Avaliação de História
8º ano
Período Colonial Brasileiro
OBJETIVO(S): Apresentar
os aspectos da ocupação na América Portuguesa, Analisar a relação entre
pecuária e ocupação territorial, Analisar as relações entre missões e
alargamento da colônia, Discutir os fatores da ocupação da Amazônia, Debater as
formas de transportes utilizados no processo de Ocupação da América Portuguesa,
Discutir com os alunos os Tratados e Limites do Território da América
Portuguesa, Analisar os aspectos da criação da Companhia de Jesus no século
XVI, Discutir com os alunos a resistência indígena à catequização, ao
ensino. Comentar sobre a expulsão dos
jesuítas pelo Ministro Marques de Pombal.
a) o esforço para ampliar o
comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de
missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos
territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista,
que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do
planalto central.
d) a expansão da lavoura da
cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado
internacional.
a) A expansão da fronteira
norte, impulsionada pela descoberta de minas de ouro, foi consolidada no
tratado de Utrecht.
b) A região missioneira do
sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção
da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de
Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação
semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo
garantiu a Portugal, o controle da região das missões e do rio da Prata.
3. (PUC-MG)
No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram
papel de destaque na difusão do catolicismo. Sobre eles é correto afirmar,
exceto:
a)Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
a)Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
b) Detinham o monopólio da
educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de
Salvador e na Vila de São Vicente.
c) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
d) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
4. (UPE) Assinale a alternativa correta:
a) As colonizações portuguesa e espanhola tiveram êxito na conversão pacífica dos nativos da América, construindo uma cultura híbrida e diversificada.
b) As administrações coloniais seguiram, inicialmente, princípios do mercantilismo substituídos, já no século XVII, pelas teorias do liberalismo econômico.
c) A presença da Igreja Católica foi fundamental nas colônias portuguesas, ajudando na montagem da dominação e garantindo um suporte religioso importante.
d) O ouro foi a grande riqueza da América portuguesa, livrando a metrópole de dívidas e garantindo o ressurgimento do Império Português.
c) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
d) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
4. (UPE) Assinale a alternativa correta:
a) As colonizações portuguesa e espanhola tiveram êxito na conversão pacífica dos nativos da América, construindo uma cultura híbrida e diversificada.
b) As administrações coloniais seguiram, inicialmente, princípios do mercantilismo substituídos, já no século XVII, pelas teorias do liberalismo econômico.
c) A presença da Igreja Católica foi fundamental nas colônias portuguesas, ajudando na montagem da dominação e garantindo um suporte religioso importante.
d) O ouro foi a grande riqueza da América portuguesa, livrando a metrópole de dívidas e garantindo o ressurgimento do Império Português.
5. O texto
abaixo refere-se à atividade pecuarista no Brasil Colônia: O gado podia
penetrar o Sertão. Não tinha o problema seríssimo do transporte, porque
transportava a si mesmo. A mão de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da
agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do sertão o
caminho de sua expansão, acompanhando os rios rumo ao interior.
Assinale a única alternativa não contida no texto.
Assinale a única alternativa não contida no texto.
a) A criação do gado era
pouco exigente com respeito à mão de obra.
b) A agricultura açucareira
era atividade mais complexa do que a criação de gado.
c) A penetração do gado no
Sertão não envolvia custos no transporte.
d) A pecuária não
tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas.
6. Houve inúmeras missões católicas no Brasil Colônia, ao qual
vieram para o país varias outras ordens religiosas. Qual dessas ordens
religiosas tiveram papel fundamental na catequização dos indígenas
a) Carmelitas
b) Jesuítas
c) Beneditinos
d) Franciscanos
7. "Como
não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande
valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir
povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa
e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá
como tropeiro. O custo do transporte será fornecido pelo Estado, a instalação
dos colonos é cercada de toda a sorte de providências destinadas a facilitar e
garantir a subsistência dos povoadores; as terras a serem ocupadas são
previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou
a longo prazo auxílios vários (instrumentos de trabalho, sementes, animais,
etc)".
(Prado Júnior, C. História
econômica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6)
Com base no texto, é possível
afirmar que o autor se refere:
a) à colonização do sertão
nordestino através da pecuária.
b) à ocupação da Amazônia
através das drogas do sertão.
c) à expansão para o interior
paulista pelas entradas e bandeiras.
d) à colonização do
Sul através da pecuária.
8. No Brasil
colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) expansão para o
interior.
b) expulsão do assalariado do
campo.
c) formação e exploração dos
minifúndios.
d) fixação do escravo na
agricultura.
9. Os
fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas
periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e
mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão
dos holandeses, em 1654, foram:
a) a criação de um mercado
interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e
sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia.
b) a inversão significativa
da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das
minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo.
c) estagnação econômica do
Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do
século XVII.
d) o acompanhamento
destas atividades, primeiro como complemento da atividade açucareira e,
posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus
desdobramentos.
10. Os Sete povos das Missões, na região ____________ , ficaram para
Portugal. Acontece que os Sete Povos eram aldeamentos indígenas organizados e
controlados por missionários espanhóis.
Em qual região brasileira ficava Os Sete Povos das Missões?
a) Região Sul
b) Região Sudeste
c) Região Centro
Oeste
d) Região
Nordeste
11. (Fuvest-SP)
Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O
europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e
sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do
século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos
seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do
índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
12. Os itens abaixo indicam os principais tratados territoriais
assinados entre o governo de Portugal e o da Espanha, assinale aquele que
anulou o Tratado de Tordesilhas
a) Tratado de
Utrecht
b) Tratado de
Santo Ildefonso
c) Tratado de Madri
d) Tratado de
Badajós
13. (Cesgranrio-RJ)
A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do
século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos
citar:
a) o esforço para ampliar o
comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
d) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
d) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.
a) criar missões
e reduções para preservar a cultura dos povos indígenas.
b) catequizar os povos indígenas e fazê-los adotar os hábitos, os costumes e a religião do colonizador.
c) preparar a mão de obra indígena para o trabalho escravo nos latifúndios açucareiros.
d) fazer oposição tanto à escravidão dos indígenas quanto à escravidão dos negros africanos.
b) catequizar os povos indígenas e fazê-los adotar os hábitos, os costumes e a religião do colonizador.
c) preparar a mão de obra indígena para o trabalho escravo nos latifúndios açucareiros.
d) fazer oposição tanto à escravidão dos indígenas quanto à escravidão dos negros africanos.
15. Que primeiro ministro português expulsou os padres jesuítas do
Brasil em 1759?
a)
Sebastião José de
Carvalho e Melo, o marquês de Pombal
b) Carlos da
Costa e Silva, o marquês de Sapucaí
c) Dionísio
Bernardes Alves, Visconde do Paraná
d) Irineu
Evangelista da Silva, Barão de Mauá
16. Este
documento do Padre Antônio Vieira revela:
a) que tanto o padre Vieira
como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos
africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo
português.
b) um dos momentos cruciais
da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a
expulsão dos jesuítas do território brasileiro.
c) que o ponto
fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à
escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos
bandeirantes.
d) um episódio isolado da
ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do
Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os
nativos.
17.
(Cesgranrio) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização,
que pode ser constatado:
a) na Catequese que,
promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a
sua emancipação.
b) na Educação,
através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino
até o século XVIII.
c) na defesa das Fronteiras,
sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no
Brasil.
d) na administração, ocupando
o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de
instrução.
18. (Uel)
Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os
habitantes locais porque os
a) colonos eram ateus
belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos.
b) colonos desejavam
escravizar o negro e os jesuítas se opunham.
c) religiosos preocupavam-se
com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado e os colonos
queriam escravizá-los.
d) colonos
pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam
aldeá-los em missões.
19.
(Mackenzie) "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular
não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do
que a espada e a vara de ferro."
(José de Anchieta. Pedro
Casaldáliga in "Na Procura do Reino")
O fragmento de texto
anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se:
a) à evangelização do negro e
o apresamento de escravos pelos bandeirantes.
b) à expansão da
cana-de-açúcar para o interior de Mato Grosso e a utilização de mão-de-obra
indígena.
c) à catequização
do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão-de-obra nas
propriedades da Companhia de Jesus.
d) à inadaptação do índio
para o trabalho e a escravização do negro pelos jesuítas em suas reduções de
ouro.
20. (Ibmecsp
2009) A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da
Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América
Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil
podemos afirmar que:
a) Os jesuítas foram responsáveis
pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e
Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles
permaneciam em regime de escravidão.
b) Os jesuítas se destacaram
na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários
missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a
cultura e respeitando a religiosidade indígena.
c) A educação foi
um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram
colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para
catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
d) Os jesuítas chegaram ao
Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão
catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que
passavam a morar nas vilas e missões.
21. No
Brasil, a Companhia de Jesus participou desde o século XVI da colonização.
Sobre a participação dos jesuítas, neste período, é correto afirmar que:
a) Os jesuítas substituíram
os capitães donatários depois da expulsão dos holandeses;
b) A Igreja e a Realeza
portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto a Realeza obliterou a ação dos
jesuítas;
c) Os jesuítas
atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os índios e a educação com
a fundação dos colégios;
d) As atividades jesuítas
foram incrementadas após as reformas pombalinas.
22. (Ifsp
2011) No Brasil Colonial, os jesuítas
a) foram os responsáveis pela
introdução da Contra Reforma no Brasil, instalando os Tribunais de Inquisição
no Rio de Janeiro e na Bahia, perseguindo os cristãos novos e os
muçulmanos.
b) foram os responsáveis pela
descoberta do ouro no interior do Brasil, pois, buscando a catequização
dos indígenas, fundaram as missões em áreas em que os nativos já usavam o
rico minério.
c) auxiliaram na tarefa da
colonização introduzindo o gado bovino e equino nas reduções e a
lavoura cafeeira no sudeste. Fizeram,ainda, a exploração do mate no sul do
Brasil.
d) catequizaram os
indígenas e os colonos, construindo colégios e igrejas. Muitas vezes,
intervieram em conflitos existentes entre os brancos e os povos indígenas,
buscando auxiliar a colonização portuguesa.
23. (Espcex)
O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou
conhecido como Guerras Guaraníticas,
a) foi uma reação
dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação
de suas terras e à possível escravização.
b) ocorreu entre paulistas
com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da
extração do ouro das Minas Gerais.
c) definiu a conquista da
Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras.
d) abriu caminho para a
conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões –
Amazonas.
24. (Fuvest
2010) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de
Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia,
permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as
ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que
a) criaram escolas de arte
que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
b) defenderam os princípios
humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
c) foram responsáveis
pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios
secundários e escolas de “ler e escrever”.
d) causaram constantes
atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das
culturas indígenas.
25. Das
alternativas abaixo, qual NÃO está
relacionada com a expansão territorial do Brasil colônia?
a) a expansão da
cana-de-açúcar no litoral
b) a pecuária extensiva
c) o bandeirantismo
d) as missões jesuítas
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