sábado, 28 de setembro de 2013

A consolidação do território colonial português, A duas regiões pecuaristas, As missões, os aldeamentos e a ocupação da Amazônia, missão dos Sete Povos, Tratado de Madri, A Igreja na América Portuguesa,A chegada dos Jesuítas e a Pratica Missionária, A catequese nos engenhos, O Ensino Formal e a Expulsão dos Jesuítas das Colônias Portuguesas.

Avaliação de História 8º ano
Período Colonial Brasileiro

OBJETIVO(S): Apresentar os aspectos da ocupação na América Portuguesa, Analisar a relação entre pecuária e ocupação territorial, Analisar as relações entre missões e alargamento da colônia, Discutir os fatores da ocupação da Amazônia, Debater as formas de transportes utilizados no processo de Ocupação da América Portuguesa, Discutir com os alunos os Tratados e Limites do Território da América Portuguesa, Analisar os aspectos da criação da Companhia de Jesus no século XVI, Discutir com os alunos a resistência indígena à catequização, ao ensino.  Comentar sobre a expulsão dos jesuítas pelo Ministro Marques de Pombal.

1. A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central.
d) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.

2. A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites.
a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta de minas de ouro, foi consolidada no tratado de Utrecht.
b) A região missioneira do sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal, o controle da região das missões e do rio da Prata.

3. (PUC-MG) No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo. Sobre eles é correto afirmar, exceto:
a)Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
b) Detinham o monopólio da educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente.
c) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
d) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.

4. (UPE) Assinale a alternativa correta:
a) As colonizações portuguesa e espanhola tiveram êxito na conversão pacífica dos nativos da América, construindo uma cultura híbrida e diversificada.
b) As administrações coloniais seguiram, inicialmente, princípios do mercantilismo substituídos, já no século XVII, pelas teorias do liberalismo econômico.
c) A presença da Igreja Católica foi fundamental nas colônias portuguesas, ajudando na montagem da dominação e garantindo um suporte religioso importante.
d) O ouro foi a grande riqueza da América portuguesa, livrando a metrópole de dívidas e garantindo o ressurgimento do Império Português.

5. O texto abaixo refere-se à atividade pecuarista no Brasil Colônia: O gado podia penetrar o Sertão. Não tinha o problema seríssimo do transporte, porque transportava a si mesmo. A mão de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do sertão o caminho de sua expansão, acompanhando os rios rumo ao interior.
Assinale a única alternativa não contida no texto.
a) A criação do gado era pouco exigente com respeito à mão de obra.
b) A agricultura açucareira era  atividade mais complexa do que a criação de gado.
c) A penetração do gado no Sertão não envolvia custos no transporte.
d) A pecuária não tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas.

6. Houve inúmeras missões católicas no Brasil Colônia, ao qual vieram para o país varias outras ordens religiosas. Qual dessas ordens religiosas tiveram papel fundamental na catequização dos indígenas
a) Carmelitas                          
b) Jesuítas                        
c) Beneditinos                         
d) Franciscanos

7. "Como não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá como tropeiro. O custo do transporte será fornecido pelo Estado, a instalação dos colonos é cercada de toda a sorte de providências destinadas a facilitar e garantir a subsistência dos povoadores; as terras a serem ocupadas são previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou a longo prazo auxílios vários (instrumentos de trabalho, sementes, animais, etc)".
(Prado Júnior, C. História econômica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6)
Com base no texto, é possível afirmar que o autor se refere:
a) à colonização do sertão nordestino através da pecuária.
b) à ocupação da Amazônia através das drogas do sertão.
c) à expansão para o interior paulista pelas entradas e bandeiras.
d) à colonização do Sul através da pecuária.

8. No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) expansão para o interior.                                                        
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.                              
d) fixação do escravo na agricultura.

9. Os fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão dos holandeses, em 1654, foram:
a) a criação de um mercado interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia.
b) a inversão significativa da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo.
c) estagnação econômica do Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do século XVII.
d) o acompanhamento destas atividades, primeiro como complemento da atividade açucareira e, posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus desdobramentos.

10. Os Sete povos das Missões, na região ____________ , ficaram para Portugal. Acontece que os Sete Povos eram aldeamentos indígenas organizados e controlados por missionários espanhóis.  Em qual região brasileira ficava Os Sete Povos das Missões?
a) Região Sul                          
b) Região Sudeste                
c) Região Centro Oeste       
d) Região Nordeste

11. (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios. 
12. Os itens abaixo indicam os principais tratados territoriais assinados entre o governo de Portugal e o da Espanha, assinale aquele que anulou o Tratado de Tordesilhas
a) Tratado de Utrecht              
b) Tratado de Santo Ildefonso      
c) Tratado de Madri  
d) Tratado de Badajós

13. (Cesgranrio-RJ) A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
d) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol. 

14. A respeito da atuação dos jesuítas no Brasil colonial, é correto afirmar que tinham por objetivo:
a) criar missões e reduções para preservar a cultura dos povos indígenas.
b) catequizar os povos indígenas e fazê-los adotar os hábitos, os costumes e a religião do colonizador.
c) preparar a mão de obra indígena para o trabalho escravo nos latifúndios açucareiros.
d) fazer oposição tanto à escravidão dos indígenas quanto à escravidão dos negros africanos.

15. Que primeiro ministro português expulsou os padres jesuítas do Brasil em 1759? 
a) Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal
b) Carlos da Costa e Silva, o marquês de Sapucaí
c) Dionísio Bernardes Alves, Visconde do Paraná
d) Irineu Evangelista da Silva, Barão de Mauá

16. Este documento do Padre Antônio Vieira revela: 
a) que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português. 
b) um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro. 
c) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes. 
d) um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos. 

17. (Cesgranrio) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado: 
a) na Catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a sua emancipação. 
b) na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.  
c) na defesa das Fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil. 
d) na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instrução. 

18. (Uel) Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais porque os 
a) colonos eram ateus belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos. 
b) colonos desejavam escravizar o negro e os jesuítas se opunham. 
c) religiosos preocupavam-se com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado e os colonos queriam escravizá-los. 
d) colonos pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam aldeá-los em missões. 

19. (Mackenzie) "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de ferro." 
(José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do Reino") 

O fragmento de texto anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se: 
a) à evangelização do negro e o apresamento de escravos pelos bandeirantes. 
b) à expansão da cana-de-açúcar para o interior de Mato Grosso e a utilização de mão-de-obra indígena. 
c) à catequização do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão-de-obra nas propriedades da Companhia de Jesus. 
d) à inadaptação do índio para o trabalho e a escravização do negro pelos jesuítas em suas reduções de ouro. 

20. (Ibmecsp 2009) A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que: 
a) Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão. 
b) Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena. 
c) A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo. 
d) Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões. 

21. No Brasil, a Companhia de Jesus participou desde o século XVI da colonização. Sobre a participação dos jesuítas, neste período, é correto afirmar que: 
a) Os jesuítas substituíram os capitães donatários depois da expulsão dos holandeses; 
b) A Igreja e a Realeza portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto a Realeza obliterou a ação dos jesuítas; 
c) Os jesuítas atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os índios e a educação com a fundação dos colégios; 
d) As atividades jesuítas foram incrementadas após as reformas pombalinas. 

22. (Ifsp 2011) No Brasil Colonial, os jesuítas 
a) foram os responsáveis pela introdução da Contra Reforma no Brasil, instalando os Tribunais de Inquisição no Rio de Janeiro e na Bahia, perseguindo os cristãos novos e os muçulmanos. 
b) foram os responsáveis pela descoberta do ouro no interior do Brasil, pois, buscando a catequização dos indígenas, fundaram as missões em áreas em que os nativos já usavam o rico minério. 
c) auxiliaram na tarefa da colonização introduzindo o gado bovino e equino nas reduções e a lavoura cafeeira no sudeste. Fizeram,ainda, a exploração do mate no sul do Brasil. 
d) catequizaram os indígenas e os colonos, construindo colégios e igrejas. Muitas vezes, intervieram em conflitos existentes entre os brancos e os povos indígenas, buscando auxiliar a colonização portuguesa. 

23. (Espcex) O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou conhecido como Guerras Guaraníticas, 
a) foi uma reação dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação de suas terras e à possível escravização. 
b) ocorreu entre paulistas com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da extração do ouro das Minas Gerais. 
c) definiu a conquista da Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras. 
d) abriu caminho para a conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões – Amazonas. 

24. (Fuvest 2010) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que 
a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro. 
b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos. 
c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”. 
d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas. 

25. Das alternativas abaixo, qual NÃO está relacionada com a expansão territorial do Brasil colônia?
a) a expansão da cana-de-açúcar no litoral
b) a pecuária extensiva
c) o bandeirantismo

d) as missões jesuítas

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