quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto de Professor Coordenador de Oficina Pedagógico de História 2010


PROJETO DE TRABALHO




PROFESSOR COORDENADOR

DE

 OFICINA PEDAGÓGICA

DE

HISTÓRIA









Candidato:
Wagner ......
2010


1. Identificação completa do proponente incluindo descrição sucinta de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais;

Meu nome é Wagner....., nasci em 21 de Abril de 1975, em São Simão estado de Goiás. Mudei para Uberaba, estado de Minas Gerais, em 1978.  Em 1982, passei a freqüentar a escola pública daquele estado, onde estudei até o ano de 1994.
            Em meados de 1994, mudei para Pirassununga, estado de São Paulo, para estudar na Academia da Forca Aérea, sendo uma escola militar, onde permaneci por um período de 5 anos e 6 meses, ao qual tive contato com uma disciplina rígida, porém, muito boa no quesito educação, disciplina, companheirismo, inovadorismo e profundos conhecimentos técnicos científicos. 
            No final do ano de 1996, prestei o vestibular na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, estado de São Paulo, atual Faculdade Euclides da Cunha, para o curso de Licenciatura Plena em História, onde fiquei classificado em sexto lugar geral no vestibular daquela instituição. Durante o período em que estive nesta instituição de autarquia municipal, fiz vários cursos em universidades públicas como: a Universidade Estadual Paulista e a Universidade Federal de Santa Catarina, onde participei do meu primeiro Simpósio Nacional de História.
            Em 2000 fui trabalhar como professor substituto em escolas da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, ao qual trabalhei como professor de História no Ensino Médio e Ensino Fundamental, também tive a oportunidade de trabalhar como professor de Geografia no Ensino Fundamental e Médio, por três anos. Neste período em que estava em Minas Gerais, prestei um trabalho voluntário em um cursinho pré-vestibular como professor de História por dois anos, ou seja, de 2001 a 2003. Tendo contato com pessoas de varias idades, raças e crenças que freqüentaram o curso pré-vestibular gratuito.
            No ano de 2001, fui para a cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, para fazer pós-graduação Lato Senso em História do Brasil. O tema escolhido para a monografia foi: A Festa de Barretos: Da Festa à Legalização do Esporte. Esta pesquisa científica, ajudou muito para minha vida de pesquisador em História e conseqüentemente para o estudo sociocultural, conhecido como estudo de campo.
            Já no ano de 2003, prestei uma prova para o processo seletivo temporário para professor de História no Ensino Fundamental na Prefeitura da cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais, onde fui contratado por um período de 1 ano.
            Em Novembro de 2003, fiz uma prova para o processo seletivo temporário para à Prefeitura da cidade de Americana, onde fui contratado por um período de seis meses para o cargo de professor nível III de História, após este contrato continuei trabalhando como professor eventual na Prefeitura Municipal de Americana por um período de 4 anos, tendo outros contratos efetivados pela CLT. Paralelamente comecei a trabalhar nas escolas estaduais de São Paulo a partir do ano de 2004, como professor eventual.
            Em Abril de 2004, fui contratado pelo Colégio Gênius de Americana, para trabalhar como professor de Geografia e História nos Ensinos Fundamental e Médio, trabalhei por um período de 2 anos.
            No ano de 2005, fui convidado para trabalhar no cursinho pré-vestibular do Colégio Bandeirantes de Americana, para a disciplina de Geografia onde trabalhei por 1 ano e 6 meses, ou seja, até meados de 2006.
            Desde o ano de 2004, estive trabalhando nas escolas da Diretoria de Ensino de Americana, ora como Eventual, ora como OFA, e também como professor de Tele sala, por 3 semestres.
            No final de 2007, fui para São Paulo para escolha de aulas para a disciplina de História, escolhi a Escola Estadual Dirceu Dias Carneiro, na qual me encontro até a presente data.
            No início do ano de 2008, fiz a prova para o processo seletivo para Professor Coordenador Pedagógico, fui aprovado e comecei a desenvolver meu trabalho como Professor Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, no ano de 2008. Felizmente os alunos do Ensino Médio do ano de 2008, alcançaram a média sugerida pela Secretaria do 9Estado de São Paulo, no IDESP.
            Também no início de 2008, comecei a fazer outro curso de pós-graduação Lato Senso em Gestão Escolar pela Faculdade Network de Nova Odessa, para auxiliar no trabalho de gestão na Coordenação Pedagógica da Escola  Estadual Dirceu Dias Carneiro em Santa Bárbara D`Oeste.
            No ano de 2009, continuei o trabalho como Professor Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Dirceu Dias Carneiro, onde trabalhei até o dia 24 de Setembro. Pois, durante a conclusão do curso de pós-graduação da Faculdade Network, relacionei o trabalho com os alunos do Ensino Médio e percebi que o número de alunos que se matriculavam não eram os mesmos que concluíam, ou seja, muitos acabavam abandonando a escola por motivos ligados ao processo educacional, como gravidez precoce, violência, trabalho e falta de estímulo por parte da instituição de ensino. Busquei fazer uma pesquisa em outro país, ao qual escolhi os Estados Unidos da América, na cidade de Long Brach, no estado de New Jersey. Portanto, entrevistei pais, alunos e professores para analisar o ensino público de uma escola em um país desenvolvido, onde tive uma visão de ensino como no coletivo. Analisei e conclui que o trabalho pedagógico para combater a evasão escolar, deve ser intenso e continuo com auxílio de pais, professores, alunos e principalmente da equipe gestora da escola. Pois, a assiduidade irregular cometida pelos alunos atrapalha todo o processo de ensino aprendizagem.

2. Justificativas e resultados esperados pala Diretoria de Ensino de Americana por meio do resultado do Saresp na Área de Ciências Humana/História;

Implantar um grande projeto pedagógico voltado para Professor Coordenador Pedagógico de Oficina Pedagógica requer muita ousadia, estudo de campo e trabalho coletivo. E inicialmente o Professor Coordenador de Oficina Pedagógica, deve conhecer muito bem os projetos da Secretaria Estadual de Educação, projetos da Diretoria de Ensino de Americana, projetos pedagógicos das Unidades de Ensino, interligando ao currículo da Área de Ciências Humanas/História. Para que aja uma relação coerente com os objetivos apresentados por esse projeto e pelos resultados esperados pela Diretoria de Ensino de Americana. O foco principal será um trabalho muito bem amarrado, interligado à pesquisa de campo, ou seja, conhecimento da realidade de cada Unidade Escolar e do Currículo da Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo. Após uma minuciosa pesquisa sobre essas realidades, o PCOP de História irá agir urgentemente com métodos práticos em que estejam ao alcance de todos.
Por estar localizada numa região que dispõe de uma infra-estrutura econômica privilegiada e conhecida como “Pólo Têxtil”, a Diretoria de Ensino de Americana é muito almejada por empresas multinacionais, ao qual necessitam de profissionais capacitados intelectualmente. Com isso, a Secretaria Estadual de Educação coloca toda confiança nos profissionais da educação da DE Americana para que a região continue crescendo gradativamente e possa abastecer não só o mercado de trabalho, mas as faculdades e universidades, justificando porque a região é uma das ricas do país. Esse projeto só será efetivado com o apoio da equipe gestora de cada Unidade Escolar, que tem o papel primordial e fundamental, pois deverão ser os mais interessados nas mudanças que irão ocorrer com a implantação de metodologias e práticas que serão oferecidas para os educadores de Ciências Humanas/História da Diretoria Estadual de Educação de Americana.
Fazer um trabalho com intenções coletivas mostra a clareza do projeto, além do mais, há uma necessidade de revolucionar o método de ensino-aprendizagem, quebrando paradigmas tradicionais e implantando métodos inovadores, como por exemplo, técnicas mnemônicas. Essas técnicas poderão ser multiplicadas em oficinas de orientação, mostrando aos educadores a praticidade de técnicas que já eram utilizadas desde a Antiguidade. Defenderei a implantação de estudos e de formação continua dos professores da Diretoria de Americana e o plantão de dúvidas on-line na Oficina Pedagógica para a disciplina de História. Será criado um Blog com todas as informações necessárias da disciplina de História utilizada no Ensino Básico, relacionando com o currículo da Secretaria Estadual de Educação.
As tecnologias e suas ferramentas serão de suma importância e de grande utilidade pedagógica para esse trabalho. Devido à rapidez que em as informações se multiplicam, será criado plantão de dúvidas para os educadores, multiplicando posteriormente para toda a comunidade escolar. Para isso, a transparência do trabalho será exposta no Blog diariamente, marcando a concretização das etapas proposta por esse projeto e gradativamente alcançando os objetivos que serão: aumentar o nível intelectual dos educadores e conseqüentemente dos alunos.
Justificar um trabalho como esse é um grande prazer. Pois, acredito que tudo que está sendo relatado, poderá ser praticado com naturalidade, porém com muito trabalho. Tenho certeza e convicção que os resultados serão alcançados nesta área do conhecimento, pois aplicarei toda minha experiência, dedicação, humildade e sabedoria para efetivar meu trabalho como Professor Coordenador de Oficina Pedagógica. 

3. Objetivos e descrições sintéticas das ações de apoio pedagógico educacional que orientarão as equipes escolares nos níveis Fundamental II e Médio;

Os vários objetivos desse projeto pedagógico para Professor Coordenador de Oficina Pedagógico estão ligados diretamente à Diretoria de Ensino de Americana, juntamente com sua realidade educacional, política, econômica, cultural e social. Mas, falar em objetivos para um projeto educacional para a Área de Ciências Humanas/História, não se pode esquecer que sejam metas a serem realizadas conforme as necessidades de cada Unidade Escolar, pois cada uma delas contam com realidades diferentes. Com essa problemática, a meta é buscar parcerias com educadores experientes da própria Diretoria de Americana para uma evolução igualitária e ao mesmo tempo democrática.
            Os objetivos que também chamo de metas, deverão ser divididos para facilitar o trabalho, alguns mais específicos e outros com metas gerais e com conjuntos de etapas de pequeno, médio e longo prazo. É lógico que uma grande meta de longo prazo só poderá ser concretizada se as pequenas e médias metas acompanharem a evolução do projeto.
            Quando se fala em objetivos ou metas, logo se pensa: aonde quer chegar com um projeto pedagógico como esse? O interessante é que o recorte da disciplina de História e a realidade das escolas da Diretoria de Ensino de Americana ajudam na reflexão da problemática. E para melhorar a compreensão citarei alguns tópicos iniciais, ao qual considero importantíssimo para começar um trabalho pedagógico voltado para a Área de Ciências Humanas/ História da Oficina pedagógica da Diretoria de Ensino de Americana, com os objetivos:
                                                                                                                         
 _ Trabalhar incansavelmente o processo de ensino e aprendizagem utilizando as ferramentas existentes e disponíveis, oferecidas pela Secretaria Estadual de Educação.

_ Abordar metodologias e práticas de ensino para os educadores da Área de Ciências Humanas em específico para a disciplina de História, ao qual o mesmo deverá colocar em prática o exercício da função, de não um mero transmissor de informações e sim de um professor capaz de fazer o aluno refletir sobre a realidade atual transformando-o em cidadão crítico;

_ Mostrar a todos educadores das Unidades Escolares a importância desta disciplina e suas concepções que orientem na organização do currículo da Secretaria Estadual de Educação, com princípios teóricos e didáticos, ampliando conhecimentos sobre a concepção do currículo para a melhoria de sua atuação na prática de formação;

 _ Identificar e expor o perfil profissional de cada um ligado ao caráter motivacional, para que as atribuições da equipe estejam em constante evolução de aprendizagem, cujo objetivo é o de organizar tempo e espaço no trabalho de formação e a constante articulação entre a Oficina Pedagógica e a Supervisão na implementação do currículo;

_ Marcar espaço no sentido positivo de formação e intervenção, trilhando juntamente com a equipe da Oficina Pedagógica a troca de experiências para posteriormente orientar, apoiar, subsidiar e acompanhar as escolas, os Professores Coordenadores e docentes em suas atividades, para promover o avanço dos alunos das Unidades Escolares.

_ Criar ferramentas que facilitem a praticidade do professor em sala de aula, através de oficinas pedagógicas ligadas diretamente a realidade dos alunos da Diretoria de Ensino de Americana.

_ Criar um Blog que contenha todas as informações necessárias (Textos, imagens, mapas, vídeos, exercícios comentados, simulados, etc) para a Área de Ciências Humanas/História utilizada no Ensino Básico relacionado com o currículo da Secretaria Estadual de Educação.

4. Rotina de trabalho com ações e atividades pertinentes a função do Professor Coordenador de Oficina Pedagógica juntamente com a implantação e avaliação de resultados obtidos pelas escolas da Diretoria de Americana;

A rotina de trabalho do Professor Coordenador de Oficina Pedagógica estará embasada permanentemente com o Currículo de História, nas resoluções que compõem as funções desta atividade e conseqüentemente com outras áreas do currículo da Secretaria Estadual de Educação do estado de São Paulo. O trabalho pedagógico será totalmente ligado em parcerias disponibilizadas pela SEE e pela Diretoria de Ensino de Americana, juntamente com outros Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica. Acredito que o trabalho coletivo e a interdisciplinaridade nesse caso são essenciais para o contexto atual que vivemos, devido às exigências dos sistemas de avaliações de ensinos atuais.
A proposta de trabalho central do PCOP de História facilitará a compreensão dos alunos, ou seja, interligará de forma natural o Currículo da Secretaria Estadual de Educação com as necessidades de aprendizagens dos alunos em cada Unidade Escolar da Diretoria de Ensino de Americana e de forma mais intensa a formação continuada dos Professores Coordenadores e dos Professores da disciplina de História.
Ainda falando de rotina de trabalho para o PCOP de História da Diretoria de Ensino de Americana, terá um grande desafio pela frente, pois para o ano de 2011 a avaliação do SARESP irá analisar a aprendizagem dos alunos na área de Ciências Humanas e conseqüentemente os olhares estarão voltados para o resultado do IDESP.
A cada minuto que passa, os desafios aumentam na educação, devido às características dos alunos de hoje, por estarem mais ágeis e atualizados, do que jovens de 10 anos atrás. Para isso, o Professor Coordenador da Oficina Pedagógica deverá ser um ótimo multiplicador de capacitação profissional e de acompanhamento, para que os alunos, ou seja, os mais necessitados desse processo de aprendizagem estejam recebendo essas informações coerentes, transformando-os em cidadãos críticos para o convívio social atual.       
Já as atividades permanentes do Professor Coordenador da Oficina Pedagógica de História serão sistemáticas e contínuas, mas caso necessite de adaptações, seja pelo calendário escolar ou por ordem de superiores imediatos, não terei resistência, pois acredito que as idéias e sugestões serão sempre bem vindas ao projeto que apresento para o cargo de Professor Coordenador de Oficina Pedagógica de História. Todo projeto pedagógico deverá ser flexível aos contextos: político, social e econômico. Lembrando que esse projeto pedagógico está sendo desenvolvido para o crescimento coletivo de alunos, professores e gestores da Diretoria de Ensino de Americana e quando se trata de pessoas não podem ter erros, mas construir diálogos para crescimento coletivo. As atividades sugeridas e permanentes estarão ligadas com a realidade de cada Unidade Escolar, o que reforça a flexibilidade do projeto citado acima.   
No ano de 2009, todas as escolas do estado de São Paulo fizeram a avaliação do SARESP para área de Ciências Humanas, ao qual surpreendeu muitos educadores e alunos, ficando visível o baixo desempenho neste atribuição. Esta análise pode ser constatada e comparada através das dificuldades dos alunos da escola pública, em compreender os enunciados das avaliações que o governo do estado aplica anualmente e corriqueiramente identificado em sala de aula com os exercícios dos cadernos disciplinares dos alunos e dos relatórios de Ciências Humanas em que todas as Unidades Escolares recebem. Portanto, com base nesta problemática a melhor opção será trabalhar projetos voltados à interpretação de exercícios propostos e motivação do jovem. Além do mais, percebesse que os alunos da atualidade têm grande facilidade em interpretar exercícios ao qual se encontram imagens. A historiografia e a etnografia apoiada nas imagens e relatos dos livros didáticos, ao qual o Professor Coordenador de Oficina Pedagógica da disciplina de História tem que valorizar estes tópicos e relacionar com seu trabalho, para que um conjunto de valores seja destacado na Unidade Escolar. 
Acredito que os resultados obtidos pelas escolas da Diretoria de Ensino de Americana não podem ser analisados separadamente, pois as áreas do currículo trabalham paralelamente, por isso não há um destaque significativo de áreas isoladas e os resultados não são alcançados. A intervenção correta para melhoria de ensino na disciplina de História deverá ocorrer com trabalhos de capacitação sistemática e contínua, abordando a realidade de cada Unidade Escolar, como, por exemplo: o remédio certo para a doença determinada, caso contrario não surtirá efeito. As capacitações deverão ocorrer a partir de diagnósticos preciso, ou seja, a partir de resultados do IDESP e de entrevistas com os professores coordenadores, professores e alunos das Unidades Escolares.
Para concluir a problemática solicitada pela elaboração do projeto pedagógico para a Diretoria de Ensino de Americana, o papel do PCOP de História, primordialmente desenvolverá em conhecer bem de perto, os pontos fortes de cada Unidade Escolar e infelizmente as defasagens de cada uma também. Para a melhoria coletiva, o professor do projeto deverá intervir no momento exato em que detectar a falta de compreensão e entendimento dos alunos de determinadas Unidades Escolares. Para que isso ocorra, o PCOP de História deverá estar bem próximo dos problemas, ou seja, nas Unidades Escolares acompanhando seu projeto, intervindo e interagindo maciçamente e de forma coerente com Professores Coordenadores e Professores de História.

5. Avaliação e acompanhamento do Projeto do Professor Coordenador de Oficina Pedagógica;

Falar em Avaliação para um projeto educacional para a Área de Ciências Humanas/História desse porte é um privilégio. Conforme o trabalho vai sendo desenvolvido, a avaliação deverá caminhar lado a lado, para que ajam avanços significativos e mudanças imediatas quando forem detectadas irregularidades. O projeto vai crescendo juntamente com as necessidades e isso é real em todas as áreas do conhecimento. Pois com certeza, será um grande prazer fazer as intervenções após cada uma das etapas concluídas, ao qual, mostrará que o projeto e o trabalho estão sendo avaliados e conseqüentemente crescendo para alcançar seus objetivos. O responsável do projeto não poderá esquecer que a avaliação é um processo contínuo que deve ser analisado de forma integra e coerente sem erros, devido o trabalho humanístico, ou seja, com pessoas não se pode errar para não ter seqüelas desastrosas num futuro próximo.
 A avaliação deverá fazer parte do projeto constantemente, porque é meta primordial a ser realizada conforme as necessidades de cada Unidade Escolar, pois cada uma delas contam com realidades diferentes. Algumas dessas escolas contam com infra-estrutura física positiva e outras infelizmente com infra-estrutura negativas, ao qual prejudica diretamente no pedagógico. Porém, ao analisar alguns países subdesenvolvidos, mesmo regiões do próprio país ou cidades do próprio estado de São Paulo, percebemos que algumas escolas, mesmo sem condições financeiras, conseguem atingir os índices esperados pelas instituições de ensino. O segredo está no caráter motivacional, aplicado em sala de aula pelo professor e não se esquecendo de utilizar as habilidades e competências tornando mais atrativa. Isso passa a ser função do PCOP de História, trabalhar esses conceitos em oficinas de formação continua, buscando soluções imediatas.
  O trabalho do PCOP de História da DE Americana, será levantar dados, diagnosticar os problemas e intervir com soluções concretas que estejam ligadas a realidade das Unidades Escolares. Esse levantamento de dados contará massivamente com o apoio de Diretores e Professores Coordenadores do Ensino Fundamental e Médio, ao qual será fundamental para o trabalho coletivo e conseqüentemente na intervenção exata para as necessidades pré-existentes ou que forem surgindo.
            O mais importante da avaliação contínua desse projeto pedagógico, estará ligada diretamente a função do PCOP de História que mostrará flexibilidade, seja na obtenção de críticas e sugestões por e-mail ou telefone disponível pela oficina pedagógica. Porque um projeto como esse não pode ser completamente engessado, lembrando que o trabalho será coletivo, surgindo a todo o momento intervenções diretas nos problemas que forem aparecendo, sejam ligados ao projeto em específico ou no trabalho pessoal do PCOP de História.
As avaliações do projeto e a auto-avaliação do próprio PCOP deverão ocorrer inicialmente semanalmente, ao qual serão registradas em uma planilha todas as atividades desenvolvidas pelo PCOP de História, seja juntamente com os integrantes da Oficina Pedagógica, Professor Coordenadores ou professores das Unidades Escolares. A transparência da avaliação ficará a disposição da comunidade e aos superiores imediatos. Exemplificado da seguinte forma: serão divididos em avaliações específicas e gerais com conjuntos de etapas de pequeno, médio e longo prazo. É lógico que uma grande meta de longo prazo só será concretizada se as pequenas metas e médias metas acompanharem a evolução do projeto, ou seja, o projeto terá sucesso se a avaliação for transparente à comunidade e aos superiores imediatos.
Portanto, a avaliação concreta só surgirá realmente com o IDESP de 2011 do governo em relação à Diretoria de Ensino de Americana, ao qual constatará a evolução do projeto do PCOP de História que com certeza atingirá os índices esperados da Secretaria Estadual de Educação, porque o trabalho ocorrerá diretamente com os Professores Coordenadores que serão agentes ativos e multiplicarão em suas Unidades Escolares e com oficinas ligadas aos professores de História que terão as informações que precisarem para ministrar aulas atrativas desta disciplina, sanando as dificuldades de ensino aprendizagem.

Anexos:
Tempo de serviço
Curriculun Vitae
Comprovantes de cursos promovidos pela SEE
Declaração de anuência

terça-feira, 24 de maio de 2011

Revolução Francesa Parte 2

Continuação da aula ministrada na E.E. Maria do Carmo Augusti 2º D 2011

Revolução Francesa Parte 1

Ministrado na E.E Maria Do Carmo Augusti 2ºD 2011

wagnerhistory.blogspot.com: Livre para voar!

wagnerhistory.blogspot.com: Livre para voar!

Livre para voar!

O vôo do conhecimento!
O ato de voar são para aqueles que tem asas,ou seja, coragem. Há um ditado popular que diz: "Deus dá asas para quem não sabe voar". Discordo plenamente, Deus sabe muito bem da capacidade de todos, porém nem todos querem alcançar novos horizontes e ficam presos em gaiolas.
Por isso, a liberdade de expressão é condicionada com boas leituras e mestres.
Seja livre para voar nos pensamentos da imaginação.
Wagner Avelino

Blog: wagnerhistory.blogspot.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Escola Pública japonesa

http://www.youtube.com/watch?v=vXoefczZm90&feature=related

Educacão uma questão de bom senso

http://www.youtube.com/watch?v=S0lA7LimA1Q&feature=related

Quem é manipulado pela sociedade?

http://www.youtube.com/watch?v=niQUU7vTduI&feature=fvst

Mercantilismo, Absolutismo, Revolucoes Inglesas, Iluminismo, Colonizacao e Independencia dos EUA e Revolucao Francesa

MERCANTILISMO

Na época de desenvolvimento do mercantilismo, as fontes principais de acumulação de capital eram:
A)a agricultura mercantil e o trabalho servil;
B)o sobretrabalho camponês e a fabulosa pilhagem das Américas;
C)a acumulação mercantil burguesa planificada por um Estado centralizador absolutista;
D)o predomínio de forte atividade mercantil marítima resultante da concorrência entre as principais potências marítimas e comerciais como Holanda, Espanha e França.

O Mercantilismo europeu fundamentou-se, de maneira geral, em dois princípios:
A) bulismo e livre comercio.
B) colbertismo e capitalismo manufatureiro.
C) liberdade comercial e de produção
D) metalismo e balança comercial favorável.


(FUVEST)“Para o conjunto da economia européia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo grande aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimento foi a alta geral dos preços...”
O efeito  a que o texto se refere foi provocado:
A) pelo grande afluxo de metais preciosos
B) Pela ampliação das áreas de produção agrícola
C) Pala redução do consumo de produtos manufaturados
D) Pela descoberta de novas rotas comercias no Oriente

(UM-SP)“[...] Mercantilsmo significa a transferência do afã de lucros capitalistas à política”. (Max Weber). Disto conclui-se que:

A) O mercantilismo não apoiava a interferencia do estado na economia.
B) Para fortalecer o Estado nacional, os governos passam a interferir na vida econômica com objetivos de lucro.
C) O objetivo fundamental do mercantilismo era a tomada do poder político.
D) Havia uma incompatibilidade entre o lucro capitalista e o poder político


A prática econômica conhecida como Mercantilismo, adotada por diversos Estados modernos, visando à obtenção de recursos e riquezas necessários à manutenção do poder absoluto, teve como uma de suas características o/a:
A) manutenção da balança comercial favorável
B) estímulos às importações de manufaturados
C) valorização exclusiva da agricultura
D) liberdade do comercio colonial.

A política econômica do Estado moderno absolutista, conhecida por mercantilismo, foi adotada por ocasião da expansão marítima e comercial européia, atingindo seu pleno apogeu no século XVII. Assinale a alternativa que destaca uma característica dessa política econômica.
A) Eliminação de qualquer prática monopolista.
B) Busca do lucro através do comércio e da exploração colonial.
C) Incentivo às práticas liberais
D) Ausência de intervencionismo estatal.

(VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:

A) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
B) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
C) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
D) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;

ABSOLUTISMO

Analise as afirmativas abaixo sobre a Monarquia Absolutista Européia:
I- O Absolutismo foi um desejo dos povos que, pela concentração dos poderes nas mãos de um homem, viam a sua salvação.
II- No Absolutismo europeu, nota-se a ausência do Regime do Ministério, que só surgiu após a Gloriosa Revolução Inglesa.
III- A confiança que o Rei da França devotava aos seus ministros transformava-se numa grande dor, quando da morte de algum deles.
IV- A vida burocrática administrativa desapareceu em toda parte onde o Absolutismo se desenvolveu.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente a II e a IV estão corretas.
C) somente a III e a IV estão corretas.
D) somente a I, a II e a III estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a crise dos Estados Modernos:
I- As longas guerras dos déspotas tiveram papel importante para fortalecer e salvar os regimes.
II- O século XVIII nos mostra uma verdadeira insurreição intelectual contra as formas do pensamento absolutista.
III- A luta de classes inexistiu, graças ao estado de suficiência dos bens de consumo.
IV- Locke influenciou, filosoficamente, a Inglaterra, a Holanda e a França.
Com base na análise, podemos afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente a II e a IV estão corretas.
C) somente a III e a IV estão corretas.
D) somente a I, a II e a III estão corretas.


Os fatos mais importantes que representaram o processo pelo qual passou a Inglaterra, para alcançar aquilo que chamamos de Revolução Gloriosa, foram:
I – Guilherme de Orange apoiado pela burguesia britânica
II - 1629-1640- os onze anos de tirania: Carlos I governa sem Parlamento
III - 16 de dezembro de 1653– Oliver Cromwell, proclamado Rei da Inglaterra.
IV - 1707, Lei da União reúne Inglaterra e Escócia sob o Parlamento de Versalhes.
                                                                                                                    
A)Somente a alternativa I está correta
B)Somente as alternativas I e III, estão corretas.
C)Somente as alternativas II e IV estão corretas.
D)Somente a alternativa IV está correta.

A Revolução Inglesa de 1688 – a Revolução Gloriosa – assinala um momento significativo. Entre as medidas adotadas então,  e que confirmam essa afirmação , destacam-se:
A) exclusão da nobreza do parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição da sociedades por ações na organização das empresas industriais.
B) o reconhecimento da “ Declaração de Direitos”, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim `a perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes.
C) a revogação do Atos de navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para trabalhadores urbanos.
D) a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do parlamento

Na Inglaterra, o apogeu do absolutismo ocorreu no reinado da dinastia Tudos (1485-1603). Acerca desse regime absoluto é correto afirmar que:
A)Foi iniciado por Elizabeth I e consolidado por Jaime II.
B) Fortaleceu a aliança com a Igreja Católica.
C) Surgiu em conseqüência da guerra das Duas Rosas, que dizimou a nobreza, facilitando a centralização do poder.
D) o liberalismo econômico foi fundamental para sua consolidação

A Revolução Gloriosa de 1688, na Inglaterra, assinala o/a:
A) predomínio do poder real sobre as conquistas da burguesia agrária.
B) proibição do poder da nobreza sobre o Terceiro Estado.
C) vitoria da política de conciliação entre as classes, propostas por Cromwell.
D) Proibição ao rei de lançar impostos sem a permissão do parlamento 

Durante quase três séculos, a Europa viveu sob o regime absolutista, que possuía uma série de características particulares. A respeito do Absolutismo e seus antecedentes, é correto afirmar que:
A) a Espanha foi pioneira ao realizar a centralização monárquica, sob o reinado de Carlos V,unindo as coroas de Castela e Aragão.
B) Portugal foi pioneiro na expansão colonial com a descoberta da America, em 1492, por Cristóvão Colombo
C) A Guerra dos Cem Anos (1337-1457) favoreceu o fortalecimento da monarquia francesa.
D) A Guerra das Duas Rosas (1455-1458) provocou o enfraquecimento da monarquia inglesa.


Dentre os diversos processos de centralização do poder pelos reis na Europa ocidental, destaca-se o da França. O fato que o consolidou foi:
A) a vitoria francesa na Guerra dos Cem Anos.
B) a execução de Joana Dárc
C) a imposição da Magna Carta
D) a tomada de Flandres pelos franceses


A justificativa do poder ilimitado dos reis propiciou o surgimento de inúmeras obras. Um importante teórico, Thomas Hobbes, escreveu em seu ensaio, Leviatã, que : Antes surgiu o Estado, os indivíduos eram livres e iguais, mas viviam em uma situação de guerra permanente de todos contra todos. Era o Estado da natureza, no qual não havia governo. O homem era como um lobo para o homem”. A obra citada foi justificada para o poder:
A) Liberal
B) Democrático
C) Absolutista
D) Despotismo Esclarecido

Durante o governo de Cromwell, a Inglaterra foi adquirindo os contornos de potencia mundial que a caracterizariam nos séculos seguintes. Decretaram-se leis que protegiam os mercadores ingleses e priorizavam o desenvolvimento da indústria naval. Esses decretos ficaram conhecidos como:
A) Leis do Teste
B) Atos de Exclusão
C) Atos de Supremacia
D) Atos de Navegação.

  Em fins do século XVII, na Inglaterra, teve inicio um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração. Esse movimento alcançou sua expressão na França, durante o século XVIII. Dentre os principais conceitos preconizados pelos iluministas, podemos destacar:
A) uma proposta de ampliação do poder real, tendo como principio o direito divino dos reis.
B) a critica ao Estado Absolutista, propondo a limitação do poder real.
C) uma proposta de poder ilimitado do governante, fruto do consentimento espontâneo dos súditos.
D) a critica à liberdade de pensamento e à participação política dos cidadãos.


“O Príncipe”, uma das mais famosa obras literárias do Renascimento, foi em grande parte, resultado das observações feitas pelo autor, Nicolau Maquiavel, em diversos países da Europa. Em sua obra, Maquiavel defende o Absolutismo como forma de consolidar e fortalecer o Estado. Dentre seus argumentos para a defesa do Absolutismo, destaca-se a/o:
A) reconhecimento de que na política a necessidade sobrepuja a ética, e o bem-estar do Estado justifica qualquer tipo de ação.
B) fato de o sistema não depender necessariamente de um governante muito capaz e inteligente.
C) principio da continua evolução das instituições do Estado, para que elas fossem adaptadas às situações novas sugeridas com o progresso.
D) Idéia de que os poderes do monarca seriam limitados apenas pelos princípios religiosos, pois o bem do Estado deveria preterir todos os outros interesses.

No inicio da Idade Moderna ocorreu um processo geral de transformações humanistas, cultural, artística e política. Surgiu também um tipo de Estado cuja característica era a centralização do poder nas mãos do rei. Na visão de alguns pensadores da época, esse absolutismo se fundamentava no argumento de que:
A) a soberania máxima reside no próprio povo.
B) a fidelidade ao poder absoluto reside na separação dos três poderes.
C) o rei reina por vontade de DEUS, sendo assim considerado o seu representante na terra.
D) a função do Estado é agir de acordo com a vontade da maioria.      

(FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
A) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
B) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
C) Desagregação do feudalismo e centralização política do rei.
D) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.

(PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
A) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
B) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
C) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
D) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.

(UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
A) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
B) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
C) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
D) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;

(CESGRANRIO) A consolidação da Monarquia Francesa:
A) deveu-se à política de Luís XI;
B) foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises
de sucessão dinástica;
C) tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no
século XVI;
D) resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico;

(MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como:
A) Monarquia Absolutista
B) República Puritana
C) Restauração Stuart
D) Revolução Gloriosa

(ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar:
A) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico.
B) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
C) estabeleceu uma república constitucional;
D) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;

 
"Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:

A) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
B) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
C) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
D) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;


ILUMINISMO

(FEI-SP)  As idéias Iluministas que tinham por base o culto da razão e a cresça nas leis naturais:
A) Favoreciam os princípios mercantilistas
B) propunham uma política econômica liberal.
C) Eram favoráveis a uma organização estamental da sociedade.
D) Eram contrarias à libertação das colônias da America

No século XVIII, os economistas franceses QUESNAY E GOURNAY criaram a escola fisiocrata, que combatia as práticas mercantilistas e defendia a economia baseada no “geverno da natureza”(fisiocracia), na qual a agricultura era o principal produto de riquezas.
Influenciado pelas idéias fisiocratas, o escocês ADAM SMITH elaborou a obra – A riqueza das Nações, na qual assentou as bases do liberalismo econômico como ciência autônoma, com leis e princípios próprios, em que defendia, entre outras, a idéia que:
A) deveria haver total liberação da ordem econômica, idéia que ficou bem definida, na obra em questao pela célebre frase – “Laissez faire, laissez passer, Le monde va de lui-même.” ( Deixe fazer, deixe passar, o mundo caminha por si mesmo).
B) O estado deveria interferir diretamente na economia para alcançar seus objetivos.
C) O trabalho é a fonte da riqueza, baseando-se o valor na lei da oferta e da procura.
D) a industrialização deveria ser incentivada através da concessão de monopólios.
           

Baseados no Iluminismo, soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal, conhecidos também como déspotas esclarecidos, procuraram adequar a economia de seus países:
A) a uma política de caráter liberal, com grande participação popular.
B) ao capitalismo financeiro, com a efetiva participação das colônias.
C) às idéias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com a efetiva participação desses governantes.
D) a uma política autoritária, com efetiva participação das massas.


 O século XVIII, também conhecido como o “século das luzes”marcou o florecimento do iluminismo, em sua oposição ao misticismo e ao absolutismo monárquico, entre outros aspectos, sendo que esse movimento foi caracterizado pelas idéias de vários pensadores europeus. Assim, podemos afirmar que:
A) Adam Smith ajudou a propagar o ideário bulionista, através de sua frase “laissez faire, laissez passer”
B) Voltaire criticava o absolutismo, a igreja e o clero, bem como menosprezava a população mais pobre.
C) Rousseau, como os demais iluministas, era um defensor incondicional do racionalismo e da propriedade privada.
D) Montesquieu, de origem humilde, escreveu “O Espírito das leis”onde consagrou a divisão quadripartite dos poderes( Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário)

“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.” ( Montesquieu, “O Espírito das Leis”, 1748). As Idéias contidas no texto estão relacionadas ao pensamento:
A) do Direito Divino dos Reis
B) Fisiocratismo do Absolutismo
C) Político do Iluminismo
D) Fisiocratismo do Mercantilismo

O Iluminismo foi um movimento cultural, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, que deixou profundas marcas na formação da visão do mundo do homem contemporâneo. Sobre esse tema é correto afirmar que:
A) Rousseau criou a Teoria do Três Poderes, dividindo-os em  Executivo, Legislativo e Judicario, sendo que o Legislativo deveria estar acima do demais, para evitar o Absolutismo.
B) Os iluministas defendiam a república e abominavam a monarquia, vista como origem do poder absolutista do Antigo Regime. Seus pensadores pertenciam a burguesia.
C) O iluminismo pôde servir de suporte teórico para as revoluções liberais, porque valorizou o empirismo em detrimento da razão. Movidos pela experiência seria mais fácil derrubar o Antigo Regime.
D) os iluministas preocuparam-se em conhecer a “mecânica das coisas”, as leis que regem os fenômenos do mundo, dando ênfase ao individualismo burguês.

DESPOTISMO ESCLARECIDO

O clima criado pelos iluministas tornou-se tão forte e difundido, que vários governantes procuraram colocar em pauta suas idéias. Sem abandonar o poder absoluto, procuraram governar conforme a razão e os interesses do povo. Essa aliança de princípios filosóficos e poder monárquico deu origem ao regime de governo, típico do século XVIII, conhecido como:
A) Despotismo Esclarecido
B) Absolutismo Teocrático
C) Fisiocratismo
D) Tiranismo Absolutista

INDEPENDENCIA DOS EUA

(Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."
Essa passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
A) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
B) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
C) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
D) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.

(Cesgranrio-RJ) O processo de independência das treze colônias inglesas da América do Norte, origem dos Estados Unidos da América, na segunda metade do século XVIII, articula-se às demais questões então em curso na Europa Ocidental, com exceção de uma.

Assinale-a.
A) O conflito colonial e comercial entre a França e a Inglaterra, particularmente grave nas respectivas colônias da América do Norte.
B) A difusão das idéias liberais, ligadas ao Iluminismo, hostis à dominação e à exploração exercidas pelas metrópoles sobre suas colônias, especialmente o pacto colonial.
C) O desenvolvimento acelerado do capitalismo na Inglaterra, favorecendo os segmentos políticos e sociais hostis ao protecionismo mercantilista.
D) A ampla divulgação das idéias fisiocráticas, favoráveis às restrições adotadas pelas autoridades inglesas contra as relativas isenções fiscais e a autonomia político-administrativa das colônias norte-americanas.


(Cesgranrio-RJ) "[...] Estas colônias unidas são, e têm o direito a ser, Estados livres e independentes e toda ligação política entre elas e a Grã-Bretanha já está e deve estar totalmente dissolvida." (Thomas Jefferson, Declaração de Independência, 1776.)
A afirmação de liberdade e independência contida no trecho acima relaciona-se:
A) ao propósito das colônias do Norte de se separarem do Sul escravista, em função dos entraves que a organização social sulina criava ao desenvolvimento capitalista.
B) ao interesse dos colonos norte-americanos em se alinharem com a França revolucionária, que lhes oferecia oportunidades mais ricas e proveitosas para as trocas comerciais.
C) à reação dos colonos, sustentada nas idéias dos filósofos iluministas, contra o reforço das medidas de exploração colonial imposto pela Inglaterra.
D) ao propósito de alcançar a autonomia política, embora preservando o monopólio comercial, que favorecia a economia das colônias do Norte.

 (Unicentro-PR) “Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” As opções abaixo enumeradas referem-se à declaração em destaque, feita por Thomas Jefferson, contida nos documentos sobre a independência dos Estados Unidos da América. A respeito de tal fato, verifique as que estão INCORRETAS e, após, assinale a letra que a elas corresponde:
I. Em 1765, foi aprovada a Lei do Selo. Nela se previa que jornais, cartazes, contratos e outros documentos públicos deveriam receber um selo da metrópole;
II. A Companhia das Índias Orientais, com sede em Londres, obteve do Parlamento Inglês, em 1773, o monopólio do comércio do Chá, prejudicando enormemente os comerciantes das colônias;
III. O Segundo Congresso Continental da Filadelfia aprovou uma “declaração das causas e necessidades de pegar em armas” e nomeou George Washington comandante em chefe das tropas americanas;
IV. A primeira grande batalha ocorreu em 1776, em Saratoga, onde os norte-americanos foram derrotados, obrigando, com isso, a França manifestar-se a favor dos norte-americanos, pois temia pela segurança do seu império colonial na América;
V. Em 1783, na cidade de Versalhes, foi reconhecida a Independência, liberdade e soberania das antigas 13 colônias
A) I, II e III;
B) II, III e IV;
C) II, IV e V;
D) III, IV e V;


( Especex-96) A respeito de o monopólio ter existido nas colônias inglesas desde o inicio da colonização, as relações de dependência deterioraram-se com o passar dos anos, chegando às colônias a gozar de relativa liberdade comercial. Desse modo, quando, no século XVIII, o parlamento Inglês tentou reativar as praticas mercantilistas promulgando a Lei do Açúcar (1764) e a Lei do Selo (1765), entre outras, os colonos reagiram. A razão alegada pelos colonos para se oporem a essas leis foi o:
A) direito natural dos indivíduos à vida, à propriedade e à busca da liberdade.
B) principio inalienável de os súditos ingleses recusarem-se a obedecer a leis injustas.
C) prejuízo financeiro resultante do imperialismo do comercio com as Antilhas.
D) fato de não estarem representados na Assembléia que votou os impostos

(Especex -96) Os países que auxiliaram a independência dos Estados Unidos da América foram:
A) Holanda e México
B) França e Portugal
C) Espanha e França
D) México e Canadá

(Especex -96) O imenso território que se estende a sudoeste dos Estados Unidos da América, abrangendo os estados da Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, Arizona, Colorado e Texas, foi conquistado ao México mediante uma guerra que, em 1848, estava terminada. O principal motivo da eclosão desta guerra foi a/o :
A) descoberta de ouro em varias das regiões acima citadas.
B) anexação do estado do Texas, pelos Estados Unidos.
C) ataque de Santana as cidades de Álamo e San Jacinto
D) invasão do México, por tropas norte-americanas

(Especex -97) Senhora absoluta dos mares, a Inglaterra, finda a Guerra dos Sete Anos ( 1756 – 1763) contra a França, achava-se em situação privilegiada para explorar o lucrativo comercio colonial. NO entanto, foi justamente o desejo dos ingleses de consolidar seu controle sobre os vastos territórios coloniais, apertando os laços de exploração mercantilista, que precipitou a Revolução Americana. Dos fatos que contribuíram para tal Revolução, pode-se destacar a/o(s):
A) Leis Intoleráveis – que interditavam o porto da Califórnia, até o ressarcimento dos prejuízos causados pela destruição do carregamento de chá, naquele porto.
B) Lei do Açúcar ( Sugar Act) – que taxava a importação do açúcar proveniente das Antilhas Britânicas, visando aumentar a receita real e controlar o fluxo de açúcar na colônia.
C) Lei do Cha ( Tea Act) – que obrigava a exportação de chá diretamente para a Inglaterra, impedindo o comercio com os outros países.
D) Lei do Selo ( Stamp Act) – que obrigava o uso de selos em qualquer documento legal, visando a aumentar a receita real.

(Especex -99) As tropas britânicas cantavam a famosa marcha “ The Word Turned Upside Down” ( O mundo de cabeça para baixo) enquanto enfrentavam os soldados patriotas das Treze  Colônias da America do Norte. Os soldados da Metrópole não conseguiam entender porque os colonos norte-americanos estavam revoltados contra a administração da Coroa Britânica. Entretanto, muitos historiadores consideram que o movimento dos colonos norte-americanos, configurado na Declaração de Independência de 1776, não era apenas uma luta de emancipação colonial e sim uma verdadeira Revolução Americana. A noção de Revolução Americana pode ser melhor visualizada na alternativa que afirma seremos colonos norte-americanos defensores:
A) de uma monarquia parlamentarista, mas bastante diferente da estrutura imperial e expansionista dos ingleses.
B) dos princípios liberais, tanto política como economicamente, que nortearam a montagem de uma republica   
C) da política econômica mercantilista, que priorizava o aumento do comercio e da produção maquinofatureira.
D) de uma estrutura latifundiária, agrária, escravista e monocultura, ligada aos interesses dos exportadores

(Especex -2004) O texto abaixo refere-se à colonização inglesa na América.
      “Famílias inteiras se estabeleceram em grande número no norte e no centro da colônia, organizando seu modo de vida em comunidades religiosas baseadas na pequena propriedade, na manufatura, na pecuária e na pequena lavoura policultura. A maioria dos produtos agrícolas coloniais eram semelhantes aos da Europa, por isso não interessava à Metrópole comercializar com as colônias do Centro e do Norte. Isso deu maior independência aos colonos para estabelecerem um comercio interno próprio.
       A  mão-de-obra era essencialmente familiar, mas em algumas propriedades também existiam trabalhadores contratados na Europa. Seus contratos estabeleciam que, para pagar as despesas de viagem da Europa à America, os trabalhadores deveriam permanecer nas propriedades de cinco a sete anos; era uma espécie de servidão temporária. Após obter a liberdade, eles partiam em busca de suas próprias terras, geralmente para o Oeste”. ( Moraes, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações – História Integrada: Geral e Brasil, São Paulo: Atual, 1998. p. 237.)

A esse tipo de processo de colonização autônomo em relação à metrópole damos o nome de:
A) Modo de produção asiático
B) Colônias de exploração
C) Colônias de povoamento
D) Modo de produção feudal

(Especex -2005) “... conclamou todos os americanos a pegarem em armas contra a Inglaterra e aprovou, em 04 de julho de 1776, a Declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.” ( Boulos JR, Alfredo. História Geral: Moderna e Contemporânea. SP, FTD, 1997.)
O texto acima refere-se ao:
A) Segundo Congresso Continental
B) Primeiro Congresso Continental
C) Massacre do Boston
D) Tratado de San Quentin

(Esaex-2001) Uma das conseqüências da Guerra dos Sete Anos foi o (a):
A) Canadá francês ter passado ao controle inglês.
B) França sair fortalecida do conflito.
C) neutralidade prussiana desde o início da guerra.
D) manutenção de todos os portos franceses na Índia.


(Esaex-2001)  O mapa II, dos Estados Unidos, apresenta uma região escura que corresponde à área:
MAPA II

A) das reservas indígenas
B) pioneira da industrialização
C) excluída da Guerra de Secessão
D) de cultivo do algodão

(Esaex) "O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita (...) o primeiro cuidado dos imigrantes [puritanos] foi o  de se organizar em sociedade."

Essa passagem de A Democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

A) malograda dos puritanos franceses de fundar no Brasil uma nova sociedade, a chamada "França Antártica";
B) malograda dos puritanos franceses de fundar uma nova sociedade no Canadá;
C) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos;
D) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundar uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra;

 

(Esaex) Primeiras colônias americanas a se tornarem independentes em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos   assumiram no século XIX:

A) uma posição de estímulo aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigentes em grande parte da Europa;
B) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia;
C) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória para todos os cidadãos;
D) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações;


 

(Esaex) Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacados as seguintes:

A) Aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e promover a recuperação  econômica da Companhia das Índias Orientais.
B) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar as exportações das colônias.
C) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar
terras no Oeste.
D) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos
Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.
 

(Esaex) Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

A) no fato de não estarem representados na assembléia que votou as taxas;
B) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
D) nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

 
(Esaex) "Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista  (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista  materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)

A afirmação:

A) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;
B) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;
C) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;
D) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;

 
(Esaex) "A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano."

(Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)

A citação anterior descreve:

A) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;
B) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;
C) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;
D) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.
 

 (Esaex) Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:

A) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
B) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.
C) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
D) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.
 

(CESGRANRIO) Em 1778, França e Espanha entraram em guerra contra a Inglaterra. Seu verdadeiro objetivo era:

A) eliminar o contrabando inglês na Colônia do Sacramento;
B) recuperar algumas colônias que lhes haviam sido arrebatadas pelos ingleses;
C) ajudar os colonos norte-americanos em sua Guerra de Independência;
D) minar as posições do comércio inglês no continente americano.

REVOLUCAO FRANCESA

 O governo de Luís XIII na França foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo conflito entre a autoridade real e os protestantes franceses. Na essência esse conflito representou:
                             
A) o resultado da política de Richelieu, voltada para a consolidação do poder do rei, retirando dos protestantes a autonomia político militar de que dispunham.
B) um dos últimos episódios das Guerras de Religião deflagradas pela Reforma da Europa, já que a França seguia as determinações de Roma.
C) a resposta do rei, pelo combate dos protestantes, às perseguições sofridas pelos católicos na Alemanha.
D) o ponto de partida para a formação do chamado Estado Nacional Francês, posto que os protestantes, dominando Estados independentes na França, dificultavam a unificação do país.


 A consolidação do absolutismo na França pode ser considerada tardia, se comparada com outras nações, e isso se deveu:

A) À política militarista desenvolvida pelo cardeal Richelieu, envolvendo a França na Guerra dos 30 anos.
B) À oposição dos huguenotes ao absolutismo real, fazendo com que o país mergulhasse nas guerras de religião.
C) Ao fato de o primeiro rei da Dinastia Bourbon ser protestante, não aceito pelos franceses.
D) À política econômica do ministro Colbert, que, ao desenvolver as manufaturas, não acompanhou a tendência mercantil.

(UFV) Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:

A) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800.
B) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
C) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico".
D) Criação do franco como novo padrão monetário.


(UFMG) Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente". Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à afirmação acima, exceto:

A) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
B) As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão.
C) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.
D) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.


(UNAERP) Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses. Estas foram medidas tomadas pelo:

A) adepto da escola econômica fisiocrática, o francês Turgot;
B) jovem general, recém-chegado do Egito, Napoleão Bonaparte;
C) líder jacobino, Robespierre, conhecido como "o Incorruptível";
D) "Rei-Sol", Luís XIV, juntamente com seu ministro Colbert.


(MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:

A) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;
B) ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político, sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;
C) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;
D) a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.


(UNIRIO) "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 - 1815), podemos afirmar que:

A) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;
B) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa;
C) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;
D) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;


A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime.

Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

A) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza;
B) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
C) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
D) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;



Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do absolutismo monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:

A) o sufrágio universal e as escolas públicas foram instituídos como algumas das reformas radicais da   
Convenção Revolucionária; 
B) os representantes do Terceiro Estado exigiram que seu número dobrasse e que a votação fosse por deputado;
C) os Estados Gerais se reuniram no Palácio de Versalhes, por convocação do monarca Luís XVI;
D) o Terceiro Estado separou-se dos outros dois, formando logo depois a Assembléia Nacional Constituinte;


 A Revolução Francesa teve início quando os Estados Gerais (Assembléia Geral do Reino), reunidos em maio de 1789, foram ameaçados de dissolução por parte de Luís XVI. O Terceiro Estado, formado pelos representantes da burguesia, dos camponeses e dos "sans-culottes" (artesãos e aprendizes), reuniu-se em separado e auto- proclamou-se, em julho de 1789, Assembléia Nacional Constituinte. Entre as medidas tomadas por essa Assembléia, não se inclui a:

A) abolição dos deveres dos camponeses para com o clero;
B) reforma tributária inspirada por Turgot e Calonne;
C) instituição do direito à igualdade perante a lei;
D) instituição do direito à inviolabilidade da propriedade privada;


O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem