram no Palácio de Versalhes, por convocação do monarca Luís XVI;
D) o Terceiro Estado separou-se dos outros dois, formando logo depois a Assembléia Nacional Constituinte;


 A Revolução Francesa teve início quando os Estados Gerais (Assembléia Geral do Reino), reunidos em maio de 1789, foram ameaçados de dissolução por parte de Luís XVI. O Terceiro Estado, formado pelos representantes da burguesia, dos camponeses e dos "sans-culottes" (artesãos e aprendizes), reuniu-se em separado e auto- proclamou-se, em julho de 1789, Assembléia Nacional Constituinte. Entre as medidas tomadas por essa Assembléia, não se inclui a:

A) abolição dos deveres dos camponeses para com o clero;
B) reforma tributária inspirada por Turgot e Calonne;
C) instituição do direito à igualdade perante a lei;
D) instituição do direito à inviolabilidade da propriedade privada;

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem