sábado, 28 de setembro de 2013

Primeira Guerra Mundial; Tratado de Versalhes; Revolução Russa; Revolução de Fevereiro; Revolução de Outubro; Exercito Vermelho; União Soviética.

Avaliação de História 9ºano
História Contemporânea

OBJETIVO(S): Apresentar aos alunos os principais fatores que deram origem à Primeira Guerra Mundial; Apresentar aos alunos as primeiras medidas do governo revolucionário, postas em pratica em 1917.

1. Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações européias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
B - A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
C - O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações européias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
D - O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

2. Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?
A - A invasão da Polônia pelo exército alemão.
B - A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.
C - O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
D - A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.

3. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:
A - Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B - Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C - Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D - Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)

4. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
A - O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. 
B - O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.
C - O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.
D - O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.

5. Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
B - Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C - Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D - Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.

6. (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:
A – a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito.
B – o aparecimento de novos países, em virtude da desintegração dos Impérios Otomanos, Austro- Húngaro e Russo.
C – a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia.
D – a dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.


7. Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914-1918 foi:
A – Franklin Roosevelt                                                                                      
B – Churchill
C – Wilson                                                                                                          
D – Theodore Roosevelt

8. Qual dos fatores abaixo NÂO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?
A – O Tratado de frankfurt                                                              
B – A crescente procura de mercados e matérias-primas
C – A política agressiva de Bismarck.                                            
D – A Crise Balcânica.   

9. Leia o fragmento de texto seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente omitida.
“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos.” [adaptação]
As idéias contidas nesse fragmento são representativas do(a)

A) Tratado de Versalhes, que criou uma série de determinações, visando enfraquecer o poder da burguesia na Europa.
B) Declaração dos Direitos do Homem que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilégios exclusivos da burguesia.
C) Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a união dos povos americanos.
D) Manifesto Comunista, que esboçou as proposições que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional.

10. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?
A) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
B) Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

11. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
D) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 

12. Até o ano de 1917, o império da Rússia foi governado por:
A) república
B) república parlamentarista.
C) monarquias parlamentaristas.
D) monarquias absolutistas. 

13. "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:
A) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.                                         
B) descolonização Afro-Asiática em 1945.
C) rebelião Boxer na China em 1900.                                                      
D) Revolução Russa em 1917.

14. A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
A) Stálin, em agosto de 1929.                                                                    
B) Lênin, em outubro de 1917.
C) Trotsky, em abril de 1924.                                                                   
D) Kerensky, em fevereiro de 1917.


15. No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques
A) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
B) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
C) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
D) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.


A União Ibérica; Espanhóis X Holandeses; O nordeste sob ocupação holandesa; Insurreição Pernambucana; Bandeirantes; Ampliação do território dos portugueses; O ouro em Minas Gerais; Sociedade mineira; Aleijadinho

Avaliação de História 8º Ano
Período Colonial

OBJETIVO(S): Apresentar as conseqüências da União Ibérica na organização administrativa da Americana Portuguesa; Apresentar os principais aspectos da atividade mineradora na América portuguesa. Apresentar aspectos da cultura produzida na região das minas

1. Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se:
A) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.
B) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.
C) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.
D) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.

2. O interesse dos holandeses em ocupar áreas no Brasil está relacionado com:
A) a conquista territorial de pontos estratégicos visando quebrar o monopólio da rota da prata.
B) As barreiras impostas pela Espanha à participação flamenga no comercio açucareiro.
C) os contratos comerciais preferenciais firmados entre Portugal e Inglaterra.
D) A instalação de técnicas mais avançadas, visando à elevação da produtividade.

3. O Brasil estava sobre o domínio ibérico de 1580 a 1640. Neste período os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginaria do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro;
A) Minas Gerais, Amazonas e Pará.                                                     B) Ceará, Piauí e Alagoas.
C) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.                                               D) Maranhão, Pernambuco e Bahia.

4. Analise as informações fornecidas pelo mapa abaixo reproduzido. As áreas destacadas indicam:

A) os focos de tensão da Guerra dos Mascates no século XVIII;
B) a extensão máxima do cultivo da cana no século XVI;
C) a ocupação holandesa, no Brasil, durante o século XVII;
D) as regiões integrantes da Confederação do Equador no século XIX.

5. Os moradores da colônia, no ano de 1645, começaram uma luta pela expulsão dos holandeses, denominada como:
A) Tratado de guerrilha holandesa                                               
B) Insurreição Pernambucana 
C) Expulsão dos Guararapes      
D) Guerrilha da Taborda



6. As invasões sofridas pelo Brasil no século XVII, primeiro na Bahia (1624 - 1625) e depois no Nordeste (1630 -1654), devem ser entendidas como:
A) um reflexo direto da crise européia motivada pela ocorrência de conflitos religiosos gerados pela reforma;
B) uma tentativa de manutenção dos interesses açucareiros pela Holanda depois da união das Coroas Ibéricas;
C) uma disputa entre imperialismo inglês e batavo - a fim de controlar o transporte marítimo no Atlântico;
D) um reflexo da guerra civil das colônias americanas, o que determinou um grande afluxo de imigrantes estrangeiros;

7. A “derrama”, operação fiscal da Coroa portuguesa, realizada nas Minas Gerais, no final do século XVIII, correspondia:
A) às exigências para completar o valor da quota mínima de 100 arrobas de ouro.
B) ao pagamento da taxa correspondente ao número de escravos empregados na lavra.
C) ao recolhimento às Casas de Fundição da 5ª parte de todo o ouro extraído.
D) à tentativa da Metrópole de organizar e racionalizar a exploração do ouro.

8. A economia mineira, eixo central da economia colonial do século XVIII, distinguiu-se da economia açucareira nos seguintes aspectos:
A) desenvolveu o mercado interno e a sociedade urbana, convertendo-se num centro de distribuição de renda.
B) criou uma sociedade mais estratificada e dependente do mercado externo.
C) sua exploração exigia vultosos capitais, sendo impraticável para as classes menos favorecidas.
D) estabeleceu a superioridade do trabalho escravo sobre o trabalho livre ao contrário da região açucareira.

9. O ciclo da mineração trouxe várias modificações na vida da colônia, EXCETO:
A) o Regime de Monopólio da metrópole foi mais rigoroso.  
B) a mão de obra utilizada na atividade mineradora era exclusivamente assalariada.
C) surgimento do barroco nas artes.
D) a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.

10. No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
A) ocupação das áreas litorâneas                                                      B) expulsão do assalariado do campo
C) formação e exploração dos minifúndios                                      D) expansão para o interior
.
11. A expansão das fronteiras do Brasil iniciou-se com o rompimento do meridiano de Tordesilhas por grupos de homens que ficaram conhecidos por bandeirantes. Eles organizavam expedições para apresamento de índios e busca de metais preciosos. A ocupação dos territórios além de Tordesilhas por colonos luso-brasileiros gerou uma série de conflitos com nossos vizinhos espanhóis. Esses conflitos fizeram com que Portugal e Espanha assinassem vários tratados de limites, em que Alexandre de Gusmão defendeu o princípio do "Uti possidetis, uta possideatis": O mais importante desses tratados, deu ao Brasil, praticamente, sua conformação geográfica atual, foi o Tratado de
A) Santo Ildefonso;                     B) Utrecht;                        C) Tordesilhas;                        D) Madri;

12. Sobre a descoberta do ouro nas Minas Gerais, podemos afirmar EXCETO:
A) ainda no século XVII, foram feitas as primeiras descobertas de ouro no Brasil;
B) foi estabelecido o Regimento das Minas para controlar a exploração do ouro;
C) o comércio não se desenvolveu com a mineração;
D) entre os impostos sobre o ouro, o Quinto era a entrega de 20% do ouro encontrado à Coroa;

13. As alternativas abaixo apresentam fatos relacionados ao Barroco Mineiro, desenvolvido no decorrer do século XVIII. Assinale a afirmativa INCORRETA:
A) As peculiaridades do culto católico encontraram sua expressão maior nas artes plásticas, na música e na arquitetura de inspiração barroca.
B) O Barroco renovou a arquitetura das igrejas mineiras, buscando maior originalidade e preocupando-se com a ornamentação interior.
C) A riqueza aurífera das áreas mineradoras dificultou a expansão da arte barroca, principalmente a construção de igrejas.
D) A arte religiosa mineira expressava o fervor da população que, com donativos, contribuiu para a construção de igrejas.

14. No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:
A) o desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar e a cultura de algodão
B) o apresamento indígena e a procura de metais preciosos
C) a necessidade de defesa e o combate aos franceses
D) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa.


15. Com a ascensão de Felipe II ao trono português deu o início ao período:
A) politico-militares             B) do domínio espanhol               C) do pau-brasil         D) da mão-de-obra escrava.

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domingo, 22 de julho de 2012

PROVA DE HISTÓRIA:Iluminismo, Despotismo Esclarecido, Absolutismo, Formação das Monarquias Nacionais, Renascimento Comercial e Urbano, Expansões Marítimas Européias, Transição do Feudalismo para o Capitalismo, Contra Reforma Católica, Protestantismo e Renascimento Cultural

TEMAS TRABALHADOS:Iluminismo, Despotismo Esclarecido, Absolutismo, Formação das Monarquias Nacionais, Renascimento Comercial e Urbano, Expansões Marítimas Européias, Transição do Feudalismo para o Capitalismo, Contra Reforma Católica, Protestantismo e Renascimento Cultural

ALGUNS EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1 - Os principais pensadores Iluministas que escreveram a Enciclopédia foram:
a) Diderot e D’Alembert     b) Rousseau e Lock     c) Montesquieu e Voltaire       d) Robespierre e Marat
2 - Durante o Iluminismo alguns monarcas adotaram medidas baseadas nas Idéias das Luzes, esses ficaram conhecidos como Déspotas Esclarecidos. Inclusive Portugal adotou essa política, quem era o principal articulador do governo português?
a) Catarina II                       b) Marquês de Pombal             c) José II                    d) Frederico II                
3 - "Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)

A citação acima demonstra que:
a) o governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
b) a escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
c) o povo é livre para escolher o chefe da nação;
d) o poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;
4 -  (FUVEST) No processo de formação dos estados Nacionais da França e da Inglaterra, podem ser identificados os seguintes aspectos:
a) Fortalecimento do poder da nobreza e retardamento da formação do estado moderno.
b) Ampliação da dependência do rei em relação aos senhores feudais e à Igreja.
c) Desagregação do feudalismo e centralização política.
d) Diminuição do poder real e crise do capitalismo comercial.
5 - A aliança entre Rei e Burguesia no final da Idade Média e início da Idade Moderna não teve como objetivo:
a) o fortalecimento da centralização política contra o particularismo feudal vigente até então;
b) a valorização das autoridades religiosas e a submissão do Estado à Igreja;
c) a unificação de moedas, pesos e medidas, a fim de facilitar as transações comerciais;
d) a definição de fronteiras e, ao mesmo tempo, de mercados internos e externos;

6 - Ao final da Idade Média, a necessidade de novas rotas de comércio gerou a expansão mercantil e marítima desenvolvida pelos países atlânticos. Até então, a principal via comercial européia era o Mediterrâneo, cujo monopólio estava concentrado nas mãos dos comerciantes:
a) venezianos e pisanos
b) espanhóis e muçulmanos
c) venezianos e mouros
d) italianos e árabes
7 - A crise européia dos séculos XIV e XV constituiu um bloqueio ao desenvolvimento da economia de mercado. A superação desse processo foi realizada por meio:
a) da Expansão Marítima;
b) da isenção de tributos para as cidades;
c) do fortalecimento das corporações de ofício;
d) de incentivo à lavoura feudal;

 8 - A Expansão Marítima e Comercial é produto de um conjunto de fatores que marcam a época de transição por que passava a Europa. Essa transição caracteriza a passagem de um modo de produção em crise para outro, isto é:
a) do escravista para o feudal;
b) do capitalista para o escravista;
c) do feudal para o capitalista;
d) do feudal para o escravista;
9 - (UFMG) - Todas as alternativas contém objetivos da política da Igreja Católica esboçada durante o Concílio de Trento, exceto:
a) a expansão da fé cristã;
b) a moralização do clero;
c) a reafirmação dos dogmas;
d) o relaxamento do celibato.

10 - (FUVEST) Sobre a Reforma Religiosa do século XVI, é correto afirmar que:
a) nas áreas em que ele penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade;
b) foi um fenômeno elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas;
c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas;
d) fundamentou-se nas doutrinas de salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia;

RESUMOS DE HISTÓRIA GERAL: DAS GRANDES NAVEGAÇÕES A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

HISTÓRIA GERAL: DAS GRANDES NAVEGAÇÕES A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

AS GRANDES NAVEGAÇÕES

Os principais acontecimentos do inicio da Idade Moderna foram as viagens marítimas e o descobrimento de novos continentes, graças ao invento da caravela, da bussula, do astrolábio, das armas de fogo. O príncipe Dom. Henrique fundara uma escola de navegantes em Sagres; os portugueses iniciaram a exploração do litoral africano, a escravidão negra e a descoberta do caminho marítimo para a Índia, realizada por Vasco da Gama em 1498.
Em 1492, Colombo (um genovês a caminho da Espanha) “descobriu” a America procurando chegar à Índia pelo ocidente, baseado no principio da esfericidade da terra. Fernão de Magalhães (português a serviço da Espanha) iniciou a primeira viagem de circunavegação 1519 a 1522, que foi completada por Sebastião Elcano. Ingleses, franceses e holandeses concorreram com os ibéricos na colonização do mundo desconhecido.

RENASCIMENTO/HUMANISMO
O comercio, o crescimento das cidades, as navegações e o contato com regiões e povos distantes despertou novos sentimentos e idéias nos artistas, cientistas e pensadores europeus. Tal movimento foi chamado de Renascimento e surgiu na Itália: valorizou a cultura clássica greco-romana e buscou uma exaltação da razão, personalidade, otimismo e individualismo. Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Shakepeare, Velasques, El Grco e Camões foram os grandes destaques, alem de Kepler e Copérnico (heliocentrismo), Newton e Galileu (descobriu os anéis de Saturno e as manchas do Sol).
O humanismo foi essa valorização do homem tornando-se o centro de todas as coisas. No século XV, ocorreu também uma revolução profunda e radical na economia européia, marcando o aparecimento do capitalismo e de companhias comerciais, do desenvolvimento do sistema bancário e do Mercantilismo (uma serie de medidas onde cada país defendeu sua produção e seu comercio e assim, fortalecer o absolutismo real e a prosperidade do estado.

ABSOLUTISMO
Denomina-se “absolutismo” o regime político no qual os reis e ministros tinham todos os poderes: decidiam sobre todos os assuntos. Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jaques Bousset procuraram explicar e justificar o sistema alegando que os reis governavam por “Direito Divino” e só a Deus deviam prestar contas de seus atos.


REFORMA PROTESTANTE

A Alemanha do Imperador Carlos V foi o palco de um grande movimento religioso-poilitico-economico que provocou uma divisão nos católicos europeus: a origem do Protestantismo ou Reforma. O objetivo de seu líder, o padre Martinho Lutero, era restabelecer a simplicidade e a pureza da fé cristã, rejeitando a tradição ensinada pela Igreja, a imoralidade de clero, o comercio de coisas sagradas e de indulgencia (perdão dos pecados mediante pagamento). Excomungado pelo papa e condenado pelo imperador à fogueira, refugiou-se no castelo do príncipe Frederico onde traduziu a bíblia para o alemão, possibilitando a qualquer pessoa entender a palavra de Deus. Para ele a salvação estava na fé.
O governo convocou as Diretas “Assembléias” de Spira e Worms para discutir o assunto; finalmente a Paz de Augsburgo (1555) acabou como o movimento reformista na Alemanha, concedendo liberdade de culto. Os protestantes dividiram-se em varias seitas, até rivais. Na Alemanha, Suécia e Dinamarca predominou o Luteranismo; em Genebra (Suíça) nasceu o Calvinismo de João Calvino que alegava “só ter fé quem Deus predestinava a Salvação”. Suas idéias difundem-se na Holanda, França e Escócia. Guerras de religião assolaram toda a Europa. Até Henrique VIII, rei da Inglaterra e “Defensor da fé” rompeu com o papa, pois lhe pedira o divorcio de Catarina de Aragão para desposar a amante Ana Bolena. Furioso pela negação, ele próprio se divorcia e responde à excomunhão criando o Anglicanismo. Fechou conventos, confiscou terras e tesouros, fez-se papa na Inglaterra.

CONTRA REFORMA
A Igreja contra atacou a Reforma com a convocação do Concilio de Trento(1545) que corrigiu abusos nela existentes e se disciplinou. Criou seminários, o catecismo, reafirmou os seus dogmas, a autoridade papal, o culto aos santos e a Maria e o celibato (ausência de casamento) do clero. Reorganizou a Inquisição (que queimava pessoas “demoníacas”). Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus – Ordem jesuítica que recuperou o catolicismo em grande parte da Europa catequizou o Japão, a Índia e a America do Sul.

ILUMINISMO E DESPOTISMO ESCLARECIDO
Iniciado na Inglaterra (séc XVII) e atingindo seu apogeu na França, no início da Idade Contemporânea, o Iluminismo foi o movimento intelectual que combateu o Absolutismo, a intolerância, a desigualdade social, a política mercantilista e defendia o predomínio da razão como cria da sabedoria. Filósofos como Voltaire, Montesquieu, Rousseau e o economista Adam Smith defendiam o governo exercido pelo povo, a igualdade social, a liberdade de culto e de expressão, a liberdade econômica!
Para  impedir desordens e revoluções dos descontentes, alguns governantes promovem reformas em seus Estados, sem contudo destruir o Absolutismo – seus métodos ficaram conhecidos como ``Despotismo Esclarecido”. Os principais déspotas foram Catarina II da Rússia, Frederico II da Prússia, José II da Áustria, Carlos III da Espanha e o português Marques de Pombal.

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Após as tentativas de Sir Walter Raleigh fundar a colônia Virginia, foram peregrinos do navio Mayflower, fugidos das guerras religiosas, que deram inicio a colonização da América do Norte. Com o passar do tempo, foram 13 colônias. Nas do Norte, predominou o comércio, a indústria artesanal e o trabalho assalariado; nas do Sul, latifúndios (grandes propriedades), monocultura de algodão e escravismo negro. Apesar dos monopólios e restrições comerciais, os colonos eram fiéis à Inglaterra. Porém, a elevação dos impostos, abusivamente e as doutrinas do iluminismo despertam a consciência de libertação. A cidade da Filadélfia sedia dois Congressos pela Independência, que é proclamada a 4 de julho de 1776. Lutam ainda 7 anos para conseguirem o reconhecimento inglês pelos “Estados Unidos da América”. Sua Constituição democrática, a primeira do mundo, saiu em 1787: Federalismo, 3 poderes independentes, liberdade de religião, reunião, pensamento e associação – democrática, só para brancos; exclusão para negros e índios. George Washington foi eleito primeiro presidente.

REVOLUÇÃO FRANCESA

Em 1789, a França está arruinada por guerras, falências desemprego, altíssimo custo de vida, total miséria e fome para 96% do povo, que é obrigado a sustentar o clero e a nobreza. O Absolutismo de Luis XVI se mantinha pela repressão e regas políticas. Inflamados por “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” o povo manobrado pela burguesia, ataca e invade uma tenebrosa fortaleza – prisão onde apodreciam criminosos e adversários políticos: é o dia 14 de julho. A Revolução se alastra: invade, queima castelos, assalta cartórios, desaparece com títulos de propriedade ao som da “Marselhesa”. Uma Assembléia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”e a Constituição de 1791. Os reis são guilhotinados. Danton, Marat e Robespierre agitam os partidos políticos com suas idéias e discursos. A guilhotina não para. Por fim, a burguesia abraça o poder e Napoleão Bonaparte coroa-se Imperador.

CONGRESSO DE VIENA E SANTA ALIANÇA

Notável administrador, Napoleão reergue a França, conquista, anexa, cria reinos, decreta o Bloqueio Continental para enfraquecer a Inglaterra. Amedrontadas, outras potencias se coligam para derrotá-lo. Invade a Rússia. Retorna vencido pelo inverno. Sofre invasão. Abdica, foge do exílio de Elba e retoma o poder. Ë derrotado em Waterloo (Bélgica), abdica, tenta fugir e morre prisioneiro inglês na Ilha de Santa Helena (1821). Reis e representantes das nações vitoriosas redefinem o mapa político europeu no Congresso de Viena e criam a Santa Aliança para reprimir qualquer movimento pelas liberdades. Em 1823, o presidente James Monroe dos Estados Unidos dizia considerar ato de agressão ao seu país qualquer tentativa de interferência européia nos problemas americanos era a Doutrina Monroe.

REVOLUCAO INDUSTRIAL

Ela eclodiu na Inglaterra, a partir de 1760. Indústria significa iniciativa, investimentos, rapidez de produção, assiduidade de operários, uso de maquinas movidas a energia (primeiro a vapor, depois elétrica). Exige fornecimento de matéria primas, aumento da população urbana, mercados consumidores, expansão do capitalismo. REVOLUCAO TECNOLOGICA se expande: lâmpada, telegrafo, fotografia, motor a explosão, petróleo, aço, ferro, radio, avião, locomotiva, cimento...
Organizaram-se monopólio controlados por danos de capitais bancários. Os volumosos negócios transbordaram dos países desenvolvidos para o NEOCOLONIALISMO DA África e Ásia: esses continentes são divididos pelas potencias européias e norte americana.

DOUTRINAS SOCIAIS

Enquanto isso, a péssima situação do operário (mal remunerada, sem moradia, sem direitos trabalhistas) preocupa alguns pensadores que conceberam algumas doutrinas sociais e econômicas. Dois deles Karl Marx e Engels pregaram a união e luta armada dos trabalhadores contra o capitalismo, se quisessem criar uma sociedade sem injustiças, desigualdades e pobreza. A igreja pedia reformas em bases cristãs.


NACIONALISMO E UNIFICAÇÕES
Uma onda de movimentos rebenta em diferentes lugares da Europa no século XIX. Os povos buscam o direito de viver num território unificado por laços étnicos, lingüísticos, culturais e sobretudo independentes como Nação. Exemplos: A Itália achava-se fragmentada em diversos Estados desde a Idade Média. Sua unificação foi um árdua trabalho do qual participaram o conde Camilo di Cavor e o Revolucionário José Garibaldi ( que lutou aqui no Brasil na Guerra dos Farrapos). Na Alemanha, o primeiro passo foi dado pela criação do Zolverein união aduaneira que aboliu os impostos alfandegários, facilitando o intercambio entre os diversos Estados alemães. Foi o primeiro ministro Otto Von Bismark o planejador e executor da unificação alemã, possibilitando a proclamação de Guilherme I (em 1871) como “Kaiser”  do novo Império Alemão.

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

No começo do século XX as relações entre as potencias européias não eram sinceras e cordiais, mas resultado de um trabalho que continham desconfianças, interesses econômicos e imperialistas. Havia um espírito de competição, orgulho nacional e rivalidades. Até que em 28 de junho de 191 o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Hungaro, em Sarajevo (capital da Bósnia) deu inicio a 1ª Guerra Mundial: 1914 a 1918. Dois grupos, a Tríplice Aliança( Alemanha, Itália e Império Austro Húngaro) e a Tríplice Entente ( Inglaterra, França e Rússia) deixaram um saldo de 20 milhões de mortos e uma Alemanha vencida, extorquida e humilhada pelo tratado de Versalhes; outros tratados recaíram sobre os demais perdedores.
Por sugestão do presidente dos Estados Unidos, Woodron Wilson, criou-se a Liga das Nações: destinada a resolver, pacificamente, as questões internacionais.

ENTRE GUERRAS
A Primeira Guerra Mundial não solucionou problemas. Apareceram outros. Impérios caíram; republicas surgiram.
Ainda em 1917, na Rússia, uma revolução proletária derrubou o Czar Nicolau II e, sob a posterior liderança de Lênin, implantou o primeiro regime socialista do mundo e criou-se a União das Republicas Socialistas Soviéticas (1922) uma nova potencia.
Na Europa surgem outros sistemas que defendem o poder total de Estado, um nacionalismo agressivo e expansionista, como o FACISCMO, na Itália e o NAZISMO na Alemanha, que abandonaram os ideais liberais e democráticos. Benito Mussulini, o “Duce”, Adolfo Hitler, o “Fuhrer” e o poderio militar do Japão na Ásia, aliados a crise econômica mundial de 1929, prepararam os caminhos para outro confronto mundial.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A POLITICA Imperialista do EIXO (Alemanha, Itália e Japão) entrou em choque com os interesses dos ALIADOS (Inglaterra, França, Rússia e Estados Unidos). O inconformismo e ódios da Alemanha com a perda de territórios impostos no Tratado de Versalhes fez Hitler iniciar reconquistas, invadindo a Polônia em 1º de setembro de 1939. Estava iniciando outro conflito mundial. A arte de matar, dominar, controlar e ruínas. Milhares de judeus sofreram os horrores dos campos de concentração, das câmaras de gás, das experiências cientificas... Duas bombas atômicas atiradas, sobre civis em Hiroshima e Nagazaki, milhões de mortos, com a vitória dos aliados.
Até o Brasil foi envolvido no conflito, enviando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar na Itália. Os “pracinhas” lá caídos, descansam no cemitério de Pistóia. Outros, no mausoléu no Rio de Janeiro. Finda a guerra com a derrota dos regimes totalitários, cria-se a ONU (Organização das Nações Unidas). Objetivo: manter a paz mundial, fomentar as amizades e com cooperações internacionais buscando soluções para os problemas humanos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

História: De Washington Luis a Luis Inácio Lula da Silva

História do Brasil


Crise de 1929
Política do café-com-leite


ELEIÇÕES DE 1930

Washington Luis Indicou o candidato Paulista Julio Preste, contra o candidato de Minas  o governador Antonio Carlos

Aliança Nacional( Minas indicou Getulio Vargas do Rio Grande do Sul e João Pessoa da Paraíba)

Tenentes ( Luis Carlos Preste da Coluna Prestes),

Partido Democrático de São Paulo apoiou a Aliança

Descontentamento com o predomínio das Oligarquias de São Paulo e Minas

Eleições do Cabresto e Fraudulentas


REVOLUÇÃO DE 1930

Assassinato de João Pessoa (disputas Locais na Paraíba)

Antonio Carlos “Façamos a Revolução antes que o povo faça”


O QUE MUDOU?

O governo passou a representar vários grupos( oligarquias de outros estados, Classes medias, tenentes, burguesia urbana) antes era a aristocracia ou a oligarquia rural.

Política de Valorização do Café ( Comprar  o café para usar como combustível para locomotivas)


GOVERNO PROVISÓRIO (1930-1934)

- Revolução Constitucionalista 09/07/1932

Interventor para São Paulo tenente Pernambucano João Alberto e depois muitos outros
Frente Única Paulista ( PD e PRP)
Legião Revolucionaria em São Paulo: Martins, Miragaia, Drausio e Camargo (MMDC) assassinados e iniciou a luta armada em 09 de julho de 1932 três meses de batalha                ( Matraca)
Assembléia Nacional Constituinte = Constituição de 1934( não mudou nada da 1891)

GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-1937)
Justiça Eleitoral= fiscalizar e organizar eleições
A nova Constituição previa uma nova eleição em janeiro de 1938
Radicalização Ideológica
Ação Integralista Brasileira (AIB) de Plínio Salgado ( Anauê) Cumprimento tupi-guarani( Camisas Verdes) Copia do nazi-fascismo
Aliança Nacional Libertadora (ANL) de Luis Carlos Prestes ligado ao Comunismo ( OLGA)
Intentona Comunista ( Natal, Recife, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte que durou três dias)
PLANO COHEN = Plano falso= Olimpio Mourão Filho do exercito integralista. O plano serviu de pretexto para o Golpe do Estado de Sitio (ditadura)

ESTADO NOVO ( 1937-1945)
Nova Constituição “POLACA” Constituição Fascista da Polônia = apelidada= prostituta
Centralização Política
Extinção do Legislativo
Subordinação do Judiciário ao Executivo
Indicação dos Interventores de estados
Legislação Trabalhistas ( Pai dos Pobres)
Intentona Integralista (Despreparados Plínio Salgado foi exilado)
DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA (DIP) exaltar a figura do presidente
DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DO SERVIÇO PUBLICO ( DASP) Controle da economia
POPULISMO DE VARGAS
( Salário Mínimo, Semana trabalhista de 44 horas, Consolidação das Leis Trabalhistas, Carteira Profissional e Férias Remunerada).
Intervenção do Estado na Economia. ( Industria de Base Volta Redonda e a Companhia Nacional do Siderúrgica)
Nacionalização das Empresas.
O Brasil na 2 Guerra Mundial( Forca Expedicionária Brasileira) Afundamento de navios mercantes por submarino alemães
Com o termino da 2 G.M a ideologia de Vargas não correspondia com os ideários  dos aliados.

RETORNO AO PLURIPARDIDARISMO DE 1945-1954
UDN( União Democrática Nacional) Liberais representavam a Classe media
PSD ( Partido Social Democrático) Proprietários Rurais e Novos Industriais
PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro) Organizado por Vargas
PCB ( Partido Comunista Brasileiro) Luis Carlos Prestes

ELEIÇÕES DE 1946 = EURICO GASPAR DUTRA
Queremismo “Queremos Vargas”
Vitoria de Eurico Gaspar Dutra contra o Brigadeiro Eduardo Gomes da UDN
Nova Constituição 1946
Cassação do PCB em 1947
Liberalismo econômico ( ligado aos EUA) endividamento

RETORNO DE VARGAS EM 1951
Criação da Petrobras e Eletrobrás
Oposição da UDN e do Jornalista Carlos Lacerda
Gregório Fortunato “Anjos Negro”, tentativa de assassinato na Rua Toneleiro- RJ
Suicídio de Getulio Vargas no Palácio do Catete “ saio da vida para entrar para historia”
Café Filho – Vice que logo morreu
Luz Nereu Ramos ( Câmara dos Deputados)

JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA 1956-1960
Plano Nacional Desenvolvimentista = Plano de Metas 50 anos em 5
Indústria Automobilística e Estradas
Construção de Brasília = Planalto Central = Militar e Desenvolvimento do Norte e Nordeste =  Candangos
SUDENE ( Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste)

JANIO QUADROS ( VASSOURINHA) DA UDN  

JOÃO GOULART VICE PDT (1961) VOTOS SEPARADOS
Reatou relações com Cuba e condecorou Che com o Cruzeiro do Sul
Proibiu o uso do biquíni nas praias, jogo do bicho e a briga de galos
Renuncia de Janio Quadros ( ele acreditava num pedido do povo para seu retorno)
O vice Jango estava em viagem oficial a China Comunista

JOÃO GOULART 1961- 1964
Militares prometeram derrubar o avião que estava Jango
Leonel Brizola era cunhado e pedia a legalização da Constituição
Governo Parlamentarista (Tancredo Neves)
Plebiscito de 1963 = Retorno do presidencialismo
Reformas de Base ( Reforma Agrária, Educação) tendência para esquerda radical
Comício na Central do Brasil Jango com 100 mil pessoas ( povo)
Marcha da Família com Deus pela Liberdade em SP na praça da Se 500 mil pessoas ( classe media)
Conspiração Militar em 31 de marco de 1964
Ato Institucional 1 General Humberto de Alencar Castelo Branco

DITADURA MILITAR

CASTELO BRANCO 1964-1967
Bipartidarismo:
ARENA ( Aliança Nacional Libertadora) governo
MDB ( Movimento Democrático Brasileiro) “oposição”
Formação das Guerrilhas em reação ao governo militar.

COSTA E SILVA 1967-1969
Maior restrição política com o AI 5
Censura
Cassação de Parlamentares
Recesso indefinido ao Congresso
Suspendendo as eleições
Oposição Armada
Aumento de perseguição e tortura
Ataque cerebral e substituindo por uma Junta Militar

MEDICI 1969-1974
Ponto alto da repressão
Desenvolvimento Econômico ( Milagre Econômico) e ( Copa do Mundo)
Seqüestros e ação da Guerrilha de Carlos Lamarca
DOI-CODI (Departamento de Ordem Interna)
DOPS (Estação da Luz em São Paulo)
Utilizava a tortura para intimidar e obter informações.

GEISEL 1974-1979
Abertura Política.
Crise do Petróleo (Proálcool) Irã X Iraque
Hidroelétrica de Itaipu (Argentina, Paraguai e Brasil)
Usinas Nucleares (Angra dos Reis I, II, III,  Rio de Janeiro) Projeto da Alemanha
UNE (União Estudantil) José Serra
Sindicalismo no ABC Paulista (Lula)

FIGUEIREDO 1979-1985
Anistia aos cassados Políticos
Rio-Centro = Show de Rock = Dois militares, um morre antes de armar o artefato (continuar com a ditadura = linha dura)
Campanhas pelas Diretas Já (Dantas de Oliveira) foi rejeitada
Voto indireto (Colégio Eleitoral) Tancredo Neves e José Sarney

JOSÉ SARNEY 1985-1990
Redemocratização
Plano Cruzado (Moeda Cruzado) congelamento dos preços Dílson Funaro
Plano Cruzado II ou (Cruzado Novo) aumento das tarifas publicas, automóveis, bebidas e cigarros.
Constituição de 1988, (Ulisses Guimarães) “Constituição Cidadã”
Inflações e corrupção (CPI)
Reata relações com Cuba
Acordos com o MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) Assunção

FERNANDO COLLOR 1990-1992
Defendia o Combate a Corrupção (caçador de marajás) em Alagoas
Eleições Diretas
Plano Collor (Bloqueio de Conta Corrente e Poupança acima de 50 mil Cruzeiros= 1250 dólares) e (Congelamento dos preços e salário) Ministra da Fazenda Zélia Cardoso casada com o Chico Anísio.
Denuncia do Irmão de Collor “Esquema PC Farias” Financiou a Campanha de Collor
Impeachment (Caras Pintadas)

ITAMAR FRANCO 1992-1994
FHC implantou o Plano Real (URV = Unidade Real de Valores) 2750 valia 1 dólar = 10 moeda do país
Castelo Branco (Cruzeiro), Sarney ( Cruzado) Collor (Cruzado Novo) 
Falência de bancos como o Econômico e o Nacional
“Anões do Orçamento” cassação de mandatos corrupção

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO 1995-2002
Política Liberal (privatizações) Telebrás, Companhia Vale do Rio Doce
Valorização do MERCOSUL
Crise da Ásia (Bolsa de Valores em 1997)
Queda da Inflação
Reforma da previdência para combater o rombo (idade e contribuição)
Desvalorização do Real em relação ao Dólar (objetivo e exportar produtos nacionais)

LUIS INÁCIO LULA DA SILVA 2002-2010
FMI (Fundo Monetário Internacional) deixou de ser devedor e passou a ser credor.
Fome Zero (Redistribuição da renda)
PIB (Produto Interno Bruno) 6ª posição no mundo
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 84ª posição
PROUNI = Bolsa para estudantes carentes
Reforma Agrária (MST= Movimento dos Sem Terra)
INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária)
Reforma da Presidência
Reforma Tributaria
Superou a Crise Norte Americana com facilidade. (Crise Imobiliária) 



 






segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Regulamento da 3ª Olimpíadas Nacional em História do Brasil


Regulamento da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
1. Dos participantes
1.1. Os participantes da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil devem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de história. Os estudantes podem ser do ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), sempre das séries permitidas (oitavo e nono anos e ensino médio). Em nenhuma hipótese será permitida a participação de estudantes que já finalizaram o Ensino Médio.
O mesmo professor pode orientar mais de uma equipe, mas um aluno não pode participar de mais de uma equipe. Os alunos devem pertencer à mesma escola. Não serão permitidas equipes com alunos de diferentes escolas, ainda que pertencentes à mesma rede de ensino ou à mesma mantenedora.
O professor deve pertencer ao corpo docente da escola. Não é permitida a participação de orientadores de equipe que não sejam professores de história do corpo docente da escola.
Não há limite para o número de equipes inscritas por escola.
1.2. A composição das equipes é decidida pelos participantes, desde que obedecendo à composição de um professor e três estudantes. Todos os estudantes podem ser da mesma série (por exemplo, todos os 3 estudantes pertencerem ao segundo ano do ensino médio), dois estudantes podem ser da mesma série e um de outra, ou cada estudante pode pertencer à uma série (por exemplo, um estudante do oitavo ano, um estudante do nono ano e um estudante do terceiro ano do ensino médio). Essa decisão cabe à equipe.
1.3. No caso de impedimento grave, no decorrer da Olimpíada, por parte de qualquer um de seus participantes, poderá ocorrer a substituição de membro da equipe, desde que justificada por meio de documentação enviada para a Organização da Olimpíada. No entanto, a alteração no cadastro do nome do participante em questão será realizada pela equipe do Museu somente após a quarta fase da Olimpíada. Por essa razão, a composição das equipes deve ser decidida com responsabilidade e a substituição de membro de equipe deve ser demandada somente se causada por motivos de força maior.
Consideramos motivos de força maior: 1) doença ou incapacitação física ou mental grave 2) abandono, transferência escolar ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o estudante não ser mais aluno da escola 3) demissão, transferência ou qualquer outra situação oficial que implique no fato de o professor não ser mais docente da escola.
Casos diversos dos mencionados serão analisados pela Equipe Organizadora da Olimpíada.
1.4 No ato de inscrição, as equipes visualizarão na tela o aspecto final do seu certificado de participação. É de inteira responsabilidade das equipes conferir os dados fornecidos e garantir que estejam corretos (nome dos participantes, nome da escola etc.). A Equipe Organizadora da 3ª Olimpíada em História do Brasil não realizará alterações em seu sistema para corrigir os certificados, e não corrigirá certificados impressos na fase final, salvo nos casos de força maior mencionados no item 1.3 e que serão realizados apenas após a finalização da quarta fase online. As equipes eliminadas nas fases anteriores e que desejem imprimir os seus certificados, no caso de terem alterado a sua composição, deverão aguardar até o final da quarta fase para realizar esta impressão.
1.5 É proibida a participação nas provas da Olimpíada de diretores e funcionários do Museu Exploratório de Ciências e também de seus parentes de primeiro grau. É proibida a participação nas provas da Olimpíada de docentes, estudantes e funcionários envolvidos em qualquer um dos aspectos da elaboração do conteúdo da Olimpíada, e também de seus parentes de primeiro grau. É proibida a participação nas provas da Olimpíada de escolas cujos docentes, coordenadores, diretores ou funcionários estejam envolvidos em qualquer um dos aspectos da elaboração do conteúdo da Olimpíada.
1.6 As equipes devem criar um “nome” para sua equipe. Esse “nome da equipe” a acompanhará em todo o processo e será utilizado em todas as etapas da competição, do início até a premiação, e por isso deve ser escolhido com critério. São proibidos nomes ofensivos ou que indiquem qualquer forma de preconceito racial, de credo ou de origem. A Equipe Organizadora da Olimpíada pode alterar os nomes de equipes que considerar que integram os casos acima, ou a partir de denúncias de outros participantes. Quando essa situação ocorrer, a organização da equipe comunicará o orientador da equipe e realizará a alteração do nome da equipe no cadastro, a seu critério. A reincidência da escolha de nome ofensivo levará à desclassificação da equipe.
Os nomes das equipes, salvo nos casos acima mencionados, não serão alterados. Por isso, ao inscrever-se, a equipe deve verificar se realmente deseja aquele nome e se o mesmo está escrito de forma correta.
2. Das inscrições
2.1 As inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil serão feitas exclusivamente online. Sob nenhuma hipótese as inscrições serão feitas por e-mail, correspondência ou qualquer outra forma de comunicação.
Cada equipe deve preencher todos os dados da ficha de inscrição fornecida. Na ficha, deverão constar obrigatoriamente o nome de cada participante, os dados da escola e uma forma de contato por e-mail e telefone, do professor responsável pela equipe.
No ato de inscrição, é fornecido o CPF do responsável ou o CNPJ da escola ou instituição jurídica correlata. O boleto será emitido referente a esse CPF ou CNPJ , e será o único recibo de inscrição na Olimpíada. A Equipe Organizadora não emitirá recibos para atestar pagamento de inscrição.
Recomendamos vivamente que a inscrição seja feita pelo professor responsável, ou pelo diretor ou coordenador de ensino da escola, e que os comprovantes de pagamento e os boletos liquidados sejam guardados pelo responsável. Inscrições realizadas por pais ou responsáveis por alunos são fortemente desaconselhadas.
As inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento. Somente o preenchimento e envio da ficha configuram uma inscrição incompleta e, portanto, não válida. A inscrição realizada com sucesso implica assim em duas etapas obrigatórias: 1) preenchimento e envio da ficha e 2) pagamento realizado.
2.2 Cada participante ao se inscrever receberá em seu e-mail um login e uma senha para acessar o site e realizar as provas online das primeiras 5 fases da Olimpíada. O login e a senha enviados deverão ser alterados no primeiro acesso. É de inteira responsabilidade dos participantes lembrar o login e a senha escolhidos, bem como o código de inscrição. É também de inteira responsabilidade dos participantes garantir que seu login e senha não sejam compartilhados por outras pessoas. Apenas os participantes poderão conhecer o login e senha de sua equipe, ficando sujeitos à desclassificação aqueles que compartilharem estas informações com pessoas alheias às suas equipes. A equipe organizadora da Olimpíada não é responsável por usos inadequados do login e senha dos participantes da Olimpíada.
A equipe de apoio do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp não possui acesso aos dados de login e código das equipes e está, assim, impossibilitada de recuperar esses dados caso sejam perdidos ou esquecidos. No caso de perda ou esquecimento, será gerado um novo login e uma nova senha, enviados para o e-mail fornecido no ato da inscrição, e os login e senha anteriores ficarão automaticamente invalidados.
2.3 No ato da inscrição, o site encaminha o interessado automaticamente para o sistema de pagamento. O pagamento pode ser realizado unicamente por meio do Boleto Bancário. O Boleto pode ser pago até a data de vencimento nos principais bancos do país, em agências, caixas eletrônicos ou internet, dependendo das facilidades oferecidas pela conta do usuário do banco.
As taxas de inscrição são:
Escolas públicas:
R$ 20,00 (vinte reais) por equipe
Escolas particulares
R$ 40,00 (quarenta reais) por equipe
Os valores referem-se à inscrição de toda a equipe. Não é cobrada taxa individual por participante. Se o professor orientador ou a escola inscreverem várias equipes, deverão pagar a taxa de inscrição para cada uma delas.
Não se aplicam descontos nem isenções às taxas.
Em hipótese alguma serão devolvidos os valores referentes às taxas de inscrição.
Lembre-se: A inscrição somente será finalizada com sucesso após o pagamento da inscrição nas formas de pagamento acima mencionadas.
3. Das fases da Olimpíada
3.1 As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo participante de seu login e senha.
Todas as respostas e tarefas solicitadas pela Olimpíada devem ser realizadas na página da Olimpíada. Todo o envio de respostas e tarefas deve ser realizado em local indicado na página da Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por e-mail, correio ou outros meios de comunicação. Sob nenhuma hipótese respostas e tarefas enviadas podem ser alteradas posteriormente, ou este envio ser cancelado e/ou substituído por novo envio.
3.2. A 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituída por 5 fases de provas online e uma fase de provas final e presencial, que se realizará no campus da UNICAMP em Campinas, SP.
Cada fase é composta por questões de múltipla escolha e por tarefas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem mais pertinente como resposta.
Cada questão pode ser assinalada como “rascunho”, permitindo às equipes a reflexão antes do envio definitivo. No entanto, sob nenhuma hipótese, as respostas deixadas na forma de “rascunhos” serão utilizadas no cálculo geral dos pontos.
Cada fase que estiver online possuirá uma versão que pode ser impressa, para facilitar o trabalho das equipes.
A fase 1 terá 10 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 2 terá 10 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 3 terá 15 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 4 terá 15 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
A fase 5 é uma tarefa.
A fase 6 é presencial, constituída por questões e desafios diversos. Esta fase é seguida de premiação.
3.3. A página da Olimpíada fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.
A cada fase finalizada, a equipe organizadora publicará comentários relativos às questões e tarefas.
O gabarito oficial será publicado somente após o final de todas as fases online da Olimpíada. Ao retornar à sua área, após cada fase, cada equipe terá acesso tão somente à alternativa que selecionou, e não ao resultado oficial.
Cada fase online tem a duração exata de 6 dias. Para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, as fases serão iniciadas às segundas feiras e finalizadas aos sábados , permitindo que as equipes tenham ao menos um encontro com os seus professores de história, conforme os seus horários escolares, ao longo da semana.
Para mais detalhes, veja a linha do tempo no site.
3.4 A experiência de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.
Os organizadores responsabilizam-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada. Os organizadores não se responsabilizam por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.
Em caso de falha grave no sistema da Unicamp ou falha ampla do sistema no país, a organização da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas não serão levadas em consideração.
Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A organização da Olimpíada recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefa para a “última hora”.
Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas.
4. Da classificação dos participantes
4.1 A seleção das equipes classificadas para a etapa seguinte será feita por meio de pontuação baseada no desempenho da equipe até aquele momento (resposta às questões de múltipla escolha e tarefas).
Na primeira fase, serão aprovados no mínimo 90% dos participantes (eliminados 10% dos participantes da fase)
Na segunda fase, serão aprovados no mínimo 70% dos participantes (eliminados 30% dos participantes da fase).
Na terceira fase, serão aprovados no mínimo 60% dos participantes (eliminados 40% dos participantes da fase).
Na quarta fase, serão aprovados no mínimo 40% dos participantes (eliminados 60% dos participantes da fase). A tarefa realizada na quarta fase será corrigida ao longo da quinta fase online, e não antes disso. Equipes que não enviarem a tarefa da quarta fase ficarão, assim, seriamente prejudicadas.
Na quinta fase, as equipes realizarão uma tarefa que consiste na correção das tarefas da fase anterior.
Para todas as fases, a organização da Olimpíada reserva-se o direito de alterar a quantidade de participantes que passará à próxima fase, sempre respeitando os critérios de pontuação e garantindo os percentuais mínimos expressos acima.
Os pontos totais, incluindo o desempenho nas questões e a pontuação das tarefas, serão computados e utilizados para selecionar as equipes classificadas para a fase final presencial.
4.2 Para a fase final presencial serão classificadas no máximo 300 equipes. O número final poderá ser menor, mas não maior que 300 equipes. Em caso de empate de pontos, a organização da Olimpíada aplicará os seguintes critérios de desempate: maior pontuação na fase 5; em seguida, maior pontuação geral nas fases1, 2, 3 e 4 somadas, em seguida; menor número de questões deixadas sem resposta.
A organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil custeará as despesas de viagem e de hospedagem para a fase final presencial da equipe de escola pública com maior pontuação final de cada região do Brasil (sendo as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Essas equipes serão selecionadas pelo critério do mérito, exclusivamente pela pontuação obtida nas cinco fases online.
A organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil custeará também, por meio de patrocínios obtidos, as despesas de viagem e hospedagem para a fase final presencial da equipes com maior pontuação final de seu estado da federação. Essas equipes serão selecionadas pelo critério do mérito, exclusivamente pela pontuação obtida nas cinco fases online.
A organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não custeará, em hipótese alguma, despesas de alimentação na cidade de Campinas ou despesas de deslocamento internas à cidade de Campinas.
As demais equipes, de escola pública e particular, deverão buscar, a seu critério, meios próprios para participar da fase final presencial.
A organização da Olimpíada envidará seus esforços para custear a vinda de quantas equipes for possível, por meio de patrocínios ou outras fontes de recursos, sempre pelo critério do mérito (pontuação obtida), procurando valorizar a participação de todos os estados do país.
4.3 Ficam alertados os participantes da fase final de que deverão providenciar uma série de documentos relativos à viagem para Campinas e à participação na Fase Presencial.
Esses documentos incluem autorização para viagem de menores assinada por pais e/ou responsáveis, permissão essa que será utilizada pelos próprios estudantes para seu deslocamento em território nacional. Incluem também permissão concedida ao Museu Exploratório de Ciências para o uso da imagem de todos os membros da equipe, incluindo o professor, permissão que será entregue à equipe organizadora da Olimpíada no dia da prova final presencial. Outros documentos pertinentes podem vir a ser requisitados pela Organização da Olimpíada no momento da convocação dos selecionados para a Fase Presencial.
5. Da premiação
5.1 A Olimpíada Nacional em História do Brasil premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial.
As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. A pontuação máxima possível em cada fase é distinta, e cada fase vale um pouco mais do que a soma das fases anteriores.
5.2 A divulgação da lista dos premiados é de responsabilidade da organização da Olimpíada Nacional em História do Brasil e se dará, segundo o calendário oficial no site www.mc.unicamp.br
A organização da Olimpíada reserva-se o direito de publicar ou não a classificação geral das equipes. Não estão entre os objetivos da Olimpíada gerar um ranking nacional de escolas ou participantes nem chegar a um suposto “primeiro colocado”. Dentre os objetivos primordiais da Olimpíada estão estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.
5.3 As equipes eliminadas nas fases anteriores receberão certificados online digitalmente assinados, atestando a sua participação até o momento em que ela ocorreu. A premiação consiste em medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes e professores participantes.
Todos receberão certificado. Os certificados serão emitidos com base nos dados fornecidos no ato de inscrição. Dados incorretos não serão corrigidos e não haverá nova emissão de certificado, salvo nos casos previstos no item 1 desse Regulamento.Durante a grande final presencial, os estudantes participarão de atividades de interação organizadas pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. Os professores de história participarão de uma oficina de trabalho para docentes, durante a realização pelos alunos da Prova Presencial.
A organização do evento se reserva o direito de alterar ou acrescentar prêmios, segundo seu critério e de acordo com a disponibilidade de recursos.
6. Contato com a organização
6.1 Todas as informações relativas às Olimpíadas serão divulgadas única e exclusivamente no site do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp (www.mc.unicamp.br)
A Organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil não se responsabiliza por informações divulgadas em seu nome em blogs, páginas de internet ou outros meios de comunicação.
6.2. Todas as dúvidas e sugestões devem ser enviadas, por meio do site selecionando-se o assunto desejado.
Não escreva e-mails para o Museu, seja para seu e-mail institucional, seja para e-mails de funcionários diversos. Os funcionários do Museu não estão autorizados a responder questões relativas a Olimpíada por e-mail e toda e qualquer resposta, se ocorrer, é não-oficial.
Não telefone para o Museu: não haverá respostas a dúvidas ou qualquer outro contato via telefônica entre os participantes e a organização da Olimpíada. Os funcionários do Museu não estão autorizados a responder questões relativas a Olimpíada por telefone.
A comunicação pelo site permite que fiquem registradas, tanto para os participantes quanto para a organização da Olimpíada, todos os contatos e informações dadas e recebidas.
7. Calendário oficial
Inscrições e pagamento dos boletos As inscrições na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil vão até o dia 09/08/2011. Os Boletos bancários podem ser pagos até as 22:00 do dia 09/08/2011. Primeira fase A primeira fase inicia no dia 15/08/2011 e finaliza no dia 20/08/2011. Segunda fase A segunda fase inicia no dia 22/08/2011 e finaliza no dia 27/08/2011 Terceira fase A terceira fase inicia no dia 29/08/2011 e finaliza no dia 03/09/2011. Quarta fase A quarta fase inicia no dia 05/09/2011 e finaliza no dia 10/09/2011 Quinta fase A quinta fase inicia no dia 12/09/2011 e finaliza no dia 17/09/2011 Divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final presencial Divulgação do nome das equipes que terão viagem e hospedagem financiadas pelos organizadores: Dia 19/09/2011 Prazo final para a confirmação online de interesse de todas as equipes convocadas em participarem da grande final presencial: Dia 26/09/2011
No caso da não-confirmação de interesse, as equipes seguintes na pontuação serão convocadas.
Grande Final presencial Prova: Dia 15/10/2011 Cerimônia de Premiação: Dia 16/10/2011 A Organização da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil se reserva o direito de alterar as datas das provas em caso de imprevistos de força maior, que fujam da alçada de controle do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. Utilizaremos como hora-padrão o horário de Brasília.
Sugestões da Organização
a) Forme sua equipe
A equipe deverá ter 3 participantes, orientados por um professor de história. Dica: cada membro da equipe é único e possui características e qualidades diferentes. Saiba reunir o melhor de cada participante. Descubra talentos!
Não esqueça que o professor faz parte do grupo para auxiliá-lo durante o processo de participação na Olimpíada, questionando, ajudando a equipe a ler, a encontrar materiais subsidiários, a estudar e a conhecer seus pontos fortes e fracos. O professor, assim, não substitui a equipe. Seu papel é o de um orientador.
b) Dê uma identidade à sua equipe
Cada equipe escolhe seu nome e pode associar uma imagem a si, no blog da página da Olimpíada e essa imagem ficará visível para todos os outros participantes. Não utilize imagens ofensivas ou imagens de conteúdo pornográfico ou violento.
Escolha com carinho o nome da equipe: pense em um nome que expressa o grupo e suas idéias e que vocês gostariam que fosse chamado ao microfone na cerimônia final de premiação. Muita atenção: nomes de equipe ofensivos ou que incitem a preconceito de qualquer espécie serão vetados a critério da Equipe Organizadora. A equipe que insistir em utilizar tais conteúdos será desclassificada.
c) Marque encontros regulares com sua equipe
Durante os encontros, sua equipe deve distribuir tarefas, trocar idéias, escolher as alternativas a serem selecionadas em resposta às questões e realizar as tarefas. Já no primeiro encontro, estipule um calendário com todas as próximas reuniões da equipe. Uma boa sugestão é realizar as reuniões num horário que todos tenham livre, como antes ou ao final do horário escolar. Ainda, o professor pode decidir utilizar o próprio horário de sua aula, envolvendo os demais estudantes na resolução dos problemas.
Procure fazer reuniões longas para que cada encontro seja bastante produtivo, pois quando os amigos se encontram, há muito papo para colocar em dia.
d) Selecione um responsável para passar as respostas na página da Olimpíada
Oferecemos a possibilidade de as perguntas serem impressas, caso haja dificuldade em estar o tempo todo em um computador conectado à internet. Isso visa facilitar o trabalho das equipes. Mas, não esqueça! As respostas só podem ser enviadas via internet, e no prazo estabelecido.
Lembre-se também que as respostas podem ser salvas em nosso site antes de serem enviadas. Assim, a equipe pode ter um grande “rascunho”, antes de decidir e enviar as suas respostas finais. Porém, respostas em forma de “rascunho” não serão consideradas para o cálculo dos pontos. As respostas de cada fase, bem como a tarefa de cada fase, devem ser enviadas exclusivamente pela internet. Isso pode ser feito com a presença de todos os participantes, ou por apenas um participante que pode, inclusive, ser o professor. Não importa muito quem envia as respostas, mas que elas tenham sido decididas coletivamente e após bastante reflexão. O importante é que o grupo entre em acordo sobre quem realizará o envio das respostas pois este, uma vez realizado, não pode ser desfeito.
e) Não deixe para a última hora
Não deixe para enviar as suas respostas na última hora do último dia daquela fase. Imprevistos acontecem. Uma falha no sistema ou alguma dificuldade inesperada podem impedi-los de fazer o envio e, assim, prejudicar a sua equipe de forma irrecuperável.
Utilizaremos como hora-padrão o horário de Brasília.
f) Entre em contato com outras equipes
Em nosso site, você vai poder conhecer e se comunicar com as demais equipes de todo o Brasil; estudantes de todo o país podem se conhecer, e professores podem trocar experiências com seus colegas. Aproveite para fazer novos amigos!
g) Participe ativamente
O importante nessa Olimpíada é participar. Estude com atenção as questões, prepare bem as tarefas e explore as sugestões de leitura. Não deixe de enviar suas críticas e sugestões: elas serão lidas e analisadas com interesse!

O tempo

O tempo
O tempo marca a experiência do homem