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sábado, 5 de janeiro de 2019
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
PLATAFORMA MOODLE
Memorial
Reflexivo
CURSO DE EXTENSÃO “GDE – GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA”
TAREFA DE ENCERRAMENTO: MEMORIAL REFLEXIVO
O PRIMEIRO CONTATO
COM A PLATAFORMA MOODLE
Wagner Feitosa Avelino
Julho/2011
Neste primeiro momento
irei abordar o conceito sobre o Memorial Reflexivo, respaldado pela leitura
sugerida: Formação de Educadores à distância e integração de mídias e com meus
conhecimentos prévios. Acredito que o memorial reflexivo é um instrumento
importantíssimo para a auto-avaliação, tanto para o aluno quanto para o
professor, ao qual é um espaço para registros, desvendar conceitos, ampliar sua
argumentação e principalmente para apontar as dificuldades encontradas.
Lembrando que as dificuldades encontradas no curso e depois expostas no
memorial, pode ser subsídios para o professor (tutor) rever seus conceitos como
didática e aperfeiçoar as defasagens para os próximos alunos de Educação a
Distancia. Portanto, “é um processo que
permite resgatar o passado, compreender melhor o presente e planejar o futuro”
segundo (Valente; Bianconcini, 2007, p. 86).
Ao fazer uma reflexão do Curso de
Extensão “GDE- Gênero e Diversidade na Escola” posso descrever naturalmente um
grande elogio pela estrutura e organização do mesmo. Inicialmente confesso uma
insegurança, por não conhecer a Plataforma Moodle e conseqüentemente suas
ferramentas. Mas, o primeiro contato com as ferramentas e já sendo a primeira
atividade “conhecer o Ambiente Moodle”
foi muito bom, pois ao conhecer o ambiente do curso as atividades foram
desvendadas facilmente.
Quero destacar outro ponto positivo do
curso, que de na minha óptica, fez grande diferença. A apresentação pessoal,
que marca uma segunda tarefa sem aquela obrigatoriedade tensa que leitura e
interpretação pessoal. Ao ler o perfil de cada participante e conhecer os
colegas de curso, pode perceber que o grupo tem uma homogeneidade e ao mesmo
tempo estão ligados pela aprendizagem do curso de Educação a Distância.
Entretanto, ao observar os interesses de conhecimentos, todos os participantes
buscam conhecer as ferramentas necessárias para dar continuidade dos estudos,
conseguirem uma oportunidade de trabalho e principalmente fazerem parte da
revolução tecnológica que passa a educação contemporânea.
Ao navegar pelo Ambiente Moodle,
encontrei um texto que me chamou a atenção: A Modalidade - "Educação a
Distância" de autoria da Tutora Profa.
Esp. Fabiana Marques Costa. E ao fazer esta leitura, me fez lembrar o curso em
que minha esposa fez na Modalidade a Distância. Ao qual o texto é muito
real, com atividades cotidianas, pois a dedicação aos estudos e a organização
ao tempo tem que ser bem administrado. Portanto, quem não o fizer terá
dificuldades em concluí-lo.
Para que o aluno obtenha sucesso nesta modalidade de ensino, deve-se
estar atento a dois fatores de fundamental importância, um deles é o
comprometimento do aluno em interagir e colaborar, compartilhando conhecimento
com os colegas e professores por meio de ferramentas de comunicação como fóruns
de debates, correio ou listas de discussão, bate papos (chat); o segundo fator
é a organização do tempo para estudar, isto é, a seriedade em administrar seu
tempo de estudos (RAMOS;
COSTA, 2006).
Ao conhecer e
aprofundar no Ambiente Moodle, o mérito desta descoberta pode ser dado
justamente à indicação da leitura do livro, Moodle: estratégias pedagógicas e
estudo de caso, organizado por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada. E
o capítulo que prevaleceu foi: Moodle: Moda, mania ou Inovação na Formação. Que
a meu ver posso destacar que o Moodle não é moda nem mania e sim uma inovação
na formação com estratégias pedagógicas importantíssima. Pois, esta plataforma
tem um intuito de colaborar saberes com seus usuários e também vem criando
novas faces para uma comunidade aberta. Lembrando que a intenção é socializar
leituras e experiências, possibilitando a abertura de novos caminhos de
interação pedagógica com o ambiente. Além do mais, a Moodle apresenta-se como
um projeto de apoio ao construtivismo social na educação em que o aluno
participe na resolução de problemas, utilizando o pensamento critico sobre as
atividades de aprendizagem significando a construção do seu próprio
conhecimento, já para o educador o papel fica por conta de facilitador,
orientador, aprendiz ou tutor.
Acredito que
ferramentas como essa, podem revolucionar a educação, pois os jovens da
atualidade, estão acompanhando o crescimento das tecnologias e conseqüentemente
encontrarão facilidades com a prática desta plataforma.
Após fazer a leitura
minuciosa deste texto me chamou a atenção pela fala e conceito de e-moderador
de Salmon (2000) que diz que:
o principal papel do e-moderador
consiste em promover o envolvimento dos participantes de forma que o
conhecimento por eles construído seja utilizável em novas e diferentes
situações, ou seja, experiências colaborativas de aprendizagens. (p.39)
É de suma importância relatar a
discussão de outro capitulo do livro Moodle: estratégias pedagógicas e estudo
de caso, organizado por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada, que
abordou sobre: A interface glossário do Moodle e construção interativa de
conteúdos abertos em curso online. Após a leitura minuciosa deste capitulo, pude
perceber que, o professor pode controlar as informações disponíveis no
ambiente, selecionando e disponibilizando material para os alunos, e que as discussões permitem que o
professor saiba que tipo de informações os alunos estão buscando fora dos cursos,
para crescimento intelectual dos mesmos. De acordo com os autores deste
capitulo, é importante ter uma ferramenta glossário de verbetes, com sentidos
reais e subjetivos das palavras, e no contexto da Educação a Distância. Mas, é
necessário que esta ferramenta seja bem definida para ampliar as discussões e
debates.
A Plataforma Moodle,
apresenta grandes variedades de ferramentas e isso ajuda no olhar pedagógico,
tanto para o aluno quanto para o professor (tutor). E para confirmar essa
tese, a construção do saber pode ser discutida amplamente por todos os
participantes, o que não diferencia dos métodos tradicionais educacionais.
Buscar "soluções" pedagógicas dependerá das ferramentas da
plataforma e principalmente dos participantes que interagem nas atividades,
aprendendo e ensinando com as leituras propostas juntamente com seus argumentos
pessoais. Portanto, o olhar pedagógico do curso está inteiramente ligado na
dinâmica do curso e de suas ferramentas, encontrados na Plataforma Moodle.
Sobre a Interface do
Glossário, acredito que acaba sendo mais uma das muitas ferramentas de apoio do
curso de Educação a Distância, para ampliar a interação dos demais
participantes. Sobre a construção interativa, a ferramenta EASY, foi
projetada com o objetivo de maximizar a interação e acessibilidade aos cursos
realizados no Moodle, marcando o diferencial para aqueles que lêem e interagem
com os integrantes participantes e tutores do curso EAD. Com isso,
gostaria de abordar a importância do curso a distância nos padrões da Plataforma
Moodle, dentro do contexto educacional atual. Pois, na correria do dia a dia, o
aluno e o professor (mediador) necessitam administrar suas tarefas e
conseqüentemente ter amplos conhecimentos, no sentido de leituras
com os depoimentos dos colegas de curso e principalmente dos textos
propostos para a leitura, marcando positivamente a chamada: Era da Educação a
Distância” dentro do capitalismo exagerado.
Outro texto sugerido
que merece destaque no curso, foi o que abordou os Conceitos de Educação a
Distância e o Material Complementar: Conhecer perfil do aluno, Netiqueta e
Direitos Autorais. Como
historiador, gostei muito sobre o breve relato da historicidade da Educação a
Distância. Os meus conhecimentos estavam limitados a partir da década de 70 e
no Brasil, com o curso de correspondências do Instituto Universal Brasileiro.
Mas, ao ler este texto, consegui fazer uma grande viagem no tempo histórico
iniciando no século I com as Cartas Paulinas. O interessante é que ao analisar
o livro de Atos dos Apóstolos na Bíblia, havia interpretações diferentes dos
cristãos em varias regiões que as cartas chegavam e o apostolo Paulo e Barnabé
e depois com Timóteo, tinham que fazer visitas para esclarecer as dúvidas dos
novos convertidos. Fico imaginando se tivesse um curso como este totalmente
on-line, o quanto o apostolo Paulo teria economizado de tempo em suas viagens e
expandido ainda mais suas pregações. Durante a Idade Média a escrita ficou
restrita a Igreja Católica, Reis, Rainhas e algumas poucas pessoas que
conheciam os manuscritos, algo muito raro. Por isso, os estudos nesta época
podem ser considerados os mais difíceis, lembrando que as estradas eram
saqueadas por ladrões ou mesmo por grupos religiosos (Império Turco Otomano).
Hoje pode relacionar com problemas na conexão da rede (internet), enviar um
e-mail e este não chegar a seu destino. Tudo começa a ter outro viés com as
fases da Revolução Industrial (primeira, segunda e a terceira), com a
necessidade de ampliar a produção e a especialização da mão-de-obra obra
qualificada e os cursos começam a se multiplicar pelo mundo, ou seja, a
educação técnica com objetivos únicos (aumentar a produção no sistema
capitalista)
A modalidade de Educação a Distância
me chama muita a atenção, a distância que se encontram professores e alunos,
pelos fóruns, chats e atividades correspondidas pelos alunos, tendo uma
reciprocidade entre mestre e alunos. Segundo Freeman (2003), há vantagens que
também concordo que é:
A acessibilidade - possibilidade de chegar a lugares geograficamente
distantes; Atividades assíncronas - não há horário marcado, o aluno pode
estudar dentro de seu cronograma de estudos; Interatividade na comunicação –
conhecer novas pessoas, aumentando sua rede de relacionamentos profissionais;
Integração ativa da educação com a vida profissional. (p. 50)
Portanto, a Educação a
Distância conquista cada vez mais espaço em escolas e universidades devido suas
vantagens indo de encontro às necessidades de pessoas que não encontram tempo
para saírem de casa para fazer um curso, mas acredito que a dedicação e tempo
um aluno da Educação a Distância deve administrar.
O texto sugerido para
leitura no livro Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso, organizado
por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada, buscou abordar o sentido de
aprofundar no conhecimento dos estilos de aprendizagens para o ambiente de
aprendizagem Moodle. Ao analisar inicialmente os conceitos de Alonso e Gallego,
ao qual se destacam no texto, pode-se perceber os vários estilos de
aprendizagem: o ativo, o
reflexivo, o teórico e o pragmático que está ligado a preferências e tendências
altamente individualizadas de uma pessoa que faz um curso a distância, e que
influenciam em sua maneira de apreender um conteúdo. É de suma importância
salientar que os próprios autores abordam o não objetivo medir os estilos de
cada indivíduo e posteriormente rotulá-los de forma estagnada. Mas a
importância de identificar o estilo de maior predominância na forma que cada um
deve aprender e, com isso, elaborar o que é necessário desenvolver nesses
indivíduos, em relação aos outros estilos não predominantes, ou seja, analise
como educador no cognitivo.
Para provar na prática
a minha satisfação com o curso, ao ler o Material Complementar do Módulo 2 –
Conceitos de Educação a Distância. Deparei-me com o Significado dos “emoticons” e sua utilização. Sempre
questionei: onde os jovens conseguiam estes símbolos para se comunicarem nos
sites de relacionamentos? E quem inventou estes símbolos? Com isso, percebi
que, para estar se comunicando com a mesma fala tem que estar sintonizado com
os mesmos “emoticons”.
Portanto, para
concluir, não posso deixar de parabenizar todos os participantes do curso, ao
qual de uma forma ou de outra leu, respondeu, argumentou e defendeu suas
opiniões e isso enriqueceu e muito a interação de todos. Mas, se falando de mim
mesmo, posso dizer que ampliou e muito meus conhecimentos sobre o Curso de
Educação a Distância e sobre as ferramentas da Plataforma Moodle.
REFERENCIAL TEÓRICO
ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos
de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero,
2002.
FREEMAN, R.. Planejamento de sistemas de educação à
distância: Um manual para decisores. Trad.
Walter Ambrósio. Canadá: Commonwealth of Learning, 2003.
José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcici de
Almeida(org.). Formação de Educadores à distância e integração de mídias Aglaé
Cecília Toledo Porto Alves... [ET al.] – São Paulo: Avercamp, 2007.
RAMOS, E. M. de F., COSTA, F. M.. EaD - Aspectos
Pedagógicos da Avaliação –
Inserção de tarefas no Ambiente de seu curso – Aula
13. Publicação Avulsa. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Extensão
Universitária, 2006.
SALMON, Gilly.
E-moderating. The Key to Teaching and Learning Online. London: Kogan Page, 2000.
sábado, 28 de setembro de 2013
O “American way of Life” e as Consequências mundiais da Crise, O Brasil sob o impacto da crise, A Ameaça Totalitarista, Ascensão do Totalitarismo e o nascimento do Fascismo, Hitler, Mussolini e Franco na Europa.
Avaliação do 9º ano
História
OBJETIVO(S): Apresentar e discutir a situação da Crise do
capitalismo no período entre as duas guerras, Refletir sobre o “New Deal” na
reorganização mundial econômica, Discutir com os alunos o avanço dos regimes
totalitaristas na Europa, Caracterizar o Nazi-fascismo, Caracterizar o fascismo
na Espanha
1. NÃO pode ser
considerado(a) consequência da crise econômica de 1929:
a) a retração do comércio internacional e da produção
industrial, bem como a queda do preço das matérias-primas.
b) o crescimento do desemprego na Alemanha, país cuja
economia era baseada na exportação de produtos industrializados.
c) o crescimento econômico da União
Soviética baseado na Nova Política Econômica (NEP).
d) o crescimento eleitoral do Partido Nazista na Alemanha.
2. Entre os
fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:
a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e
a superprodução.
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash
da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do
mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.
a) Crise de super-produção que resultou em oferta de produtos acima da demanda do mercado consumidor.
b) Redução drástica do volume do comércio externo,
provocando a queda da exportações e desordem no mercado internacional.
c) Foi de caráter globalizado , atingindo diretamente ou não vários países e atuando sobre os mais diversos setores da economia.
d) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se através da elevação acentuada dos preços, gerando um violento surto inflacionário.
c) Foi de caráter globalizado , atingindo diretamente ou não vários países e atuando sobre os mais diversos setores da economia.
d) Trata-se de uma crise causada pela escassez generalizada de mercadorias, manifestando-se através da elevação acentuada dos preços, gerando um violento surto inflacionário.
4. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre
grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais
burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução
instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os
latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a
contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três
anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia
parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
5. Alguns
historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reação nacionalista
às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A
doutrina nazi-fascista tinha em comum, as seguintes características:
a) totalitarismo,
nacionalismo,militarismo e unipartidarismo.
b) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e
idealismo.
c) idealismo, romantismo, nacionalismo e
liberalismo.
d) democracia, nacionalismo, anticomunismo e
romantismo.
6. Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de idéias reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo. Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:
a) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação.
Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.
b) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
c) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
d) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver um único partido político.
7. (Puccamp - SP) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
a) da queda da exportação, desemprego e aumento do consumo interno;
b) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente;
c) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas;
d) do fechamento temporário dos bancos e da requisição de estoques de ouro para sanear as finanças;
b) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
c) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
d) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver um único partido político.
7. (Puccamp - SP) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
a) da queda da exportação, desemprego e aumento do consumo interno;
b) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente;
c) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas;
d) do fechamento temporário dos bancos e da requisição de estoques de ouro para sanear as finanças;
8. Sobre as
semelhanças da crise do capitalismo em1929 e a crise de outubro de 2008
pode-se afirmar que:
a) a primeira reforçou a concepção de que não se poderia
deixar a economia ao sabor do mercado e a segunda que uma economia não funciona
sem mercado imobiliário.
b) assim com a primeira, também a segunda provocou
desemprego e frustração, fez aparecer agitações fascistas e terroristas
contando com amplo respaldo da população.
c) a segunda levou o temor da
repetição da catástrofe econômica de 1929 por acontecer no centro do sistema
financeiro mundial.
d) ambas foram crises periféricas sem grandes repercussões
na economia mundial que rapidamente foram controladas.
9. Uma das determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder do Estado”. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo:
a) militarismo
b) totalitarismo
c) unipartidarismo
d) nacionalismo
Roosevelt, significou um (a):
a) combate ao liberalismo através da contenção dos níveis de
consumo interno.
b) estímulo à política de criação de
empregos com grandes investimentos em infra-estrutura.
c) proibição da emissão monetária, o que impediu o
crescimento da inflação.
d) retração da produção industrial, o que provocou o
recrudescimento da economia.
11. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e
saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
12. O período
entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
13. O
nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) do coletivismo pregado pelos marxistas.
14. Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
15. "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:
a) fascista
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) do coletivismo pregado pelos marxistas.
14. Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
15. "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:
a) fascista
b) liberal
c) socialista
d) comunista
16. A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:
a) democrático com tendências capitalistas
16. A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:
a) democrático com tendências capitalistas
b) democrático com tendências socialistas;
c) populista de esquerda;
c) populista de esquerda;
d) totalitário de direita;
17. Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:
a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;
b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de Israel;
c) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;
d) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela União Soviética.
18. A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
19. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.
17. Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:
a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;
b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de Israel;
c) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;
d) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela União Soviética.
18. A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
19. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.
20. "Quando
a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano,
adotou uma
atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos
passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os
republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo
candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:
a) John Kennedy
atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos
passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os
republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo
candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:
a) John Kennedy
b) George
Washington
c) Woodrow
Wilson
d) Fraklin Roosevelt
21. Os regimes totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo:
21. Os regimes totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo:
a) Ocorreu na Itália e seu líder foi Benito Mussoline.
b) Ocorreu na Alemanha e adotava o
anti-semitismo.
c) Racismo e cooperativismo.
d) Militarismo e liberalismo econômico.
22. As relações
internacionais no entre-guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de
criar um órgão internacional que teria
como uma de suas funções evitar um novo conflito mundial. Essa organização ficou conhecida como:
a) Organização dos Estados Americanos (OEA).
b) Sociedade das Nações ou Liga das
Nações.
c) Organização das Nações Unidas (ONU).
d) Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
23. As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países, lutando ao lado dos republicanos juntamente com anarcosindicalistas e liberais de esquerda contra o clero e oficiais fascistas apoiados pela Itália e Alemanha, confrontaram-se:
a) na Guerra Civil Russa.
b) na Revolução Cubana.
c) na Guerra Franco-Prussiana.
d) na Guerra Civil Espanhola.
24. É considerada a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos ataques nazistas à sua cidade natal, durante a Guerra Civil Espanhola:
a) Guernica.
b) Senhoritas de Avignon.
c) Impressão: nascer do Sol.
d) Persistência da Memória.
c) Impressão: nascer do Sol.
d) Persistência da Memória.
25. O Período
Entre-Guerras, como é conhecido o intervalo entre os dois conflitos mundiais,
caracterizou-se pela chamada
a) crise das democracias liberais, quando muitos países se encaminharam para regimes políticos de extrema-direita.
b) expansão colonial, marcada pela soberania européia em toda a África e América.
c) democratização dos Estados, conseqüência das reformas eleitorais que consolidaram o sufrágio universal.
d) paz de compromisso, com o estabelecimento de vários tratados para sustentar a democracia liberal.
a) crise das democracias liberais, quando muitos países se encaminharam para regimes políticos de extrema-direita.
b) expansão colonial, marcada pela soberania européia em toda a África e América.
c) democratização dos Estados, conseqüência das reformas eleitorais que consolidaram o sufrágio universal.
d) paz de compromisso, com o estabelecimento de vários tratados para sustentar a democracia liberal.
A consolidação do território colonial português, A duas regiões pecuaristas, As missões, os aldeamentos e a ocupação da Amazônia, missão dos Sete Povos, Tratado de Madri, A Igreja na América Portuguesa,A chegada dos Jesuítas e a Pratica Missionária, A catequese nos engenhos, O Ensino Formal e a Expulsão dos Jesuítas das Colônias Portuguesas.
Avaliação de História
8º ano
Período Colonial Brasileiro
OBJETIVO(S): Apresentar
os aspectos da ocupação na América Portuguesa, Analisar a relação entre
pecuária e ocupação territorial, Analisar as relações entre missões e
alargamento da colônia, Discutir os fatores da ocupação da Amazônia, Debater as
formas de transportes utilizados no processo de Ocupação da América Portuguesa,
Discutir com os alunos os Tratados e Limites do Território da América
Portuguesa, Analisar os aspectos da criação da Companhia de Jesus no século
XVI, Discutir com os alunos a resistência indígena à catequização, ao
ensino. Comentar sobre a expulsão dos
jesuítas pelo Ministro Marques de Pombal.
a) o esforço para ampliar o
comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de
missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos
territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista,
que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do
planalto central.
d) a expansão da lavoura da
cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado
internacional.
a) A expansão da fronteira
norte, impulsionada pela descoberta de minas de ouro, foi consolidada no
tratado de Utrecht.
b) A região missioneira do
sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção
da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de
Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação
semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo
garantiu a Portugal, o controle da região das missões e do rio da Prata.
3. (PUC-MG)
No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram
papel de destaque na difusão do catolicismo. Sobre eles é correto afirmar,
exceto:
a)Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
a)Construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
b) Detinham o monopólio da
educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de
Salvador e na Vila de São Vicente.
c) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
d) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
4. (UPE) Assinale a alternativa correta:
a) As colonizações portuguesa e espanhola tiveram êxito na conversão pacífica dos nativos da América, construindo uma cultura híbrida e diversificada.
b) As administrações coloniais seguiram, inicialmente, princípios do mercantilismo substituídos, já no século XVII, pelas teorias do liberalismo econômico.
c) A presença da Igreja Católica foi fundamental nas colônias portuguesas, ajudando na montagem da dominação e garantindo um suporte religioso importante.
d) O ouro foi a grande riqueza da América portuguesa, livrando a metrópole de dívidas e garantindo o ressurgimento do Império Português.
c) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis.
d) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
4. (UPE) Assinale a alternativa correta:
a) As colonizações portuguesa e espanhola tiveram êxito na conversão pacífica dos nativos da América, construindo uma cultura híbrida e diversificada.
b) As administrações coloniais seguiram, inicialmente, princípios do mercantilismo substituídos, já no século XVII, pelas teorias do liberalismo econômico.
c) A presença da Igreja Católica foi fundamental nas colônias portuguesas, ajudando na montagem da dominação e garantindo um suporte religioso importante.
d) O ouro foi a grande riqueza da América portuguesa, livrando a metrópole de dívidas e garantindo o ressurgimento do Império Português.
5. O texto
abaixo refere-se à atividade pecuarista no Brasil Colônia: O gado podia
penetrar o Sertão. Não tinha o problema seríssimo do transporte, porque
transportava a si mesmo. A mão de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da
agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do sertão o
caminho de sua expansão, acompanhando os rios rumo ao interior.
Assinale a única alternativa não contida no texto.
Assinale a única alternativa não contida no texto.
a) A criação do gado era
pouco exigente com respeito à mão de obra.
b) A agricultura açucareira
era atividade mais complexa do que a criação de gado.
c) A penetração do gado no
Sertão não envolvia custos no transporte.
d) A pecuária não
tinha maior produtividade do que as atividades agrícolas.
6. Houve inúmeras missões católicas no Brasil Colônia, ao qual
vieram para o país varias outras ordens religiosas. Qual dessas ordens
religiosas tiveram papel fundamental na catequização dos indígenas
a) Carmelitas
b) Jesuítas
c) Beneditinos
d) Franciscanos
7. "Como
não se tratava de regiões aptas para a produção de gêneros tropicais de grande
valor comercial, como o açúcar ou outros, foi-se obrigado para conseguir
povoadores (...) a recorrer às camadas pobres ou médias da população portuguesa
e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer lá
como tropeiro. O custo do transporte será fornecido pelo Estado, a instalação
dos colonos é cercada de toda a sorte de providências destinadas a facilitar e
garantir a subsistência dos povoadores; as terras a serem ocupadas são
previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou
a longo prazo auxílios vários (instrumentos de trabalho, sementes, animais,
etc)".
(Prado Júnior, C. História
econômica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6)
Com base no texto, é possível
afirmar que o autor se refere:
a) à colonização do sertão
nordestino através da pecuária.
b) à ocupação da Amazônia
através das drogas do sertão.
c) à expansão para o interior
paulista pelas entradas e bandeiras.
d) à colonização do
Sul através da pecuária.
8. No Brasil
colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) expansão para o
interior.
b) expulsão do assalariado do
campo.
c) formação e exploração dos
minifúndios.
d) fixação do escravo na
agricultura.
9. Os
fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas
periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e
mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão
dos holandeses, em 1654, foram:
a) a criação de um mercado
interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e
sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia.
b) a inversão significativa
da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das
minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo.
c) estagnação econômica do
Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do
século XVII.
d) o acompanhamento
destas atividades, primeiro como complemento da atividade açucareira e,
posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus
desdobramentos.
10. Os Sete povos das Missões, na região ____________ , ficaram para
Portugal. Acontece que os Sete Povos eram aldeamentos indígenas organizados e
controlados por missionários espanhóis.
Em qual região brasileira ficava Os Sete Povos das Missões?
a) Região Sul
b) Região Sudeste
c) Região Centro
Oeste
d) Região
Nordeste
11. (Fuvest-SP)
Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O
europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e
sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do
século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos
seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do
índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
12. Os itens abaixo indicam os principais tratados territoriais
assinados entre o governo de Portugal e o da Espanha, assinale aquele que
anulou o Tratado de Tordesilhas
a) Tratado de
Utrecht
b) Tratado de
Santo Ildefonso
c) Tratado de Madri
d) Tratado de
Badajós
13. (Cesgranrio-RJ)
A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do
século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos
citar:
a) o esforço para ampliar o
comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
d) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
d) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.
a) criar missões
e reduções para preservar a cultura dos povos indígenas.
b) catequizar os povos indígenas e fazê-los adotar os hábitos, os costumes e a religião do colonizador.
c) preparar a mão de obra indígena para o trabalho escravo nos latifúndios açucareiros.
d) fazer oposição tanto à escravidão dos indígenas quanto à escravidão dos negros africanos.
b) catequizar os povos indígenas e fazê-los adotar os hábitos, os costumes e a religião do colonizador.
c) preparar a mão de obra indígena para o trabalho escravo nos latifúndios açucareiros.
d) fazer oposição tanto à escravidão dos indígenas quanto à escravidão dos negros africanos.
15. Que primeiro ministro português expulsou os padres jesuítas do
Brasil em 1759?
a)
Sebastião José de
Carvalho e Melo, o marquês de Pombal
b) Carlos da
Costa e Silva, o marquês de Sapucaí
c) Dionísio
Bernardes Alves, Visconde do Paraná
d) Irineu
Evangelista da Silva, Barão de Mauá
16. Este
documento do Padre Antônio Vieira revela:
a) que tanto o padre Vieira
como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos
africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo
português.
b) um dos momentos cruciais
da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a
expulsão dos jesuítas do território brasileiro.
c) que o ponto
fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à
escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos
bandeirantes.
d) um episódio isolado da
ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do
Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os
nativos.
17.
(Cesgranrio) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização,
que pode ser constatado:
a) na Catequese que,
promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a
sua emancipação.
b) na Educação,
através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino
até o século XVIII.
c) na defesa das Fronteiras,
sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no
Brasil.
d) na administração, ocupando
o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de
instrução.
18. (Uel)
Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os
habitantes locais porque os
a) colonos eram ateus
belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos.
b) colonos desejavam
escravizar o negro e os jesuítas se opunham.
c) religiosos preocupavam-se
com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado e os colonos
queriam escravizá-los.
d) colonos
pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam
aldeá-los em missões.
19.
(Mackenzie) "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular
não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do
que a espada e a vara de ferro."
(José de Anchieta. Pedro
Casaldáliga in "Na Procura do Reino")
O fragmento de texto
anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se:
a) à evangelização do negro e
o apresamento de escravos pelos bandeirantes.
b) à expansão da
cana-de-açúcar para o interior de Mato Grosso e a utilização de mão-de-obra
indígena.
c) à catequização
do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão-de-obra nas
propriedades da Companhia de Jesus.
d) à inadaptação do índio
para o trabalho e a escravização do negro pelos jesuítas em suas reduções de
ouro.
20. (Ibmecsp
2009) A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da
Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América
Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil
podemos afirmar que:
a) Os jesuítas foram responsáveis
pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e
Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles
permaneciam em regime de escravidão.
b) Os jesuítas se destacaram
na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários
missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a
cultura e respeitando a religiosidade indígena.
c) A educação foi
um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram
colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para
catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
d) Os jesuítas chegaram ao
Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão
catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que
passavam a morar nas vilas e missões.
21. No
Brasil, a Companhia de Jesus participou desde o século XVI da colonização.
Sobre a participação dos jesuítas, neste período, é correto afirmar que:
a) Os jesuítas substituíram
os capitães donatários depois da expulsão dos holandeses;
b) A Igreja e a Realeza
portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto a Realeza obliterou a ação dos
jesuítas;
c) Os jesuítas
atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os índios e a educação com
a fundação dos colégios;
d) As atividades jesuítas
foram incrementadas após as reformas pombalinas.
22. (Ifsp
2011) No Brasil Colonial, os jesuítas
a) foram os responsáveis pela
introdução da Contra Reforma no Brasil, instalando os Tribunais de Inquisição
no Rio de Janeiro e na Bahia, perseguindo os cristãos novos e os
muçulmanos.
b) foram os responsáveis pela
descoberta do ouro no interior do Brasil, pois, buscando a catequização
dos indígenas, fundaram as missões em áreas em que os nativos já usavam o
rico minério.
c) auxiliaram na tarefa da
colonização introduzindo o gado bovino e equino nas reduções e a
lavoura cafeeira no sudeste. Fizeram,ainda, a exploração do mate no sul do
Brasil.
d) catequizaram os
indígenas e os colonos, construindo colégios e igrejas. Muitas vezes,
intervieram em conflitos existentes entre os brancos e os povos indígenas,
buscando auxiliar a colonização portuguesa.
23. (Espcex)
O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou
conhecido como Guerras Guaraníticas,
a) foi uma reação
dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação
de suas terras e à possível escravização.
b) ocorreu entre paulistas
com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da
extração do ouro das Minas Gerais.
c) definiu a conquista da
Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras.
d) abriu caminho para a
conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões –
Amazonas.
24. (Fuvest
2010) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de
Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia,
permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as
ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que
a) criaram escolas de arte
que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.
b) defenderam os princípios
humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.
c) foram responsáveis
pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios
secundários e escolas de “ler e escrever”.
d) causaram constantes
atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das
culturas indígenas.
25. Das
alternativas abaixo, qual NÃO está
relacionada com a expansão territorial do Brasil colônia?
a) a expansão da
cana-de-açúcar no litoral
b) a pecuária extensiva
c) o bandeirantismo
d) as missões jesuítas
Império Carolíngio, Reino dos Francos, Carlos Magno, Mundo Feudal e a Igreja Católica, A arte Medieval
Avaliação de História
7º ano
História Medieval
OBJETIVO(S): Apresentar
as características do Reino Franco, caracterizar o Império Carolíngio, ressaltar
os aspectos culturais da época de Carlos Magno, Mostrar aos alunos a
importância da Igreja Católica na Idade Media européia, Explicar e relacionar
os termos “poder espiritual” e “poder material”, apresentar as características
e funções dos mosteiros e catedrais na Idade Média européia
1. (PUC) A
conversão e batismo de Clóvis, após a Batalha de Tolbiac, explicam-se
principalmente:
a) pela insistência do papa
Gregório Magno
b) pela insistência
de sua mulher Clotilde
c) pelo fato de que a maior
parte da população da Gália era cristã
d) pela insistência dos
bispos da Gália
2. (PUCC) O
declínio da Dinastia dos Merovíngios no Reino Franco permitiu o aparecimento de
um novo chefe político de fato, a saber:
a)o tesoureiro
b) o missi dominici
c) o condestável
d) o major domus
3. (UEL Dez07)
Sobre a religiosidade medieval, é correto afirmar:
a) Com o fim do Império Romano, o Cristianismo, até então perseguido, difundiu-se pela Europa, sendo seus adeptos liberados dos impostos pagos pelos idólatras.
b) A prática da bruxaria, então disseminada nos meios clericais, provocou a reação dos crentes e a Revolução Protestante, levando à renovação da experiência cristã.
c) O ateísmo foi combatido duramente pela inquisição, tendo como conseqüência o desaparecimento dos descrentes
até o século XVIII.
d) A experiência da reclusão foi bastante característica na vida religiosa do período medieval, sobressaindo-se a ordem beneditina, fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao trabalho.
a) Com o fim do Império Romano, o Cristianismo, até então perseguido, difundiu-se pela Europa, sendo seus adeptos liberados dos impostos pagos pelos idólatras.
b) A prática da bruxaria, então disseminada nos meios clericais, provocou a reação dos crentes e a Revolução Protestante, levando à renovação da experiência cristã.
c) O ateísmo foi combatido duramente pela inquisição, tendo como conseqüência o desaparecimento dos descrentes
até o século XVIII.
d) A experiência da reclusão foi bastante característica na vida religiosa do período medieval, sobressaindo-se a ordem beneditina, fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao trabalho.
4. (MED. SANTOS) Luís, o Piedoso, sucessor de Carlos Magno, manteve o Império unido.
Com sua morte, começou a crise política, caracterizada de um lado pelas
invasões normandas e de outro:
a) pela divisão do
Império em três reinos, através do Tratado de Verdun
b) pela manutenção da unidade
do Império, através do Tratado de Cateau-Cambrésis
c) pela disputa entre seus
sucessores, que acabaram mantendo a unidade do Império através do Tratado de
Verdun
d) pela divisão do Império,
através do Tratado de Cateau-Cambrésis
5. (UNIP) A
importância da Batalha de Poitiers, em 732, no contexto da história da Europa,
justifica-se em
função de que:
a) os cristãos foram derrotados pelos árabes, consolidando-se o feudalismo europeu;
b) a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente;
c) a partir daí teve início a Guerra de Reconquista na Península Ibérica;
d) com essa vitória, Carlos Martel tornou-se imperador dos francos;
função de que:
a) os cristãos foram derrotados pelos árabes, consolidando-se o feudalismo europeu;
b) a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente;
c) a partir daí teve início a Guerra de Reconquista na Península Ibérica;
d) com essa vitória, Carlos Martel tornou-se imperador dos francos;
6. Carlos
Martel é considerado o defensor da Cristandade contra os muçulmanos
porque:
a) venceu os mouros na Batalha de Poitiers;
b) perdeu a Batalha de Poitiers para os mouros;
c) derrotou os visigodos na Batalha de Poitiers;
d) perdeu a Batalha de Poitiers para os visigodos.
a) venceu os mouros na Batalha de Poitiers;
b) perdeu a Batalha de Poitiers para os mouros;
c) derrotou os visigodos na Batalha de Poitiers;
d) perdeu a Batalha de Poitiers para os visigodos.
7. (Puc-rj)
Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do
Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens
como Clóvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:
a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.
8. (Puc-pr)
Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do
Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante, porque
a) os Reis Francos
se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos
muçulmanos.
b) promoveu o desenvolvimento
das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) nesse período a Sociedade
Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) houve uma centralização do
poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar
o poder dos nobres sobre os servos.
9. (Unesp)
"Quando Pepino, o Breve arriscou a usurpação que tantos outros tinham
executado nos reinos vizinhos, quis purificá-la pela mais inatacável
consagração. Primeiro, levou o papa a declarar que o título real devia caber a
quem detivesse o verdadeiro poder. Depois, eleito rei pela assembléia dos grandes,
fez-se ungir por S. Bonifácio, o mais ilustre dos missionários, na presença dos
bispos franceses."
(Robert Lopez - O NACIONAL DA
EUROPA)
Pepino, o Breve tornou-se,
assim, o primeiro rei da dinastia
a) Merovíngia.
b) Carolíngia.
c) Capetíngia.
d) Valois.
10. (Ufrn)
No ano de 786, Carlos Magno afirmou: A nossa função é, segundo o auxílio da
divina piedade, (...) defender com as armas e em todas as partes a Santa Igreja
de Cristo dos ataques dos pagãos e da devastação dos infiéis. PINSKY,
Jaime (Org.). "O modo de produção feudal". 2. ed. São Paulo: Global,
1982. p. 101.
O fragmento acima expressa a
orientação política do Império Carolíngio no governo de Carlos Magno. O
objetivo dessa política pode ser definido como um(a)
a) esforço para estabelecer
uma aliança entre os carolíngios e a Igreja bizantina para fazer frente ao
crescente poderio papal.
b) intenção de anexar a
Península Ibérica aos domínios do papado, com a finalidade de impedir o avanço
árabe.
c) desejo de subordinar os
domínios bizantinos à dinastia carolíngia, no intuito de implantar uma
teocracia centralizada no Imperador.
d) tentativa de
restaurar o Império Romano, com vistas a promover a união da cristandade da
Europa Ocidental.
11. (Vunesp)
A partir do século XII, em algumas regiões européias, nas cidades em
crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de
catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma
"poética da luz", abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais
edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado
a) renascentista
a) renascentista
b) bizantino
c) românico
d) gótico
12.Composto
por sacerdotes que moravam fora dos mosqueiros, hierarquizados em padres,
bispos, arcebispos etc. Estamos nos referindo ao:
a) Clero regular
a) Clero regular
b) Clero secular
c) Clero Hierárquico
d) Clero Medieval
13. O poder temporal da igreja católica desencadeou inúmeros conflitos políticos com a monarquia medieval, dentre esses conflitos temos:
a) Questões religiosas e políticas
13. O poder temporal da igreja católica desencadeou inúmeros conflitos políticos com a monarquia medieval, dentre esses conflitos temos:
a) Questões religiosas e políticas
b) Questões do clero frente
às doações
c) Questões das investiduras
c) Questões das investiduras
d) Questões das
inquisições
14. Para dá um fim as heresias, o papa Gregório IX, criou em 1231:
a) A unificação religiosa
14. Para dá um fim as heresias, o papa Gregório IX, criou em 1231:
a) A unificação religiosa
b) Os tribunais da
inquisição
c) As cruzadas
c) As cruzadas
d) As questões das
investiduras
a) Igreja Anglicana
b) Islamismo
c) Catolicismo
d) Protestantismo
16. Qual das alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?
16. Qual das alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?
a) Várias igrejas cristãs e
protestantes atuavam na Europa Medieval.
b) A Igreja
Católica dominava na Europa Medieval, controlando a produção cultural e tendo
grande influência sobre a vida espiritual das pessoas.
c) As pessoas não davam
importância à religião na Idade Média, sendo que grande parte da população era
composta por ateus.
d) Embora monopolizasse a
vida religiosa na Idade Média, a Igreja Católica era muito aberta aos avanços
científicos e manifestações culturais diversas.
17. Sobre a
arte na Idade Média é correto afirmar que:
a) Na pintura, os
temas religiosos predominaram, fruto da influência da Igreja Católica. Na
arquitetura, prevaleceram dois estilos: românico e gótico.
b) Busca da perfeição
estética e enfoque nos temas mitológicos foram duas importantes características
da arte medieval.
c) A arte medieval recebeu
grande influência da arte egípcia, sendo que o principal pintor medieval foi
Leonardo da Vinci.
d) A pintura rupestre foi a
principal característica da arte na Idade Média.
18. (UNESP Jul08) Observe a foto da
Catedral de Notre Dame de Paris, construída entre 1163 e 1250.
Sobre o contexto histórico que levou ao surgimento das catedrais, pode-se afirmar:
a) o papel dos monarcas foi decisivo, financiando a sua construção para glorificar o poder real.
b) sua construção está associada ao reflorescimento e à prosperidade do mundo urbano.
c) financiadas com os recursos do clero romano, ampliaram a influência do Papa no Oriente.
d) surgiram como resposta do papado ao Cisma do Oriente, glorificando a Igreja Romana.
19. (UNIFESP Dez07) Houve, nos últimos
séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da
literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a
diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O
estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao:
a) renascentista.
a) renascentista.
b) românico.
c) clássico.
d) gótico.
c) clássico.
d) gótico.
Primeira Guerra Mundial; Tratado de Versalhes; Revolução Russa; Revolução de Fevereiro; Revolução de Outubro; Exercito Vermelho; União Soviética.
Avaliação de História
9ºano
História
Contemporânea
OBJETIVO(S): Apresentar aos alunos os principais fatores que deram
origem à Primeira Guerra Mundial; Apresentar aos alunos as primeiras medidas do
governo revolucionário, postas em pratica em 1917.
1. Em
relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - A incapacidade dos Estados
liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a
estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações européias
impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
B - A desigualdade
de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou a rivalidade
imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela
corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
C - O sucesso da política de
apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as
nações européias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da
Ásia.
D - O expansionismo na
Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a
França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
2. Qual foi
o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?
A - A invasão da Polônia pelo
exército alemão.
B - A formação do bloco
militar composto por Alemanha, Itália e França.
C - O assassinato
de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
D - A disputa por território
no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.
3. Qual
alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes
da Primeira Guerra Mundial:
A - Tríplice Aliança (Espanha
Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B - Tríplice Aliança (Rússia,
Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C - Tríplice Aliança (França,
Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D - Tríplice
Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia,
Reino Unido e França)
4. Qual
alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira
Guerra Mundial?
A - O Brasil
participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os
feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no
Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.
B - O Brasil enviou soldados,
veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de
batalha da Europa.
C - O Brasil ficou neutro
durante todo o conflito.
D - O Brasil enviou soldados
para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.
5. Sobre o
fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - Os países da Tríplice
Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na
Europa, Ásia e África.
B - Embora derrotados, Alemanha
e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C - Os países da
Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de
Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados,
principalmente à Alemanha.
D - Com a derrota na Primeira
Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e
Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas
seguintes.
6. (PUC) O
fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:
A – a unificação política do
Oriente Médio, sob a liderança do Egito.
B – o aparecimento
de novos países, em virtude da desintegração dos Impérios Otomanos, Austro-
Húngaro e Russo.
C – a ampliação do território
alemão, em detrimento com a Polônia.
D – a dominação da Alemanha
pelas forças de ocupação aliadas.
7.
Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914-1918 foi:
A – Franklin Roosevelt
B – Churchill
C – Wilson
D – Theodore Roosevelt
8. Qual dos
fatores abaixo NÂO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?
A – O Tratado de frankfurt
B – A crescente procura de
mercados e matérias-primas
C – A política
agressiva de Bismarck.
D – A Crise Balcânica.
9. Leia o
fragmento de texto seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente
omitida.
“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos.” [adaptação]
“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos.” [adaptação]
As idéias contidas nesse
fragmento são representativas do(a)
A) Tratado de Versalhes, que
criou uma série de determinações, visando enfraquecer o poder da burguesia na
Europa.
B) Declaração dos Direitos do Homem que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilégios exclusivos da burguesia.
C) Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a união dos povos americanos.
D) Manifesto Comunista, que esboçou as proposições que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional.
B) Declaração dos Direitos do Homem que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilégios exclusivos da burguesia.
C) Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a união dos povos americanos.
D) Manifesto Comunista, que esboçou as proposições que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional.
10. “Todo
poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução
Bolchevique. O que eram os Sovietes?
A) Representavam os conselhos
populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os
operários.
B) Assembléia capaz do
organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da
luta armada
C) Significa
comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D) Um tipo de assembléia
chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes
sociais.
11. Quais as
principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A) Estatizou
fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios
aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B) Mantiveram a Rússia na
guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C) Aboliram a censura à
imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados
políticos.
D) Derrubaram o Czar.
Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses:
a reforma agrária
12. Até o
ano de 1917, o império da Rússia foi governado por:
A) república
B) república parlamentarista.
C) monarquias parlamentaristas.
D) monarquias absolutistas.
A) república
B) república parlamentarista.
C) monarquias parlamentaristas.
D) monarquias absolutistas.
13.
"... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores,
greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas
principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade
governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto
conduziu à:
A) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.
A) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.
B) descolonização
Afro-Asiática em 1945.
C) rebelião Boxer na China em 1900.
C) rebelião Boxer na China em 1900.
D) Revolução Russa
em 1917.
A) Stálin, em agosto de 1929.
B) Lênin, em
outubro de 1917.
C) Trotsky, em abril de 1924.
C) Trotsky, em abril de 1924.
D) Kerensky, em fevereiro de
1917.
15. No
contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques
A) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
B) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
C) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
D) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.
A) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.
B) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.
C) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.
D) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.
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